cegar Publicado Dezembro 6, 2007 Publicado Dezembro 6, 2007 Qual o grau de necessidade num aquário plantado de um under gravel heater? Acham que é extremamente importante, ou é algo que se pode dispensar?
paulosaints Publicado: Dezembro 6, 2007 Publicado: Dezembro 6, 2007 Tens plantados espectaculares sem undergravel heater. Não é isso que faz a diferença.
Akilae Publicado: Dezembro 6, 2007 Publicado: Dezembro 6, 2007 Como diria um senhor que conheço "Tudo ajuda, nem que seja só 2% do total necessário" Se podes adquirir tanto melhor, sempre ajuda mesmo que não seja indispensável. É pesar se vale a pena. No meu caso, vou montar um aqua normal, mas com bastantes plantas e vou meter. Os meus Aquas: Deep Forest Little Heaven
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 6, 2007 Publicado: Dezembro 6, 2007 Olá. Como em tudo, há vantagens e desvantagens no uso de um cordão de aquecimento... Vantagens: - Melhor circulação de água e nutrientes nos interstícios do substracto. - Um aumento de temperatura, melhora também a assimilação dos nutrientes pelas raízes das plantas banana rock Desvantagens: - Gasto de energia maior. Não digam que assim o termostato do aquário vai funcionar muito menos e a energia gasta será igual, pois como a água no substracto se move muto lentamente, geralmente o cordão de aquecimento não contribui muito para o aquecimento da coluna de água (depende de vários factores, obviamente). - Esteticamente, terão sempre um fio a passar no fundo do aquário, e para quem gosta de tirar fotos, pode ser complicado escondê-lo. - Se não fôr bem idealizado, um cordão de aquecimento vai aquecer excessivamente o substracto, levando a que, no caso de existir, os fertilizantes se diluam na coluna de água muito mais rapidamente. Concerteza que haverá mais vantagens e desvantagens, mas de moemnto foram as que me ocorreram. Como em tudo, há que ponderar bem entre as vantagens e desvantagens de os utilizar. Como diria um senhor que conheço "Tudo ajuda, nem que seja só 2% do total necessário" Claro... só há é um senão... e se desajudar mais que 2%? Por vezes não basta dizer que 'sempre ajuda'. Se o trabalho e gasto de energia que tivermos a mais não compensar, então a minha opinião é que não se deve usar. Não tenho nada contra cordões de aquecimento, bem pelo contrário. Só sou é apologista de que devemos sempre facilitar as coisas, e tornar um hobbie que por si só já não é muito barato, o mais barato possível. E tal como referiu o paulosaints, há imensos aquários por aí sem cordões de aquecimento no substracto. Resta agora cada um de vocês decidir por si, pois a palavra final é sempre vossa Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts