Recommended Posts

Publicado

caros amigos

tenho vindo a montar um aqua de 60*60*60.

aqui fica a descrição do material envolvido até agora:

aqua: 60x60x60

substrato: 18kg de sugar size e areia viva

rocha viva: cerca de 20kg (4 até ao momento)

iluminação: calha 3x24w T5

escumador: deltec mce600

ciculação: 1 koralia 2 (virá uma tunze nano)

aquecimento: termoestato jager 150W

kit test - red sea

o aqua está montado desde 6ª feira e até ao momento acho que está tudo normal. o escumador ontem já tinha alguma escuma castanha.

ph-8.2

temp-26

dens-1023

akal- 2.9

ontem pela primeira vez adicionei agua com calcário ( 1 Litro)

agradeço os vosso comentários e logo que possa coloco umas fostos.

abraço

pedro pedroso

assim agradeço os vossos comentários e ajuda

Pedro Pedroso

Publicado:

Vamos lá responder às tuas questões;

caros amigos

aqua: 60x60x60

substrato: 18kg de sugar size e areia viva

rocha viva: cerca de 20kg (4 até ao momento) Tens que aumentar isso, ajuda muito a maturação da água

iluminação: calha 3x24w T5 Eu colocava mais 3 lampadas pelo menos

escumador: deltec mce600

ciculação: 1 koralia 2 (virá uma tunze nano)

aquecimento: termoestato jager 150W Coloca mais um, pois se um avariar sempre temos o outro até verificarmos o problema

kit test - red sea

o aqua está montado desde 6ª feira e até ao momento acho que está tudo normal. o escumador ontem já tinha alguma escuma castanha.

ph-8.2

temp-26

dens-1023

akal- 2.9 isto é mesmo o quê? Alkalinidade? Se for está baixíssimo

ontem pela primeira vez adicionei agua com calcário ( 1 Litro) Deves querer dizer água com kalk (calcio)

Que tipo de água utilizas para a repozição e TPAs?

Publicado:

boas

neste momento estou a utilizar água de osmose com kalk.

é errado colocar já a equipa de limpeza?

obrigado

Publicado:

é normal a alka estar a 2.9?

pelo que tenho visto anda sempre por valores perto dos 9! ou estou a enteder mal?

como subir a mesma sem mexer no ph?

duvidas só duvidas!

obrigado

Publicado:

Boas.

Qual a marca do teste que tens para medir a Alcalinidade ??

Sim esse valor é baixo, no entanto, e estranhando mesmo muito esse nivel, e para além disso usas-te água de osmose + sal, esse valor creio que não está certo.

Mais tarde se for mm preciso subir o KH ( alcalinidade total ), podes usar Bicarbonato de Sódio, mas usa com cuidado e somente depois de teres a certeza que esse valor é certo, ou que o teste que utilizas está correcto.

Abraço

Publicado:

boas João

os testes que estou a utilizar são da red sea (não sei se são alguma coisa de jeito?) e ontem medi outra vez e ainda estava mais baixo.

no entanto quanto pude entender existem duas escalas de medição da alcalinidade? qual a conversão de uma para outra?

obrigado

Publicado:

Boas.

Emprestaram-me os testes da Red Sea.

E estive aqui a ver e o teste de KH ( que tb deves ter ), vais adicionando gota a gota, até obteres a cor que se encontra no "cartão".

Ou seja,

O teu nivel de KH será o nº de gotas até atingires a cor indicada, logo, não sei coom vai de encontro aos 2.9...

O teu teste diz mesmo o quê ?

Abraço

Publicado:

Não conheço esses testes, mas mais lá para cima disse logo que se o que querias dizer com Alka era Kh...estava muito baixo!

Compra outro teste e vê o valor que dá!

Publicado:

boas

não tenho o teste comigo mas o que tenho da red sea, não funciona assim junta agua com reagente de alk e tens uma cor, que é graduada numa escala!

e esse valor esta a 2.9, que na referida escla é a zona de transição do médio para alto!

acho que me expliquei bem.......ou se calhar disse algum disparate....

obrigado

Publicado:

boas

já confirmei o teste e este refere-se a alk, tem 3 escalas low 0-1.6, normal 1.7-2.8 e high 2.9-3.6

agora julgo que estes valores tenham coorepndencia com outra escala pelo que tenho visto falam sempre de valores proximos dos 9-11.

alguem me explica este conversão?

ontem notei alguma espuma na superficie da água, a que se deve? falta de circulação da mesma?

obrigado

Publicado:

ok boas

já encontei a conversão assim:

2.8meq/l=7.84dkh=140ppm

que dizem do valor?

obrigado

Publicado:

Boas.

Não está muito mau...

No entanto o teu Aquário é recente, assim sendo, acho que deverias ter calma e deixas as coisas estabilizar.

No teu caso nem inventes a por produtos que te disse. Pois o valor nem está muito mau.

Isso agora com o Kalk e mais umas semanas fica no ponto.

Abraço

Abraço,

João Judicibus

Publicado:

boas

o escumador deltec mce600 continua a fazer algumas bolhas para dentro de agua (acho que a medida que a agua vai maturando tem vindo a fazer menos).

a má colocação da bomba estava a criar uma pelicula e alguma espuma junto aos vidros. um erro na circulação estava na base de tudo......novato!

já está corrigido por agora..

obrigado