Avatar Publicado Dezembro 12, 2007 Publicado Dezembro 12, 2007 (editado) Boas Depois de ver algumas das vossas "obras" aqui no forum decidi montar um Nano com uma caixa Vodafone a qual fui pedir numa loja de telemoveis aqui da zona. A questão é que o nano vai servir basicamente como maternidade para Guppies, e como tal tenho algumas questões para vos colocar. 1º - Já tenho filtro de mochila para não ocupar mais espaço que já é limitado, mas visto que é para maternidade acham que necessito termostato? se sim, que termostato posso usar, não sei se o aquecimento de uma candeeiro de secretária resolve o assunto uma vez que de noite tem que ser desligado. No caso do termostato ser necessário, que termostato me aconselham que tenha potência e tamanho para a caixa que é. 2º - "Equipa de limpeza"... o que posso fazer em termos de fauna para limpar o aqua? ou seja que se adaptem ao tamanho limitado do mesmo para ajudar na limpeza. Obrigado P.S: Depois de montado posto umas fotos Editado Dezembro 18, 2007 por Avatar Citar Avalon
André Marçal Publicado: Dezembro 12, 2007 Publicado: Dezembro 12, 2007 Um Nano de Caixa Vodafone dá para bastante pouco, o filtro mala é uma boa slução para nao comer litragem. Sim sem duvida que precisas, o minimo que conseguires, deve ser uns 25w, por ai! Faz bastantes TPA, uma de 2 em 2 dias se puderes, aconselho 1,5 a 1l. Quanto a fauna, para alem dos juvenis guppies nao deves por mais, eles crescem defecientemente numa maternidade pois o seu crescimento torna-se lento, um aqua um pouco maior tipo 25l era ideal vais ter sempre numero limitado de peixes ai. Abraço e boa sorte Citar
João Abóbora Publicado: Dezembro 12, 2007 Publicado: Dezembro 12, 2007 Como maternidade serve perfeitamente, mas como aquário de crescimento de vários alevins, não. Maximo 5 alevins e mal passem dos 2cm já começam a ficar apertados. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Avatar Publicado: Dezembro 12, 2007 Autor Publicado: Dezembro 12, 2007 Obrigado Infelizmente não posso deixar os alevins no comunitário porque é bastante pequeno e acabavam todos por ser papados, vou optar pela solução de montar outro nano para separar os alevins. Mas a melhor solução tem obrigatoriamente que passar mesmo por um aqua de tamanho decente, estou a estudar a hipotese mas não vai ser facil, encontro-me com o espaço bastante limitado em casa senão optava já por um de 1m-1,20m, mas estou a vêr o que posso fazer. Mais uma vez obrigado pelas respostas Citar Avalon
Avatar Publicado: Dezembro 13, 2007 Autor Publicado: Dezembro 13, 2007 Vou agora buscar alguma flora, entretanto ficou assim, á pressa, em principio vou colocar um fundo preto para tentar dar mais sensação de profundidade. Setup inicial: Caixa Vodafone Mini Filtro de "mochila" Aqua Nature FLOW60 Turfa Areão de rio 2 Pedras (não sei o tipo, comprei em loja) Opiniões são sempre bem vindas banana rock Citar Avalon
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 13, 2007 Publicado: Dezembro 13, 2007 Gosto particularmente da garrafa de vinho do porto! Agora a serio, as pedras parecem estar bem distribuidas e isso com flora ai no meio fica bem bom! Estava a ve-lo com um "ervado" ai entre os penedos! Talvez enterrar ligeiramente as pedras ajudasse a dar um ar mais natural... com o mesmo objectivo podes dar alguma ondulação ao areao (ligeira pk senao tem o efeito contrario). Se te quiseres extender um pouco em termos de fauna podes colocar red's (poucos pk eles começam a multiplicarem-se rapidamente e mesmo assim acabas por ter de passar alguns pro grande) e caracois de pouco crescimento (procura na secção de invertebrados e vê ai noutros nanos que há uns que são bem engraçados)! Vais no bom caminho Cumps! Citar
Avatar Publicado: Dezembro 14, 2007 Autor Publicado: Dezembro 14, 2007 Gosto particularmente da garrafa de vinho do porto! Agora a serio, as pedras parecem estar bem distribuidas e isso com flora ai no meio fica bem bom! Estava a ve-lo com um "ervado" ai entre os penedos! Talvez enterrar ligeiramente as pedras ajudasse a dar um ar mais natural... com o mesmo objectivo podes dar alguma ondulação ao areao (ligeira pk senao tem o efeito contrario). Se te quiseres extender um pouco em termos de fauna podes colocar red's (poucos pk eles começam a multiplicarem-se rapidamente e mesmo assim acabas por ter de passar alguns pro grande) e caracois de pouco crescimento (procura na secção de invertebrados e vê ai noutros nanos que há uns que são bem engraçados)! Vais no bom caminho Cumps! Eu tambem gosto da garrafa de Porto Já meti uma planta na parte de trás (depois posto fotos) e ficaram de me arranjar cuba, tenho pensado usar este nano mais para criação de plantas, mas sempre posso meter um caracol para iniciar o ciclo para o caso que querer usar como maternidade de guppies. Obrigado pelas dicas Citar Avalon
Avatar Publicado: Dezembro 18, 2007 Autor Publicado: Dezembro 18, 2007 Boas Já meti uma plantinha e estou á espera de cuba para plantar. Se encher o cubo com digamos metade da agua do meu aqua principal, estaria em condições para receber 1 ou 2 alevins de guppie? tenho o filtro a funcionar e com a luz ligada a temperatura chega aos 25º mas á noite era um problema, assim comprei um aquecedor mini de 5w (totalmente submersvel para experimentar e manteve a agua a 23,5-24º toda a noite. Dito isto poderei lá meter os alevins sem problema e tendo em conta que vou meter 50% da agua do outro aquq? Tambem vou levar uns alevins para o trabalho, tenho lá um aqua de 60cm, eles á têm mais de um mês de nascidos, tendo em conta que o aqua do trabalho já cicla há um mês e introduzi um otto há 2 semanas e outro há 1, será que já é seguro levar alevins, não serão muito novos para fazer mudanças de aqua? Obrigado Citar Avalon
diasbrun Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Boas, Bem o aqua está a ficar muito porreiro mesmo. gosto particularmente da pedra que tens do lado esquerdo e a cor da areia está a condizer. quanto ao aqua tenho uma pergnta a fazer, tive a oportunidade de obter uma caixa de um telemovel da vodafone igual a tua, mas queria saber se isolaste o caixa com silicone, ou a caixa consegue mesmo resistir a agua?? E quanto a temperatura, axas que a caixa aguenta uns 25 - 26º, visto eu kerer monta-lo para camaroes?? Fica bem e continua c esse projecto, pois quero ver evoluçoes Citar
Avatar Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Publicado: Dezembro 20, 2007 (editado) Boas, Bem o aqua está a ficar muito porreiro mesmo. gosto particularmente da pedra que tens do lado esquerdo e a cor da areia está a condizer. quanto ao aqua tenho uma pergnta a fazer, tive a oportunidade de obter uma caixa de um telemovel da vodafone igual a tua, mas queria saber se isolaste o caixa com silicone, ou a caixa consegue mesmo resistir a agua?? E quanto a temperatura, axas que a caixa aguenta uns 25 - 26º, visto eu kerer monta-lo para camaroes?? Fica bem e continua c esse projecto, pois quero ver evoluçoes Boas Não usei nada para reforçar a caixa e não tenho nenhum problema com a resistência. A minha temperatura anda nos 25º todo o dia com a luz ligada, de noite ligo um mini-termostato de 5w e mantem a água toda a noite a 22º e novamente não tive nenhum tipo de problema, depois posto uma foto do aquecedor-termostato em questão (é mesmo pequeno). Já agora, alguem me pode dizer se, no caso se meter 2 ou 3 alevins de Guppy no nano, esta mudança de 3º (25º dia, 22º noite) pode ser fatal para os alevins? Quanto ás evoluções, assim que tiver algumas posto fotos Obrigado Editado Dezembro 20, 2007 por Avatar Citar Avalon
samus Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 onde é que compraste esse mini termostato? Citar
Icurto Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 onde é que compraste esse mini termostato? Sim, sim, também quero saber!!! Citar
Avatar Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Publicado: Dezembro 21, 2007 Sim, sim, também quero saber!!! No Aquapicanço em V.R.S.A. por 4,80€ salvo erro. Citar Avalon
samus Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 quando poderes coloca fotos do termostato sff abraço Citar
Avatar Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Publicado: Dezembro 21, 2007 quando poderes coloca fotos do termostato sff abraço Aqui está Citar Avalon
Guest Nuno_lvc Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 É engraçado o mini termostato sim senhor... e vem resolver a falta de espaço... Abraço Citar
samus Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 muito fixe, mesmo só o espaço que isso poupa, quem me dera que houvesse uma coisa dessas por coimbra :!: Citar
Sharpness Publicado: Dezembro 23, 2007 Publicado: Dezembro 23, 2007 (editado) Aqui está Boas pessoal, aqui fica a minha ideia, que coloquei em pratica no meu novo nano(post para breve), Usei um aquecedor(Não é termostato) igual ao do amigo Avatar, Tirei a cabeça para fica mais pequeno e coloquei dentro de um filtro de cascata... segue o esquema... Quaisquer duvidas apitem Editado Dezembro 24, 2007 por Sharpness Citar <<link com fins comerciais removido>>
Sharpness Publicado: Dezembro 23, 2007 Publicado: Dezembro 23, 2007 esse filtro é o da goody? não é o igual ao do Avatar (Mini Filtro de "mochila" Aqua Nature FLOW60), pessoal aqui de baixo usa o material que ha e para nanos não há melhor Citar <<link com fins comerciais removido>>
Avatar Publicado: Dezembro 24, 2007 Autor Publicado: Dezembro 24, 2007 Boas pessoal, aqui fica a minha ideia, que coloquei em pratica no meu novo nano(post para breve), Usei um aquecedor(Não é termostato) igual ao do amigo Avatar, Tirei a cabeça para fica mais pequeno e coloquei dentro de um filtro de cascata... segue o esquema... Quaisquer duvidas apitem Boas Um colega do vicio aqui por perto Não consigo vêr a foto do esquema, é estranho , agora fiquei curioso. Já agora aproveito para te perguntar se sabes de algum sitio aqui na nossa zona onde possa arranjar uns red's, estou com um problema de algas no nano e queria meter lá uns quantos durante uns tempos para me ajudarem com a limpeza (durante uns tempos porque parece que já está tudo a ficar encaminhado para o plantado de 1m ) Abraços Citar Avalon
Sharpness Publicado: Dezembro 24, 2007 Publicado: Dezembro 24, 2007 Boas Um colega do vicio aqui por perto Não consigo vêr a foto do esquema, é estranho , agora fiquei curioso. Já agora aproveito para te perguntar se sabes de algum sitio aqui na nossa zona onde possa arranjar uns red's, estou com um problema de algas no nano e queria meter lá uns quantos durante uns tempos para me ajudarem com a limpeza (durante uns tempos porque parece que já está tudo a ficar encaminhado para o plantado de 1m ) Abraços Agora já é capaz de aparecer a imagem... Pah, Reds arranja-se por aqui, mas não muitos...Mas podes ver malta que anda sempre a vender no forum de Ofertas, depois chegam por correio como os meus chegaram, sem qualquer problema... cumpz... Citar <<link com fins comerciais removido>>
Avatar Publicado: Dezembro 24, 2007 Autor Publicado: Dezembro 24, 2007 Boas Obrigado, já vi a foto, muito boa idéia para poupar espaço em aquas de tamanho reduzido. Vou agora investigar nas ofertas pelos red's. Abraços Citar Avalon
Sharpness Publicado: Dezembro 24, 2007 Publicado: Dezembro 24, 2007 Olha, tas a usa carvão activado no filtro o que não é muito aconselhável para as plantas, meu conselho é tirares essa régua de carvão e colocares a esponja redonda e um bocado de lã de vidro, cumpz... Citar <<link com fins comerciais removido>>
Avatar Publicado: Dezembro 24, 2007 Autor Publicado: Dezembro 24, 2007 Olha, tas a usa carvão activado no filtro o que não é muito aconselhável para as plantas, meu conselho é tirares essa régua de carvão e colocares a esponja redonda e um bocado de lã de vidro, cumpz... Boas Obrigado pelo conselho. Abraços Citar Avalon
Recommended Posts