Monize Publicado Dezembro 4, 2007 Publicado Dezembro 4, 2007 Olá a todos! Recentemente coloquei um post a falar sobre manchas castanhas que me apareciam em cima das plantas. Vim a descobrir que afinal era sujidade, ou seja, uma especie de lodo que se depositava por cima das folhas e tambem no fundo. Já fiquei menos assustado porque afinal já nao me parece nada de grave. No entando queria saber que medidas devo tomar para limpar a suijidade?Tpas? aspirador de fundo? Outra questão, queria reduzir o PH. Já tenho um tronco no aquario mas ate agora tudo o que ele fez foi deixar a agua amarelada Para alem da compra de produtos quimicos e de troncos de madeira... sugerem mais alguma medida? E será que esta sujidade podera estar associada a isso? Agradecia pelo menos uma respostazita:) Citar Tranquilidade
devil1 Publicado: Dezembro 4, 2007 Publicado: Dezembro 4, 2007 Olá a todos! Recentemente coloquei um post a falar sobre manchas castanhas que me apareciam em cima das plantas. Vim a descobrir que afinal era sujidade, ou seja, uma especie de lodo que se depositava por cima das folhas e tambem no fundo. Já fiquei menos assustado porque afinal já nao me parece nada de grave. No entando queria saber que medidas devo tomar para limpar a suijidade?Tpas? aspirador de fundo? Outra questão, queria reduzir o PH. Já tenho um tronco no aquario mas ate agora tudo o que ele fez foi deixar a agua amarelada Para alem da compra de produtos quimicos e de troncos de madeira... sugerem mais alguma medida? E será que esta sujidade podera estar associada a isso? Agradecia pelo menos uma respostazita:) Boas! Lodo nao é certamente, sao algas, as castanhas aparecem quando existe pouca luz as verdes com luz a mais, quanto ao ph nao vale a pena usares produtos tipo ph minus porque faz um efeito temporário, para te ajudarem convinha escreveres o setup do aqua e inserires umas fotos . Cumps Citar
Monize Publicado: Dezembro 5, 2007 Autor Publicado: Dezembro 5, 2007 Ok! Aqui vão as caracteristicas: Aqua 40L +- Luz: 1Lamp fluorescente Lum325-11w Aquecimento: 25wz - 24gr Filtro: 5w - 200l/h Flora: 1echinodorus + 1 microsorum pteropus no tronco +1 (nao sei o nome) Fauna: 1 kinguio + 2 espadas (m e f) (proxima adiçao - 1 colisa + 1 limpa vidros) Por enquanto tenho so esta fauna porque comecei a povoar o aquario há pouco tempo. Ph- entre 7.8 - 8 nitritos - 0,2 Citar Tranquilidade
Monize Publicado: Dezembro 5, 2007 Autor Publicado: Dezembro 5, 2007 Então pessoal. Não há dicas para baixar ligeiramente o PH? Agradecia alguma sugestao:) Citar Tranquilidade
josé mendonça Publicado: Dezembro 5, 2007 Publicado: Dezembro 5, 2007 olá Monize! vou tentar ser muito sucinto: 1- não deves misturar peixes de água fria com tropicais! as necessidades são distintas e os de água fria precisam dum volume de água muito maior que os outros que mencionas... 2- penso que a potência do teu termostato irá revelar-se insuficiente para 40L... 3- quanto mais plantas introduzires no aquário, mais contribuis para o equilibrio biológico da tua água; no entanto a tua iluminação é escassa... aconselho-te a pensares numa nova calha. 4- relativamente à tua questão sobre o ph, faz o sguinte: testa primeiro a água que sai da torneira; se este for inferior à do aquário, provavelmente a subida do mesmo deve-se a alguma pedra que lá tenhas ou até ao próprio areão, que poderão conter calcário, proporcionando assim essa alcalinidade de que falas... no caso do ph ser igual, (8, acho francamente alto) aconselho-te a que escolhas peixes que aguentem na boa esse valor, por isso, muita leitura será recomendada. boa sorte com isso! .png' alt=':biggn:'> Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Dário Publicado: Dezembro 5, 2007 Publicado: Dezembro 5, 2007 Ok! Aqui vão as caracteristicas: Aqua 40L +- Luz: 1Lamp fluorescente Lum325-11w Aquecimento: 25wz - 24gr Filtro: 5w - 200l/h Flora: 1echinodorus + 1 microsorum pteropus no tronco +1 (nao sei o nome) Fauna: 1 kinguio + 2 espadas (m e f) (proxima adiçao - 1 colisa + 1 limpa vidros) Por enquanto tenho so esta fauna porque comecei a povoar o aquario há pouco tempo. Ph- entre 7.8 - 8 nitritos - 0,2 Esse valor de PH é bom para ciclideos mas, para a maior parte das outras especies já é muito elevado. Para baixar o PH, ou usas produtos próprios para tal, que podes encontrar em qualquer loja de aquas, ou então adicionas, debaixo do substrato ou no próprio filtro se tiver espaço para isso, turfa granulada. Outra solução é escolheres especies que se dêem bem com esses valores, claro que, para a capacidade do teu aqua, ciclideos estão fora de questão. Verifica, tal como também aconselhou o José Mendonça, o valor de PH da água da tua torneira ou se tens algum elemento calcário que te possa estar a provocar esses valores. Os troncos podem, no ínicio da sua instalação, deixar a água mais amarela. A turfa e alguns outros produtos que baixam o PH também podem ter o mesmo efeito. Em Relação à limpeza: TPAs e aspirador. Aconselho-te mesmo, visto teres um aqua só de 45 litros, a TPA's semanais à volta dos 20%. Agora tens de ter em atenção é ao valor do PH da tua tormeira. Abraço Citar
Monize Publicado: Dezembro 7, 2007 Autor Publicado: Dezembro 7, 2007 Quero desde ja agradecer as respostas que foram dadas. esclareceram-me muitas duvidas. Esclarecendo algumas questões levantadas. - a agua da torneira vem a ph8 - cometi o erro de ter algum areao de orgiem calcaria (achei que ficava bonito.. fui um bocado tolo). penso substitui-lo para breve. - comecei a fazer TPA com agua de garrafao que vem a 5.4 de ph. vamos a ver se equilibra as coisas. tenho feito mudanças muito graduais... quase de litro a litro por dia.. o objectivo é fazer 7l por semana = 20%. comecei há 2 dias e ate agora o ph mantêm-se a 7.8. vou esperar ate ao final da semana. se vir que resulta... entao mantenho esse processo de regulaçao de ph. que acham disso? - o kinguio que tenho no aquario tem um grande valor sentimental e é o unico piexe de agua fria que vou ter no aquario. segundo me informei ele ate se aguenta bem obviamente que a medio prazo vou-lhe dar uma casita com as condiçoes ideiais. - segundo me disseram... a luz que tenho é suficiente (12h por dia) e o termostato tem mantido a agua a temperatura estavel. Citar Tranquilidade
josé mendonça Publicado: Dezembro 7, 2007 Publicado: Dezembro 7, 2007 o melhor seria mesmo substituires o areão calcário... fazer as TPAs com água engarrafada dá-te uma ajuda na descida do ph, o problema é que essa água (que deve ser de nascente) não conterá grande coisa em termos de nutrientes para as plantas... mas a tua echinodorus vai ser o 'barómetro' desta situação, se começar a definhar, já sabes que é disso (e tambem dos 11w...) boa sorte Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Monize Publicado: Dezembro 7, 2007 Autor Publicado: Dezembro 7, 2007 Obrigado pela ajuda e prontidão Assim farei. Citar Tranquilidade
Recommended Posts