e normal a atitude do betta no primeiro dia

Recommended Posts

Publicado

Sera normal a atitude do betta vermelho macho, perto dos outros pexies de agua fria? ele o caminho p casa vieram tds no mm saco, e ele veio smp a atacar um outro peixe(preto de olhos grandes). ao chegar a casa os coloquei tds juntos e o betta continuou smp a ataca-lo. e normal essa atitude c o peixe? agora retirei o betta e experimentei po-lo e fiquei a observar, ele ameaça somente o preto, os outros 3 n lhes liga. Como posso fazer c q o betta se habitue ao peixe preto?

Publicado:
Como posso fazer c q o betta se habitue ao peixe preto?

Sinceramente? Não creio que possa fazer nada... terá simplesmente que os manter separados. Talvez a melhor opção seja devolver um deles à loja (o betta?).

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

:shock:

Bem, é óbvio que mora no Brasil: é que Betta é peixe de água quente, Telescópio (uma variedade de Kinguio, também chamado Japonês no Brasil) é de água fria (embora suporte uns 20º, se bem me lembro).

Isto é só aponta do iceberg para lhe dizer que Bettas e Telescópios são peixes completamente diferentes!!! Muito diferentes mesmo!!!

O Betta é também chamado "Peixe de briga" ou "Peixe lutador". Na Tailândia, de onde ele é originário, fazem-se mesmo "lutas de bettas" com apostas, à moda das "lutas de galos".

O problema do Betta é que não pode ter dois machos no mesmo aquário: eles lutarão até à morte de um deles!!! :!: Fêmeas não têm esse problema, mas não são de todo tão vistosas...

E depois piora: o Betta macho ataca qualquer peixe que possa parecer outro Betta macho, ou seja: que tenha barbatanas muito desenvolvidas e vistosas... tais como: orandas, telescópios, guppys grandes, molinésias, ...

Ou arranja outro aquário para o Betta, ou devolve à loja ou dá... rápido...

Jean-Dominique Ackle

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Publicado:

E por exeomplo se eu coloca-lo(betta) numa jaula de acrilico, tipo akilas p separar os betas q vemos nas lojas? o beta vendo os outros no aquario mm perto deles, mas estando preso, nao se vai habituando a conviver c eles? ou sera q vai acabar smp por atacar o telescopio?

e obrigado pela vossa ajuda :shock:

Publicado:

Não, isso vai é dar cabo do Betta...:(

Além dessas "jaulas" serem minúsculas (elas servem também para "mostrar" (sublinho as aspas...) como o Betta é resistente e pouco exigente), há ainda um outro problema: os Bettas incham as barbatanas quando vêem outro macho, como forma de intimidação. Mas isso exige energia, e a longo prazo vai ser altamente stressante para o peixe (mais do que dar pancada num peixe mais pacífico...) Se ele conseguir ver os outros peixes, ele vai manter essa postura de briga indefinidamente, até não conseguir mais... É crueldade... E depois de recuperar (se recuperasse), ia voltar ao ataque... :roll:

Não tem volta a dar: se o betta atacou, só um milagre o impede de voltar a atacar...

Bom, isto é o que eu sempre li... Nunca tive nehum porque tenho guppys... :(

Antes de comprar um peixe, é sempre preciso verificar a compatibilidade com o tamanho do aquário, a qualidade da água, os outros peixes que já lá estão/queremos introduzir, ...

Jean-Dominique Ackle

Publicado:
o beta vendo os outros no aquario mm perto deles, mas estando preso, nao se vai habituando a conviver c eles

Não, o betta não se vai habituar, é a natureza dele que fala mais alto... não há nada a fazer. Não tenha ilusões quanto a isto, será preferível devolver o betta à loja.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

pois e, o peixe telescopio acabou por morrer,o beta estava separado deles tds, acabaram os outros por ir mordendo o peixe telescopio, tb o beta tinha feito um estrago no peixe q foi obra. agora q tirei o peixe, experimentei por la dentro do aquario o betta. espero q agora n andei mais a comer uns aos outros :wink:

Publicado:

A Alessandra vive em Vila Franca de Xira?! :cry: Não há nenhuma Vila Franca de Xira no Brasil, pois não?... :cry:

É que a temperatura de um aquário para Bettas deve ser de 25 a 27º Celsius... :!: E a dos Kinguios (cometas, orandas, telescópios, ...) deve ser de 10 a 20ºC, embora suportem normalmente até uns 20ºC... Ainda assim, só pela temperatura, já se torna difícil manter as duas espécies no mesmo aquário... :?

É preciso lembra que os peixes são animais de sangue frio: a temperatura dos seus corpos depende directamente da temperatura da água onde estão!

Quanto aos outros peixes terem atacado o telescópio ferido, penso que isso é bastante normal acontecer, pelo menos entre kinguios. :(

Jean-Dominique Ackle

Publicado:
É que a temperatura de um aquário para Bettas deve ser de 25 a 27º Celsius... :!:  E a dos Kinguios (cometas, orandas, telescópios, ...) deve ser de 10 a 20ºC, embora suportem normalmente até uns 20ºC...  Ainda assim, só pela temperatura, já se torna difícil manter as duas espécies no mesmo aquário... :roll:

http://www.aquaonline.com.br/aquarios/aqua...rio.php?aqua=24

Aqui ele mantem peixes ditos de "agua fria" com tropicais á temperatura de 27º daí nao sera o problema d mante-los juntos

52.gif4.gif
Publicado:
Sera normal a atitude do betta vermelho macho, perto dos outros pexies de agua fria?

O bold é da minha autoria. A Alessandra pensava que o Betta era um peixe de água fria... ;)

E já vimos que ela nãp mora no Brasil, onde diversas pessoas conseguem manter kinguios com peixes tropicais à temperatura ambiente...

E é verdade que os kinguios suportam temperaturas mais elevadas, mas também é verdade que a esperança média de vida deles, na natureza, ronda os 40 anos...

Quanto duram em aquário? E já agora, há quanto tempo a pessoa do link indicado tinha lá os kinguios?

O kinguio deve ser dos peixes mais maltratados na aquariofilia... :(

Jean-Dominique Ackle

Publicado:

Vila franca de Xira e em portugal.pertinho de lisboa. os meus peixes agora esta a se dar bem, qnd comprei o beta a moça da loja disse q ele tb podia estar em agua fria, n meteu obstaculos nenhuns em relaçao a isso de agua kente ou fria.

Publicado:

Olá,

Alessandrantunes: quanto ao que te disse a senhora da loja...esquece!

Os bettas são peixes tropicais, espero que não tenhas dúvidas em relação a isso...É claro que se aguentam a temperaturas "baixas", mas apenas no verão (tal como o peixe-paraíso, outro anabantídeo).

Quando chegar ao Inverno e a temperatura descer abaixo de 17-20ºC o betta vai ficar realmente triste (stressado principlamente), e se morrer espero que vás á "senhora da loja" dizer que o betta morreu de frio...e que não deve ser mantido em água fria! Pode ser que aprenda alguma coisa sobre o que está a vender! :roll:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

pois, se eu colocar um akecedor(n sei como se chama), e os outros peixes n se vai resentir?. eles agora andam durante o dia tds na parte de baixo do aquario, sera por causa da temperatura do aquario e q so c aparelho de regulaçao de oxigenio?tb n vai adiantar eu ir a loja e tirar algumas duvidas, ja q a moça deu provas q n pesca nada do assunto :roll:

Publicado:

e normal, ter somente o regulador de oxigenio e a agua estar kente?cada vez aparece uma coisa nestes peixes, lolol

Publicado:

Olá,

Se colocares o aquecedor (termostato) os peixes não só vão agradecer, como o betta vai ficar mais bonito e vivaz. Nunca tive peixes de água fria em água kente, sempre os mantive saudáveis num lago, mas dentro de casa por vezes a temperatura sobe aos 25ºC (ou mais!!) e aí a temperatura dos aquários sobe. Portanto...os peixes de água fria depressa se habituam a água quentinha!

O facto da temperatura estar alta é por isso mesmo: o ar em redor do aquário também está quente...e aquece a água.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

entao por enquanto n preciso comprar nenhum akecedor p a agua do aquario, se o aquario esta tanto kente por dentro como por fora. o beta esta smp a se mexer so as vezes esta no fundo do aquario como os outros peixes. estao tds c uma cor viva. eu ja tive um aquario, mas era mto pequena e era do meu pai, e era de agua kente, meu pai tinha betas e por ai a fora. era um aquario de 80 litros(se eu n me engano)em algumas fotos q tenho em casa dos meus pais tem esse aquario. e como eu nunca tive peixes depois disso, so tive caes, agora me sinto ou pouco perdida :roll: mas nd q n aprenda :?:

Publicado:

Não sou tão optimista como o diesel_car quanto a ter peixes de água fria em água quente, mas...

De qualquer forma, mesmo no Inverno, os kinguios que se vendem não devem ter o aquário muito frio (é preferível ter a temperatura acima dos 15º, embora os selvangens aguentem 10º e até menos).

Em todo o caso, penso que se a água do aquário estiver sempre entre os 20-22º (mais para o 22...) poderá manter tanto kinguios como bettas com suficiente "qualidade de vida". :P

Um aquecedor/termostato (os que se vendem são, do que conheço, todos dois em um: aquecem a água e têm um termostato para os desligar automaticamente quando a água atinge a temperatura regulada no topo do aparelho, e voltar a ligar quando desce abaixo da mesma temperatura; um lojista minimamente informado sabe a que se refere se lhe pedir quer um "aquecedor" quer um "termostato") de 50W ou 100W da marca Aquapor (passe a pub :roll: ) pode ser comprado por 12-13€ (tenho um de 50W há um ano e meio e funciona muito bem). Pode comprar um termómetro para verificar a temperatura (aconselhável, já que parece ter uma casa quente), por 1,5€ (analógico, colocado por dentro do vidro) ou 2,5-3,5€ (digital, posto do lado de fora).

Ah, já me esquecia! A escolha da potência do aquecedor obedece a uma regra simples: 1 Watt por 1 litro de água, ou seja: aquário de 50 litros->aquecedor de 50W, 100 litros->100W, etc. Em caso de não haver a potência exacta para o tamanho do seu aquário, compre o de potência acima. Ex.: para aquário de 85lts, entre um aquecedor de 75W e um de 100W, compre o de 100, e depois, se for preciso, regule para uma temperatura mais baixa do que a que pretende. Compare os resultados com o termómetro... :?:

Felicidades,

Jean-Dominique Ackle

Publicado:

O beta n come o mesmo q o resto dos peixes? qnd ponho a comida, os outros peixes vao comer e ele nao vai. tb ja nao ataca os outros peixes, agora o aquario esta mto mais calmo e sera tb normal os peixes estarem smp perto das pedras(o beta e os outros dois) os pretos estao smp por cima. de quanto em quanto tempo limpasse o aquario,se tem o filtro de limpeza? e o aquario n e mto grande tem as seguintes medidas 34cm de comprimento; 19,5cm de largura e 26 de altura?e tenho dado de comer a eles duas vezes por dia, uma mais ou menos na hora do almoço e uma outra a noite, estou a dar mto comer ou nao?