Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Tenho um aquário Aquadream 60:

http://petosland.com/petos/index.php?page=...rt&Itemid=1

Como podem ver na descrição, a iluminação é 1 lâmpada de 15W T8. Queria dar um ar mais "marinho" ao meu aquário e queria portanto saber se existe algum contra ou se existe algum potencial dano aos peixes ao colocar uma lâmpada ligeiramente "azulada".

Publicado:
Boa tarde,

Tenho um aquário Aquadream 60:

http://petosland.com/petos/index.php?page=...rt&Itemid=1

Como podem ver na descrição, a iluminação é 1 lâmpada de 15W T8. Queria dar um ar mais "marinho" ao meu aquário e queria portanto saber se existe algum contra ou se existe algum potencial dano aos peixes ao colocar uma lâmpada ligeiramente "azulada".

Para os peixes não há problema nenhum. Para as plantas é que é chato.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Estive a ler mais umas coisas e vi por alto a regra do 1w / litro. Também reparei alguém aqui no foruma dizer que as algas verdes surgem por excesso de luz e as castanhas exactamente pelo contrário, ora o meu aqua tem tendência a surgirem algas castanhas, suponho portanto que a luz seja fraca. Como podem ver, o meu aqua traz uma lâmpada de 15w T8, o que está bem longe do 1w/litro.

Devo comprar uma lâmpada de pelo menos 25w? Quantos K?

Cumprimentos.

Publicado:

Ruben, vais ter ai uma questão que te vai "atrapalhar" é que não podes pensar "vou por X watts" porque as lampadas quanto mais watts têm maior o seu cumprimento, ou seja, nem todas dão para o teu aqua.

Eu também estou a ter esse problema, e se alguém sugerir soluções também agradeço, mas o que posso partilhar contigo é mesmo o tipo de soluções que já encontrei.

1 - Reflector - colocas um reflector entre a tampa e a lampada e eles dizem que aumenta a iluminação em 100%, isto é na teoria, na pratica nao sei. Fica cerca de 10 euros.

2 - Balastro + nova lampada - Neste caso terias que tirar a tampa do aqua e utilizar esta opção, dificilmente arranjas algo com as medidas exactas da tampa, por isso vao sempre ficar espaços abertos. Aqui há soluções de por lampadas de 55watts e gastas cerca de 60 euros.

Para já vou deixar como está para ver o que se vai passando. Já agora permite-me dizer-te que a regra é 0,5 ou 1w por litro, ou seja, se for 0,5 w por litro precisas de mais ou menos 25 watts (visto que ficas prai com 50 litros uteis no teu aquario) o que em principio, se for como eles dizem, com o reflector já dá.

Abraço e espero ter ajudado.

Publicado:

Viva,

Antes de mais obrigado pela tua resposta.

O meu aqua já trazia esse reflector de que falas, realmente nota-se uma diferença mas não é uma diferença assim tão grande.

Estive hoje na loja e realmente reparei nesse pormenor, quanto mais W maior o comprimetno da lâmpada.

Publicado:
Já agora permite-me dizer-te que a regra é 0,5 ou 1w por litro, ou seja, se for 0,5 w por litro precisas de mais ou menos 25 watts (visto que ficas prai com 50 litros uteis no teu aquario) o que em principio, se for como eles dizem, com o reflector já dá.

Abraço e espero ter ajudado.

Ora bem:

A "regra" é uma treta e só se aplica a aquas de aproximadamente 100 litros. Quem tem menos precisa de mais Watts, quem tem mais, vai diminuindo.

Pela enésima vez, aqui vai este site, extremamente util, na minha opinião:

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!