Recommended Posts

Publicado:

Para um aquari de 200Litros, existe algum tamanho de difusor recomendado ou qualquer um serve ?

Obrigado

¸.·´¯`·.¸><((((º> Carlos Escórcio

• Replies 340
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Desde que te disolva o maximo de CO2 na água qualquer tamanho serve :twisted:

Alguém experimentou com menos açucar? Para se tentar chegar á quantidade perfeita, que permita gastar menos açucar e ter bastante tempo de uso :smile2:

Já sei de uma pessoa que está a fazer com 250gr de açucar. Alguém que experimente fazer com 100gr. banana rock

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

boas joão

apesar de não usar co2 caseiro e por isso não ter experimentado a tua receita, sujiro que a ultima operação (fermento,colher de açucar e bicarbonato) seja feita a parte com agua morna (20º+-) assim consegues uma melhor dissolução....

Publicado:

Boas João,

Eu estava a pensar fazer uma mistura caseira como tu fazes mas tenho uma duvida...

É preciso uma válvula anti-retorno ?

É urgente.. Se alguém souber agradeço que responde, é que vou fazer isto hoje

Jaime Dias

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Boas João,

Eu estava a pensar fazer uma mistura caseira como tu fazes mas tenho uma duvida...

É preciso uma válvula anti-retorno ?

É urgente.. Se alguém souber agradeço que responde, é que vou fazer isto hoje

convem, eu testei primeiro sem valvula e assim que coloquei a pedra difusora no aqua, tive logo retorno da agua do aqua a entrar na garrafa. :x-mas:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

A válvua anti-retorno só é necessária se tiveres a garrafa a um nível inferior ao do aquário, caso contrário esta não é necessária.

Eu já tive o infeliz comprovativo deste facto, pois como não meti a válvula e a garrafa está a um nível inferior ao do aquário, a água do aquário começou a subir pelo tubo, indo parar á garrafa que por sua vez e devido á pressão da água que se acumulou lá dentro, começou a sair pela tampa, inundando-me assim a sala. Por isso recomendo vivamente a válvula :x-mas:

Abraço.

Publicado:

Boas!

Eu tenho uma duvida..

Amanhã vou experimentar esta "receita" com gelatina, mas tenho a seguinte questão, vou usar a tal gelatina sem sabor (como já aqui foi dito, em forma de papel transparente). Com a gelatina em pó são duas saquetas, nesta equivale a duas folhas?

Obrigado.

Cumps.

Dário Santos

entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

De volta!!!

Publicado:
boas joão

apesar de não usar co2 caseiro e por isso não ter experimentado a tua receita, sujiro que a ultima operação (fermento,colher de açucar e bicarbonato) seja feita a parte com agua morna (20º+-) assim consegues uma melhor dissolução....

Obrigado pela dica. Já alterei o post ;)

Dfilp

Nunca usei em folha, mas julgo que uma folha faz bastante gelatina, vê na embalagem :P

Estava aqui a ler a embalagem da gelatina e dizem que por 100gr de pó tem 88gr de açucares. Alguém quer experimentar fazer a receita sem colocar açucar adiconal? :P

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado: (editado)
Nunca usei em folha, mas julgo que uma folha faz bastante gelatina, vê na embalagem :)

Estava aqui a ler a embalagem da gelatina e dizem que por 100gr de pó tem 88gr de açucares. Alguém quer experimentar fazer a receita sem colocar açucar adiconal? :)

Pois o problema é que aquilo é gelatina de culinária, e aquela que eu tinha cá por casa apenas dizia para colocar as folhas em água e apartir daí partia para receitas com massas e outras coisas.. :)

Maior problema ainda erá que aquilo não se desfasia na água, apenas perdeu a consistencia tipo papel e ficou muito mol, quase viscoso.. Logo parti do principio que aquilo não resultava para aquilo que nós queremos..

Depois disso fiz a gelatina normal (em pó e com sabor) com menos açucar que o indicado(500g), mas não sei dizer quanto foi, usei uma chavena cheia que usava para o CO2 que fazia antes com a receita sem gelatina, mais tarde posso pesar (não teno balança), de momento está no frigorifico, amanha de manhã faço o resto.

Depois de ter feito tudo isto é que a minha mãe sugeriu para eu colocar aquelas folhas "viscosas" em agua quente.. Aquilo lá se desfazeu e depois de umas horas no frio já começa a ganhar consistencia.. Ou seja, afinal também serve! As instruções é que não eram muito claras.. Mas pá proxima já sei.. Escuso de gastar daquela com sabor até porque em questões de €€€ sai bem mais barato visto que uma embalagem de 5 ou 6 folhas folhas custa 0.54€.. e eu na minha experiência usei duas.. por isso se vierem 6 folhas, com 0.54€ ficam servidos de gelatina para 6 meses!

Peço desculpa pelo testamento, mas assim esclarece dúvidas que podem aparecer..

Cumprimentos!

Editado por dfilp

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:
Estou para testar isso.Mas não vi em lado nenhum a quantidade de fermento.Deve ser mais ou menos quantos 50g ?Ou quanto?

Eu pus mais ou menos uma colher de sopa.

Publicado:

boas,

realmente isto da gelatina parece ser bem mais facil e eficaz.

eu tenho o sistema da hydor, acabaram-se as recargas, será que posso utilizar este sistema? qual as medidas que devo usar?

obrigado pela ajuda

Tomás

Publicado:
Pergunta secalhar estúpida mas visto para este lados não haver o difusor de CO2 será que aquela pedra que se costuma usar nas bombas de oxigénio também serve? :smilecolros: é que vai ser o que eu vou usar :blush:

Boas, depende dos difusores. Mas normalmente não costuma dar

Publicado:
Pergunta secalhar estúpida mas visto para este lados não haver o difusor de CO2 será que aquela pedra que se costuma usar nas bombas de oxigénio também serve? :smilecolros: é que vai ser o que eu vou usar :blush:

Poderás usar, mas terá pouca eficacia, é preferivel um difusor ou um reactor para teres uma maior dissolução de co2 na água!

Publicado:

Boas!

Eu no sistema caseiro uso pedra difusora normal! Uns dias as bolhas saiem mais pequenas noutros maiores, mas a verdade é que notei uma grande diferença no crescimento das plantas, por isso vale bem apena!

Cumprimentos!

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:
Eu pus mais ou menos uma colher de sopa.

Isso é um bocado demais. Vai ficar com muita "força" e durar bastante menos. Basta uma colher de chá, que elas depois reproduzem-se ;)

Se for em cubo, é um pedacinho pequeno. Pode ser menos do que o exemplo na foto que funciona á mesma.

boas,

realmente isto da gelatina parece ser bem mais facil e eficaz.

eu tenho o sistema da hydor, acabaram-se as recargas, será que posso utilizar este sistema? qual as medidas que devo usar?

obrigado pela ajuda

Tomás

Usa as mesmas quantidades que usavas. Substituis o pó que vem em maior quantidade pelo açucar e dps adiconas meia colher de bicarbonato e meia de fermento.

Pergunta secalhar estúpida mas visto para este lados não haver o difusor de CO2 será que aquela pedra que se costuma usar nas bombas de oxigénio também serve? :) é que vai ser o que eu vou usar ;)

Uma boa solução são as pedras difusoras em madeira. Geralmente usadas nos escumadores de água salgada. Não sei é os preços :P

Publicado:

boas,

Como já foi referido, apesar de se notar que as plantas têm um crescimento bastante diferente com o co2 caseiro, a pedra difusora é muito pouco eficiente!

Dissolve pouco co2, o melhor é mesmo um difusor de co2 em vidro ou como o João referiu, uma dessas pedras em madeira que já ouvi terem muito bons resultados!

Já agora, amanhã vou fazer a experiência dessa cena! copiar a ideia do João... nyah

Abraço!

Publicado:
Pois o problema é que aquilo é gelatina de culinária, e aquela que eu tinha cá por casa apenas dizia para colocar as folhas em água e apartir daí partia para receitas com massas e outras coisas.. :twisted:

Maior problema ainda erá que aquilo não se desfasia na água, apenas perdeu a consistencia tipo papel e ficou muito mol, quase viscoso.. Logo parti do principio que aquilo não resultava para aquilo que nós queremos..

Depois disso fiz a gelatina normal (em pó e com sabor) com menos açucar que o indicado(500g), mas não sei dizer quanto foi, usei uma chavena cheia que usava para o CO2 que fazia antes com a receita sem gelatina, mais tarde posso pesar (não teno balança), de momento está no frigorifico, amanha de manhã faço o resto.

Depois de ter feito tudo isto é que a minha mãe sugeriu para eu colocar aquelas folhas "viscosas" em agua quente.. Aquilo lá se desfazeu e depois de umas horas no frio já começa a ganhar consistencia.. Ou seja, afinal também serve! As instruções é que não eram muito claras.. Mas pá proxima já sei.. Escuso de gastar daquela com sabor até porque em questões de €€€ sai bem mais barato visto que uma embalagem de 5 ou 6 folhas folhas custa 0.54€.. e eu na minha experiência usei duas.. por isso se vierem 6 folhas, com 0.54€ ficam servidos de gelatina para 6 meses!

Peço desculpa pelo testamento, mas assim esclarece dúvidas que podem aparecer..

Cumprimentos!

Boas,

Comprei a gelatina em folhas, mas exlicações de como fazer não diz nada.

que medidas usaste? quantidade de agua? e como fizeste?

obg