peixe xadrez


filipegomes

Recommended Posts

boas!

isto é o seguinte eu á cerca de 2 meses adquiri um cardume de 7 peixes xadrez, e por acaso sairam 2 femeas e 5 machos para ja. eles gostam de tocas e esconderijos e eu tenho alguns no aquario, mas a minha duvida é a sguinte será que alguem ja conseguiu reproduzir esta especie?ja agora deixo um linka para mostrar como eles são:http://www.aquahobby.com/gallery/b_Dicrossus_filamentosus.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 2 e um deles já está a virar macho! estou muito curioso para ver o que isto vai dar... :)

 

pois nos meus eles andam a porrada pelo territorio...tem zonas que quando se aproxima um outro macho leva porrada a seria...é corrido do local...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nos meus eles andam a porrada pelo territorio...tem zonas que quando se aproxima um outro macho leva porrada a seria...é corrido do local...

 

Com os ciclideos simplesmente é ter paciência, eu talvez do grupo de machos deixaria ao de maior tamanho e colorido e apartaria os outros, assim é mas fácil que te cheguem a criar, já que não ter-se-ia que brigar com nenhum macho e poderia lhe dedicar seu tempo às hembras.

P.D.: Perdão por meu péssimo português de tradutor

 

E um saúdo desde o sul de Espanha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os ciclideos simplesmente é ter paciência, eu talvez do grupo de machos deixaria ao de maior tamanho e colorido e apartaria os outros, assim é mas fácil que te cheguem a criar, já que não ter-se-ia que brigar com nenhum macho e poderia lhe dedicar seu tempo às hembras.

 

desculpa a pergunta mas hembras sao femeas certo? o aquario é de 120cm e ja tenho um ou outro mais isolado ou se calhar com o territorio dele pois nao vem para perto dos outros....

estao a ficar mesmo lindos inclusive as caudas de alguns machos ja formam um x....o melhor talvez seja uma dose de paciencia reforçada, embora nunca tenham posto ovos e eu num momento mais de pesquisa é que encontrei a dizer que eram oviparos que nem sabia......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas filipe esses ciclideos sao bem fixes pelo q eu vi tens condiçoes mais q boas para os criares, sei q no entano sao peixes polígamos por isso era melhor ser 2 machos para 5 femeas, talvez se separares alguns machos seja mais rapido senao vai haver sempre muita disputa pelas femeas, de resto e como os outros ciclideos artemia ao inicio e dps muita paparoca da boa,isso eu sei q consegues, vejo pelos meus escalares tao 10* :P

abraço nuno de gaia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

bem estes peixes sao lindissimos! sabem onde se podem arranjar estes peixes? e acham que estes peixes se dao com apistos agassizi? obrigado cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...
se se dao ou nao com apistos nao sei pois nao tenho...apenas digo que os meus estao a lindos ate as femeas sao bonitas com a bartana inferior a ficar vermelha...excelentes...

 

Este tópico pode te ajudar a explicar o porquê das barbatanas vermelhas

 

Aquahobby

Comigo é assim: Cara que gosta de devorar peixe não procedeu,a agulha comeu !

 

Visitem a ficha sobre a Agulhinha prata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Vamos lá vêr ....

 

boas!

isto é o seguinte eu á cerca de 2 meses adquiri um cardume de 7 peixes xadrez, e por acaso sairam 2 femeas e 5 machos (...)

 

Os Dicrossus Filamentosus ( ou, na designação antiga, Crenicara Filamentosa) são peixes poligamos e que se reproduzem no substrato, não necessitando de grutas ou cavernas. Era preferível teres 2 machos para 5 femeas. Não necessáriamente em aquários separados, mas se estivessem, não seria pior.

 

eu tenho 2 e um deles já está a virar macho! estou muito curioso para ver o que isto vai dar... ;)

 

Mito ! Os Dicrossus Filamentosus ou são machos ou são femeas. Não "viram" numa ou noutra coisa. O que acontece, tanto na natureza como em aquário, é o facto dos machos mais "fracos", na presença de machos "alfa" (mais exuberantes e maiores), adoptam as cores tipicas das femeas, para passarem despercebidos e não serem alvo das perseguições do macho "alfa". Quando o macho alfa está ausente, por morte ou outro motivo, de entre os restantes machos sobressai um ou vários que adoptam as cores e comportamentos de macho "alfa". Esta é a razão porque muita gente julga, erradamente, que eles mudam de sexo.

 

boas filipe esses ciclideos sao bem fixes pelo q eu vi tens condiçoes mais q boas para os criares (...)

 

Sim, de facto esses ciclideos são bem fixes :) Estão entre os meus preferidos. Mas como é que sabes se ele tem as condições mais que boas para os criar ? pelo tamanho do aquário ? hummmmm .... Eu vou tentar criá-los em aquários de 60 litros :)

As condições mais que boas para os criar, meus amigos, não passam pelo tamanho do aquário. E digo-vos, são muito dificeis de recriar essas condições :

PH próximo de 5

Gh próximo de 0

Kh próximo de 0

De preferência águas "escuras"

etc ...

etc ...

Estas é que são as condições boas para os criar. (Em teoria, claro ..... eu já vi tanta coisa em aquariofilia, que já não me admirava do contrário ..... bem .... na verdade, com Dicrossus, admirava-me)

 

bem estes peixes sao lindissimos! sabem onde se podem arranjar estes peixes? e acham que estes peixes se dao com apistos agassizi? obrigado cumps

 

Estes peixes dão-se lindamente com outras espécies de Apistos. Já os tive juntos a Borellis e a Trifasciata, e não se passava nada.

 

Cumprimentos,

Rui

Editado por ruibmw
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus tao junto com Ap.Iniridae,Ap.Gibbiceps, e Apistogrammoides Pucallpaensis e e uma paz e sossego, ninguem lhes passa cartao. E na teoria o amigo tem razao, Ph inferor a 6, para criacao, por aqui tem havido umas tentativas de reproducao e ao que eu sei todas falhadas, mas haja esperanca. De resto acho que foi tudo dito. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando a resposta do ruibmw, que foi desde logo bastante extensa e acertada, apenas saliento que os Dicrossus são peixes sensíveis a elevados níveis de poluição da água, pelo que muito cuidado com a acumulação de nitratos e, quanto a nitritos nem vê-los.

 

Quanto à "mudança de sexo", as únicas referências, mais ou menos aceitáveis, que vi em relação a esta matéria no que toca a ciclídeos referem-se a um antigo congénere (já não actual desde a reclassificação), a Crenicara punctulata (espécie que procuro exactamente para tentar fazer algumas experiências a este respeito. De resto, tal como nos Apistogrammas, os machos dominados por vezes parecem fêmeas, só revelando a sua condição de macho quando retirados da companhia dos machos dominantes ou quando transferidos para aquários maiores que permitem mais territórios.

 

Quanto à sua manutenção com Apistos, pelo que sei, não é problemática.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coincidentemente, minha fêmea desovou esses dias, e realmente ficou linda!

Uma pena que o aquário é comunitário, e certamente isso contribuiu para que ela comesse a propria desova logo em seguida. Como foi tudo muito rápido, tirei algumas fotos que ficaram bem ruins (é claro que eu também sou um péssimo fotografo).

 

O intrigante é que o ph do aqua não é tão baixo. Pelo contrário, é 6.8, e agora fico esperando uma próxima oportunidade para que dê certo...

 

IMG_2406-1.jpg

 

IMG_2407-1.jpg

 

IMG_2408-1.jpg

 

IMG_2409-1.jpg

 

IMG_2411-1.jpg

Espero que dê pra ver alguma coisa...

 

Abraços.

Filipe Araújo

 

bannerassinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O intrigante é que o ph do aqua não é tão baixo. Pelo contrário, é 6.8, e agora fico esperando uma próxima oportunidade para que dê certo...

 

Bem... que raio de sítio para a fulanita desovar...

 

... Filipe, em alguns casos, não todos - há espécies que precisam mesmo de pHs muito baixos para estimular a desova - o problema não está na postura, está na eclosão dos ovos a pHs menos baixos, designadamente por causa da concentração bacteriana na água que, quanto mais baixo for o pH, menor é.

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...