aqua malawi


tarasofia

Recommended Posts

Olá!

Bem sei que isto é mesmo muito repetitivo, mas fiz ja uma pesquisa ao tópico existente e decidi correr o risco. :mrgreen:

 

Tenho imensa vontade de instalar um aqua com ciclideos africanos do lago malawi, e venho pedinchar conhecimento alheio...

Ainda não decidi exactamente o tanque que vou adquirir, estou em dúvida entre 3 modelos, 1 é de canto com uma cap. bruta de 190l, um quadrado 67*67*67, cap. bruta de 270 e um rectangular 118*38*55 de cap. bruta 220l.

a ideia é instalar uma população máxima de 3 a 4 trios(1m e 2 f) de especies diferentes (que também ainda não escolhi), 2 plantas (as eventualmente mais resistentes aos peixes) e uma rocha viva como principal esconderijo, eventalmente mais uns calhaus pra tocas...

 

Independementemente do modelo do aqua to inclinada para um filtro eheim 2215. Será suficiente?

Bombas de oxigenio qual a melhorzita e mais silenciosa?

qual o melhor tipo de iluminação? que lampadas são mais indicadas?

 

Isto é só o inicio, não pretendo instalar um aqua à pressa, quero ter a certeza que o resultado final é mesmo o pretendido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tarasofia,

 

Em relação ao aquário, é uma questão de gosto, mas o mais standard é o rectangular. 220l já é bem razoável...já consegues ter um belo aquário! O quadrado não me parece boa ideia. 67cm de altura é demasiado...vais ter que andar de escadote para chegares ao fundo do aquário e dificulta também a iluminação.

 

Quanto ao filtro eu investiria num Fluval 305. O Eheim de que falas também não é mau. A vantagem do fluval é que já vem com os tubos, cerâmicas e carvão necessário...e só montar. Se optares pelo Eheim tens que comprar estes acessórios á parte.

 

Iluminação. Depende se queres ter plantas naturais ou não.

 

Bombas de oxigénio...não precisas. Com um bom filtro, esquece as bombas de oxigénio. Para plantas naturais, pelo menos 220w (seguindo a lógica de 1W para cada litro de água). Atenção ao tamanho do aquário. Eu já andei em "doces" mas agora estou em salgados". A ideia que tenho é que as calhas para a iluminação (onde vais por as lâmpadas) são de 1 metro ou de 1,20. Se estás disponível para um aquário de 1,18m, porque não de 1,20m...seria o ideal, porque trabalharias com medidas standard.

 

Faz-me apenas um favor! Não cometas o erro de comprar aqueles kits da treta...normalmente ficas com o aquário e deitas fora o filtro, o termóstato e a iluminação.

 

Não falas de termóstato, mas eu investiria num de 300w. Dão jeito no Inverno, quando a temperatura exterior diminui.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

 

Em relação ao aquário dos três modelos que estás indecisa, sem dúvida o de 118 de frente, o minimo aconselhável seria 120, mas se não puder ser, então o de 118 de frente é dos três a melhor escolha, apesar de que 38 de largura ser pouco, pois vais precisar de pôr bastantes rochas para esses bichos. Uma vez que não tens pressa a comprar o aquario, aconcelho-te a procurar orçamentos de aquários por medida, talvez fique metade do preço dos que tens andado a procura e ficas com um aqua maior e mais indicado para os teus ciclideos.

Quanto ao filtro externo o 305 dá para o teu aquario, mas melhor seria se pudesses comprar um 405 ou um 2217, pois filtração nunca é demais, principalmente com ciclideos africanos que são um bocado badalhocos.

A bomba de oxigénio, eu tenho uma, pois esses peixes pelo que tenho lido, necessitam de agua muito bem oxigenada.

A minha expriência não é muita, espera por várias opinões de quem saiba melhor que eu para te ajudar.

Bem vinda ao Fantástico mundo da Aquariofilia bang

 

 

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem verdade, isto é a fase do 'namoro'...

Em relação aos aquas, o 67*67*67 para mim é estéticamente perfeito, no entanto o aqua de canto que mencionei deve ser o que funcionará melhor visualmente no local onde pretendo instalar o meu.

 

reefdiver: em relação ao filtro, vou ver qual o mais vantajoso €€€€....e sim pretendo 2 plantas, muuuito resistentes;). pedi orçamentos a uma loja, que fará o aconselhamento do equipamento total, mas... pediram-me 20€+IVA/Kg rocha viva nyah até temo pelos orçamentos..., e sim prefiro esperar 2 a 3 meses até ter pocket money suficiente para adquirir o ideal:).

 

no-name: eu sou muuito ignorante em ciclideos africanos, já tive aquas de ciclideos americanos, mas agora estes estão a entusiasmar-me mais. A sr.ª da loja disse-me que instalou recentemente um aqua de 300l sem bomba de oxigenio??? sinceramente estou confusa... mas a verdade e que preciso mesmo de informação...

 

se alguem poder ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem verdade, isto é a fase do 'namoro'...

Em relação aos aquas, o 67*67*67 para mim é estéticamente perfeito, no entanto o aqua de canto que mencionei deve ser o que funcionará melhor visualmente no local onde pretendo instalar o meu.

 

reefdiver: em relação ao filtro, vou ver qual o mais vantajoso €€€€....e sim pretendo 2 plantas, muuuito resistentes;). pedi orçamentos a uma loja, que fará o aconselhamento do equipamento total, mas... pediram-me 20€+IVA/Kg rocha viva nyah até temo pelos orçamentos..., e sim prefiro esperar 2 a 3 meses até ter pocket money suficiente para adquirir o ideal:).

 

no-name: eu sou muuito ignorante em ciclideos africanos, já tive aquas de ciclideos americanos, mas agora estes estão a entusiasmar-me mais. A sr.ª da loja disse-me que instalou recentemente um aqua de 300l sem bomba de oxigenio??? sinceramente estou confusa... mas a verdade e que preciso mesmo de informação...

 

se alguem poder ajudar...

 

 

Boa noite tarasofia,

 

Antes de mais poderias completar o teu perfil e indicar de onde és, às vezes facilita algumas informações trocas de experiências.

 

Quanto às tuas questões, vamos por partes:

 

Aquário:

Para CA's aplica-se claramente a máxima de quanto maior, melhor. Neste caso não é tão importante o volume total do aquário mas a área da sua base, pois é nela que poderás colocar a decoração (rochas) do aquário e é com base nesta que os peixes irão estabelecer os seus territórios. A opção Standard (paralelopipédica) parece-me a mais adequada.

 

Filtragem:

No mínimo um filtro que tenha um caudal de 5x o volume do aquário por hora. Ou seja, 220 litros, minimo de 1100 litros / hora! Pessoalmente aconselho-te a ires um pouco mais longe pois com pH elevado (será assim num aquário de CA's) qualquer pequena percentagem de amónia será potencialmente letal para os peixes.

 

Iluminação:

Apenas o necessário para veres os peixes sem dificuldade. No meu caso tenho 72 Watt para 320 Litros úteis. A verdade é que plantas neste tipo de aquários serão sempre plantas que não requerem muita luz pex. Valisnerias, anubias, fetos de java... por aí. Se meteres muita luz vais ter booms de algas.

 

Bomba de ar:

Esquece isso, não trás nada de útil ao aquário um filtro com uma saída de água que agite bem a superfície faz melhor a função e é mais silencioso.

 

Aquecimento:

No mínimo um watt por litro de água.

 

Pedras:

Rocha Viva?!?!?! Para quê? não vais montar nenhum salgado! Pedras da praia ou xistos ou basaltos ou pedras calcareas das serras... depende do gosto!

 

Continuação de bom estudo e vai metendo as tuas questões e a evolução do projecto.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro eu investiria num Fluval 305. O Eheim de que falas também não é mau. A vantagem do fluval é que já vem com os tubos, cerâmicas e carvão necessário...e só montar. Se optares pelo Eheim tens que comprar estes acessórios á parte.

 

Para plantas naturais, pelo menos 220w (seguindo a lógica de 1W para cada litro de água).

 

Boas,

 

reefdiver os filtros exteriores da Eheim já trazem todos os acessórios necessários à sua montagem, incluindo as matérias filtrantes, exactamente como o Fluval. De qualquer forma, tal como afirmou o amigo João Nuno Cruz, o importante é realmente no "mínimo um filtro que tenha um caudal de 5x o volume do aquário por hora".

 

Relativamente às plantas num aquário de ciclídeos africanos, é possível mantê-las com razoável qualidade de vida desde que se escolham as mais indicadas (Valisnérias; Anúbias; Fetos de Java e até algumas Echinodorus). Agora, a iluminação não têm de ser "pelo menos 220w", pois não se trata de nenhum plantado!! Sendo estas plantas muito resistentes, e pouco exigentes em iluminação, qualquer coisa como 60 a 70w é mais do que suficiente.

 

Os ciclídeos africanos gostam de sentir alguma corrente na água que, por conseguinte, ajudará à tal circulação e oxigenação da mesma. Bombas de ar são um desperdício autêntico, pelo que aconselho-te a adquirires uma Power-Head (cabeça motorizada) que servirá simultaneamente de oxigenação e filtragem do aqua (para isso só tens de acoplar um acessório com uma esponja à Power-Head). Desta forma, podes aproveitar uma maior filtragem biológica por parte do filtro externo e complementas com uma filtragem mecânica com a Power-Head (é quase o três em um Filtragem Biológica + Filtragem Mecânica + Oxigenação e Circulação de água) :)

 

O aquário 118*38*55 será de facto a melhor escolha.

 

 

Força com esse projecto e qualquer coisa, dispõe!

 

 

Cumprimentos,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem verdade, isto é a fase do 'namoro'...

Em relação aos aquas, o 67*67*67 para mim é estéticamente perfeito, no entanto o aqua de canto que mencionei deve ser o que funcionará melhor visualmente no local onde pretendo instalar o meu.

 

reefdiver: em relação ao filtro, vou ver qual o mais vantajoso €€€€....e sim pretendo 2 plantas, muuuito resistentes;). pedi orçamentos a uma loja, que fará o aconselhamento do equipamento total, mas... pediram-me 20€+IVA/Kg rocha viva :) até temo pelos orçamentos..., e sim prefiro esperar 2 a 3 meses até ter pocket money suficiente para adquirir o ideal:).

 

no-name: eu sou muuito ignorante em ciclideos africanos, já tive aquas de ciclideos americanos, mas agora estes estão a entusiasmar-me mais. A sr.ª da loja disse-me que instalou recentemente um aqua de 300l sem bomba de oxigenio??? sinceramente estou confusa... mas a verdade e que preciso mesmo de informação...

 

se alguem poder ajudar...

 

A fase de "namoro" é sem dúvida a mais fantástica de todas...a pior é a seguinte, quando ficas com tudo e funcionamento e tens que esperar semanas (de preferência 1 mês) até poderes adicionar qualquer coisa viva ao aquário.

 

Em relação ao aquário quadrado que falas. Atenção: eu sei que a parte estética é importante, mas não te esqueças que vais ter que limpar o aquário ;) e um aquário com 67cm de profundidade se o tiveres em cima de um movel de 80 (medida standard)...já não vai ser fácil chegares ao fundo sem teres que ir buscar um escadote ;)

 

Em relação ao filtro, o Fluval 305 é indicado para aquários até 260 litros. Parece-me suficiente para o teu. Não vale a pena investir no Fluval 405.

 

Em termos de preço, procura na Internet. No ebay por exemplo, o Fluval 305 está à venda a 85 Euro(http://cgi.ebay.de/Fluval-305-Aquarium-Aussenfilter-Mehrstufen-Filter_W0QQitemZ330195855814QQihZ014QQcategoryZ77650QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmd

ViewItem).

 

Em Portugal, já vi lojas a vende-lo a 150 Euro. :)

 

Quanto à iluminação se pretendes ter poucas plantas e resistentes, acho que não precisas de passar dos 70w. Pede numa loja para te indicarem os graus kelvin das lâmpadas (k). Os kelvin indicam a temperatura da cor... desde azul até branco (eu pessoalmente prefiro uma cor o mais branca possível para a água, que a faz parecer cristalina).

 

Eu estou agora a iniciar-me em salgados. Só precisas de rocha viva para salgados. Num aquário de água doce, a rocha viva iria morrer em horas! Atenção á loja onde estás a ir...por esse conselho que te deram...ou não percebem nada ou estão a tentar-te enganar. Coloca a tua localidade no teu perfil....Se fores de Oeiras ou perto, posso-te indicar 2 lojas espectaculares que te vão ajudar muito no teu hobby. Por agora...esquece a rocha viva! Se quiseres, posso explicar-te melhor o que é e para que serve...

 

Não precisas de bombas de oxigénio! Os filtros modernos são mais que suficientes. Precisas apenas de colocar a saída do filtro que escolheres junto à superfície e a oxigenação provocada é mais do que suficiente.

 

Atenção à aquisição do areão! A compra certa irá manter-te o Ph nos níveis óptimos (entre 7,8 e 8,6) sem precisares de adicionar químicos. Mantém um mínimo de 5 cm de areão para manter uma boa qualidade da água.

 

Eu já tive ciclideos africanos. São fantásticos, mas dão trabalho. São o passo intermédio entre a água doce e a água salgada. :)

 

Tens sorte na ajuda, porque eu morei 3 anos em Moçambique, mergulhei muitas vezes no Lago Malawi e simplesmente adoro ciclideos africanos):

 

Que tipo de espécies estás a pensar ter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reefdiver os filtros exteriores da Eheim já trazem todos os acessórios necessários à sua montagem, incluindo as matérias filtrantes, exactamente como o Fluval. De qualquer forma, tal como afirmou o amigo João Nuno Cruz, o importante é realmente no "mínimo um filtro que tenha um caudal de 5x o volume do aquário por hora".

 

Relativamente às plantas num aquário de ciclídeos africanos, é possível mantê-las com razoável qualidade de vida desde que se escolham as mais indicadas (Valisnérias; Anúbias; Fetos de Java e até algumas Echinodorus). Agora, a iluminação não têm de ser "pelo menos 220w", pois não se trata de nenhum plantado!! Sendo estas plantas muito resistentes, e pouco exigentes em iluminação, qualquer coisa como 60 a 70w é mais do que suficiente.

 

Os ciclídeos africanos gostam de sentir alguma corrente na água que, por conseguinte, ajudará à tal circulação e oxigenação da mesma. Bombas de ar são um desperdício autêntico, pelo que aconselho-te a adquirires uma Power-Head (cabeça motorizada) que servirá simultaneamente de oxigenação e filtragem do aqua (para isso só tens de acoplar um acessório com uma esponja à Power-Head). Desta forma, podes aproveitar uma maior filtragem biológica por parte do filtro externo e complementas com uma filtragem mecânica com a Power-Head (é quase o três em um Filtragem Biológica + Filtragem Mecânica + Oxigenação e Circulação de água) :mrgreen:

 

O aquário 118*38*55 será de facto a melhor escolha.

Força com esse projecto e qualquer coisa, dispõe!

Cumprimentos,

 

 

Boas Marco,

 

Até há bem pouco tempo, os filtros Eheim não traziam todos os acessórios de montagem necessários. Pelo menos, nas lojas que costumo frequentar. Obrigado pela dica. É sempre bom saber, embora agora esteja noutra fase (iniciação em salgados)

 

As plantas...tens toda a razão. não sendo plantado 70w é mais que suficiente. é isso que disse no ultimo post, ainda antes de ler o teu! estamos de acordo.

 

Quanto à power-head...não estamos de acordo :( A oxigenação da água proveniente da saída de água do filtro (cumprindo a tal parte do 5x o volume de água do aquário) é mais do que suficiente. Tive aquários de ciclídeos africanos durante vários anos e comigo sempre resultou desta forma. A filtragem mecânica de que falas...é importante ao início (os filtros da Fluval vêm com um saquinho de carvão que deve MESMO ser utilizado no primeiro mês) mas depois...esquece! É a minha opinião. Sempre filtragem biológica. Sempre. E nos salgados a lógica é a mesma. Investir tudo em filtração biológica, ou seja num bom filtro externo ;)

 

By the way, o Fluval 305 tem um output de 260 gph, ou seja aproximadamente 1.000 litros/hora, o que perfaz aproximadamente as 5x o volume de água por hora. Claro que se pode ir sempre para o Fluval 405 - com um outupt de quase 1.500 litros / horas....mas valerá efectivamente a pena??? Como diz o dono da loja que frequento, não vale a pena por um motor de um ferrari num fiat punto, pois não? :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UAU!

Este deve ser o forum, dos que conheço sobre animais, com utilizadores mais simpáticos...Obrigada a todos!

 

Ja coloquei a minha localização no perfil... e como poderão ver, não me restam muitas escolhas. A verdade é que o equipamento poderei adquirir em qualquer lado ( tenho receio é de depois necessitar de ajuda...), mas devido à distancia que me encontro de centros urbanos esta é a melhor loja disponível. A rocha viva não me foi indicada na loja, eu pensei que podesse ser compativel com o biótopo malawi.

Tenho medo de ser eu a recolher rochas para colocar dentro do aqua, e fazer asneira... onde vivo só mesmo xistos e pedras roladas das ribeiras, pedras calcarias só mesmo as da costa sul algarvia... mas a decoração, e neste caso também servira de 'moradias' é um dos detalhes que vou deixar mais para o final.

 

Concretamente em relação ao aqua, vou aceitar os vossos concelhos e inclinar-me para um 120 frente. Em relação à aquisição de um aqua feito por medida, poderá ser mais barato, mas terá garantia? é seguro e resistente o suficiente? certamente que a resposta depende de quem o construir, não sei... não conheço ninguem que trabalhe com vidro... de acordo com as buscas na net, só para o tanque e eventualmente o móvel de suporte, terei de despender mais de 500€, vou esperar os arçamentos.

 

Fui buscar um boletim de analises da agua que serve a minha casa, e de acordo com o relatorio o pH, a 22ºC é de 7.8, correu bem! :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à power-head...não estamos de acordo :) A oxigenação da água proveniente da saída de água do filtro (cumprindo a tal parte do 5x o volume de água do aquário) é mais do que suficiente. Tive aquários de ciclídeos africanos durante vários anos e comigo sempre resultou desta forma.

 

Abraço

 

 

Reefdiver,

 

o facto de teres um filtro que cumpra o requisito de 5x o volume de água do aquário, tal não significa que o débito de água que o mesmo efectua para dentro do aqua seja suficiente para causar corrente ou circulação de água mais forte, e por conseguinte bem oxigenada. Posso garantir-te que existem muitos filtros, mesmo a fluval (excluindo o FX5, que é uma bomba) que não tem um caudal por aí além. Em dias de verão, principalmente se o aquário tiver tampas, a água vai atingir temperaturas altíssimas causando um défice de oxigenação na água do aqua. Garanto-te que se tiveres ciclídeos já adultos, nestas circunstâncias, sem Power-Head e com um filtro de fraco caudal, os peixinhos virão todos à superfície implorar por O2, acabando por sufocar!

 

De qualquer forma, se o filtro tiver um caudal suficiente, tudo bem... Com o tempo e conhecimento que se vai adquirindo com o nosso aqua e suas características, vai-se fazendo ajustamentos!

 

Tarasofia,

 

substrato para o teu aqua, se tiveres próxima de uma praia, aconselho-te o mais económico e eficaz a nível de PH: areia da praia (retirada junto à beira-mar, bastanto lavar uma ou duas vezes em casa e está pronta a servir). Relativamente às rochas, se fores ao MAXMAT encontras lá umas a 0.45€/Kg designadas de "Pedra Regional". Basta lavares muito bem, uma carrada de vezes até ficarem branquinhas e colocas no aqua. São excelentes em número de buracos que servirão de tocas para os mbunas!

 

Cumprimentos,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UAU!

Este deve ser o forum, dos que conheço sobre animais, com utilizadores mais simpáticos...Obrigada a todos!

 

É verdade, já me esquecia desta parte: Sim, somos mesmo os mais simpáticos que por aí andam! :)

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UAU!

Este deve ser o forum, dos que conheço sobre animais, com utilizadores mais simpáticos...Obrigada a todos!

 

Ja coloquei a minha localização no perfil... e como poderão ver, não me restam muitas escolhas. A verdade é que o equipamento poderei adquirir em qualquer lado ( tenho receio é de depois necessitar de ajuda...), mas devido à distancia que me encontro de centros urbanos esta é a melhor loja disponível. A rocha viva não me foi indicada na loja, eu pensei que podesse ser compativel com o biótopo malawi.

Tenho medo de ser eu a recolher rochas para colocar dentro do aqua, e fazer asneira... onde vivo só mesmo xistos e pedras roladas das ribeiras, pedras calcarias só mesmo as da costa sul algarvia... mas a decoração, e neste caso também servira de 'moradias' é um dos detalhes que vou deixar mais para o final.

 

Concretamente em relação ao aqua, vou aceitar os vossos concelhos e inclinar-me para um 120 frente. Em relação à aquisição de um aqua feito por medida, poderá ser mais barato, mas terá garantia? é seguro e resistente o suficiente? certamente que a resposta depende de quem o construir, não sei... não conheço ninguem que trabalhe com vidro... de acordo com as buscas na net, só para o tanque e eventualmente o móvel de suporte, terei de despender mais de 500€, vou esperar os arçamentos.

 

Fui buscar um boletim de analises da agua que serve a minha casa, e de acordo com o relatorio o pH, a 22ºC é de 7.8, correu bem! :)

 

UAU digo eu! É sempre bom ouvir elogios. Agora vou ser honesto (e mauzinho)...só ando por aqui a ajudar, porque estou com o meu aqua salgado à espera do dia em que vou poder adicionar rocha viva (só em principios de 2008). Sim, rocha viva cara Sofia! Custa mesmo 20 Euro o quilo, porque tem organismos vivos que ajudam a fazer a filtração biológica de um aquário de água salgada! Agora, os organismos vivos são de água salgada. Se os colocares em água doce eles morrem...e tu pagas 20 Euro o quilo por...um calhau! :) Mais vale dares um pulinho ao Algarve.

 

Odemira...vais ter chatices para comprares os peixes...já pensaste como é que vais fazer???

 

Por um aquário de 120 cm com móvel...és mesmo capaz de gastar uns 500 euritos. Existem lojas que têm vendem aquário + móvel. Normalmente são bons, mas não compres kits...os equipamentos são uma treta!

 

Quanto aos equipamentos, podes mesmo comprá-los à distância. Se precisares de ajuda, o pessoal está aqui para isso mesmo. O equipamento é muito simples de montar - iluminação, filtro, termóstato, termómetro...thats it! Os filtros da Fluval até vêm com um dvd para ajudar a fazer a instalação e tudo...que mais queres? :)

 

Boa sorte

 

PS - o ph de 7,8 não é mau. Provavelmente vais ter é imensas cloriminas e cloros na água. Quando encheres o aquário tens que adicionar um produto

para os eliminar...não é caro mas faz milagres!

 

Vai dando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem verdade, isto é a fase do 'namoro'...

Em relação aos aquas, o 67*67*67 para mim é estéticamente perfeito, no entanto o aqua de canto que mencionei deve ser o que funcionará melhor visualmente no local onde pretendo instalar o meu.

 

reefdiver: em relação ao filtro, vou ver qual o mais vantajoso €€€€....e sim pretendo 2 plantas, muuuito resistentes;). pedi orçamentos a uma loja, que fará o aconselhamento do equipamento total, mas... pediram-me 20€+IVA/Kg rocha viva :P até temo pelos orçamentos..., e sim prefiro esperar 2 a 3 meses até ter pocket money suficiente para adquirir o ideal:).

 

no-name: eu sou muuito ignorante em ciclideos africanos, já tive aquas de ciclideos americanos, mas agora estes estão a entusiasmar-me mais. A sr.ª da loja disse-me que instalou recentemente um aqua de 300l sem bomba de oxigenio??? sinceramente estou confusa... mas a verdade e que preciso mesmo de informação...

 

se alguem poder ajudar...

 

 

 

Tarasofia,

 

A Sr. de certeza que tem razão ao dizer-te que instalou um aqua de 300 litros sem bomba de oxigéneo, pois depende do filtro que esta instalado no aquário. eu no meu tenho um FX5, e apesar de as saidas estarem dentro do aqua, estão viradas para cima e fazem bastante circulação e oxigenam bem a agua, mas como disse o amigo Marco, se o filtro tiver pouco caudal para oxigenar bem a agua, no verão, vais ter os bichos ca em cima a sofucar :), por isso penso dependendo do filtro que escolheres não ponhas de parte a ideia de uma power-head.

 

 

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Estamos de acordo quanto à necessidade de oxigenação da água e às exigências dos ciclídeos neste aspecto.

 

A minha opinião é que para um filtro Fluval 305 em concreto, o caudal é suficiente para manter os níveis de oxigenação nos níveis necessários! No Verão, em dias críticos uma alternativa pode ser a abertura da tampa, o que permite uma troca mais eficiente de O2-CO2. É esta a solução adoptada para água salgada, dadas as enormes exigências dos peixes de água salgada a nível da oxigenação.

 

Comigo funcionou bem assim durante vários anos.

 

PS - este post está excelente! é bom poder partilhar opiniões. por favor, entendam isto como a minha opinião, baseada na minha experiência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UAU!

Este deve ser o forum, dos que conheço sobre animais, com utilizadores mais simpáticos...Obrigada a todos!

 

Ja coloquei a minha localização no perfil... e como poderão ver, não me restam muitas escolhas. A verdade é que o equipamento poderei adquirir em qualquer lado ( tenho receio é de depois necessitar de ajuda...), mas devido à distancia que me encontro de centros urbanos esta é a melhor loja disponível. A rocha viva não me foi indicada na loja, eu pensei que podesse ser compativel com o biótopo malawi.

Tenho medo de ser eu a recolher rochas para colocar dentro do aqua, e fazer asneira... onde vivo só mesmo xistos e pedras roladas das ribeiras, pedras calcarias só mesmo as da costa sul algarvia... mas a decoração, e neste caso também servira de 'moradias' é um dos detalhes que vou deixar mais para o final.

 

Concretamente em relação ao aqua, vou aceitar os vossos concelhos e inclinar-me para um 120 frente. Em relação à aquisição de um aqua feito por medida, poderá ser mais barato, mas terá garantia? é seguro e resistente o suficiente? certamente que a resposta depende de quem o construir, não sei... não conheço ninguem que trabalhe com vidro... de acordo com as buscas na net, só para o tanque e eventualmente o móvel de suporte, terei de despender mais de 500€, vou esperar os arçamentos.

 

Fui buscar um boletim de analises da agua que serve a minha casa, e de acordo com o relatorio o pH, a 22ºC é de 7.8, correu bem! :P

 

 

 

O meu aquário foi feito por medida,

 

Não tem tampas nem travessas, tem um vidro com espessura de 12 mm, posso-te dizer que é bem seguro, tem 120X50X50, foi comprado na vidromoldura, podes-te informar la de preços, mesmo por medida podes mandar faze-lo com tampas, por isso a protecção vai ser igual a um comprado em "kit", o meu tem garantia de 2 anos.

Se precisares de mais ajuda, estás a vontade.

 

 

http://www.vidromoldura.pt/aquarios.html

 

 

 

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS - este post está excelente! é bom poder partilhar opiniões. por favor, entendam isto como a minha opinião, baseada na minha experiência!

 

Nem mais reefdiver, são opiniões como a tua, a minha e as de tantos outros membros que nos fazem crescer juntos na aquariofilia :smile2:

 

 

Um abração a todos e.... tarasofia, muitas muitas fotos desse projecto ok?

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais reefdiver, são opiniões como a tua, a minha e as de tantos outros membros que nos fazem crescer juntos na aquariofilia :(

Um abração a todos e.... tarasofia, muitas muitas fotos desse projecto ok?

 

Eu estou a começar em água salgada...mas fica para sempre um carinho muito grande pelos ciclideos africanos. Vivi 3 anos em Moçambique e cheguei a fazer viagens ao fds (chegar, mergulhar e regressar) só para mergulhar no Lago Malawi...

 

Concordo por isso plenamente contigo Marco! É este debate salutar de ideias que nos faz aprender mais!

 

Um comentário adicional para a tarasofia. O último comentário do Ricardo (no name) fez-me pensar. Sofia, é capaz de ser boa ideia pensares num aquário sem tampa. Isso melhoraria significativamente a oxigenação da água, permitindo uma troca muitíssimo mais eficiente entre o O2 e o CO2 no teu aquário.

 

Eu também voto na vidromoldura. Os aquários são bonitos e bem pensados...há muitas pessoas a comprarem lá aquários, por isso eles sabem o que fazem! :)

 

Desvantagem: terás uma maior evaporação de água! no meu aqua de água salgada (400l) evapora-se uma média de 3 litros por dia!

 

Uma vez mais, parabéns a este fórum! E ficamos à espera de fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehehe fotos?... com sorte começo a adqirir o novo 'sonho' no inicio de 2008!

 

Depois obvio que vou colocar fotos!

 

Em relação à aquisição dos peixes, uma loja em milfontes vai receber muitos este sábado, vou tentar passar la para ver o que costumam ter, outra opção é mesmo ir buscar ao algarve...mas é sempre pelo menos 1.30h de caminho:(

 

Continuo à espera dos orçamentos...mas ja visitei a pag da vitromoldura, vou pedir-lhes tb um orçamento... fica longinho daqui, mas logo se vê se compensa.

 

Ultimanente tenho andado a pesquisar as espécies que poderie eventualmente juntar (ainda não me preocupei se as consigo encontrar... as dificuldades irão surgir), eís o que pensei:

pensei colocar as espécies em trios de 2 femeas e um macho, e aponto para 12 animais das seguintes espécies:

-Labidochromis caeruleos, os vulgos yellow, que acho liiiiiiiiindos;

-Pseudotrophues cabro, igualmente lindo

-Pseudotrofues socolofi

e agora indecisa entre

-Pseudotropheus zebra e o Pseudotropheus saulosi (gosto mais do saulosi)

 

O que acham? alguem tem destes piquenos?

 

Obrigada, voces são mesmo 'porreiros pá'!

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

reefdiver os filtros exteriores da Eheim já trazem todos os acessórios necessários à sua montagem, incluindo as matérias filtrantes, exactamente como o Fluval.

 

Caro Marco,

 

Não é bem assim. Os Eheim exteriores, nomeadamente os "Classic", não trazem matérias filtrantes, cestos ou torneiras, quer na aquartic.net, quer nas casas cá do burgo. Os JBL é que vêm completos.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Marco,

 

Não é bem assim. Os Eheim exteriores, nomeadamente os "Classic", não trazem matérias filtrantes, cestos ou torneiras, quer na aquartic.net, quer nas casas cá do burgo. Os JBL é que vêm completos.

 

Caro amigo,

 

os filtros da Eheim indicados para a filtragem do aquário da tarasofia já vêm perfeitamente completos. Eu comercializo esses filtros, garanto-te que não falha rigorosamente nada, inclusivé é acompanhado de uma embalagem de cerâmicas das mais porreiras, marca Eheim.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo,

 

os filtros da Eheim indicados para a filtragem do aquário da tarasofia já vêm perfeitamente completos. Eu comercializo esses filtros, garanto-te que não falha rigorosamente nada, inclusivé é acompanhado de uma embalagem de cerâmicas das mais porreiras, marca Eheim.

 

Um abraço,

 

Ok, peço desculpa pela generalização. Efectivamente, a minha experiência limita-se ao 2017 que nunca encontrei completo com massas filtrantes e torneiras.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não faz directamente parte dos interesses da Tarasofia, mas eu também nunca encontrei os eheim classic à venda em lojas com matérias filtrantes. Comprei um 2217 há 15 dias sem matérias filtrantes e um 2213 que comprei há uns 2anos a um membro que os comercializava também não trazia.

 

Quanto à vidromoldura, e visto que há interesse por parte da autora do tópico, posso também dizer que comprei lá um 120x40x50 por 147€ há um mês. A deslocação é que é tramada, mas com uma carrinha acho que facilita muito. Eu fui com um ford fiesta bem pequenito e fiz o ic19 e 2a circular a 40km/h...

 

Eu estou a meio da montagem de um Malawi com as medidas do aquário acima descrito e para além do 2217 comprei uma powerhead com caudal de 2000L/h(eu depois conto o que vai acontecer) que pelo que sei tem um maneira de reduzir o caudal... logo se vê.

 

Em termos de iluminação eu tenho agora anubias var. nana e feto de java em 112L com 18w de luz e nunca cresceram tão verdinhos... Portanto para o dobro da litragem, 60w chega e sobra... Eu acho que só vou pôr 36w no meu e será mais uma coisa para partilhar os resultados mais tarde.

 

Já vi a pedra que aparece aqui como Rocha viva muitas vezes à venda com este nome... A única coisa que não bate certo são os 20€/Kg para a pedra no estado em que aparece na imagem.

 

Quanto aos peixes, também eu ando a verificar compatibilidades com membros mais entendidos, mas a mim me parece que se os comprares a todos de uma vez, ou mesmo em duas metades, te sai MUITO mais barato fazer 1h30 de caminho e comprares isso a membros do forum do que em lojas.

 

beijinhos e abraços,

espero que isso vá andando e bem ;)

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não faz directamente parte dos interesses da Tarasofia, mas eu também nunca encontrei os eheim classic à venda em lojas com matérias filtrantes. Comprei um 2217 há 15 dias sem matérias filtrantes e um 2213 que comprei há uns 2anos a um membro que os comercializava também não trazia.

 

Eu estou a meio da montagem de um Malawi com as medidas do aquário acima descrito e para além do 2217 comprei uma powerhead com caudal de 2000L/h(eu depois conto o que vai acontecer) que pelo que sei tem um maneira de reduzir o caudal... logo se vê.

 

Quanto aos peixes, também eu ando a verificar compatibilidades com membros mais entendidos, mas a mim me parece que se os comprares a todos de uma vez, ou mesmo em duas metades, te sai MUITO mais barato fazer 1h30 de caminho e comprares isso a membros do forum do que em lojas.

 

Boas,

 

mais uma vez continuam a limitar os filtros Eheim à gama "Classic"! Se lerem o tópico desde o início ninguém referiu aqui os "Classic", falou-se em filtros exteriores Eheim que, para este aqua também se encontram à venda com tudo incluído! Adiante...

 

A Power-Head, apesar de indicada para este tipo de aquário como eu referi, também não precisa de ter um caudal tão exagerado :P Qualquer coisa como metade desse fluxo chega perfeitamente para o pretendido. De qualquer forma, e como afirmaste, existe a possibilidade de fazer a regulação desse cadual, caso contrário os pobres dos peixes vão andar a remar contra a corrente...

 

Tarasofia, no caso de te deslocares ao Algarve tens uma excelente loja onde podes adquirir os teus ciclídeos: o Picanço.

Outra possibilidade, como referiu o Miguel é de facto arranjares directamente no fórum pessoal que os venda.

 

Cumprimentos,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

mais uma vez continuam a limitar os filtros Eheim à gama "Classic"! Se lerem o tópico desde o início ninguém referiu aqui os "Classic", falou-se em filtros exteriores Eheim que, para este aqua também se encontram à venda com tudo incluído! Adiante...

 

Marco,

 

No primeiro post da Tarasofia fala-se num 2215 que, segundo creio, pertence à gama "classic". Na resposta, referiu-se que este filtro não trazia matérias filtrantes, o que me parece corresponder à verdade e é sugerido, como alternativa, o Fluval 305. Logo, estamos no âmbito de um leque de preços determinado muito diferente da série profissional à qual penso que te estejas a referir. Ou existem outras opções que nos estejam a escapar?

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado MiguelSCosta, de facto é mesmo essas pedras que eu erróneamente designei por rocha viva, e os 20€/Kg correspondem ao preço da rocha efectivamente viva. Acho estas pedras muito bonitas e gosto do seu aspecto poroso e irregular, noentanto tenho visto alguns malawis com umas pedras negras 'roladas', e se me decidir por estas...é só carregar! Pena mesmo tenho de não comprar um fundo 3D, mas a minha bolsa acho que não vai aguentar tudo :bad-words:

 

Quanto aos aquas da vidromoldura, é muito longe e não cabe um aqua deste no meu carro, de qualquer modo vou perguntar se há hipotese de uma transportadora fazer a entrega, mas duvido muito...

 

Vou segui os vossos concelhos e dizer sim a power head, o filtro deverá ser ou o fluval 305 ou o eheim 2217, depende do orçamento que me apresentarem (que está a demorar uma eternidade), no entanto não excluo a hipotese de comprar on-line alguns equipamentos, e peixinhos (lá muuuito pra frente).

 

A iluminação vai ser de 70w, pretendo colocar as espécies habituais, valisnérias, anúbias e fetos de java em quantidade suficiente para dar alguma 'vida' ao aqua, mas sem tirar protagonismos aos peixes (que de qualquer modo seria dificil).

 

Marco, já agora podes indicar-me ond fica essa loja... este fim de semana vou para a casa dos meus pais, pode ser que aproveite e dê uma olhadela... mesmo que seja só para 'lavar os olhos'.

 

Ups, quase esquecia... no meu caso a tampa do aqua é mesmo imprescíndivel... tenho 2 cadelas de 40kg cada e duas gatas... e 'gracinhas' é o que mais gostam de fazer, no minimo fazem do aqua o bebedouro :snipersmile:

Obrigada a todos

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais