Monize Publicado Dezembro 8, 2007 Publicado Dezembro 8, 2007 (editado) Boas. Tenho um kinguio e ontem apareceram-lhe pontos brancos, pelo que suponho que se trata de Íctio. Já vi muitas formas e tratamentos para esta doença. Queria que me desses opiniões sobre alguns assuntos: Será que devo aumentar a temperatura a 30º, sendo um peixe de agua fria? Ouvi dizer que alho ajuda..? metronidazol? colocar uma colher de sal para 50l de agua? Aceitam-se sugestões com base em experiencia prorpia. obrigado Editado Dezembro 10, 2007 por Monize Tranquilidade
Jaimepn Publicado: Dezembro 8, 2007 Publicado: Dezembro 8, 2007 Boas.Tenho um kinguio e ontem apareceram-lhe pontos brancos, pelo que suponho que se trata de Íctio. Já vi muitas formas e tratamentos para esta doença. Queria que me desses opiniões sobre alguns assuntos: Será que devo aumentar a temperatura a 30º, sendo um peixe de agua fria? Ouvi dizer que alho ajuda..? metronidazol? colocar uma colher de sal para 50l de agua? Aceitam-se sugestões com base em experiencia prorpia. obrigado nunca tive ictio em peixes de agua fria.. mas acho q deverás aumentar a temperatura nao para os 30º mas aumenta 2 graus à temperatura actual ja tive uma molly com ictio e isso passado 24 horas passou. espero por mais opinioes Jaime Dias Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Monize Publicado: Dezembro 9, 2007 Autor Publicado: Dezembro 9, 2007 (editado) Pelo que percebi, foram os espadas que comprei recentemente que trouxeram a praga de Íctio. Suponho que ele adoeceu repentinamente i numa mudança brusca de agua.. com agua do garrafao fria (para corrigir o ph). No dia a seguir já estava com os pontos brancos. Tendo em conta que o kinguio estava num aquario juntamente com espadas... a 24º. Decidi tomar as seguintes medidas: - aumentar a temperatura gradualmente a 29º (neste momento está a 28º) :D - colocar 1 colher de sal grosso - colocar 1/2 comp de metronidazol 250mg por dia (é fim de semana e as lojas estão fechadas, tive de tomar uma atitude!) - diminuir a oxigenação - diminuir a luminosidade - reforço de alimentação - muitos miminhos.. - pensamento positivo Se tiverem mais sugestões agradeço Editado Dezembro 9, 2007 por Monize Tranquilidade
João Lopes Publicado: Dezembro 9, 2007 Publicado: Dezembro 9, 2007 Pelo que percebi, foram os espadas que comprei recentemente que trouxeram a praga de Íctio. Suponho que ele adoeceu repentinamente i numa mudança brusca de agua.. com agua do garrafao fria (para corrigir o ph). No dia a seguir já estava com os pontos brancos. Tendo em conta que o kinguio estava num aquario juntamente com espadas... a 24º. Decidi tomar as seguintes medidas: - aumentar a temperatura gradualmente a 29º (neste momento está a 28º) - colocar 1 colher de sal grosso - colocar 1/2 comp de metronidazol 250mg por dia (é fim de semana e as lojas estão fechadas, tive de tomar uma atitude!) - diminuir a oxigenação - diminuir a luminosidade - reforço de alimentação - muitos miminhos.. banana rock - pensamento positivo Se tiverem mais sugestões agradeço aumenta a oxigenaçao e a temperatura e poe sal grosso, nao é preciso fazer mais nada, 2 a 3 dias , saiem as pintas, mas, depois deixa mais 1 semana a temperatura alta para matar o ictio que anda pela agua.. senao voltará a aparecer quando baixares a temperatura.
Monize Publicado: Dezembro 9, 2007 Autor Publicado: Dezembro 9, 2007 pois, segundo me disseram o aumento de temperatura deve ser acompanhado por um aumento de oxigenaçao. Já o estou a fazer. Obrigado! Tranquilidade
josé mendonça Publicado: Dezembro 9, 2007 Publicado: Dezembro 9, 2007 (editado) geralmente o íctio 'aparece' após a introdução de novos peixes... ao longo de vários anos, isso aconteceu-me algumas vezes e sempre resolvi o problema com Protazin da Waterlife, seguindo as instruções à risca e aumentando a temperatura para os 30º. não conheço o medicamento que mencionas, mas a adição de sal, mal não faz seguramente... boa sorte Editado Dezembro 9, 2007 por josé mendonça 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Monize Publicado: Dezembro 9, 2007 Autor Publicado: Dezembro 9, 2007 geralmente o íctio 'aparece' após a introdução de novos peixes... ao longo de vários anos, isso aconteceu-me algumas vezes e sempre resolvi o problema com Protazin da Waterlife, seguindo as instruções à risca e aumentando a temperatura para os 30º.não conheço o medicamento que mencionas, mas a adição de sal, mal não faz seguramente... boa sorte O metronidazol é um anti fungico, anti parasitario e combate tambem protozoarios.. mas em humanos. pelo que vi em foruns, já tem sido usado em peixes com exito. Resolvi colocar esse medicamento como medida drastica porque queria actuar rapidamente. No entanto vou suspender o tratamento porque nao sei ate que ponto poderao surgir reacçoes adversas... Neste momento tenho a temp a 29º a caminho dos 30º.. o kinguio não tem mais pontos brancos (ate me parece que tem menos) mas tem na zona do peito perto das guelras umas pequenas manchas vermelhas. ele continua a nadar e a comer bem. tentei dar-lhe alho para comer mas ele rejeita. Anda um bocadinho mais parado que o normal.. mas pudera... acho que é normal. Tranquilidade
Psyfactor Publicado: Dezembro 9, 2007 Publicado: Dezembro 9, 2007 Eu trato Ictio com tratamento de choque e usando metileno Essas manchas vermelhas no abdomen... dizia-te já o que era, mas emprestei o meu manual de doenças.. pesquisa isso na net e de certeza que encontras.. boa sorte
Monize Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 Eu trato Ictio com tratamento de choque e usando metilenoEssas manchas vermelhas no abdomen... dizia-te já o que era, mas emprestei o meu manual de doenças.. pesquisa isso na net e de certeza que encontras.. boa sorte bem.. Parece que afinal nao era íctio..! O kinguio morreu!! No espaço de 2 dias depois de terem sido detectados os pontos brancos. Em seguida apareceram na região da inserçao das barbatanas e guelras uma especie de rubor avermelhado. ontem de noite nadava e comia. Hoje de manhã já estava morto. banana rock E eu pensava que era uma tragedia ate ver que a mãe Espada está com a epiderme descamativa e ate já lhe falta bocadinhos pequeninos de barbatana. Uma especie de lepra versão peixe. vou ver se descubro a doença que é! Tinha mais bom aspecto o kinguio morto do que ela viva :D Não tenho muitas esperanças mas vou fazer o que puder. O lado bom da coisa é que tenho cerca de 5-10 alevinos de espada no aquario e têm-se escondido e mantido vivos desde há 3dias. o lado mau é que nao sei bem como trata-los. Que chatisse! Tranquilidade
Monize Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 Bem parece que pode ter começado com íctio mas que terminou em alguma forma de infecção bacteriana. Os pontos brancos desapareceram do kinguio morto e da espada (que tambem tinha alguns a principio)... mas começaram a aparecer caracteristicas que, pelo que pude ver no guia, correspondem a infecçao bacteriana. Que granda salganhada que vai naquela água. Já fiz uma Tpa 15%. Não sei se me meta ja num antibiotico. se faça mais Tpas... Tou um bocado confuso. Devo manter temperatura alta? Agradecia ajuda pff Tranquilidade
Psyfactor Publicado: Dezembro 10, 2007 Publicado: Dezembro 10, 2007 Percebo pouco de doenças mas era melhor se pusesses o setup completo do aquário.. EU para já separava os alevins da mãe, pelo menos garantias que n se propagava a doença..
Monize Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 aqua pearl 40L temp - esteve a 29º mas com a tpa que fix desceu aos 26º!! ph - 7,5 nitritos- 0,2 fauna: 1 espada macho e 1 espada fêmea flora: 3 plantas e os alevinos que estão por detras de uma placa decorativa que simula rocha preta. há um espaço de menos de 1cm de largura e eles escondem-se lá. ás vezes aventuram-se para a zona principal e esconde-se no tronco ou no areao ou entre plantas. não consigo contabiliza-los bem. mas já contei cerca de 7. Tranquilidade
Monize Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 E pronto lá se foi a espada. Impressionante a velocidade com que morrem. Num dia parecia bem... no outro apresentou sintomas e no outro morreu... Tomara que muitos humanos morressem tão rapido... nem tempo tinham para se preocupar!! Seja como for ainda tenho um espada macho sem sintomas morfologicos. a unica coisa digna de registo é o facto de estar muito irrequieto e nadar muito. Iniciei hoje tratamento para bacterias. Vou continuar por 7 dias. Não sei mais que faça. Vou esperar para ver o que acontece... Aguardo sugestões... Tranquilidade
josé mendonça Publicado: Dezembro 12, 2007 Publicado: Dezembro 12, 2007 TPAs diárias com água à mesma temperatura. 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Recommended Posts