Recommended Posts

Publicado

Boas

Não sou muito apologista de antibioticos para dentro do aquário...mas as cianobacterias estão a fazer-me cabelos brancos! já tentei apagão..meti-lhe duas cabeças motorizadas para aumentar a circulação, TPA´S, aumentei o CO2 para puxar pelas plantas e não há maneira...

Pesquisei no fórum e vi que o pessoal tem usado a eritromicina com sucesso para ajudar a combater a praga! O antibiotico é o ESE100.

A minha duvida é como se faz o tratamento, quantos dias, a dosagem, como se processa a TPAS? tenho uma resina especifica para fostafos no filtro porque infelizmente a agua da rede não ajuda..hà problema?

Neste momento a minha fauna são 4 discos, 10 coridoras e ai uns 60 neons e o tratamento terá de ser feito com os peixes dentro do aquário, ja que não tenho onde os por!

Obrigado

Setup

aqua - 260l reais

Iluminação - (12 t5 10000k aquamedic de 80w, 1 t5 flora aquamedic de 80w) - 8

Fostatos <0,25mg/l

Nitratos - 0

Nitritos - 0

pH - 6,5

Injecção caseira de CO2

Temp- 29ºC

Filtração e assegurada por um eihm 2213 - 440l/H e eu Hailea 1200l/H

Publicado:

Na região onde moro, sudeste do Brasil, normalmente usamos uma cápsula para cada 50 litros do aquário... Você pode usar plástico preto ou algo que corte o fornecimento de luz total por uns 5 dias, maltrata as plantas mas mata as cianobactérias também, e pode usar um filtro UV durante esse processo para acabar com tudo. Evitamos ao máximo, antibióticos do tipo tetraciclina, terramicina e etc...

Espero que tenha cedo de ajuda, quase todo mundo sofre com cianobactérias e algas peteca.

Aquele abraço

JACK

Publicado: (editado)

Depois do uso do antibiótico por uma semana, certifiques que todos os focos tenham sumido, faça as TPA´S com mais de 50% e use carvão ativado para remover os restos de antibiótico. depois de tudo isso inicie o processo biológico com ativadores/aceleradores de biologia de sua preferência.

Outra forma de evitar essa praga é usar o antibiótico nas mudas antes de planta-las no aquário, como prevenção.

Aquele abraço

JACK

Editado por JACK SOBRAL
Publicado:

obrigado pela ajuda....

Mas uma cápsula corresponde a quantas miligramas de eritromicina?...pergunto isto porque que a dosagem por cápsula pode ser diferente em Portugal e no Brasil.

Enquanto faço o tratamento faço TPAS diárias?

Não queria mm fazer asneira..

Abraços Vasco

Publicado: (editado)
obrigado pela ajuda....

Mas uma cápsula corresponde a quantas miligramas de eritromicina?...pergunto isto porque que a dosagem por cápsula pode ser diferente em Portugal e no Brasil.

Enquanto faço o tratamento faço TPAS diárias?

Não queria mm fazer asneira..

Abraços Vasco

Boas, durante a semana passada fiz um tratamento durante 6 dias com uma dosagem de 1mg/l. Passei a a iluminação para 6 horas diárias e desliguei metade das lâmpadas. Isto tudo surgiu porque não reparei que durante 2/3 horas por dia o aqua era iluminado directamente pelo sol, tenta ver se o teu também não está com o mesmo problema.

Quanto ao antibiótico compra comprimidos e não saquetas, já que estas têm sabor e outras coisas perfeitamente dispensáveis para o aqua. Pela mesma razão, tenta descascar o revestimento.

Já vi muitos comentários à "matança" ou não do filtro, como tinha lá só meia dúzia de tetras e tinha tido um surto de íctio e o medicamento já tinha dado conta de queimar o ciclo, não foi coisa com que me preocupasse, se bem que passaram muita fome durante este tempo todo. :crazyeyes: Agora com discus não faço ideia como é que vão reagir.

Boa Sorte e um abraço!

Editado por spranto