pajabm Publicado Dezembro 13, 2007 Publicado Dezembro 13, 2007 Viva, Em menos de três meses tive pela segunda alguns peixes doentes. Pelas pesquisas que efectuei estavam contaminados com fungos mas felizmente só tive uma baixa. No entanto, não consigo identificar a causa... Li algumas coisas mas não consegui achar uma resposta convincente... Por isso pergunto: De forma geral o que é que causa o aparecimento de fungos? PaJaBM
Joao Machado Publicado: Dezembro 13, 2007 Publicado: Dezembro 13, 2007 ....de uma forma "geral"....má qualidade da àgua. FAz TPAS. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
pajabm Publicado: Dezembro 15, 2007 Autor Publicado: Dezembro 15, 2007 Faço TPAs semanalmente com cerca de 30% da capacidade. Testo regularmente a água e os valores do PH, Amónia, Nitritos e Nitratos estão enquadrados. Os Nitratos atingem regularmente os 10 mg/l mas depois de um TPA descem... Que outros parâmetros devo ter em atenção para evitar a "má qualidade da água"? PaJaBM
Icurto Publicado: Dezembro 15, 2007 Publicado: Dezembro 15, 2007 Oi, Eu sou muito nova nisto, mas segundo esperiência pessoal e também como me disseram em loja da especialidade e já li aqui no fórum, o aparecimento de fungos é potenciado com as mudanças de água fria. Assim, se fizeres TPAs relativamente grandes (como normalmente após um tratamento) com água fria, é normal os fungos reaparecerem - aconteceu-me três vezes, e os parâmetros da água estavam perfeitos. Agora faço TPA com água +/- à temperatura do aqua e não voltou a acontecer. Quanto à qualidade da água, acho que o essencial é não ter peixes a mais, não lhes dar comida a mais, ter um bom filtro, bem limpo, uma boa colónia de bactérias (e cuidado para não matar estas últimas) Cumprs
pajabm Publicado: Dezembro 15, 2007 Autor Publicado: Dezembro 15, 2007 As TPAs que provocam uma grande alteração na temperatura da água podem causar Ictío. Tanto quanto julgo saber não é esse o factor que favorece o aparecimento dos fungos. De qualquer modo eu aqueço sempre a água que introduzo no aquário com um aquecedor semelhante ao do aquário. Adoptei esta técnica depois de ter tido uma vez um surto de Ictío. PaJaBM
Veterinário Publicado: Dezembro 15, 2007 Publicado: Dezembro 15, 2007 Os fungos (tal como as bactérias) existem no aquário, no ar,na terra....em todo o sítio. No aquário existem em pequenas quantidades (devido ao nosso controlo sobre a água). Os fungos podem estar alojados no areão ou pedras , ou em plantas e peixes que tenhas introduzido. se tiveres um filtro externo experimenta usar um filtro UV, talvez ajude.... Boa sorte João
Recommended Posts