Configuração (talvez) final do meu novo aquário

lmsalgado

Recommended Posts

Depois de passar as últimas duas semanas a investigar compulsivamente neste e noutros fóruns, de recolher as vossas valiosas ajudas e opiniões, acho que estou pronto para arrancar com o novo aquário

A "lista de compras" abaixo é a configuração que compilei ao longo desta investigação de acordo com o meu aquário e os meus interesses (tenho um fraquinho pela reprodução :x-mas::) ).

Venho agora pedir-vos um último (pelo menos assim espero) favor: o de me dizerem se eu estou a tomar alguma opção menos favorável ou se me estou a esquecer de algo importante.

Se mais não for a lista poderá ajudar outros com interesses semelhantes a simplificarem a sua própria investigação.

Então cá vai:

Aquário: Aquapor 100cm x 30cm (L) x 40cm (A) = 120 litros brutos

PH da água da torneira medido por mim: entre 7,5 e 8,0

Fauna (a introduzir gradualmente):

––––––––––––––––––––––––––––––

3 Guppy (1 macho e 2 fêmeas)

6 Tetra Néon

4 Coridora

1 LDA25 (Pitbull)

2 Otocinclus

2 Gourami Pérola (casal)

10 Camarões Red Cherry

2 Ampulárias

Estou a preparar um outro aquário a partir de duas caixas Vodafone que, conforme as necessidades, servirá de maternidade, ou de Motel para as Colisas terem sessões escaldantes nos ninhos de bolhas.

Depois coloco aqui o DIY…

Flora:

–––––––

Musgo de Java

Feto de Java

Sagitária

Anúbias Afzelii

Valisnéria Americana

… e outras mais que aparecerem com o requisito de serem fáceis (poucos exigentes) e gostem de luz baixa/média como as anteriores

Substracto:

––––––––––

Apenas Akadama (de preferência especial: 2-3mm) - as plantas serão poucos exigentes e futuramente poderei fazer fertilização liquida, se necessário). Quantidade: 15 kg, o suficiente para uma altura média de 5cm.

Juntarei uns troncos de vinha que já estou a tratar de arranjar e que levarão o seguinte tratamento:

- Fervura com sal

- Lavagem

- Mais 2 ou 3 fervuras, até ficar satisfeito

- Lavagens

- Demolhar até ao natal

Iluminação:

–––––––––

Recuso-me a pagar mais pelo candeeiro dos peixes do que pelos candeeiros da minha casa. Portanto vai ser um DIY com 2 lâmpadas T5 – 39W e espaço para acrescentar uma terceira, caso necessário.

1 lâmpada 6500K

1 lâmpada de 4200K ou de 8500K - não sei qual escolher, sugestões? (a tal 3ª lâmpada, a acrescentar num futuro hipotético, será a excluída desta opção).

Filtro:

––––––––

Eheim 2213 com torneiras duplas

Matérias filtrantes por ordem de passagem da água:

Esponja azul - incluída no filtro

Tubos de Cerâmica - Aquapex Biocer Plus 1 (aqui)

Turfa granulada - Aquapex Blackpeat Super (aqui)

Esponja branca – incluída no filtro (creio que é lã de vidro)

A turfa, além do efeito de fixação de bactérias, prende-se com a tentativa de baixar o PH para valores próximos de 7,0.

Incluo as referências às marcas simplesmente porque me pareceram razoáveis em termos de descrição e preços na loja onde em principio vou comprar isso.

Termóstato:

–––––––––––

Jager 150W

Outros:

–––––––––

Termómetro

Testes:

PH

Nitratos (NO3) – Para determinar a frequência de TPAs

Amónia (NH3/NH4) – Para ajudar a determinar causas de mortes

Rede

Frigideira para quando os red-cherrys forem grandes :):lol::lol:

Activação (e ciclo do Azoto):

––––––––––––––––––––––––––

O aquário entrará em funções a 25 de Dezembro e, se tudo correr bem, o primeiro peixe estreará a casa a 9 Janeiro. Os restantes irão entrando gradualmente.

Editado por lmsalgado
Partilhar nas redes sociais

Depois de passar as últimas duas semanas a investigar compulsivamente neste e noutros fóruns, de recolher as vossas valiosas ajudas e opiniões, acho que estou pronto para arrancar com o novo aquário

A "lista de compras" abaixo é a configuração que compilei ao longo desta investigação de acordo com o meu aquário e os meus interesses (tenho um fraquinho pela reprodução :x-mas::) ).

Venho agora pedir-vos um último (pelo menos assim espero) favor: o de me dizerem se eu estou a tomar alguma opção menos favorável ou se me estou a esquecer de algo importante.

Se mais não for a lista poderá ajudar outros com interesses semelhantes a simplificarem a sua própria investigação.

Então cá vai:

Aquário: Aquapor 100cm x 30cm (L) x 40cm (A) = 120 litros brutos

PH da água da torneira medido por mim: entre 7,5 e 8,0

6 Tetra Néon

4 Coridora

1 LDA25 (Pitbull)

2 Otocinclus

2 Gourami Pérola (casal)

10 Camarões Red Cherry

2 Ampulárias

Estou a preparar um outro aquário a partir de duas caixas Vodafone que, conforme as necessidades, servirá de maternidade, ou de Motel para as Colisas terem sessões escaldantes nos ninhos de bolhas.

Depois coloco aqui o DIY…

Flora:

–––––––

Musgo de Java

Feto de Java

Sagitária

Anúbias Afzelii

Valisnéria Americana

… e outras mais que aparecerem com o requisito de serem fáceis (poucos exigentes) e gostem de luz baixa/média como as anteriores

Substracto:

––––––––––

Apenas Akadama (de preferência especial: 2-3mm) - as plantas serão poucos exigentes e futuramente poderei fazer fertilização liquida, se necessário). Quantidade: 15 kg, o suficiente para uma altura média de 5cm.

Juntarei uns troncos de vinha que já estou a tratar de arranjar e que levarão o seguinte tratamento:

- Fervura com sal

- Lavagem

- Lavagens

- Demolhar até ao natal

Iluminação:

–––––––––

Recuso-me a pagar mais pelo candeeiro dos peixes do que pelos candeeiros da minha casa. Portanto vai ser um DIY com 2 lâmpadas T5 – 39W e espaço para acrescentar uma terceira, caso necessário.

1 lâmpada 6500K

1 lâmpada de 4200K ou de 8500K - não sei qual escolher, sugestões? (a tal 3ª lâmpada, a acrescentar num futuro hipotético, será a excluída desta opção).

Filtro:

––––––––

Eheim 2213 com torneiras duplas

Matérias filtrantes por ordem de passagem da água:

Esponja azul - incluída no filtro

Tubos de Cerâmica - Aquapex Biocer Plus 1 (aqui)

Turfa granulada - Aquapex Blackpeat Super (aqui)

Esponja branca – incluída no filtro (creio que é lã de vidro)

A turfa, além do efeito de fixação de bactérias, prende-se com a tentativa de baixar o PH para valores próximos de 7,0.

Incluo as referências às marcas simplesmente porque me pareceram razoáveis em termos de descrição e preços na loja onde em principio vou comprar isso.

Termóstato:

–––––––––––

Jager 150W

Outros:

–––––––––

Termómetro

Testes:

PH

Amónia (NH3/NH4) – Para ajudar a determinar causas de mortes

Rede

Frigideira para quando os red-cherrys forem grandes :):lol::lol:

O aquário entrará em funções a 25 de Dezembro e, se tudo correr bem, o primeiro peixe estreará a casa a 9 Janeiro. Os restantes irão entrando gradualmente.

Boas!

A minha opiniao, é a de que estas a misturar peixes que se dao melhor em parametros de agua diferentes, quanto as colisas que sao peixes que crescem um bocado, nao me parece que o ideal, seja uma caixa de plastico minuscula para se reproduzirem.

Quanto ao resto força com isso.

Cumps

Boas!

A minha opiniao, é a de que estas a misturar peixes que se dao melhor em parametros de agua diferentes, quanto as colisas que sao peixes que crescem um bocado, nao me parece que o ideal, seja uma caixa de plastico minuscula para se reproduzirem.

Quanto ao resto força com isso.

Cumps

Pelo que eu encontrei os Guppys são os únicos da lista que gastam mais de águas alcalinas... e esses são resistentes. Mesmo assim parece que aguentam PH de 6.0 a 8.0

So o pH n baixar dos 7.5, tenho d+uvidas que os néons (sobre)vivam.. e mesmo que vivam, será uma vidinha mto triste e "dolorosa".

Boa sorte

A julgar por este site os néons agradecem que eu baixe o PH ;)

boas lmsalgado!

vejo qe tens a coisa bem pensada! optimo!

só umas achegas:

Iluminação:

–––––––––

1 lâmpada 6500K

tendo em conta o volume real de água, vais ficar sensivelmente com 0,75%w/L, talvez um pouco mais, pelo que até podes incluir mais umas quantas plantas de poucas exigências, se quiseres aumentar a variedade da flora;

- Fervura com sal

- Lavagem

- Lavagens

- Demolhar até ao natal

começa já a tratar disso, para te assegurares de que, pelo natal, eles já não largam fungus nenhuns; essa madeira, por vezes, é tramada...

a turfa vai baixar esse ph alcalino, mas prepara-te para teres a água bastante acastanhada nos primeiros tempos... vais ter que passar mesmo por isso, dado que estás a optar por peixes de águas ácidas;

por isso acho que os guppies destoam aí no meio...

mesmo aproveitando 2 cubos da vodafone, o espaço continua a ser reduzido para um casal de colisas... é melhor repensares esta questão;

mesmo que os nitratos não estejam altos, não deixes de fazer TPAs sempre! é a melhor medida preventiva em aquariofilia!

acho que deves esperar mais 1 semana ou 2 antes da introdução do primeiro habitante; como a função dos peixes 'cobaias' é gerarem amónia com os seus detritos, sou defensor de se conseguir o mesmo resultado com bocados de comida diariamente, sem recorrer ao eventual sacrifício dos bichos... não esquecer a adição das bactérias nesta fase.

boa sorte e força com isso! ;)

Olá Lmsalgado! Só umas incompatibilidades: Guppy's - PH alcalino / Néon's - PH ácido e Colisas - gostam de camarões / Camarões - não gostam de Colisas...

Convém colocares peixes de um só PH para todos andarem sem stress.E os camarões são comida muito cara para as Colisas... :)

Boa sorte com a tua nova montagem!

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Esqueci-me de esclarecer o caso das Colisas (que na verdade são Gouramis Pérola - Tricogaster leeri):

Eu também acho que os cubos são muito pequenos, por isso é que estou a juntar 2. Fico com uma capacidade de 11 litros, para peixes com o máx. de 12 cm. Ou seja: durante um periodo curto terei 2x12cm de peixe na meternidade; mal tenha os ovos a fêmea volta para o comunitário; e depois volta também o macho.

Acham que mesmo assim é pequeno? Eu escolhi Gouramis Pérola por aparentemente serem mais fáceis de reproduzir, mas poderei trocar por Gouramis Anão (Colisa lalia) que atingem apenas 6 cm.

tendo em conta o volume real de água, vais ficar sensivelmente com 0,75%w/L, talvez um pouco mais, pelo que até podes incluir mais umas quantas plantas de poucas exigências, se quiseres aumentar a variedade da flora;

Óptimo bang Vou pesquisar mais algumas então.

começa já a tratar disso, para te assegurares de que, pelo natal, eles já não largam fungus nenhuns; essa madeira, por vezes, é tramada...

Sim, vou buscá-los o mais rápido possivel, até porque senão ficarem bastante tempo de molho vão ficar a flutuar.

a turfa vai baixar esse ph alcalino, mas prepara-te para teres a água bastante acastanhada nos primeiros tempos... vais ter que passar mesmo por isso, dado que estás a optar por peixes de águas ácidas;

Bom, lá terá que ser banana rock . Mesmo não sendo tão bonito, acho que os peixes não se importam com isso.

por isso acho que os guppies destoam aí no meio...

Eheh, parece que é unánime. Na verdade também não vou muito pelos Guppys (talvez por serem demasiado banais...) mas os miúdos adoram.

Se eu conseguir PH próximo dos 7.0 acham que os Guppys vão ficar a sofrer?

mesmo aproveitando 2 cubos da vodafone, o espaço continua a ser reduzido para um casal de colisas... é melhor repensares esta questão;

Ok vou trocar por Colisa Lalias então, sempre são menores e não se devem dar tão mal com uma estadia curta no hotel Vodafone.

mesmo que os nitratos não estejam altos, não deixes de fazer TPAs sempre! é a melhor medida preventiva em aquariofilia!

Sim claro. A minha ideia era no início verificar se estou a fazer TPAs a menos, até estabelecer uma rotina.

acho que deves esperar mais 1 semana ou 2 antes da introdução do primeiro habitante; como a função dos peixes 'cobaias' é gerarem amónia com os seus detritos, sou defensor de se conseguir o mesmo resultado com bocados de comida diariamente, sem recorrer ao eventual sacrifício dos bichos... não esquecer a adição das bactérias nesta fase.

Estava a pensar colocar bocados de comida logo desdo o início... acham que não chega?

boa sorte e força com isso! :D

Obrigado pela força e pelas dicas :D

Olá Lmsalgado! Só umas incompatibilidades: Guppy's - PH alcalino / Néon's - PH ácido e Colisas - gostam de camarões / Camarões - não gostam de Colisas...

Convém colocares peixes de um só PH para todos andarem sem stress.E os camarões são comida muito cara para as Colisas... banana rock

Boa sorte com a tua nova montagem!

Pois, quanto aos Guppys, estou a reavaliar a situação deles.

Mas as Colisas, várias pessoas que têm ambos, têm-me dito que não incomodam os camarões. Até já mostraram fotos de colisas a ignorar camarões ao lado delas eheheh.

Esqueci-me de esclarecer o caso das Colisas (que na verdade são Gouramis Pérola - Tricogaster leeri):

Eu também acho que os cubos são muito pequenos, por isso é que estou a juntar 2. Fico com uma capacidade de 11 litros, para peixes com o máx. de 12 cm. Ou seja: durante um periodo curto terei 2x12cm de peixe na meternidade; mal tenha os ovos a fêmea volta para o comunitário; e depois volta também o macho.

Acham que mesmo assim é pequeno? Eu escolhi Gouramis Pérola por aparentemente serem mais fáceis de reproduzir, mas poderei trocar por Gouramis Anão (Colisa lalia) que atingem apenas 6 cm.

se estavas a pensar nos trichogaster leeri, pior ainda! eles atingem facilmente os 10 cm no estado adulto, altura em que poderão reproduzir...

penso que os 11L que referes será o volume bruto dos cubos... embora os colisa lalia sejam mais pequenos, duvido que se vão sentir bem, a ponto de se reproduzirem... o tamanho mínimo de aquário indicado para eles é de 80L....

A minha ideia era no início verificar se estou a fazer TPAs a menos, até estabelecer uma rotina.

podes, desde já estabelecer uma rotina de 20/30% semanalmente, depois do aquário habitado.

Estava a pensar colocar bocados de comida logo desdo o início... acham que não chega?

sim, claro! foi isso que eu disse cabecadura

se estavas a pensar nos trichogaster leeri, pior ainda! eles atingem facilmente os 10 cm no estado adulto, altura em que poderão reproduzir...

penso que os 11L que referes será o volume bruto dos cubos... embora os colisa lalia sejam mais pequenos, duvido que se vão sentir bem, a ponto de se reproduzirem... o tamanho mínimo de aquário indicado para eles é de 80L....

Bom então terei que me contentar em tentar reproduzilos no comunitário.... cabecadura

podes, desde já estabelecer uma rotina de 20/30% semanalmente, depois do aquário habitado.

Boa. Obrigado

Bom então terei que me contentar em tentar reproduzilos no comunitário....

ofereces um casal de guppies aos filhos, para os cubos (aí eles ficam todos contentes) e arranjas um aquário intermédio para a reprodução dos colisas cabecadura

(o pior será quando os guppies começarem a reproduzir... hehe!)

Editado por josé mendonça

ofereces um casal de guppies aos filhos, para os cubos (aí eles ficam todos contentes) e arranjas um aquário intermédio para a reprodução dos colisas 8)

(o pior será quando os guppies começarem a reproduzir... hehe!)

Agrada-me a ideia... vai ser complicado é convencer a mulher a ocupar a casa com um monte de aquários :smile2:

ao ler agora um tópico de outro membro, lembrei-me logo de ti, pois contrariamente ao que te disse, e embora não saiba as dimensões do aquário, ele conseguiu reproduzir colisas num bem pequeno!... vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=73946&st=0

ao ler agora um tópico de outro membro, lembrei-me logo de ti, pois contrariamente ao que te disse, e embora não saiba as dimensões do aquário, ele conseguiu reproduzir colisas num bem pequeno!... vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=73946&st=0

Boa, obrigado.

Quando chegar à altura vou tentar por as Colisas no aquário pequeno, se vir que elas estão desconfortáveis volto a colocá-las no comunitário e desisto da ideia, senão... pode ser que tenha sorte.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!