Recommended Posts

Publicado

Boas !

A semana passada fui à RUIMAR e estive a falar com o Sr. Rui das condições em que estão instalados os Discus que a RUIMAR vende. Fiquei extremamente surpreendido com os parametros da agua ( PH 7 e GH e KH com valores muito superiores aos que habitualmente são ideais !!

Como o próprio Sr. Rui me disse aqueles Discus da Alemanha são mais resistentes e as TPA´s são feitas com agua da torneira sem grandes preparos. Os filtros devem conter areia de coral para manter o PH e dureza. Como é obvio nunca irei duvidar da explicação que me foi feita ( Principalmente por ter falado com um "expert" com muitos anos de aquariofilia), mas gostava de saber as vossas opiniões sobre este assunto !!

Obrigado

Publicado:

Caro Birabira,

De facto, e como já tem vindo a ser referido aqui no fórum, os discus de hoje suportam águas com esses parâmetros e até mais elevados. Isto deve-se ao facto, de os Discus comercializados actualmente "pouco conherem um gene selavagem". Queremos com isto dizer que se criam Discus à bastantes anos e que de geração em geração foram perdendo as características selvagens. Assim, aconselhamos também que, àparte dos exemplares selvagens, se mantenham os Discus em ph neutro ou pouco alcalino e dureza elevada, dado que são os parâmetros em que eles foram criados e que se desenvolvem melhor.

Em relação á "água da torneira sem grandes preparos", chamamos à atenção para o facto de não ser tão linear quanto parece. Cuidado com a diferença detemperatura exageradamente grande, com o cloro e com os nitratos.

Na esperança de o termos ajudado/esclarecido,

Ornimundo

Visite-nos em www.ornimundo.com

Pode também usar este e-mail: patriciamartins@ornimundo.com para satisfazer uma curiosidade, uma dúvida...

Publicado:

olá birabira, nos meus aquários com discus o ph ronda sempre os 7.0, nos aquários de criação o ph é um pouco mais baixo, mas na última criação o ph estava a 8.0 e para meu espanto os pequenitos têm agora 20 dias e continuam a crescer, isto é revelador de que de facto os discus " Domésticos" já não têm as mesmas caracteristicas dos selvagens, com esses sim é necessário ter o ph mais próximo do da natureza.

Cumprimentos

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Publicado:

Olá amigo,

estás a dizer que tens discus com 20 dias e que nasceram num pH de 8?

Ou que se encontram num pH de 8

Publicado:

Olá Nuno ou o meu teste de ph está marado ou foi isso mesmo que aconteceu, quando o casal fez a postura o aquario estava muito sujo mas eu deixei estar, passados cerca de uma semana fiz uma mudança parcial de agua e por curiosidade fiz o teste à agua e lá estava 8.0...

Apesar de tudo lá continuam eles

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Publicado:

Eu já jurei nunca mais gastar dinheiro em testes. Depois de tantas marcas ainda não consegui encontrar um que possa dizer que confio.

Agora costumo dizer que enquanto os peixes estiverem vivos é porque o ph e dureza estão ok.

Mas tenho a ideia que a minha água tem ph acima de 7 e kh a rondar os 10 alemaes. Mas ao fim de tantos anos até posso estar completamente enganado.

Acho que vou começar a pensar em adquirir material de medição electrónico mas de qualidade porque os testes andam pelas ruas da amargura.

Cumprimentos