peixeiro Publicado Maio 18, 2004 Publicado Maio 18, 2004 Boas ppl, disseram-me que a Aragamax Sugar Size nao deve ser lavada antes de ser aplicada no aquario para nao perder as suas propriedades! É verdade ou é mais um daqueles "mitos da aquariofilia"? Devo lavar-la e so depois aplicar ?
zeka Publicado: Maio 18, 2004 Publicado: Maio 18, 2004 oi! eu se fosse a ti n a lavava! na embalagem diz para nao o fazer , para alem do enorme risco de perderes um ou outro grao: k dessa areia podese dizer k é dinheiro k estas a perder;)abraço
Marco Madeira Publicado: Maio 18, 2004 Publicado: Maio 18, 2004 Oi... depende do tipo de argamax que tiveres... á uma que tem de ser lavada, á outra que não... verifica a embalagem !! Abraço...
zeka Publicado: Maio 28, 2004 Publicado: Maio 28, 2004 oi! iniciei onte-ontem o meu salgado, e ja axo k fiz asneira;) pois é 350 lts, com skimmer berlim hang on, power heads duas de 1000 e uma de 1500,auginha do cabo raso, té aki td bem ... agora kaundo meti os 3 sacos de Caribsea aragamax....a agua fikou leite!!!é k dizia na embalagem "ready to use....e agora?? isto ta =passados 2 dias, e n noto melhorias...noto sim k se estao a formar pekenas "pedras por exemplo no skimmer, será k a "poeira esta a agregar-se?? e isto passa por si só?
Marco Madeira Publicado: Maio 28, 2004 Publicado: Maio 28, 2004 Oi Zeka... Caribsea aragamax....a agua fikou leite!!! eu acho que essa e igual a que usei e essa tem de ser lavada, e muito bem lavada !! Eu lavei umas 4 vezes e depois chatei-me e parei de lavar. Fiquei 3 dias sem ver peixes e corais... em relacao ao teu problema, tens algumas opcoes... fazer umas tpas com agua limpa, podes tambem juntar um filtro externo ou interno com uma esponja ou la de vidro que te vai ajudar tambem... mas nao stresses porque isso acaba por assentar e o escumador acaba por retirar algumas particulas tambem... mas a melhor opcao era mesmo fazer umas trocas de agua, assim ate ajudas o aqua a equilibrar-se mais depressa... Abraço...
zeka Publicado: Maio 28, 2004 Publicado: Maio 28, 2004 ola marco! antes de mais obrigado pelo optimismo;) hj tirei metade da circulaçao. pa ver se ajuda a assentar, agora so tem a superficie uma power head de 1500lts de um lado e outra de 1000 do outro. o skimmer tirei. tava com receio de colocar a la de vidro, ja que acabei de buscar a auga do cabo raso e tava com medo k por exemplo a lã de vidro ao sugar, matase algum plancon ou mais algum bixaroco k dps ia ser benefico....axas k n ia ter prob a esse respeito?? abraço
Marco Madeira Publicado: Maio 28, 2004 Publicado: Maio 28, 2004 Oi... deixa estar o escumador e as bombas de movimentação... coloca a lâ de vidro.... e faz trocas de água... não te importes com o plankton agora, até porque não tens corais.. certo ?? tem paciencia... Abraço...
zeka Publicado: Maio 28, 2004 Publicado: Maio 28, 2004 ok ,vou deixar td a trabalhar, ja me tou a preparar psicologicamente pa n ver nada por uma semana...paciencia, tb so ia ver areia e agua;) ja agora...MARCO pelas fotos k vi do teu akua , o fundo é 120x40 certo??pa fazer akela camada de areia usaste kuantos sacos? akilo tem os 7cm espessura aproximadamente n é? eu usei 3 sacos para um fundo de 100x50, a ver se fika taum alto cm o teu..abraço
Marco Madeira Publicado: Maio 29, 2004 Publicado: Maio 29, 2004 oi... não sei, porque adicionei aragonita á aragonita que aproveitei do meu aqua antigo. A altura em média deve andar pelos 8 cm, isto porque atrás o nivel é mais alto. Á frente deve estar com uns 6/7 cms... Abraço...
zeka Publicado: Junho 1, 2004 Publicado: Junho 1, 2004 oi! é so para relatar a boa surpresa k tive hj, sensivelmente uns 5 dias dps de introduzida a aragonite---ja se ve bem td!!!!hehe,agora sim para finalizar vou fazer 1/3 muda,mais de 100 lts.. é curioso pk isto começou a aclarear ontem de manha e dps foi de repente! antes disso era branco solido a cor da agua. 24 horas dps ja tava td claro!abraço,e obrigado
Marco Madeira Publicado: Junho 1, 2004 Publicado: Junho 1, 2004 Oi... Estas a ver... um pouco de paciencia nao custa nada. Agora mais umas 3 semanas de paciencia e algumas tpa's pelo caminho, e depois ja podes colocar um coraizinhos ou um peixe ou outro... aconcelho-te os corais primeiro... uns resistentes tipo xenia, zoanthus ou sarcophyton. Comeca ja com o kalk !! e boa sorte... Abraço...
zeka Publicado: Junho 1, 2004 Publicado: Junho 1, 2004 oi! pois mas foi sol de pouca dura, tive a mexer na areia a lisa-la e ja voltou td ao mm (claro k agora ja sei kdentro de 3 dias ta nova;), mas inda me falta um pouco mais para peixes ou corais, ja k o meu sistema vai basear-se na sobredimensao do skim, na DSB e na roxa viva k ainda nem tenho mas tb n tenho pressa...
Diogo Lopes Publicado: Junho 1, 2004 Publicado: Junho 1, 2004 Olá a todos, Vou deixar aqui uma dica para a colocação de aragamax num aquário já estabelecido! Com um tubo de PVC grosso (cerca de 10 cm) do tamanho do aqua em altura, colocar no fundo e encher de aragamax. Depois levantar ligeiramente e espalhar a aragamax pelo fundo de uma forma uniforme - repetir o processo as vezes necessárias - sempre de uma forma calma! Abraço, Diogo
Machado de Sousa Publicado: Junho 2, 2004 Publicado: Junho 2, 2004 Olá Diogo, já usei essa técnica do tubo, mas a água fica um pouco turva quando retiramos o tubo. Há uma forma parecida com essa do tubo, que funciona lindamente, sem turvar a água. Basta um simples saco de plástico...daqueles fornecidos pelas lojas para transporte dos peixes e corais. A técnica é simples: 1 - Colocas o substrato no saco em pequenas quantidades (até 1/3 do volume do saco), com pré lavagem ou não (seguir indicações na embalagem). 2 - Aperta o saco para tirar o ar e depois, tapando a boca do saco com uma das mãos, mergulha o mesmo no aquário com a boca para baixo, até ao local onde pretendes colocar a areia. 3 - Mantendo o saco invertido, larga a boca do saco junto ao fundo do aquário e faz com que a areia vá saindo, lentamente, sempre com a boca do saco encostada ao local onde queres pôr a areia (de maneira que a areia não seja largada na coluna de água para não levantar o pó). Com alguma prática torna-se muito fácil o acrescento de aragamax ao subtrato, de tempos a tempos, por este processo. O pó, que costuma provocar o tal nevoeiro, não é mais do que a própria aragonite ou dolomite pulverizada no processo de transporte, e pode não ser desperdiçado. Quem acrescentar ao aquário um substrato com elevados teores de pó por este processo, dificilmente usará outro expediente... Um abraço ao pessoal, Velidhu
Recommended Posts