birabira Publicado Maio 19, 2004 Publicado Maio 19, 2004 Boas ! A semana passada fui à RUIMAR e estive a falar com o Sr. Rui das condições em que estão instalados os Discus que a RUIMAR vende. Fiquei extremamente surpreendido com os parametros da agua ( PH 7 e GH e KH com valores muito superiores aos que habitualmente são ideais !! Como o próprio Sr. Rui me disse aqueles Discus da Alemanha são mais resistentes e as TPA´s são feitas com agua da torneira sem grandes preparos. Os filtros devem conter areia de coral para manter o PH e dureza. Como é obvio nunca irei duvidar da explicação que me foi feita ( Principalmente por ter falado com um "expert" com muitos anos de aquariofilia), mas gostava de saber as vossas opiniões sobre este assunto !! Obrigado
Ornimundo Publicado: Maio 19, 2004 Publicado: Maio 19, 2004 Caro Birabira, De facto, e como já tem vindo a ser referido aqui no fórum, os discus de hoje suportam águas com esses parâmetros e até mais elevados. Isto deve-se ao facto, de os Discus comercializados actualmente "pouco conherem um gene selavagem". Queremos com isto dizer que se criam Discus à bastantes anos e que de geração em geração foram perdendo as características selvagens. Assim, aconselhamos também que, àparte dos exemplares selvagens, se mantenham os Discus em ph neutro ou pouco alcalino e dureza elevada, dado que são os parâmetros em que eles foram criados e que se desenvolvem melhor. Em relação á "água da torneira sem grandes preparos", chamamos à atenção para o facto de não ser tão linear quanto parece. Cuidado com a diferença detemperatura exageradamente grande, com o cloro e com os nitratos. Na esperança de o termos ajudado/esclarecido, Ornimundo Visite-nos em www.ornimundo.com Pode também usar este e-mail: patriciamartins@ornimundo.com para satisfazer uma curiosidade, uma dúvida...
LuisRomao Publicado: Maio 20, 2004 Publicado: Maio 20, 2004 olá birabira, nos meus aquários com discus o ph ronda sempre os 7.0, nos aquários de criação o ph é um pouco mais baixo, mas na última criação o ph estava a 8.0 e para meu espanto os pequenitos têm agora 20 dias e continuam a crescer, isto é revelador de que de facto os discus " Domésticos" já não têm as mesmas caracteristicas dos selvagens, com esses sim é necessário ter o ph mais próximo do da natureza. Cumprimentos Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Visitante Publicado: Maio 20, 2004 Publicado: Maio 20, 2004 Olá amigo, estás a dizer que tens discus com 20 dias e que nasceram num pH de 8? Ou que se encontram num pH de 8
LuisRomao Publicado: Maio 21, 2004 Publicado: Maio 21, 2004 Olá Nuno ou o meu teste de ph está marado ou foi isso mesmo que aconteceu, quando o casal fez a postura o aquario estava muito sujo mas eu deixei estar, passados cerca de uma semana fiz uma mudança parcial de agua e por curiosidade fiz o teste à agua e lá estava 8.0... Apesar de tudo lá continuam eles Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Nuno Loureiro Publicado: Maio 23, 2004 Publicado: Maio 23, 2004 Eu já jurei nunca mais gastar dinheiro em testes. Depois de tantas marcas ainda não consegui encontrar um que possa dizer que confio. Agora costumo dizer que enquanto os peixes estiverem vivos é porque o ph e dureza estão ok. Mas tenho a ideia que a minha água tem ph acima de 7 e kh a rondar os 10 alemaes. Mas ao fim de tantos anos até posso estar completamente enganado. Acho que vou começar a pensar em adquirir material de medição electrónico mas de qualidade porque os testes andam pelas ruas da amargura. Cumprimentos
Recommended Posts