Recommended Posts

Publicado

Boas...

Estou a preparar um aquário para água doce, e apanhei umas quantas pedras graníticas. Depois de as lavar e escovar muito bem, coloquei-as no aquário e este tem estado em processo de criação biológica. No entanto, apareceram aqogra, uma semana depois, uns pontos de fungos (parece bolor) nas pedras. A minha questão é: Será possível tratar esses fungos sem retirar as pedras do aquário, uma vez que tinha que retirar tudo o que lá está? Será que estes fungos poderão ser perigosos para a fauna e a flora?

Obrigado pela v. disponibilidade.

Publicado:

Olá,

Um procedimento fundamental é ferveres as pedras e o areão antes de os introduzir no aquário.

Muito provavelmente são fungos, como tu o dizes.

Um dos problemas dos fungos são os esporos (que vão dar origem a fungos no sítio onde poisarem). Aconselho-te então a ferveres as pedras (mesmo que dê trabalho). Sempre podes eliminar através de um medicamento contra fungos (mycopur por exemplo) mas o problema é que esses tratamentos actuam no fungo e não nos esporos. Sempre é possível só com o tratamento mas tens de usar o tratamento de forma prolongada para matar os fungos após germinarem a partir dos esporos.

Usando um exemplo mais prático, temos o caso dos piolhos. Usa-se um shampoo para eliminar os piolhos,mas as lêndias (ovos) não são eliminados. No método de aplicação diz o número de dias em que tens de usar o shampoo. O primeiro dia elimina os piolhos que se tenha. Os restantes dias é para eliminar os piolhos que eram lêndias.

Boa sorte

João

Publicado:
  Veterinário disse:
Olá,

Um procedimento fundamental é ferveres as pedras e o areão antes de os introduzir no aquário.

Muito provavelmente são fungos, como tu o dizes.

Um dos problemas dos fungos são os esporos (que vão dar origem a fungos no sítio onde poisarem). Aconselho-te então a ferveres as pedras (mesmo que dê trabalho). Sempre podes eliminar através de um medicamento contra fungos (mycopur por exemplo) mas o problema é que esses tratamentos actuam no fungo e não nos esporos. Sempre é possível só com o tratamento mas tens de usar o tratamento de forma prolongada para matar os fungos após germinarem a partir dos esporos.

Usando um exemplo mais prático, temos o caso dos piolhos. Usa-se um shampoo para eliminar os piolhos,mas as lêndias (ovos) não são eliminados. No método de aplicação diz o número de dias em que tens de usar o shampoo. O primeiro dia elimina os piolhos que se tenha. Os restantes dias é para eliminar os piolhos que eram lêndias.

Boa sorte

João

Obrigado!

• 1 ano depois...
Publicado:

eu tambem tinha um tronco que ganhou fungos, mas acho que se propagou pelo aquario todo, o tronco não tinha sido fervido, de resto areão pedras, tudo tinha sido fervido, e tenho tambem plantas que acho que tem o fungo depositado, como o posso tratar no aqua e nas plantas? essa tratamento mata os peixes?

Publicado:

Boas,

pessoal precisam certificar-se realmente são fungos... até onde eu sei os fungos não se desenvolvem nas pedras, troncos ou substratos, mas como o colega disse... podem conter Esporos (praticamente invisiveis a olho)...

Isso está mais com cara de ALGAS que FUNGOS... as Algas fazem parte do sistema biologico e não farão mal algum aos peixes...

O meu aquario tem algo que é bem parecido com o problema de vocês... no entanto... ja a um bom tempo.. com peixes saudáveis..

para ALGAS, ou algicida ou TPAS mais frequentes com menor tempo de iluminação...

Cumprs..

sign.jpg