Pettynga Publicado: Janeiro 2, 2009 Share Publicado: Janeiro 2, 2009 Boas para todos. Tambèm jà fiz a "receita" e para jà esta a trabalhar muito bem. A minha duvida é o que fazer caso o PH baixe muito? Se eu subir o difusor é capaz de resultar, mas assim as bolhas nao tem tempo de se misturar com a agua. Ou seja, não aproveito o CO2. :D Certo??? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
algorythm Publicado: Janeiro 12, 2009 Share Publicado: Janeiro 12, 2009 Já agora tenho uma questão...Muitos sites do outro lado do atlantico (brasil claro) falam em fazer o sistema deste modo: Pronto, aqui não é usada a receita de gelatina, mas é equivalente, apenas fica com menos durabilidade... A questão é mesmo esta: Qual a vantagem (se existe) de fazer difundir o CO2 uma primeira vez noutro recipiente com agua e so depois difundir no aquario? Alguem que tenha testado das duas maneiras que me elucide se puder... Obrigado! Estou a testar este sistema, por um simples motivo: pelo que entendi, o CO2 que sai da primeira garrafa, onde a reacção está a ocorrer, tem de passar ainda por água limpa fazendo assim uma "filtragem". Qualquer álcool ou impureza que venha da 1ª garrafa é assim filtrado na segunda, evitando o envio de substancias nocivas para o aquário. Ontem, quando montei o sistema, ficou logo tudo a funcionar em apenas 2 horas, ainda que a gelatina não tenha ficado muito sólida, creio também ser este o motivo que está a causar uma maior libertação de CO2, ainda estou à espera de um difusor de CO2 em vidro pollen, que creio ser óptimo para o caso. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manuel C Publicado: Janeiro 18, 2009 Share Publicado: Janeiro 18, 2009 Boas, Ja está tudo pronto, deixei a gelatina a solidificar... Tive um pequeno engano ao fazer a gelatina mas pronto está tudo ok (LOL não li o manual de instruções LOL). Amanha coloco o sistema a funcionar e deixo o meu parecer. BTW - Apenas utilizei uma garrafa de um litro em vez de 2. É mais prático, ter uma garrafa pequena :D O meu aquário em construção Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manuel C Publicado: Janeiro 19, 2009 Share Publicado: Janeiro 19, 2009 Boas, conforme o prometido cá está! Apenas tive de adicionar mais duas colheres de bicarbonato de sódio, pois estava com pouca força a mistura. Após isso é sempre a deitar bolhas... O meu aquário em construção Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Gama Publicado: Janeiro 22, 2009 Share Publicado: Janeiro 22, 2009 Boas Comecei hoje a preparar o meu.... Amanha já ponho a funcionar e depois dou noticias..... Visite o meu aquario..... 500 lts para os meus Discus!!!!! Clique aqui! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Fevereiro 4, 2009 Share Publicado: Fevereiro 4, 2009 então ninguem quer exprimentar com 100 g de açucar ou fui eu que saltei alguma parte do topico estou a ver que vou ter de ser eu mas não por enquanto pois as minhas plantas estão mesmo fraquinhas mas depois fica prometido e já agora eu tenho muitos peixes será que é mesmo falta de co2eu tenho : lampada floraglo substracto fértil jbl e agora co2 cumprimentos hugo feio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tonhao13 Publicado: Fevereiro 19, 2009 Share Publicado: Fevereiro 19, 2009 (editado) boa tarde a todos depois de ler este tópico todo fiquei com algumas duvidas que acho não terem sido respondidas por todos os membros participantes neste excelente post, então aqui vão as perguntas: tenho um aquário de 54 litros ainda com poucas plantas quando devo adicionar o co2, depois de já ter as plantas que pretendo adquirir no aquário ou posso por já para ir ambientando o aquário ao gás?? na receita que vou seguir religiosamente como está descrita e visto ter comprado o fermipan, quanto ponho do mesmo??uma carteira de 11 gr?? cumprimentos Ricardo Pinto Editado Fevereiro 19, 2009 por tonhao13 cumprimentos Ricardo Pinto Visitem o meu outro hobbie: Aves com Pintas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Pato Martins Publicado: Fevereiro 21, 2009 Share Publicado: Fevereiro 21, 2009 Viva Ricardo, Na minha opinião, pelo facto de não teres as plantas ainda todas no aquário não significa que não possas adicionar o CO2. Não por uma questão de elas se irem habituando, mas para começarem a tirar partido dele. Uma carteira de fermipan parece-me demasiado. Eu uso uma colher de café de fermento desidratado (fermipan), mas porque quero com pouca força. Neste tópico houve quem fala-se em meia colher de chá, outros em uma colher de chá. Também há quem tenha usado uma saqueta inteira. É mais seguro começar com pouco e ir variando a dose (se necessário) em futuras garrafadas para ver com qual se tem melhores resultados. Ninguém tem dois sistemas DIY CO2 com o mesmo isolamento e com a mesmo modo de difusão, por isso é preciso ter cuidado com as comparações dos rendimentos entres diferentes pessoas. Boa sorte! Pedro boa tarde a todos depois de ler este tópico todo fiquei com algumas duvidas que acho não terem sido respondidas por todos os membros participantes neste excelente post, então aqui vão as perguntas: tenho um aquário de 54 litros ainda com poucas plantas quando devo adicionar o co2, depois de já ter as plantas que pretendo adquirir no aquário ou posso por já para ir ambientando o aquário ao gás?? na receita que vou seguir religiosamente como está descrita e visto ter comprado o fermipan, quanto ponho do mesmo??uma carteira de 11 gr?? cumprimentos Ricardo Pinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maçarico Publicado: Março 11, 2009 Share Publicado: Março 11, 2009 Boas pessaol, já tinha lido muitas formas de CO2, mas com a gelatina nunca, tenho que experimentar. Pelos vistos ainda ninguém experimentou com 100 gr de açucar, eu vou fazer e depois deixo as novidades. Cumprimentos e boas plantações... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunom Publicado: Março 16, 2009 Share Publicado: Março 16, 2009 (editado) ola pessoal. sou novo neste forum, por isso agradecia que me informacem sobre umas duvidas do co2 caseiro. eu fiz o co2 a partir de uma receita que leva apenas agua, açucar, bicarbonato de sodio e fermento(fermipam), e tenho algumas duvidas acerca fluxo ke bastante, com bolhinhas pequenas mas bastante. sera ke nao faz mal polo no aqua, assim? ou se trocar a pedra difusora normal por uma de medeira, sera melhor? ja agora, qual a melhor receita? com gelatina ou sem gelatina? e kual a diferença? obrigado nunom Editado Março 16, 2009 por nunom Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maçarico Publicado: Março 17, 2009 Share Publicado: Março 17, 2009 (editado) Para um aqua de cerca de 400l quantas bolhas/s de co2 devo ter? As plantas estão a crescer (plantado com 8 dias) mas algumas estão a crescer sem cor, acham que pode ser do co2? Luz tenho mais que suficiente. Calha 1,50x4(80w) Alguém me pode dizer do que pode ser? PS: Como o aqua está mesmo a precisar de co2(acho eu), ainda não vai ser desta que experimento com 100gr de açucar, estou a fazer com cerca de 300/350gr, não quero arriscar e estar mais uns dias sem co2. Obrigado Editado Março 17, 2009 por Maçarico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lost Publicado: Março 17, 2009 Share Publicado: Março 17, 2009 so uma questao, quantas folhas de gelatina devo usar? e o fermento? existe alguma medida/peso? ou é a olho? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoDomingos Publicado: Abril 22, 2009 Share Publicado: Abril 22, 2009 CO2 feito através deste metodo, a funcionar com difusor de madeira. Tudo ok, obrigado pelo passo-a-passo =) O MEU AQUA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
catxafire Publicado: Abril 23, 2009 Share Publicado: Abril 23, 2009 (editado) graças as vossas dicas pus mao a obra e montei o meu aki esta o material q usei agora nao sei se o fermento é o melhor porque nao parece estar a dar grande resultado e penso q seja do fermento,assim q meto fica com força depois perde um bocado.ate ai normal penso eu.mas depois para passado um bocado deita e fica assim um dia ou dois ate perder a força por completo :s sera do fermento?? Editado Abril 23, 2009 por catxafire catxainvert. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SmokeSecrets Publicado: Abril 23, 2009 Share Publicado: Abril 23, 2009 está aí o material que usaste, correcto! mas..... onde está a imagem de tudo a bombar? , vá, anda lá, coloca lá a imagem. Cumps SmokeSecrets N.A.D.A Áqua NANO (DIY) - Passo a Passo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
catxafire Publicado: Abril 23, 2009 Share Publicado: Abril 23, 2009 está aí o material que usaste, correcto! mas..... onde está a imagem de tudo a bombar? , vá, anda lá, coloca lá a imagem. hehe por acaso nao tenho fotos disso a bombar mas amanha ja tiro e posto =) catxainvert. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
catxafire Publicado: Abril 24, 2009 Share Publicado: Abril 24, 2009 (editado) como prometido: as garrafas: a valvula de retorno: o difusor de madeira agarrado a uma ventosa: por fim uma foto em geral "aqua de red´s": espero que gostem. cumprimentos p.s-desculpem a qualidade das fotos "telemovel..." Editado Abril 24, 2009 por catxafire catxainvert. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Chatulle Publicado: Maio 1, 2009 Share Publicado: Maio 1, 2009 Boas, Eu fiz tudo segundo o tópico e tá a funcionar bastante bem... Em vez de um difusor de CO2 utilizei uma pedra porosa inserida numa garrafa modificada para reter um pouco o fluxo do CO2 até à superficie.. Obrigado pela Receita, agora resta esperar pelo que faz ás plantas que tenho no aquário.. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
targeting Publicado: Maio 3, 2009 Share Publicado: Maio 3, 2009 (editado) uma pergunta que ainda não vi respondida depois de perder 1 hora a ler o topico muito ilucidativo.... estou a usar o metodo sem gelatina e está a funcionar á 4 dias a bombar +10 bolhas co2 por segundo, com apenas 1 colher de café(mesma das pequeninas) de fermento fermipan. (O FERMENTO TEM DE SER DO BIOLOGICO-PADEIRO, SE FOR DO COM QUIMICO NÃO RESULTA, ROYAL E AFINS...) Tive é de esperar 24h para aquilo começar a deitar bolas na pedra difusora. JÁ ANDAVA A PENSAR NO QUE TINHA FEITO MAL... MAS É PERCISO ESPERAR... A questão da gelatina.... se meter a gelatina ... no fim do processo de sair o CO2, tenho de usar outra garrafa? pois a gelatina fica solida... ou vai se se metendo a receita original (sem gelatina) até ser comida? isto em DIY_ , á sempre duvidas e perguntas... PASSOS da receita original... -As garrafas têm de ser PET (vulgo de sumos de gás para serem resistentes e a tampa o ser mais resistente, se tiver o plastico dentro da tampa ainda melhor, como as tampas das bejecas) -Fazer 1 furo de nada (pequeninno) com 1 bico de uma faca... NA TAMPA na parte de dentro... aqui é a vossa abilidade de trabalhos manuais em acção) -Cortar com uma tesoua o tubo em forma de bico... enfiar o bico na rolha e puxar com um alicate ... e fica vendante.... ESTRANGULADO. (ISTO É PARA O TUBO FICAR BASTANTE VEDANTE ... a tampa) -Podem meter cola super 3 em cima e baixo da rosca junto ao tubo -Enfiar 5 ou mais colheres sopa (das maiores) de acuçar branco para dentro da garrafa -Enfiar 1 colher chá (das médias) de bicabornato de sodio dentro da garrafa -Enfiar uma colher de café (das mais pequenas) de fermento biologico PADEIRO - Fermipan ou outro (se for dos com quimicos não RESULTA) -Enfiar água sem CLORO, pode ser de furos ... se for da torneira das companhias de agua (cloro e lixivias) é tirar a agua 1 semana antes para perder o cloro...dentro de garrafões ou o que tiverem á mão .. e encher a garrafa só um bocadinho mais de meia... para a mistela (mistura) quando subir/fermentar/alcolizar ... não tocar na ponta do tubo....e começar a caminhar poh aquario.... ISTO COMO É UM PROCESSO CASEIRO BIOLOGICO ... HÁ QUE TER EM ATENÇÃO O FERMENTO(BIOLOGICO-PADEIRO) E Á ÁGUA DE FURO....DA TORNEIRA COM CLORO E LIXIVIAS TORNA O PROCESSO POBRE e acaba mais depressa... A da gelatina, quando esta acabar vou experimentar ... pois se dura 3 meses ... a minha com sorte durará 15 dias Editado Maio 3, 2009 por targeting It's all coming to an END... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nmartinez Publicado: Maio 3, 2009 Share Publicado: Maio 3, 2009 Tive é de esperar 24h para aquilo começar a deitar bolas na pedra difusora. JÁ ANDAVA A PENSAR NO QUE TINHA FEITO MAL... MAS É PERCISO ESPERAR... ... A da gelatina, quando esta acabar vou experimentar ... pois se dura 3 meses ... a minha com sorte durará 15 dias Boas, Posso-te dizer que fiz a da gelatina e passados 10 min tava a bombar abraços, Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
silver_fox Publicado: Maio 5, 2009 Share Publicado: Maio 5, 2009 (editado) Boas, tenho um pequeno reparo na receita, depois dirao se concordam ou nao. O Bicarbonato de sodio tem como objectivo subir o ph da soluçao, impedindo que as leveduras morram e quer o CO2 se liberte certo? Entao nao deveriamos juntar Bicarbonato na gelatina ainda liquida, de modo a que esta nao se tornasse tao acida enquanto as leveduras a consomem? eu ja experimentei das duas maneiras, nao tenho contagem de dias nem tao pouco experiencias suficientes para fazer uma "regra", mas quando junto bicarbonato na mistura de gelatina dura quase o dobro do tempo. PS: aqui ->http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16995 fazem como estou a dizer. Editado Maio 5, 2009 por silver_fox "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
catxafire Publicado: Maio 5, 2009 Share Publicado: Maio 5, 2009 hum,vou experimentar,assim que tiver o fermento de padeiro cumps catxainvert. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
f-fernandes Publicado: Maio 5, 2009 Share Publicado: Maio 5, 2009 (editado) Boas, Ontem, fiz o meu com seis folhas de gelatina em cerca de meio litro de água, cerca de 250 gr de açucar (foi a olho, lol) e deixei no frigorifico. Hoje juntei uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de açucar e um cubo de fermento de padeiro com um pouco de água e está a funcionar muito bem. Está é com tanta força que tive que fechar a torneira quase toda para deitar menos, usei uma pedra difusora de cerâmica no fundo do aquário e tenho a garrafa por baixo do aquário, dentro do móvel. Só tenho uma dúvida, a água está a ficar um pouco branca, isto é normal? Cumprimentos Editado Maio 5, 2009 por f-fernandes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
npinto Publicado: Maio 5, 2009 Share Publicado: Maio 5, 2009 Vê lá se nao esta a passar a mistura da garrafa para o aquario.... Se tiver é um problema, bastantes TPA's para tirar aquilo do aquario. cumps N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
f-fernandes Publicado: Maio 6, 2009 Share Publicado: Maio 6, 2009 Possivelmente era por estar a deitar muito, reduzi o fluxo e hoje a água já está boa, aquilo deitava como se estivesse ligado à bomba do ár, lol. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts