Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Sou novo por aqui e tenho-me dedicado nestes ultimos tempos a leitura atenta dos topicos de iniciação a aquariofilia e à construção do meu 1º Aquario.

Tenho estado a estabilizar o ciclo de azoto e depois de algumas semanas a colocar decoração, bacterias nitrificantes, pouca comida e a medir níveis de PH e Nitritos decidi colocar os meus primeiros peixes. Para isso escolhi 2 corydoras albinas.

Ontem segui as instruções de colocação no aquario, saco que continha os peixes adquiridos a boiar 30 min, depois abertura do saco e colocação de pequenas quantidades de agua do aquario e finalmente a libertação no aquario.

Ontem encontravam-se as 2 algo agitadas e a sondar o aquario, o que achei normal.

Hoje liguei a luz de plantas e começei por dar-lhes comida em flocos, com o cuidado de ir para o fundo(que elas comeram bastante bem).

Uma das corydoras apresenta um nadar bastante descontraido, vai pesquisando o fundo, as plantas, sobe eventualmente a superficie, basicamente um comportamento "normal" a este peixe.

No entanto a outra (que é um pouco mais rosada e maior) apresenta um comportamento bastante frenético andando de um lado para o outro do aquario, nadando contra a corrente e em todos os níveis do aquario...

Queria saber, este comportamento é normal?Será stress ou passa-se algo com ela? Notei que a zona da cabeça, guelras incluidas, se encontra um pouco mais rosada que a da outra, mas presumo que seja por ser mais velha, ou será que este comportamento se deve a parasitas?

Os testes que fiz hoje de manhã davam o ph a 7 como sempre e nitritos 0...

O meu setup é:

Aquário Juwel Rekord 60- 60x30x34

Iluminação 1 calha com Sera plant color 15 watts 45 cm 18´ 4900 kelvin

Filtro Juwel Compact Super (vinha com aquario Juwel Rekord 60) com temperatura a 24º

Bomba Juwel 280 (vinha com aquario Juwel Rekord 60)

Aquecedor Juwel (vinha com aquario Juwel Rekord 60)

Areão de rio médio + Pedras de lava + Areão fino

1 Anúbia Barteri + 1 Cryptocoryne Broadleaf

Rocha de lava plantada com musgo

Agradecia que me pudessem dizer se este comportamento é normal ou se se passa alguma coisa...

Editado por Titize
Publicado:

Viva,

Uma corydora nadar contra a corrente é sempre normal e desejavel.

Este comportamento torna-se mais exagerado durante os rituais de acasalamento... não sei se é o caso.

Ela está 'gordinha'?

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Bem, se a questão é ela andar de um lado po outro a nadar, se nao há sintomas de doenças , respiração acelarada, etc... é normal.

Há um "mito" de que os peixes de fundo sáo calmos, eu tambem tenho 2 corys e elas de "calmas" nada têm, andam muito pelo aquario, grandes "despiques" no fundo e do fundo para a superficie..lol..

Penso que cada peixe tem as suas caracteristicas e é como as pessoas, com a mesma genetica, comportamentos e educação, podem ter comportamentos completamente diferentes.

Está atento a ver o comportamento dela durante as varias alturas do dia, e ve se nao ha nada de estranho nela a nao ser essa agitaçao.

Abraço

Publicado: (editado)

Muito obrigado desde ja pela disponibilidade das respostas.

Em relação ao comportamento "anormal" é mesmo só ela andar de um lado para o outro a nadar com bastante tenacidade, não apresenta respiração acelerada nem outros sintomas. Como disse ela apresenta um tom mais rosado que a outra, inclusive na zona das guelras. Agora não consigo perceber se é o rosado da idade ou se serão parasitas...

Tive a acompanha-la hoje durante o dia todo e passou o dia a fazer a mesma coisa, nadar ao longo do aquario na zona intermedia e contra a corrente. Quando chega ao vidro "dispara" a favor da corrente na zona superior do aquario ate ao vidro do outro lado. Como me estou a iniciar na aquariofilia e ainda nunca tive nenhuma corydora não sei se é o comportamento normal, mas vou acompanhar com mais atenção. A outra que tenho esteve sempre calma a investigar o fundo e a descansar na sombra da anubia.

Em relação a questão da reprodução realmente esta vivacidade toda é um pouco exagerada e ela realmente esta um pouco gordinha, mas nada de exagerado...Se for esse o caso como deverei proceder?

Abraço

Tiago

Editado por Titize
Publicado:

Sou também um iniciado, mas pelo que pude observar as Corydoras albinas são mesmo frenéticas quando comparadas com por exemplo as panda.

Por exemplo tenho 2 Corydoras albinas que são frenéticas e como descreves gostam de andar a alta velocidade, principalmente rente aos vidros no sentido contrário da corrente do filtro em cascata e contra a corrente gerada pelo difusor de ar e dedicam-se durante todo o dia a limpar o substrato todo, reviram tudo !!

Segundo o que li, quando apresentam uma tonalidade mais rosada são quando estão na idade adulta.

Por outro lado as Corydoras panda costumam ficar mais paradas durante o dia ou simplesmente a limpar as folhas das anubias nana no tronco que tenho de uma forma calma e aparentemente selectiva ... ;) e só durante a noite quando a luz se apaga é que se agitam mais e começam a limpeza por todo o areão.

Juntamente com estas tenho é um incansável trabalhador que me espanta, um Otto que não para um segundo, nem de dia, nem de noite, faça sol ou chuva ... hehe, nunca o vi parado, está sempre de um lado para o outro a limpar os vidros e folhas das plantas ... ou come mesmo muito ou morrerá breve por exaustão ... :angel:

Publicado:

Eu considero o comportamento descrito como normal nos Corydoras. É comum nadarem com o turbo ligado!

E pelo que já observei os Pandas não são muito diferentes!

PaJaBM

Publicado:

Sim, realmente ambas pareçem de boa saúde. Ontem durante a noite andaram as duas a passear pelo aquario e a vasculhar o fundo e as plantas.

São realmente animais magnificos e estou bastante contente com a sua aquisição. Espero proporcionar-lhes boas consições para as manter em forma durante alguns anos.

Obrigado pela ajuda de todos!

Abraço

Tiago

Publicado:

Isto agora mantenho estes 2 ate concluir o ciclo do azoto, depois começo a introduzir mais uns companheiros banana rock.gif' class='bbc_emoticon' alt=':smile2:' />

Entretanto vou-me informando mais e ganhando experiência para me introduzir na aquariofilia com o pé direito :crazyeyes:

Assim que poder logo meto umas fotos no forum.

Obrigado por toda a ajuda!

Abraço

Tiago

Publicado: (editado)

Tens razão em começar só com duas para já, mas ela vai ficar mais feliz quando tiver outra que também goste de "fazer piscinas".

Já tive 4 que faziam isso aos pares, 2 em cada metade do aquário(70cm) ou à vez no aquário todo.

Agora o aquário está mais cheio e eles estão mais crescidos, são 4 machos, as 2 fêmeas sempre foram mais calmas.

Corys albinas é uma festa.

Editado por mjm
  • 2 anos depois...
Publicado:

Vou aproveitar este tópico que encontrei por pesquisa...

Ao fim de 17 dias com o aquário a ciclar, juntei-lhe hoje os seus dois primeiros habitantes: 2 Coridoras Bronze.

Fiz os procedimentos todos com calma da transferência do saco para o Aqua bem como vim logo para casa (viagem rápida).

Elas parecem-me de boa saúde, mas têm o comportamento descrito neste tópico.

Uma é mais calma.... Vasculha tudo, de vez em quando nada em outros niveis do aquario que não o fundo, mas enterte-se pelo areão, plantas, tronco e vidros em baixo.

Agora a outra, só de vez em quando se mete nisso, de resto é sempre em sprintes pelo aquário seja na horizontal ou vertical, e corre todos os niveis do aqua.

Quanto a alimentação, comeram tudo o que hoje lhes pus sem qualquer cerimónia.

Os testes á água, estão normais, e sem sinais de alarme.

Penso que poderei estar descansado.... (sabem como é...receio de iniciante com os primeiros peixes).

Daqui a uns dias penso juntar mais inquilinos ao aqua...mais Corys e Platys.

• 2 meses depois...
Publicado:

Eu comprei a uns dias atrás 2 corys albinas pra colocar no meu plantado...

e realmente elas são muito frenéticas, procuram no aquario todo por comida! xD

quase toda hora elas ficam fazendo um nado sincronizado :P

Acho que vo filmar isso okpsaopksakpoas

Se alguém tiver afim de uma ótima equipe de limpeza, eu recomendo corys albinas! :P

• 3 anos depois...
Publicado:

Tenho 4 delas e também não param um segundo esse nado frenético. Só quando dou ração bottom fish.

Isso também me preocupa, pois vou introduzir Discus em breve e não quero ficar sem elas. Sou apaixonado por essas albinas fofas :)

Publicado:

Não te preocupes que eu tenho escalares dos grandes e corys albinas, elas vem imensas vezes à superfície e ficam sempre bem.