Paracheirodon... Cardinais, neons e etc... A verdade...

Recommended Posts

Publicado:

Coloquei este artigo da AqualogNews aqui, a fim de dar a conhecer as 4 espécies de Paracheirodon’s que se conhecem e evitar que as pessoas possam ser enganadas, comprando gato por lebre.

Especialmente porque começou a aparecer à algum tempo no mercado um néon originário da Colômbia e da Venezuela (que ainda não está classificado), ao qual alguns indivíduos com interesses económicos escusos chamam de Cardinal. Espécie esta que para alem de não ser tão interessante como o Cardinal, não atinge o tamanho deste em estado adulto. Característica esta que torna o Cardinal ainda mais interessante, pois obtém-se um peixe com umas cores muito bonitas e com um tamanho razoável…

Por isso prestem atenção, olhem aos pormenores e queiram sempre conhecer a origem dos vossos peixes…

[]s

Paulo

Publicado:

Hello

Sou só eu que estou a começar a ver mal, ou o meu monitor é mesmo uma me... ou a foto que tu meteste tem umas letras tão pequenas que não dão mesmo para ler?

de qualquer forma obrigado pela intenção... e pelo aviso

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Oi

Já conhecia o falso neon, mas o neon colombiano, aquele passível de ser confundido com o cardinal, ainda não.

Segundo o texto, as faixas azuis têm um alinhamento diferente de uma espécie para a outra, mas não explica ao certo quais são essas diferenças.

Alguém sabe?

Ao natural

Publicado:
Hello

Sou só eu que estou a começar a ver mal, ou o meu monitor é mesmo uma me... ou a foto que tu meteste tem umas letras tão pequenas que não dão mesmo para ler?

de qualquer forma obrigado pela intenção... e pelo aviso

Pedro Alves

Espero que agora esteja melhor... :)

[]s

Paulo

Publicado:
Oi

Já conhecia o falso neon, mas o neon colombiano, aquele passível de ser confundido com o cardinal, ainda não.

Segundo o texto, as faixas azuis têm um alinhamento diferente de uma espécie para a outra, mas não explica ao certo quais são essas diferenças.

Alguém sabe?

Falando com um dos ciêntistas responsáveis pela Aqualog, soube o seguinte: a faixa azul brilhante do "falsso cardinal" não é tão comprida e brilhante como a do Verdadeiro Cardinal, a forma do corpo parece não ser tão roliça também, o comprimento do peixe no estado adulto é semelhante ao do néon (+pequeno) e não com o do Cardinal que é o maior dos Paracheirodon's... etc.

Por isso cuidado com as imitações...

[]s

Paulo

Publicado:

Bastante :)

Obrigado

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Já sabia que havia gente sem escrupulos mas que chegavam ao ponto de vender uma espécie por outra. Essa para mim foi nova, mas realmente há gente para tudo... :lol::cry::?

Paulo, logo que tenhas mais informações agradecia que as desses, pois a mim tal como muita gente, de certesa que não ineressa estar a comprar "néons colombianos ou venezuelanos" em vez do grande e sempre bonito Cardinal. :?

Cumps

Pseuda

Publicado:

Uma pequena nota, não confundir o caracídeo 'falso néon' (paracheirodon simulans) com o ciprinídeo 'falso néon chinês' (tanichthys albonubes) também conhecido por White Cloud Mountain Minnow.

Na realidade, desconhecia que o paracheirodon simulans era apelidado de 'falso néon', apenas tinha conhecimento de apelidos como 'green neon tetra' ou 'green tetra'.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:
Uma pequena nota, não confundir o caracídeo 'falso néon' (paracheirodon simulans) com o ciprinídeo 'falso néon chinês' (tanichthys albonubes) também conhecido por White Cloud Mountain Minnow.

Na realidade, desconhecia que o paracheirodon simulans era apelidado de 'falso néon', apenas tinha conhecimento de apelidos como 'green neon tetra' ou 'green tetra'.

Governa, passo a explicar:

O Paracheirodon simulans é na realidade conhecido em Portugal por "Néon Verde" ou do inglês "Green Neon" devido à sua faixa esverdeada. Na Alemanha de onde é originário o artigo (AqualogNews) é que o Paracheirodon simulans é conhecido por falso neon.

Pseuda, logo que tenha mais novidades coloco-as aqui, pois foi minha intenção evitar que as pessoas fossem enganadas e acho errado andar a vender gato por lebre... :cry:

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

Tenho um cardume que é uma grande banhada.

5 cm ??? Nunca imaginei e também quero !!!

:P

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Porque não são axelrodi :P

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Publicado:
Porque não são axelrodi  :P

Pois... :D :P :D

Sem duvida que os Paracheirodon axelrodi, são os mais bonitos deste género. Para alcançarem os 5cm (especialmente as fêmeas) o que é preciso é dar-lhes uma boa e variada alimentação e aí tens belíssimos e vistosos peixes.

[]s

Paulo

Publicado:

Tou certo ?

CARDINAIS.JPG

:P

Publicado:

Sim, são os meus Paracheirodon. :P

Publicado:
Tou certo ?

Ainda não compreendi bem a discussão em volta da fotografia apresentada. Quando a mim são mesmo comuns Tetra Cardinais ( Paracheirodon Axelrodi )... e com muito boa aparência diga-se de passagem.

:arrow:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

A mim os peixes do Luís Queiroga também me parecem Cardinais, mas como a foto me parece um pouco desfocada, daí eu ter pedido uma foto um pouco mais pormenorizada de um dos peixes.

Se não me engano um dos problemas do Luís é o facto de os seu peixes não terem 5cm. Mas se forem na realidade Cardinais, pelo menos as fêmeas atingem esse tamanho. O que é preciso, é sempre uma boa alimentação e variada. Há que ter em conta também que há um período de crescimento na vida de um animal, durante o qual deve ter todas as condições para ter um bom crescimento. Passado esse tempo, já não é possível fazer mais nada. :arrow:

[]s

Paulo

Publicado:

Sim, foi o tamanho que me levou a tais considerações. :)