Recommended Posts

Publicado

Viva, gostaria de saber se estes filtros são bons para o uso em plantados, em conversas que tive fiquei a saber que são bastante eficientes biologicamente, processando rápidamente a amónia. Visto ser um dos macro que as plantas/algas mais usam.

26675160.img.jpg

Publicado:

Os filtros secos humidos pelo que sei n se adquam nada aos plantas, Senão era vejam:

1- Decompoe a amonia em nitratos e nitritos o que é mau para as plantas pk estas preferem amonia como azoto

2- Além disso o filtro vai oxigenar muito a agua o que tb é mau porque nos plantados o que se quer é CO2.

pelo que sei são só estas as desvantagens....

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

viva em relação à primeira, sim é verdade que a amonia é mais fácil de consumir. Mas também o deve ser pelas algas, as platas se não tiverem amonia terão de utilizar outros compostos azotados e dispender mais energia com processo mais evoluidos que os das algas. Ou seja pode ser um ponto a favor das plantas. O que dizes?

A segunda a água pode estar oxigenada e ter níveis de co2 bons para as plantas, não é uma coisa que anula a outra. Ou altos níveis de o2 vão fazer que o co2 saia da coluna de água?

Quando temos as plantas a fazer fotossintese também temos a água bem oxigenada, e isso não retira o co2 da água.

26675160.img.jpg

Publicado:

Bem, duas questões.

Amonia - não sei se estamos a falar de aquários plantados ou "só plantados". Em qualquer dos casos e num aquário com "boa saúde" e pela Saúde dos Peixes a Amónio também será zero assim como os nitritos. Não me parece que assim seja um problema.

CO2 - Também me parece um falso problema, basta uma leve agitação da superficie da água para que o CO2 se escape. Por isso em qualquer sistema de filtragem externo o CO2 se perde. Por outro lado a adição de CO2 é efectuada no aquário e não no filtro, pelo que, só após o retorno da água ao aquário é que ela vai ser enriquecida pelo CO2.

E... sim, CO2 e O2 "convivem" bem na água!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Boas,

O problema dos filtros seco-húmido não está em oxigenar muito a água (de facto, uma coisa não anula a outra) mas apenas no facto de o CO2 se evaporar através das trocas gasosas que se dão na zona do filtro. Mesmo adicionando CO2, este iria perder-se em grande quantidade pelo filtro, pelo que não é a melhor opção para aquários plantados

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Ok, é essa a vantagem deste filtro, bons níveis aerobicos dentro do filtro e isto em termos biologicos é muito mais eficiente.

Eu também era um pouco céptico em relação à utilização de filtro biologicos em aquários plantados, mas acontece que tenho vindo a usar apenas filtragem mecânica e os resultados não são os que eu esperava. Além disso fui à umas semanas atrás, a uma loja em que estava um aquário plantado dos mais saudáveis que vi, e a filtragem era feita por um filtro deste tipo.

Seja como for o que se pretende é que a coluna de água tenha CO2, e isso até nem é difícil de introduzir, na maior parte dos casos excedemos os 25ppm o que pode vir a ser mau para os peixes.

26675160.img.jpg

Publicado:
... fui à umas semanas atrás, a uma loja em que estava um aquário plantado dos mais saudáveis que vi, e a filtragem era feita por um filtro deste tipo.

...

KaratéKid só por curiosidade, essa loja é em frielas?

"A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar."

(Picasso)

Publicado:

Bem,

O que queria dizer em relação ao CO2 era o que o paulo duarte já disse... peço desculpa se me expliquei mal.

Em relação á amonia, eu tb uso filtros biologicos no meu aqua mas o problema é que um seco humido é muito eficaz. Se nos plantados a amonia está a zero é porque as plantas a consomem. Com um filtro seco humido a filtragem é tão boa que haveria pouca amonia para as plantas.

Sergio, o que dizes tem lógica e secalhar até é bem pensado. Mas axo que se estivermos a falar de aquas bem plantados n corremos esse risco. além disso se for melhor para as plantas consumir amonia pk estar a fornecer nitritos?basta colocar mais vegetal para impedir as algas...

Um abraço!

Nuno Silva

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Tenho um plantado de discus e digo-vos que a luta é extremamente complicada.

Quem já teve estas "donzelas" sabe que elas gostam de comer de 3 em 3 horas, comidas carregadíssimas de nutrientes, tudo a 30º e com fraca circulação ;) .

Querem pesadelo maior para um planado? 8)

Pois bem, hoje mesmo instalei um seco-húmido (EHEIM 2227) juntamente com o meu anterior filtro (EHEIM 2026 ProII), sacrificando assim a circulação lenta (note-se que o meu qua te 180L e cada um destes filtros tem um caudal de 950L hora).

Será que me vai safar das algas? Espero que sim. Agora...

Ver aquelas bolhas de ar a saírem do filtro é que não me deixa muito descansado em relação ao CO2.

:P:P:idea::idea::idea::idea::idea::idea::idea::idea:

....e se pusesse o tubo do CO2 ligado ao respiradouro do seco-húmido?

:idea::idea::idea::idea::idea::idea::idea::idea::idea::idea:

Já alguém experimentou? Acham que o vai estragar? Será que servia de alguma coisa?:roll:

Se o filtro puxasse CO2(do tubo) e O2 (do ar) ao mesmo tempo será que o CO2 não se perdia de imediato antes de ser colocado na água?

Não sei mesmo e tenho muito receio de tentar. Se desse certo, seria o melhor injector de CO2 que conheço. :wink:

Entretanto optei por só ligar o seco-húmido de noite... enfim.... :roll:

Um abraço,

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Publicado:
Entretanto optei por só ligar o seco-húmido de noite... enfim....  

Acho que durante o dia as bactérias te vão morrer todas com falta de oxigénio...não tens circulação da água dentro do filtro, logo sem bactérias perdes o melhor efeito do seco-húmido que é a boa acção biológica.

Posso estar enganado...também posso não estar :twisted:

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Pois é Pedro,

Acho que tens razão. Hoje de manhã tomei a decisão de não o desligar durante o dia (precisamente pelo motivo que apontaste). Não sei se 9 horas diárias sem circulação seriam suficientes para matar as bactérias do filtro, mas mais vale não arriscar.

Entretanto, o que acham da história de por um tubinho de CO2a despejar para a entrada do tubo de respiração (está fora de água...) do filtro?

Perder-se-á grande parte do Dióxido?

Abraços,

Miguel

Publicado:

Boas,

Creio que há uma forma de compensar as perdas de CO2 com esse filtro: injectar ainda mais CO2 :lol:

Digo isto porque o Co2 também é injectado em salgados, onde costuma haver um corrente muito forte, muito arejamento, sumps...ou seja, muitas forma do Co2 se dispersar.

Corrijam-me se estiver errado

Cumprimentos,

Paulo Duarte

• 4 semanas depois...
Publicado:

Pois!

Será que alguma coisa retirará da àgua + CO2 que um escumador????

Mas ouvi dizer que há quem injecte CO2 no mesmo... ou no reactor de Kalkwasser.

Pessoal dos salgados, alguém nos pode ajudar?

Um abraço,

Miguel

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!