Recommended Posts

Publicado:
Boas,

Estou prestes a fazer uma calha mas tenho uma duvida, posso juntar lampadas PL-L com balastros normais (penso que se chamam convencionais)?

Cumps,

Black Dragon

Acho que não, tens de comprar um balastro eletrónico

Daniel Almeida

Publicado:

Olá.

Podes... tens é de arranjar balastros convencionais com a mesma potência que a da lâmpada. Para as de 18W e 36W é fácil. Já para as de 24W e 55W é que é mais complicado. Se bem que podes usar um balastro de 58W convencional para acender uma PLL de 55W, ela vai aquecer ligeiramente mais que o normal. Para potências superiores, o uso de balastro electrónico é obrigatório.

Quanto a ligações, basta pensar numa lâmpada PLL como uma T8 dobrada. Eis o esquema de ligação:

esquema-1.jpg

(Foto do site MyOsram.com)

O arrancador é ligado aos pinos 2 e 3, ou 1 e 4, sendo que os outros, um deles liga ao balastro e o outro liga à fase/neutro.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Não... não é preciso arrancador.

Benefícios? O maior é um menor consumo de electricidade, menor desgaste nos contactos da lâmpada, menor tempertura da lâmpada (não é menor temperatura de côr!!!), todos estes que levam a um aumento do tempo útil da lâmpada.

Mas o balastro electrónico custa cerca de 5 vezes mais que um convencional...

A minha opinião? Compra o electrónico. Em alguns meses (poucos) tê-lo-ás pago com a electricidade que poupas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Não... não é preciso arrancador.

Benefícios? O maior é um menor consumo de electricidade, menor desgaste nos contactos da lâmpada, menor tempertura da lâmpada (não é menor temperatura de côr!!!), todos estes que levam a um aumento do tempo útil da lâmpada.

Mas o balastro electrónico custa cerca de 5 vezes mais que um convencional...

A minha opinião? Compra o electrónico. Em alguns meses (poucos) tê-lo-ás pago com a electricidade que poupas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Obrigado, ja optei, agora so me falta saber ligar isto (calha DIY), vamos la ver...

Agora estou com outro problema, PL-L 4200K ou 6500K? enfim... arranjar 6500K tá complicado, muito complicado.

Posted Image

Publicado:

Olá mais uma vez...

Qual a potência que queres?

Hermann & Biener no final da Avenida 5 de Outubro em Lisboa, mesmo por detrás da antiga Feira Popular.

Dulux L Osram 865:

36W -> +/- €7,5

55W -> +/- €10

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Também têm balastros electrónicos da Osram...

Publicado:
Olá mais uma vez...

Qual a potência que queres?

Hermann & Biener no final da Avenida 5 de Outubro em Lisboa, mesmo por detrás da antiga Feira Popular.

Dulux L Osram 865:

36W -> +/- €7,5

55W -> +/- €10

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Também têm balastros electrónicos da Osram...

Pretendo 24W. Mas achas que compensa comprar as de 6500 em relacao as de 4200, para plantado?

Posted Image

Publicado:

Olá.

Lâmpadas de 24W PLL é um bocado difícil arranjar, em avulso, com côr daylight. Só à caixa...

Sim... uma lâmpada daylight é melhor que uma coolwhite. Não que seja melhor para as plantas, mas sim porque a côr é muito mais agradável à vista...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Olá.

Não percebi nada do que disseste...

Queres saber como ligar duas lâmpadas PLL? Se forem da mesma potência, que eu saiba tens balastros que te permitem ligar duas lâmpadas até 55W, com um único balastro electrónico.

E regra geral, para uma dada potência, é mais barato 1 balastro para duas lâmpadas, do que 2 para uma somente. Sem contar que ocupas menos espaço. Mas como é óbvio, fica sempre ao teu critério... it's your money.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
Olá.

Não percebi nada do que disseste...

Queres saber como ligar duas lâmpadas PLL? Se forem da mesma potência, que eu saiba tens balastros que te permitem ligar duas lâmpadas até 55W, com um único balastro electrónico.

E regra geral, para uma dada potência, é mais barato 1 balastro para duas lâmpadas, do que 2 para uma somente. Sem contar que ocupas menos espaço. Mas como é óbvio, fica sempre ao teu critério... it's your money.

Cumprimentos

Luís Fortunato

a minha duvida é esta,

eu ja tenho isto

2 x Balastros electronicos 24W

2 x Lampadas PL-L 24W

ou seja, como ligar isto (esquema)

Posted Image

Publicado:
a minha duvida é esta,

eu ja tenho isto

2 x Balastros electronicos 24W

2 x Lampadas PL-L 24W

ou seja, como ligar isto (esquema)

qual é o balastro ?

é que geralmente tem um desenho com o esquema da ligação, se não tiver

deves ter 4 saidas para os 4 pinos mais 3 para os 220v azul+preto+terra

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:
Foi o melhor que cosegui :crazyeyes:

balastros.jpg

Boas!

Gostava de ajudar, mas ainda não percebi qual é a tua dúvida, é como ligar o balastro à lampada?

Caso seja esta, é muito simples.

Como o Luís já referiu, uma PLL é uma T8 ou T5 dobrada ao meio, assim pela tua foto tens a estremidade dos balatros que vão ligar à lampada, onde se vê o respectivo esquema feito para uma T8 ou T5, no entanto imagina a lampada do esquema dobrada ao meio ficando com os contactos paralelos, assim ligas:

Balastro -> Lampada

1 -> 1

2 -> 2

3 -> 3

4 -> 4

Na outra extremidade do balastro tem 3 ligações, onde ligas

L - Fase

N - Neutro

3ª - Terra

Tentei ajudar, só não sei se conseguí !!! :)

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:
Boas!

Gostava de ajudar, mas ainda não percebi qual é a tua dúvida, é como ligar o balastro à lampada?

Caso seja esta, é muito simples.

Como o Luís já referiu, uma PLL é uma T8 ou T5 dobrada ao meio, assim pela tua foto tens a estremidade dos balatros que vão ligar à lampada, onde se vê o respectivo esquema feito para uma T8 ou T5, no entanto imagina a lampada do esquema dobrada ao meio ficando com os contactos paralelos, assim ligas:

Balastro -> Lampada

1 -> 1

2 -> 2

3 -> 3

4 -> 4

Na outra extremidade do balastro tem 3 ligações, onde ligas

L - Fase

N - Neutro

3ª - Terra

Tentei ajudar, só não sei se conseguí !!! bang

Conseguis-te!

Até era simples :)

Obrigado :crazyeyes:

Cumps,

Black Dragon

Posted Image

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!