Projeto Meeting of Rivers - agora com móvel ADA Style


JACK SOBRAL

Recommended Posts

Boas

Sou brasileiro e recém user do fórum, obrigado por me aceitarem nessa renomada comunidade, espero poder ajudar a engrandecer e manter a qualidade do fórum.

Esse é o meu primeiro post, e venho trazer uma idéia que espero poder tornar realidade nesse final de ano. Desde de já agradeço ao Felipe de Oliveira pelas dicas e espero poder compartilhar idéias, criticas e soluções com todos...!

 

Setup:

Nome: Encontro dos rios / Meeting of Rivers

Data da montagem: 31/12/2007

Dimensões: 180X50X60 (cm) – 560 Litros

Móvel e luminária: Vou tentar o estilo ADA... o marceneiro viu o projeto e fotos com exemplos, mas ainda não passou o valor final.

Iluminação: 3 KIT HQI 150W – 6500k da Venture + 2 T5 54W – 8000k Osram

Filtragem: Canister Azzo 1500l/h + filtro de areia fluizada .

Substrato: Elos Terra medium (30L) e small (30L) + duas caixas de ativador biológico AquaUNO

Fertilização: Kit Elos fase1, fase 2 e K40

Sistema de CO2: Cilindro de 4kg + Difusor / Reator CO2 Boyu cd-1000

Hardscap: Pedras de brita no canto direito e centro estilo layout Iwagumi, troncos no canto esquerdo estilo layout U e dois rios. O layout do lado esquerdo foi inspirado no Across the River, no geral, quero recriar uma paisagem da região do rio Araguaia (divisa entre a floresta amazônica e o campo aberto típico da região Norte e Centro-Oeste do Brasil).

 

Flora

Herminiatus cuba (canto direito)

Eleocharis párvula (canto esquerdo e beira dos rios)

Byxa japónica

Herestezantela foristrifolia

Rotala green

Rotala rotundifolia

Ludvigia inclinata var cuba

Ludvigia sp pantanal

Eichornia distrifulia

Cabomba furcada (???)

Musgo de Java (???)

Eichornia distrifulia

 

 

Tenho muitas duvidas como a real necessidade do aquecedor de substrato e se é útil mesmo ou dinheiro jogado fora, alem de poder colocar de 20 a 40k de areia de rio para criar uma base moldável e poder aproveitar melhor o substrato.

Abri mão de muita coisa para poder adquirir todo esse material e gostaria de toda a ajuda possível para realizar esse sonho.

 

Aquele abraço

JACK

Editado por JACK SOBRAL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jack,

Em primeiro lugar sê muito bem vindo ao fórum...

 

Confeso que a leitura do teu post me deixou bastante curioso para ver o que sai daí, é um projecto em grande e gostei bastante da ideia dos dois rios e da fusão de paisagens... Sem dúvida um tópico que seguirei com atenção!

 

Boa sorte com o projecto e se não for pedir muito mete aí uns esboços (desenhos) do que estás a pensar fazer.

 

Abraço

Editado por José Cruz Silva
JCS - Citação desnecessária

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um esboço, no entanto mudei muito a idéia do layout no canto direito porque reparei que tenho uma pedra de brita grande que parece ter caído do céu tamanha sua forma... vou tentar postar hoje a foto da pedra para vocês debaterem, mas poso deixar uma foto do ambiente a recriar...

Pode ser um exagero meu, mas a pedra que tenho da muita idéia nesse sentido.

 

Cachoeira Salto maior do rio Preto na Chapada dos Veadeiros

Pic_14202_1.jpg

 

Cachoeira Véu de Noiva na Chapada dos Guimarães

Pic_14202_2.jpg

 

E mais essa bela paisagem

Pic_14202_3.jpg

Editado por José Cruz Silva
JCS - Citação desnecessária
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vou mostra a Pedra que tem um formato quase pronto a simular uma cachoeira, ainda tenho que estudar o setup do aquário que ficou em sétimo lugar na ADA para tentar algo nesse sentido.

Pic_14202_7.jpg

 

Os produtos

Pic_14202_8.jpg

 

Aquele abraço

JACK

Editado por JACK SOBRAL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pedra é mesmo perfeita para o que queres :(

 

Também me parece calcária...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sempre usei essa pedra para orlamentar o aquário quando ele era montado para os Titans que tinhas como o Pirarucu, na montagem atual do aquário não usei, mas vou usar nesse projeto, porém, tenho que efetuar uns testes na pedra... como vocês fazem para saber?

 

Aqui vai um link para uma foto de inspiração: http://aquazine.blogspot.com/2007/03/aquas...005-winner.html

Achei essa montagem mais natural.

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Estive atarefado nesse final de semana, desmontando o aquário e trabalhando que nem doido nesse final de ano... dia 15/12/2007 retirei os habitantes, com a canseira de retirar aqueles porrinhas dos Tetras... bando de mal agradecidos.

Dia 17/12/2007 terminei de limpar todo o aquário, fora que tenho que aguardar o vidraceiro para trocar o vidro frontal (todo arranhado) e na expectativa do móvel, tudo para antes da virada de ano... ou seja... mais $$$ aiaiai

Ontem arrumei uma rocha que achei interessante, vou tentar montar um hardscape simples com as pedras antes da montagem para avaliações.

 

 

Antes da desmontagem

Pic_14202_9.jpg

 

 

Peixes embalados para ficar de aluguel com um amigo

Pic_14202_10.jpg

 

 

Aquário quase sem água

Pic_14202_11.jpg

 

 

Retirando o substrato a base de "Plant-fácil", humús, terra vegetal, laterita e areia de rio

Pic_14202_12.jpg

 

 

Começando a limpeza do tanque

Pic_14202_13.jpg

 

 

Aquário pronto para a reforma

Pic_14202_14.jpg

 

 

A nova pedra a imaginar no layout

Pic_14202_15.jpg

 

 

Fica ai as atualizações... ainda estou na expectativa do móvel ADA Style e da troca do vidro frontal.

 

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, estou a gostar do tópico. Parece-me que iremos ter um belo projecto :P

 

Realmente esse vidro...como dizemos por cá...está um bocado "lixado" He!He!

 

Boas

Nem me fala José, passava vergonha com o pessoal elogiando o aquário, porém, reparando nessa lixadeira toda... passa um ar de descuido (e foi mesmo). O vidraçeiro veio hoje, de manhã, em pleno sábado, loja lotada de carro e gente... afff... falei para vir a tarde e evitar o sábado... faz parte!!! Fica para essa segunda-feira.

 

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico Jack,bem-vindo ao fórum! Estou a ver que vai sair ai um aqua 5 estrelas mesmo! Essa pedra é bonita,tenta tirar o maior proveito dela.Vai pondo o pessoal a par do projecto e boa sorte! :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Roberto,

 

A ideia parece interessante mas não tão fácil de fazer... essa cascata para ter algum realismo deve seguir este projecto: Como fazer uma cachoeira

Agora só me resta desejar boa sorte para esse projecto e ir acompanhando a evolução.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Roberto,

 

A ideia parece interessante mas não tão fácil de fazer... essa cascata para ter algum realismo deve seguir este projecto: Como fazer uma cachoeira

Agora só me resta desejar boa sorte para esse projecto e ir acompanhando a evolução.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Boas

Olá Felipe

Realmente... não é fácil! Comecei a montagem com tubos, adaptadores e outros trecos as 21:30h e fui terminar as 23:30h... até que o teste inicial não foi ruim, mas como a lei da física é inexorável, o fluxo de água insiste em sair pela entrada de areia, ou seja, pelo lugar mais fácil e sem obstáculo, porém, espero reverter isso com a adição de areia... sendo essa, mais densa que a água, forçando ela a sair (junto com a areia) pelo lugar certo. Mas pude ver que esse sistema não deve ser usado por muito tempo mesmo... é instável! Porém ate aqui fui bem...! Logo mostro um passo a passo da cachoeira.

 

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Infelizmente tive que remarcar a data para a montagem do aquário para o dia 06 ou 13 de janeiro, devido ao atraso da entrega do móvel / luminária e do aquário, fora que os testes realizados com a cachoeira não foram satisfatórios, pelo visto, terei que abrir um orifício pelo meio da rocha com broca para perfurar mármore / granizo , pois o cano fica deitado, prejudicando o fluxo de água+areia+ar e o efeito não foi o desejado. Outro problema foi a areia utilizada para o teste, os grãos são muito grandes, portanto, vou usar a areia fluidizada de filtro para um novo teste. Se a cachoeira der certo, vou colocar um passo a passo da montagem da mesma.

 

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Finalmente o móvel está pronto, já não era sem tempo, e ficou faltando a luminária e o aquário. Fica ai fotos do móvel, infelizmente não pude fazer o passo a passo do móvel, como queria, porém, essas fotos dão uma boa idéia do que vem por ai no dia 20 de janeiro...!

Aguardem...!

 

 

Geral

Pic_14202_16.jpg

 

 

De lado

Pic_14202_17.jpg

 

 

Detalhe interno

Pic_14202_18.jpg

 

 

Visão mais detalhada - foro de fômica branca para evitar umidade

Pic_14202_19.jpg

 

 

Foto com detalhes externos / internos do móvel

Pic_14202_20.jpg

 

 

Devido ao atraso de tudo, a montagem do aquário vai ocorrer agora no dia 20 de janeiro...!

Aquardem...!

O que acharam?

Pode não ser um ADA Style :( é um PirateADA Style :microwave:

 

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

esse móvel foste tu que fizeste? parece estar 5 estrelas!!!

 

Força nisso

 

Abraço

 

Boas

Oi Murkas, foi o cunhado do meu irmão que fez, excelente qualidade!

Finalmente chegou o aquário, falta agora a luminária.

Dia 20 agora dou início ao layout, ainda está em teste a cachoeira, porém não foi promisora os outros testes mas veremos...

 

 

O aquário com o móvel

Pic_14202_21.jpg

 

 

Ta chegando a hora...

Pic_14202_22.jpg

 

 

Aquele abraço

JACK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais