Black Dragon Publicado Dezembro 17, 2007 Publicado Dezembro 17, 2007 Boas, Estou prestes a fazer uma calha mas tenho uma duvida, posso juntar lampadas PL-L com balastros normais (penso que se chamam convencionais)? Cumps, Black Dragon Citar
Daniel Almeida Publicado: Dezembro 17, 2007 Publicado: Dezembro 17, 2007 Boas, Estou prestes a fazer uma calha mas tenho uma duvida, posso juntar lampadas PL-L com balastros normais (penso que se chamam convencionais)? Cumps, Black Dragon Acho que não, tens de comprar um balastro eletrónico Citar Daniel Almeida
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 18, 2007 Publicado: Dezembro 18, 2007 Olá. Podes... tens é de arranjar balastros convencionais com a mesma potência que a da lâmpada. Para as de 18W e 36W é fácil. Já para as de 24W e 55W é que é mais complicado. Se bem que podes usar um balastro de 58W convencional para acender uma PLL de 55W, ela vai aquecer ligeiramente mais que o normal. Para potências superiores, o uso de balastro electrónico é obrigatório. Quanto a ligações, basta pensar numa lâmpada PLL como uma T8 dobrada. Eis o esquema de ligação: (Foto do site MyOsram.com) O arrancador é ligado aos pinos 2 e 3, ou 1 e 4, sendo que os outros, um deles liga ao balastro e o outro liga à fase/neutro. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Black Dragon Publicado: Dezembro 18, 2007 Autor Publicado: Dezembro 18, 2007 acho que vou optar pelo balastro electrónico. Quais são os beneficios? nao é preciso arrancador certo? Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 Olá. Não... não é preciso arrancador. Benefícios? O maior é um menor consumo de electricidade, menor desgaste nos contactos da lâmpada, menor tempertura da lâmpada (não é menor temperatura de côr!!!), todos estes que levam a um aumento do tempo útil da lâmpada. Mas o balastro electrónico custa cerca de 5 vezes mais que um convencional... A minha opinião? Compra o electrónico. Em alguns meses (poucos) tê-lo-ás pago com a electricidade que poupas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Black Dragon Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Publicado: Dezembro 19, 2007 Olá. Não... não é preciso arrancador. Benefícios? O maior é um menor consumo de electricidade, menor desgaste nos contactos da lâmpada, menor tempertura da lâmpada (não é menor temperatura de côr!!!), todos estes que levam a um aumento do tempo útil da lâmpada. Mas o balastro electrónico custa cerca de 5 vezes mais que um convencional... A minha opinião? Compra o electrónico. Em alguns meses (poucos) tê-lo-ás pago com a electricidade que poupas. Cumprimentos Luís Fortunato Obrigado, ja optei, agora so me falta saber ligar isto (calha DIY), vamos la ver... Agora estou com outro problema, PL-L 4200K ou 6500K? enfim... arranjar 6500K tá complicado, muito complicado. Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 Olá mais uma vez... Qual a potência que queres? Hermann & Biener no final da Avenida 5 de Outubro em Lisboa, mesmo por detrás da antiga Feira Popular. Dulux L Osram 865: 36W -> +/- €7,5 55W -> +/- €10 Cumprimentos Luís Fortunato PS: Também têm balastros electrónicos da Osram... Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Black Dragon Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Publicado: Dezembro 19, 2007 Olá mais uma vez... Qual a potência que queres? Hermann & Biener no final da Avenida 5 de Outubro em Lisboa, mesmo por detrás da antiga Feira Popular. Dulux L Osram 865: 36W -> +/- €7,5 55W -> +/- €10 Cumprimentos Luís Fortunato PS: Também têm balastros electrónicos da Osram... Pretendo 24W. Mas achas que compensa comprar as de 6500 em relacao as de 4200, para plantado? Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 Olá. Lâmpadas de 24W PLL é um bocado difícil arranjar, em avulso, com côr daylight. Só à caixa... Sim... uma lâmpada daylight é melhor que uma coolwhite. Não que seja melhor para as plantas, mas sim porque a côr é muito mais agradável à vista... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Black Dragon Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Publicado: Dezembro 20, 2007 qual é o melhor esquema para 2 lampadas PL-L + 2 balastros? Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Olá. Não percebi nada do que disseste... Queres saber como ligar duas lâmpadas PLL? Se forem da mesma potência, que eu saiba tens balastros que te permitem ligar duas lâmpadas até 55W, com um único balastro electrónico. E regra geral, para uma dada potência, é mais barato 1 balastro para duas lâmpadas, do que 2 para uma somente. Sem contar que ocupas menos espaço. Mas como é óbvio, fica sempre ao teu critério... it's your money. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Black Dragon Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Publicado: Dezembro 21, 2007 Olá. Não percebi nada do que disseste... Queres saber como ligar duas lâmpadas PLL? Se forem da mesma potência, que eu saiba tens balastros que te permitem ligar duas lâmpadas até 55W, com um único balastro electrónico. E regra geral, para uma dada potência, é mais barato 1 balastro para duas lâmpadas, do que 2 para uma somente. Sem contar que ocupas menos espaço. Mas como é óbvio, fica sempre ao teu critério... it's your money. Cumprimentos Luís Fortunato a minha duvida é esta, eu ja tenho isto 2 x Balastros electronicos 24W 2 x Lampadas PL-L 24W ou seja, como ligar isto (esquema) Citar
CostaAzul Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 a minha duvida é esta, eu ja tenho isto 2 x Balastros electronicos 24W 2 x Lampadas PL-L 24W ou seja, como ligar isto (esquema) qual é o balastro ? é que geralmente tem um desenho com o esquema da ligação, se não tiver deves ter 4 saidas para os 4 pinos mais 3 para os 220v azul+preto+terra Citar ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s
Black Dragon Publicado: Dezembro 30, 2007 Autor Publicado: Dezembro 30, 2007 Foi o melhor que cosegui Citar
ric-santos Publicado: Dezembro 30, 2007 Publicado: Dezembro 30, 2007 Foi o melhor que cosegui Boas! Gostava de ajudar, mas ainda não percebi qual é a tua dúvida, é como ligar o balastro à lampada? Caso seja esta, é muito simples. Como o Luís já referiu, uma PLL é uma T8 ou T5 dobrada ao meio, assim pela tua foto tens a estremidade dos balatros que vão ligar à lampada, onde se vê o respectivo esquema feito para uma T8 ou T5, no entanto imagina a lampada do esquema dobrada ao meio ficando com os contactos paralelos, assim ligas: Balastro -> Lampada 1 -> 1 2 -> 2 3 -> 3 4 -> 4 Na outra extremidade do balastro tem 3 ligações, onde ligas L - Fase N - Neutro 3ª - Terra Tentei ajudar, só não sei se conseguí !!! Citar Cumprimentos Ricardo
Black Dragon Publicado: Dezembro 30, 2007 Autor Publicado: Dezembro 30, 2007 Boas! Gostava de ajudar, mas ainda não percebi qual é a tua dúvida, é como ligar o balastro à lampada? Caso seja esta, é muito simples. Como o Luís já referiu, uma PLL é uma T8 ou T5 dobrada ao meio, assim pela tua foto tens a estremidade dos balatros que vão ligar à lampada, onde se vê o respectivo esquema feito para uma T8 ou T5, no entanto imagina a lampada do esquema dobrada ao meio ficando com os contactos paralelos, assim ligas: Balastro -> Lampada 1 -> 1 2 -> 2 3 -> 3 4 -> 4 Na outra extremidade do balastro tem 3 ligações, onde ligas L - Fase N - Neutro 3ª - Terra Tentei ajudar, só não sei se conseguí !!! Conseguis-te! Até era simples Obrigado Cumps, Black Dragon Citar
Recommended Posts