apilif Publicado Dezembro 14, 2007 Publicado Dezembro 14, 2007 Bom Dia a todos. Tenho estado atenta a este forum a algum tempo e já tenho aprendido algumas coisas para me iniciar nestas "andanças". Tenho um nano de 20lt e está a fazer agora duas semans que está em preparação. Estou a pensar comprar agora os seus novos habitantes e gostaria de saber a vossa opinião sobre os que me aconselham comprar primeiro. Também estou interessada em colocar plantas e também peço a vossa ajuda para me aconselharem nesta aquisição. Aguardo as vossas respostas para me esclarecerem neste meu processo de decisão Obrigada!! Citar
RuiRP Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 Viva... Bem, para começar e visto que há duas semanas que está em 'preparação' eu escolheria um limpa-vidros e duas corys ou um pleco. Mas isso é a minha escolha... foi o que eu fiz... Há que ver é o tipo de peixes que se quer 'alojar' em 20 lts... mas para iniciar a fauna, escolheria entre a 'equipa de limpeza'... Um abraço...e bom começo Citar
RuiRP Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 Ahhh...atenção!!! Os plecos podem vir a crescer demasiado (talvez seja melhor escolher entre os outros).... Citar
algarveboy20 Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 Olá! Eu ponheria em primeiro Guppys e Mollys.. plantas humm isso já num sei.... Cumps Citar
Psyfactor Publicado: Dezembro 15, 2007 Publicado: Dezembro 15, 2007 Ola... eu pra 20 litrs so mm camaroes... viviparos e tal é giro mas dps nascem que nem tordos e ficas sem espaço... Citar
apilif Publicado: Dezembro 16, 2007 Autor Publicado: Dezembro 16, 2007 Pois, mas se começar a ficar sem espaço sempre tenho a opção de comprar um maior Ainda estou a ponderar quais irei comprar aguardo mais ajudas da vossa parte. Citar
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 16, 2007 Publicado: Dezembro 16, 2007 Para esse tamanho, 6 neons equipa de limpeza (otos e corys pk o resto cresce muito) e camarões! E ja tens o aquario cheio! Bem plantado e ficas com um nano de se encher a vista Citar
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 16, 2007 Publicado: Dezembro 16, 2007 Esqueci-me de falar nas plantas, mas isso depende da adição de CO2, da quantidade de luz, do que pretendes (uma selva, apenas algumas plantas, algo mais artistico...) Para teres mais ideias aconselho veres outros aquarios aqui na secçao de nanos e tirar tb algumas ideias na secçao de fotos e videos! Boa sorte e sp k precisares pede ajuda Citar
apilif Publicado: Dezembro 17, 2007 Autor Publicado: Dezembro 17, 2007 Obrigada pela ajuda hoje penso ir fazer as minhas primeiras aquisições para o meu aqua ... depois partilho com voçês as minhas opções, em relação às plantas eu gostava de ter "algo artistico". Tenho uma lâmpada de 15 w, é pouco? em relação ao co2 podes-me explicar um pouco mais? Obrigada pelas preciosas ajudas Citar
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 18, 2007 Publicado: Dezembro 18, 2007 (editado) 15W pra 20L é uma relação bastante razoavel (0,75 W/L). Ora, para as plantas crescerem saudaveis precisam de dois factores chave: iluminação e CO2! As plantas usam a luz para realizarem fotosintese (energia) e o CO2 para crescerem (fonte de carbono das plantas). Sendo que a iluminação é indispensavel ou terás plantas a murcharem em pouco tempo (o que não vai acontecer no teu porque tens uma iluminação razoavel), o CO2 é facultativo para o caso de quereres ter um aquario bem plantado e com plantas bem saudaveis! Podes colocar CO2 de botija (tipo extintor) ou caseiro (que era o aconselhavel para o teu nano no caso de quereres pôr)! Uma coisa, dissestes que fostes fazer as primeiras aquisições...mas ainda não plantastes o aquario... era preferivel enche-lo primeiro de plantas deixar estabilizar novamente e então adicionar peixes! Mas se já fostes às compras tb não há de ser problemático! Faltava falar nas plantas: o artistico é diferente para cada pessoa. Eu posso achar lindo um aquario considerado fraquinho pela maioria e vice-versa. É um ponto que tem de ser desenvolvido por ti. Conselho? Vai ver os aquarios dos prós e tira ideias! (podes sp consultar este site e maravilhar-te) Editado Dezembro 18, 2007 por shadowmage Citar
Recommended Posts