Recommended Posts

Publicado

Ex.mos Srs.

Anteontem comprei o meu 3º limpavidros, um "resistente" pleocostumus "leopardado". Adaptou-se bem ao aquário, e uma hora depois de o ter solto, já devorava alegremente as minhas "plantações latifundiárias" de algas.

Ontem à noite, estava num canto, muito mortiço, tirei-o de lá, e estava sem reacções, só com uma respiração muito ofegante (boca toda aberta).

Morreu de madrugada.

Ainda não tive coragem de contactar a família. Era um bom peixe e todos gostavam dele. Sentirei a sua falta, mas mais do que chorar sobre a inevitabilidade da sua morte, procuro ser construtivo, por forma a não ter sido vã.

Nunca mais.

Dado que anteriormente me morreram 2 limpavidros, numa questão de 2 dias (pensei que tinha feito uma má transição) e todos os outros peixes estarem OK, incluindo limpa fundos, leva-me a concluir que há algo de podre no Reino do meu aquário. Algas venenosas? Isso não é um mito? Produtos químicos nos vidros? nunca lavei o aquário com detergente.

Submeto a este forum esta minha experiência, não só para partilhar o peso da minha dor, mas também para saber se têm experiências semelhantes, se têm algum tipo de explicação, e/ou procedimento paliativos.

Muito obrigado,

Miguel MS

Publicado:

nao deve ter sido mas o que chamam plecostomus com pintas ou leopardo as vezes persegue os outros peeixes e ate lhes da chicotadas com a cauda ou tenta esmagalos com a sua cabeça ossuda a sua pele parece lixa e isso causa ferimentos maiores :wink::wink: