Mocho Publicado Maio 19, 2004 Publicado Maio 19, 2004 Pois é, o calor já ca canta de novo. E com ele, aqueles dias infernais que teimam em subir a temperatura dos nossos aquas bem acima dos limites... Conclusão: Pescada cozida para o jantar!!! :D :D Entre as várias soluções, uma parece-me utilizar a iluminação nas horas de menor calor, ou seja de noite. De facto, o calor dissipado pelas nossas aquaglos e powerglos e tudo-o-resto-glo é imenso e temos a certeza que, graças ao reflector, a maior parte dele vai direitinho para a água do aqua. Uma ideia talvez seja elevar a iluminação (quem possa) uns dois ou três centímetros, o suficiente para passar algum ar entre a calha e o aqua e tentar dissipar algum calor na corrente de convecção. Suponho que perdemos também alguma luz que acaba reflectida para fora da calha e do aqua. A outra, e nesta vem a minha dúvida, regular um temporizador para "fora-de-horas".. Eu costumo ter o meu 12h/dia, das 11h às 23h. Agora quero ter a iluminação desligada, pelo menos, entre as 11h e as 17h. Tenho o aqua numa divisão da casa voltada para Norte, logo pouco iluminada, pelo que a pouca luz da janela não me parece significativa para não lhe chamar de "noite aquática"... A pergunta que faço, e querendo manter as 12h/dia, é se o posso fazer faseadamente, ou seja, em dois períodos, tipo 17h - 1h e das 6h às 10h ou se isso prejudica os hábitos "iluminados" dos meus peixes. Afinal, só é suposto haver um período de luz e de escuro por dia. É que são nestas horas que mais facilmente posso alimentar a peixarada e fazer alguma manutenção ao aqua. Caso contrário, lá terei de optar pelas 17h-5h.. ou algo que se pareça. Que acham? Citar http://www.aquariofiliadigital.com/index.php
Ricardo Pinto Publicado: Maio 19, 2004 Publicado: Maio 19, 2004 A questão que eu coloco....Será possivel os peixes sofrerem de jet-lag? Ao alterar as horas dos dias, sera que se poderá stressar os "bichos". E se diminuires a temperatura da resistencia, ou ate mesmo desliga-la, as temperaturas altas mantem-se? Abraço, Ricardo Pinto Citar
Jatbas Publicado: Maio 19, 2004 Publicado: Maio 19, 2004 se nos afecta a nos porque n deveria afectar a eles tb?? afinal, axo que todo o ser vivo crio o chamado habito não? Citar AquaWizard
minidiogo Publicado: Maio 20, 2004 Publicado: Maio 20, 2004 Olá! Se a temperatura subir gradualmente e descer gradualmente nao vejo o problema. Como fazem os peixes na natureza compram ventoinhas? Logo que nao passe os 32/34 graus para mim nao ha problema, quando se tem que curar ictio costuma-se (pelo menos eu) elevar a temperatura gradualmente para os 32 graus e depois descer. Eu tive a temperatura a 32 graus durante uma semana e os peixes andavam nao muito normalmente mas nao morreram. Posso estar a dar grande "calinada" mas,...... Hasta Citar Diogo Oliveira
Jatbas Publicado: Maio 20, 2004 Publicado: Maio 20, 2004 inda ontem tinha a agua do meu aqua a uns valentes 32 graus. Dava para notar que os peixes andavam mais stressados, mas o maximo que lhes pude fazer foi baixar a temperaturo do termostato. Hoje kando xegar a noite, ou seja no periodo de mais calor da minha casa, vou ver a quanto esta a agua. Citar AquaWizard
Mocho Publicado: Maio 20, 2004 Autor Publicado: Maio 20, 2004 Os peixes selvagens (na natureza) não precisam de ventoinhas nem nenhum truque... é que os "aquas" deles têm bem mais de 100L, pelo que um ou dois mesitos de calor não da pa elevar grande coisa a temperatura de um lago ou rio... A temperatura demasiado elevada, além de stress, pode causar a morte! E não me refiro a água a ferver mas uns meros 32-35ºC... Citar http://www.aquariofiliadigital.com/index.php
whiteman Publicado: Maio 22, 2004 Publicado: Maio 22, 2004 Uma ideia talvez nao muito genial mas... vejam la http://www.petsforum.com/personal/trevor-j...oling_fans.html Citar
Recommended Posts