Recommended Posts

Publicado (editado)

Pois é:

Há tempos (cerca de 6/7 meses) montei um pequeno aquario de 35 litros para desenvolvimento de plantas. Acontece que vi os barbus de odessa numa loja e fiquei logo apaixonado: comprei 5 - três machos e duas fêmeas.

Espécie extremamente resistente pois nunca tive grandes cuidados com esse aquário e eles estão às mil maravilhas.

Qual não é a minha surpresa quando hoje de manhã vou podar e tirar uns pés de umas plantas que se desenvolveram muito, e descubro 2 barbus com cerca de 2 cm.

Fiquei parvo

Como se safaram estas crias? o que comeram quando nasceram?

Deduzo que só sobreviveram pq o aquario tinha muitas plantas e souberam esconder-se, senão os pais chamar-lhe-iam um petisco.

Fiquei curioso.

Às vezes queremos tanto a reprodução que matamo-nos com tabalhos e nada acontece. E agora, sem saber ler nem escrever, os peixes trataram de tudo sozinhos.

A Natureza é qualquer coisa.....

Vou tentar tirar fotos mas vai ser dificil. Os gajos n param quietos.

Abraço

Editado por DanielSilva
Publicado:

Geralmente quanto mais mexemos no aquário piior é para a reprodução :puppydogeyes:

Parabéns.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Geralmente quanto mais mexemos no aquário piior é para a reprodução banana rock

Parabéns.

Obrigado João

Já contei 4, o ultimo é minúsculo.

Publicado:

olá Daniel!

os barbus odessa são lindíssimos! parabéns!

é fantástico quando os peixes se reproduzem sem fazermos nada por isso! e muito bom sinal tambem, pois isso mostra que são mantidos em optimas condições.

comigo acontece com os melanotaenias, só da ultima vez foram 81 alevins! claro que a maioria não sobrevive, mas mesmo assim é muito gratificante :Fade-color

boa sorte com os teus odessa!

Publicado:

Obrigado José, parabéns pelos teus melanotaenias.

Tal como prometido cá vão as fotos possíveis e um vídeo:

A cria mais pequena

barboOdessaCria01.jpg

barboOdessaCria02.jpg

Um dos meus machos adultos, desculpem estar desfocada mas estes peixes não param quietos

barboOdessaMacho.jpg

No video podem ver as crias maiores e as mais pequenas junto com um macho adulto

Abraço

Publicado:

bom! já estão bem grandinhos!!! pensei que os ia ver ainda com aquela formato de espermatzoide, mas afinal, já são 'peixes mesmo'! :) há quanto tempo não olhavas para o aquário com olhos de gente? hehe!

o que eu acho fantástico é como sobrevivem e se desenvolvem sem cuidados nenhuns, nem mesmo com comida própria para alevins!!! agora tenho sempre o Nobil Fluid da JBL, mas a primeira 'ninhada' dos meus melanotaenias vingou com a mesma comida dos pais... ;)

Publicado:
bom! já estão bem grandinhos!!! pensei que os ia ver ainda com aquela formato de espermatzoide, mas afinal, já são 'peixes mesmo'! :) há quanto tempo não olhavas para o aquário com olhos de gente? hehe!

o que eu acho fantástico é como sobrevivem e se desenvolvem sem cuidados nenhuns, nem mesmo com comida própria para alevins!!! agora tenho sempre o Nobil Fluid da JBL, mas a primeira 'ninhada' dos meus melanotaenias vingou com a mesma comida dos pais... :)

Olá José:

O q se passou foi que tinha a parte da frente do aquário bem tapada por plantas. Pouco mais dava para ver do que o filtro e os peixes quando vinham comer. Só depois de tirar as plantas é que fiquei de boca aberta. tinha peixes a mais :D

também dei o Nobil Fluid aos meus apistogramma cacatuoides - tinha que o dar com uma seringa, com muito cuidado perto do cardume de "espermatozoides" biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Abraço

Publicado: (editado)

isso é que ia para aí uma selva, hein? ;)

se já é fantástica a surpresa quando descobrimos alevins, imagino a tua cara quando viste novos peixes já grandinhos!...

quanto aos meus melanotaenias, só a primeira 'ninhada' consegui apanhar no aquário onde estão os pais; todas as outras nasceram na cozinha, em copos, tupperwares, etc, onde ponho as podas das plantas à espera de as oferecer... ao princípio fiquei parvo quando dei pelos alevins, mas agora já sei e todos os dias vou espreitando :P mesmo agora em dezembro, que a água fica mesmo fria, tirei uns quantos na semana passada...

Editado por josé mendonça