CHINA Publicado Dezembro 4, 2007 Publicado Dezembro 4, 2007 caros amigos tenho vindo a montar um aqua de 60*60*60. aqui fica a descrição do material envolvido até agora: aqua: 60x60x60 substrato: 18kg de sugar size e areia viva rocha viva: cerca de 20kg (4 até ao momento) iluminação: calha 3x24w T5 escumador: deltec mce600 ciculação: 1 koralia 2 (virá uma tunze nano) aquecimento: termoestato jager 150W kit test - red sea o aqua está montado desde 6ª feira e até ao momento acho que está tudo normal. o escumador ontem já tinha alguma escuma castanha. ph-8.2 temp-26 dens-1023 akal- 2.9 ontem pela primeira vez adicionei agua com calcário ( 1 Litro) agradeço os vosso comentários e logo que possa coloco umas fostos. abraço pedro pedroso assim agradeço os vossos comentários e ajuda Pedro Pedroso
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 4, 2007 Publicado: Dezembro 4, 2007 Vamos lá responder às tuas questões; caros amigos aqua: 60x60x60 substrato: 18kg de sugar size e areia viva rocha viva: cerca de 20kg (4 até ao momento) Tens que aumentar isso, ajuda muito a maturação da água iluminação: calha 3x24w T5 Eu colocava mais 3 lampadas pelo menos escumador: deltec mce600 ciculação: 1 koralia 2 (virá uma tunze nano) aquecimento: termoestato jager 150W Coloca mais um, pois se um avariar sempre temos o outro até verificarmos o problema kit test - red sea o aqua está montado desde 6ª feira e até ao momento acho que está tudo normal. o escumador ontem já tinha alguma escuma castanha. ph-8.2 temp-26 dens-1023 akal- 2.9 isto é mesmo o quê? Alkalinidade? Se for está baixíssimo ontem pela primeira vez adicionei agua com calcário ( 1 Litro) Deves querer dizer água com kalk (calcio) Que tipo de água utilizas para a repozição e TPAs? MEGA ARQUIVO
CHINA Publicado: Dezembro 5, 2007 Autor Publicado: Dezembro 5, 2007 boas neste momento estou a utilizar água de osmose com kalk. é errado colocar já a equipa de limpeza? obrigado
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 5, 2007 Publicado: Dezembro 5, 2007 Sim, é errado colocar já equipa de limpeza! Espera por mais um mês e depois faz testes e aí, se tudo tiver bem, podes colocar! MEGA ARQUIVO
CHINA Publicado: Dezembro 5, 2007 Autor Publicado: Dezembro 5, 2007 é normal a alka estar a 2.9? pelo que tenho visto anda sempre por valores perto dos 9! ou estou a enteder mal? como subir a mesma sem mexer no ph? duvidas só duvidas! obrigado
joao_judi Publicado: Dezembro 5, 2007 Publicado: Dezembro 5, 2007 Boas. Qual a marca do teste que tens para medir a Alcalinidade ?? Sim esse valor é baixo, no entanto, e estranhando mesmo muito esse nivel, e para além disso usas-te água de osmose + sal, esse valor creio que não está certo. Mais tarde se for mm preciso subir o KH ( alcalinidade total ), podes usar Bicarbonato de Sódio, mas usa com cuidado e somente depois de teres a certeza que esse valor é certo, ou que o teste que utilizas está correcto. Abraço
CHINA Publicado: Dezembro 6, 2007 Autor Publicado: Dezembro 6, 2007 boas João os testes que estou a utilizar são da red sea (não sei se são alguma coisa de jeito?) e ontem medi outra vez e ainda estava mais baixo. no entanto quanto pude entender existem duas escalas de medição da alcalinidade? qual a conversão de uma para outra? obrigado
joao_judi Publicado: Dezembro 6, 2007 Publicado: Dezembro 6, 2007 Boas. Emprestaram-me os testes da Red Sea. E estive aqui a ver e o teste de KH ( que tb deves ter ), vais adicionando gota a gota, até obteres a cor que se encontra no "cartão". Ou seja, O teu nivel de KH será o nº de gotas até atingires a cor indicada, logo, não sei coom vai de encontro aos 2.9... O teu teste diz mesmo o quê ? Abraço
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 6, 2007 Publicado: Dezembro 6, 2007 Não conheço esses testes, mas mais lá para cima disse logo que se o que querias dizer com Alka era Kh...estava muito baixo! Compra outro teste e vê o valor que dá! MEGA ARQUIVO
CHINA Publicado: Dezembro 6, 2007 Autor Publicado: Dezembro 6, 2007 boas não tenho o teste comigo mas o que tenho da red sea, não funciona assim junta agua com reagente de alk e tens uma cor, que é graduada numa escala! e esse valor esta a 2.9, que na referida escla é a zona de transição do médio para alto! acho que me expliquei bem.......ou se calhar disse algum disparate.... obrigado
CHINA Publicado: Dezembro 7, 2007 Autor Publicado: Dezembro 7, 2007 boas já confirmei o teste e este refere-se a alk, tem 3 escalas low 0-1.6, normal 1.7-2.8 e high 2.9-3.6 agora julgo que estes valores tenham coorepndencia com outra escala pelo que tenho visto falam sempre de valores proximos dos 9-11. alguem me explica este conversão? ontem notei alguma espuma na superficie da água, a que se deve? falta de circulação da mesma? obrigado
CHINA Publicado: Dezembro 7, 2007 Autor Publicado: Dezembro 7, 2007 ok boas já encontei a conversão assim: 2.8meq/l=7.84dkh=140ppm que dizem do valor? obrigado
joao_judicibus Publicado: Dezembro 7, 2007 Publicado: Dezembro 7, 2007 Boas. Não está muito mau... No entanto o teu Aquário é recente, assim sendo, acho que deverias ter calma e deixas as coisas estabilizar. No teu caso nem inventes a por produtos que te disse. Pois o valor nem está muito mau. Isso agora com o Kalk e mais umas semanas fica no ponto. Abraço Abraço, João Judicibus
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 8, 2007 Publicado: Dezembro 8, 2007 Sobre a espuma....tens alguma coisa a fazer bolhas de ar dentro do aqua? MEGA ARQUIVO
CHINA Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 boas o escumador deltec mce600 continua a fazer algumas bolhas para dentro de agua (acho que a medida que a agua vai maturando tem vindo a fazer menos). a má colocação da bomba estava a criar uma pelicula e alguma espuma junto aos vidros. um erro na circulação estava na base de tudo......novato! já está corrigido por agora.. obrigado
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 10, 2007 Publicado: Dezembro 10, 2007 Sobre as bolhas a sairem do escumador, é uma questão de afinação! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts