Recommended Posts

Publicado (editado)

Bem, logo no primeiro dia em que montei o aqua novo dei por mim a olhar para este inquilino, e que entretanto tinha andado desaparecido. Até hoje:

2089449907_5ba7ace3bf.jpg?v=0

Não sei de onde veio, sua identificação, hábitos etc pelo que se alguém puder ajudar, a gerência agradece. Tem cerca de 1 cm esticadinho.

O que são aquelas cenas brancas que o tipo tem colado na carapaça?

Pareceu-me que ele comeu um pouco da nhanha branca que os troncos estão a ganhar. Será?

Obrigado.

P.S. - Pois, pois é lindo, não é? Não, não o vendo! LOL bigsmile

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Publicado:

Então, ninguém conhece este lindo bichinho?

Como hei-de saber qualquer coisa sobre ele? Onde posso procurar? Estou completamente à nora.

Entretanto verifiquei que este moçoilo vai largando aquelas tripinhas que tem na casca. Serão ovos? Ou fezes? Ou outra coisa qualquer?

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

Publicado: (editado)
Não te preocupes que dentro em breve tens uma colecção deles.

Esses troncos estão tratados?

Essa nhanha são fungos...

jonasguindaste estás em todas!... :rolleyes:

Estes troncos são raízes de urze e foi um colega meu que me trouxe de Bragança.

Estavam super secos, estiveram em água durante uns tempos com trocas da mesma de dois em dois dias, foram fervidos e escovados com uma escova dura saindo montes de porcaria e casca, terra etc.

Pensei que estariam prontos, mas pelos vistos… Posso deixa-los ficar no aquário novo ou tenho de tirá-los? Se os deixar, deixo a nhanha quieta, ou tento retira-la? Que procedimento devo seguir?

É para estes que precisava das tais pedras que te falei.

Editado por rasputin

Publicado:
jonasguindaste estás em todas!... :rolleyes:

Estes troncos são raízes de urze e foi um colega meu que me trouxe de Bragança.

Estavam super secos, estiveram em água durante uns tempos com trocas da mesma de dois em dois dias, foram fervidos e escovados com uma escova dura saindo montes de porcaria e casca, terra etc.

Pensei que estariam prontos, mas pelos vistos… Posso deixa-los ficar no aquário novo ou tenho de tirá-los? Se os deixar, deixo a nhanha quieta, ou tento retira-la? Que procedimento devo seguir?

É para estes que precisava das tais pedras que te falei.

isso sao fungos que ja estavam na agua e que ao terem um bom ponto de propagaçao(tronco) nao perdem tempo, nao te preocupes que isso desaparece com o tempo e nao faz nada a fauna do aqua, de qualquer maneira fizeste bem em tratar o tronco, sempre sai outras coisas indesejadas

quanto ao caracol é um physa, caracol praga que se tiver muita comida em ambundancia vai minar o teu aqua, caso des a quantidade adquada de comida aos peixes, o seu numero ira ser estavel e o aqua so tem a ganhar, pois para alem de ajudar a limpar essa nhanha do tronco depois vai ajudar na limpeza das algas

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:
isso sao fungos que ja estavam na agua e que ao terem um bom ponto de propagaçao(tronco) nao perdem tempo, nao te preocupes que isso desaparece com o tempo e nao faz nada a fauna do aqua, de qualquer maneira fizeste bem em tratar o tronco, sempre sai outras coisas indesejadas

quanto ao caracol é um physa, caracol praga que se tiver muita comida em ambundancia vai minar o teu aqua, caso des a quantidade adquada de comida aos peixes, o seu numero ira ser estavel e o aqua so tem a ganhar, pois para alem de ajudar a limpar essa nhanha do tronco depois vai ajudar na limpeza das algas

Acho isso estranho, pois se são fungos porque só se "agarraram" aos troncos novos e a um antigo que tenho não lhe pegaram? Mas também, se não faz mal à fauna vou deixar estar, embora esteja sempre de olho, não vá haver surpresas.

Publicado:

Os fungos estão no tronco mal tratado.

Se ele ganhou fungos é porque não esteve tempo suficiente em tratamento.

O meu tronco novo, por exemplo enquanto esteve na banheira ganhou fungos e no áqua não.

Tens que dar mais umas "fervidelas" pra isso passar.

Para ser sincero não sei se faz, mas pelo menos dá um bocado de mau aspecto à coisa.

Já agora um conselho.

Vai fazendo TPAs, diárias, se possível no teu áqua novo, com água do velho.

Assim aceleras o ciclo e assim podes meter aí a peixeirada mais rápido.

Fiz isso no meu e não tive picos de amónia.

Quanto aos caracois, só tenho uma coisa para te dizer.

TÁS TRAMADO!

A não ser que os bótias atinem com eles :mrgreen:

Publicado:
Os fungos estão no tronco mal tratado.

Se ele ganhou fungos é porque não esteve tempo suficiente em tratamento.

O meu tronco novo, por exemplo enquanto esteve na banheira ganhou fungos e no áqua não.

Tens que dar mais umas "fervidelas" pra isso passar.

Para ser sincero não sei se faz, mas pelo menos dá um bocado de mau aspecto à coisa.

Já agora um conselho.

Vai fazendo TPAs, diárias, se possível no teu áqua novo, com água do velho.

Assim aceleras o ciclo e assim podes meter aí a peixeirada mais rápido.

Fiz isso no meu e não tive picos de amónia.

Quanto aos caracois, só tenho uma coisa para te dizer.

TÁS TRAMADO!

A não ser que os bótias atinem com eles :mrgreen:

Pois se calhar ficaram mal tratados, mas estar a tirá-los agora é dose!... Depois amanhã falamos pessoalmente bigsmile

Quanto ao ciclar, tenho na medida do possivel colocado agua do velho no novo, mas como comecei o tratamento com o backopur há 3 dias (acaba hoje) não sei se deva passar essa água para o novo.

As cerâmicas estiveram no velho umas 2 semanas dentro de uma meia para irem ganhando bactérias e tenho feito o tratamento (dura 9 dias) da água do novo com um producto da JBL Bio qualquer coisa (escapa-me o nome), que contém não sei quantos milhoes de bactérias e que não é mais do que um acelerador do ciclo.

Dadas as circunstancias tem de ser assim: à bruta!...

Publicado:

O Bactopur MATA o filtro.

Não uses água do velho no novo e mantém-te bem atento aos parâmetros enquanto não mudas os peixes para o novo.

Se quiseres amanhã arranjo-te matérias filtrantes cicladas para pores no filtro.

Publicado:
O Bactopur MATA o filtro.

Não uses água do velho no novo e mantém-te bem atento aos parâmetros enquanto não mudas os peixes para o novo.

Se quiseres amanhã arranjo-te matérias filtrantes cicladas para pores no filtro.

Esta cena é estranha: Quer se dizer, corrige-se um problema e arranja-se outro!

Bom mas primeiro estão os peixinhos! O producto é colocado no 1º dia, no 2º não se põe nada, e no 3º põe-se, e acaba. Usei uma vez quando me começou a aparecer uma cory e um guppie com as barbatanas roidas e correu tudo bem, tendo eles recuperado muito bem e depressa.

Neste momento a agua que tirei do velho e coloquei no novo foi antes de aplicar o backopur. Desde que iniciei o tratamento suspendi as "trocas " deágua exatamente por esse motivo e dúvida de se faria ou não mal.

Publicado:

boas... rasputin desculpa aproveitar o teu topico.. mas estou a afazer esse tratamento de que falar e tenho uma duvida que ainda não foi esclarecida... esse tratamento passado quanto tempo é que fizes-t a primeira TPA?

obrigada

www.meusoliloquio.blogspot.com

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Publicado:
boas... rasputin desculpa aproveitar o teu topico.. mas estou a afazer esse tratamento de que falar e tenho uma duvida que ainda não foi esclarecida... esse tratamento passado quanto tempo é que fizes-t a primeira TPA?

obrigada

Boas Telmaf.

Olha, o tratamento comecei-o na terça feira. Fiz uma TPA de 25% (15lts), o habitual, e deitei 22 gotas por cada 20lts, tal como é recomendado. Como o aqua estava quase até à rolha com agua deitei 22x3 gotas. Ontem quarta-feria, não fiz nada, a não ser observar os peixitos :crazyeyes:. Hoje dei uma limpeza em pedaços de plantas que andavam a boiar, fiz uma TPA de 25% (15lts) e deitei mais 22x3 gotas. E pronto acabou o tratamento.

Se calhar não deveria ter feito hoje a TPA, mas como tenho um problema com os nitratos... arrisco. Acho que aquele dia de folga é para o produto ser absorvido, pelo que agora só faço outra TPA no Sábado, deixando amnhã como um dia de intervalo.

Mas por acaso peguei agora mesmo no papel de instruções e eles recomendam uma TPA no final do tratamento... Ups?!?! E após essa TPA recomendam usar SERA super carbon.

Publicado: (editado)
Bem, logo no primeiro dia em que montei o aqua novo dei por mim a olhar para este inquilino, e que entretanto tinha andado desaparecido. Até hoje:

Não sei de onde veio, sua identificação, hábitos etc pelo que se alguém puder ajudar, a gerência agradece. Tem cerca de 1 cm esticadinho.

O que são aquelas cenas brancas que o tipo tem colado na carapaça?

Pareceu-me que ele comeu um pouco da nhanha branca que os troncos estão a ganhar. Será?

Obrigado.

P.S. - Pois, pois é lindo, não é? Não, não o vendo! LOL biggrin.png' alt=':biggn:'>

Boas,

Ora esse habitante parece-me uma Physa Marmorata e em relação à "nhanha" dos troncos, dependendo dos habitantes que irás por ela desaparecerá mais cedo ou mais tarde, não é preocupante, apenas um pouco inestético.

Abraços

Editado por Marco Teixeira

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa