Recommended Posts

Publicado

Eu possuo 10 rasboras, num aquario de 65l. É um plantado bem cuidado com as TPA direitinhas e as plantas alinhadas e propositadamente colocadas. As de fundo no fundo, baixas juntas ao vidro frontal, etc. Podas constantes, etc.

Contudo, a pergunta que eu faço, é que quando aqui chegaram, parece que perderam a sua capacidade de nadar em cardume. As rasboras que são impressionantes por isso, aqui parece perder esse movimento coordenado. Cada um nada para seu lado só juntando-se ocasionalmente.

Na loja observava que nadavam como deviam, cá é que não. Foram todos comprados na mesma altura e todos no mesmo saco, todos postos ao mesmo tempos...

Agradecia algum tipo de ajuda ou sugestões.

Obrigado,

Frederico

Publicado:
Eu possuo 10 rasboras, num aquario de 65l. É um plantado bem cuidado com as TPA direitinhas e as plantas alinhadas e propositadamente colocadas. As de fundo no fundo, baixas juntas ao vidro frontal, etc. Podas constantes, etc.

Contudo, a pergunta que eu faço, é que quando aqui chegaram, parece que perderam a sua capacidade de nadar em cardume. As rasboras que são impressionantes por isso, aqui parece perder esse movimento coordenado. Cada um nada para seu lado só juntando-se ocasionalmente.

Na loja observava que nadavam como deviam, cá é que não. Foram todos comprados na mesma altura e todos no mesmo saco, todos postos ao mesmo tempos...

Agradecia algum tipo de ajuda ou sugestões.

Obrigado,

Frederico

Boas.

Vou falar de cor, e agradeço se algo não for bem assim ou nada assim que me corrijam.

Os peixes chamados de cardume, adoptam essa "postura" com metodo de protecção ao perigo, ou a ambientes desconhecidos, etc, etc, etc. ora num aqua onde já estão bem ambientados, sem predadores, sem nada que os assuste, perde-se um pouco o cardume e cada um é como se fosse à sua vidinha.

podes no entanto fazer o teste, e assim que por exemplo colocares uma rede ou algo anormal no aqua e provocares alguma agitação desconhecida para eles, repara se não formam logo cardume e se mantem assim durante pelo menos uma horas. banana rock

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

não estás a falar de cor, é mesmo assim! tanto mais que num aquario pequeno, como é o caso, o contacto visual é permanentemente mantido, portanto, o cardume continua em formação... nós é que gostamos de os ver ao molho a nadarem todos juntos... mas se os puseres num aquário bem maior, mesmo sem a eventual ameaça de outros peixes, verás que a coisa resulta mais nesse sentido banana rock

Publicado:

Pois, era o meu ponto de vista. Se eu pusesse um casal escalar lá, eles sentir-se-iam ameaçados?

Publicado:
Pois, era o meu ponto de vista. Se eu pusesse um casal escalar lá, eles sentir-se-iam ameaçados?

Não vás agora meter um predador só para veres os peixes andarem juntos... No máximo mete tipo um betta, que não os consegue apanhar. E já estou a esticar a corda, mas mesmo assiim...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Se eu pusesse um casal escalar lá, eles sentir-se-iam ameaçados?

escalares adultos misturados de repente com arlequins muito pequenos, dá problema... e sério! mas se os arlequins forem adultos e os escalares pequenos, estes vão-se habituando e, em princípio, corre tudo bem. eu próprio já tive, mas num aquário grande! e é este mesmo o teu impedimento: 65L é só por si pequeno para escalares!...

no entanto, tambem acho que não deves lá meter um peixe grande, qualquer que ele seja, só para os arlequins se sentirem ameaçados!

tens outros peixes?

Publicado:

Claro, seria ridículo e um desrespeito pelos peixes stressa-los propositadamente para o bem estético do aquário e para minha própria satisfação. Eu só questionei, porque no seu habitat natural, sentir-se-ão ameaçados com certeza.

Contudo, sim. Dois guppies bebes, praí com 2 semanas. 2 Otto's e muitos, muitos Red Cherry. Várias gerações.

Publicado:

Há peixes que apresentam mais esse hábito de nadar em cardume,por ex. acho que os Cardinais nadam mais juntos que os Néons,e os Nariz de Bêbedo acho que são os que passam mais tempo em cardume,pelo menos de peixes que conheça.

Curiosamente tenho umas Corydoras Pigmaeus,em que para onde vai uma vão todas,sempre.Deve ser por causa do factor que o Marco Teixeira explicou,pois este peixe é muito desconfiado e sensivel a movimentos estranhos.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Sim, também sabemos que os Ottos também o fazem.

• 1 ano depois...
Publicado:

boas!

sei que o topico e antigo mas de qq forma eu tenho o mm problema.

tenho 15 bebados q andam razoavelmente bem juntinhos, em cardume. no entanto, meti 15 rasbora arlequim e que não andam nada em cardume, um para cada lado.

pelo que percebi, é bom sinal, diz que está tudo harmonioso, mas a verdade é que meti 15 rasboras precisamente porque acho q estes peixes, quando formam cardume, ficam mo bonitos!

nao pretendo meter um peixe mais agressivo só para os rasbora se comportarem em cardume, mas a verdade é que é um desapontamento! se meter ainda mais rasboras, vou ter o mm resultado, certo?´

existe algum peixe de cardume, de topo-meio que se comporte "mais" em cardume?

bjs