Ajuda com PH E CO2


Recommended Posts

Boas hoje tive um dos piores dias desde que sou aquariofilista.... então passo a sitar

ontem coloquei a funcionar o meu sistema de Co2 com cerca de 1 bolha por segundo . na altura em que coloquei o Co2 a funcionar o ph estava 6.6/6.7 .

hoje quando a mulher chegou ao almoço ligou-me a dizer que tinha os peixes todos a morrer, sai logo e foi para casa,quando cheguei encontrei o aqua com os peixes quase todos mortos(9 discus /6 sae/4 neons/ects) coloquei logo uns 7 no aqua hospital e mudei 80% de agua e a coisa la se compos...O problema foi a descida de ph acho ou tenho quase a certeza.

o que eu pretendia era saber o que fazer para ligar o co2 para as plantas e nao baixar muito o ph ou ate subir um pouco para nao haver variação de ph.

 

Obrigado,

Jorge

 

NOTA:

A só para dizer que até agora só morreu 1 sae acho que o resto os consegui salvar

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hoje tive um dos piores dias desde que sou aquariofilista.... então passo a sitar

ontem coloquei a funcionar o meu sistema de Co2 com cerca de 1 bolha por segundo . na altura em que coloquei o Co2 a funcionar o ph estava 6.6/6.7 .

hoje quando a mulher chegou ao almoço ligou-me a dizer que tinha os peixes todos a morrer, sai logo e foi para casa,quando cheguei encontrei o aqua com os peixes quase todos mortos(9 discus /6 sae/4 neons/ects) coloquei logo uns 7 no aqua hospital e mudei 80% de agua e a coisa la se compos...O problema foi a descida de ph acho ou tenho quase a certeza.

o que eu pretendia era saber o que fazer para ligar o co2 para as plantas e nao baixar muito o ph ou ate subir um pouco para nao haver variação de ph.

 

Obrigado,

Jorge

 

NOTA:

A só para dizer que até agora só morreu 1 sae acho que o resto os consegui salvar

 

 

Boas!

 

Tinhas o pH a 6,6/6,7 sem adição de CO2? Tens turfa no substracto fértil ou no filtro?

Coloco-te estas questões porque geralmente a água da torneira é neutra ou alcalina!

Para já o que tens a fazer é reduzires o CO2 e ir controlando.

Diz qualquer coisa.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o CO2 esteve ligado toda a noite, ou seja com as luzes apagadas?

 

Quando as luzes estão apagadas não precisas de adicionar CO2, como as plantas só consomem CO2 com as luzes acesas a sua concentração aumenta em demasia e acidifica muito a agua. Por isso liga o CO2 só durante o dia - vantagens PH mais constante e economia de CO2

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado pelas respostas mas tenho medo de matar os bichos, pois ontem apanhei um susto daqueles, será que ainda não aconteceu nada a ninguem

 

 

Boas ANDORINA o co2 só ligou demanhã

Editado por chivas

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado pelas respostas mas tenho medo de matar os bichos, pois ontem apanhei um susto daqueles, será que ainda não aconteceu nada a ninguem

Boas ANDORINA o co2 só ligou demanhã

 

Boas.

Infelizmente já tem acontecido a alguns membros.

 

Quais são as medidas do teu aqua?

Tens o sistema com válvula de agulha? Tens a certeza que estava a deitar apenas 1 bolha/segundo?

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Infelizmente já tem acontecido a alguns membros.

 

Quais são as medidas do teu aqua?

Tens o sistema com válvula de agulha? Tens a certeza que estava a deitar apenas 1 bolha/segundo?

 

abx

 

 

 

Boas,

 

Por acaso sabes qual o KH do teu aqua? Não estará baixo?

 

Já aqui há alguns dias este problema foi aqui colocado. Convinha saberes este valor, pois se a tua água não oferece resistência à descida do ph, provavelmente vais ter de elevar a dureza dos carbonatos (Kh), para poderes voltar a usar o CO2.

 

Há testes para fazer esta medição.

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal estive neste momento a efectuar medias

 

Ph-6.8

amonia-0

nitritos-0

nitratos-0

gh-80

kh-40 mg/l

 

 

o que poderei fazer para ligar o CO2 para as plantas e sem variar o ph de maneira a que não altere o ph do aquario.

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por estas e por outras que eu apesar de reconhecer a importancia do c02 lhe torço o nariz.. :happy:

 

As pastilhas de c02 não têm a mesma eficacia e nao são mais seguras?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por estas e por outras que eu apesar de reconhecer a importancia do c02 lhe torço o nariz.. :happy:

 

As pastilhas de c02 não têm a mesma eficacia e nao são mais seguras?

 

Abraço

 

 

Pamivelmo, segundo tenho lido o mais seguro e mais eficaz e o sistema de pressão

e acho que para o meu aqua teria de ser pois pastinhas para 470 litros....

 

 

JCBF quanto ao sistema acho que será de agulhas nao tenho a certeza é dos da aquaristic, quanto as bolhas tenho a certeza pois estive a comtar com cronometro e nem chegava bem....

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal estive neste momento a efectuar medias

 

Ph-6.8

amonia-0

nitritos-0

nitratos-0

gh-80

kh-40 mg/l

o que poderei fazer para ligar o CO2 para as plantas e sem variar o ph de maneira a que não altere o ph do aquario.

 

Cpts,

Jorge

 

 

Qual a marca dos testes que usas-te?

 

Acho os valores de Gh e Kh muito estranhos.

Normalmente o Kh deve andar entre 4 e 6 e o Gh até aos 15.

 

No teu caso o mais provável era o Kh estar em valores de 1 ou 2 face ao que te aconteceu.

 

O que dizem as instruções do teste?

 

O máximo que tive de Gh foi de 35 e mudei o areão do aquário porque tinha pedaços de conchas e estava a provocar a alteração destes valores.

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a marca dos testes que usas-te?

 

Acho os valores de Gh e Kh muito estranhos.

Normalmente o Kh deve andar entre 4 e 6 e o Gh até aos 15.

 

No teu caso o mais provável era o Kh estar em valores de 1 ou 2 face ao que te aconteceu.

 

O que dizem as instruções do teste?

 

O máximo que tive de Gh foi de 35 e mudei o areão do aquário porque tinha pedaços de conchas e estava a provocar a alteração destes valores.

 

JCBF

 

Boas, os testes são da hagen (nutrafin) o que diz é colocar agua ate a medida e depois ir adicionando gotas e agitar, mais 1 gota e agitar isto ate mudar até a cor amarela depois é multiplicar ao numeros de gotas que foram adicionadas ate atingir a cor amarela e multiplicar por 10 isto para KH. para o GH é a mesma coisa só que multiplico o numero de gotas por 20

 

 

dai esses valores.

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os testes são da hagen (nutrafin) o que diz é colocar agua ate a medida e depois ir adicionando gotas e agitar, mais 1 gota e agitar isto ate mudar até a cor amarela depois é multiplicar ao numeros de gotas que foram adicionadas ate atingir a cor amarela e multiplicar por 10 isto para KH. para o GH é a mesma coisa só que multiplico o numero de gotas por 20

dai esses valores.

 

Cpts,

Jorge

 

 

Bem, o meu é uma tira com os quadraditos e apenas tenho que molhar na agua, consoante a cor diz-me os valores, mas nunca valores exactos, apenas < 6 ; > 7; > 14 e > 21 (mas nunca usei, por isso nao posso dizer se é eficaz)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não respondeste às questões que te coloquei, mas ainda te faço outra: vais adicionar CO2 com os NO3 a zero?!

O aquário é plantado? Se sim é melhor leres uns tópicos aqui no fórum (onde haveria de ser), sobre nutrientes.

Desculpa, só mais uma questão: qual a tua iluminação?

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinhas o pH a 6,6/6,7 sem adição de CO2? Tens turfa no substracto fértil ou no filtro?

Coloco-te estas questões porque geralmente a água da torneira é neutra ou alcalina!

Para já o que tens a fazer é reduzires o CO2 e ir controlando.

Diz qualquer coisa.

 

 

 

 

Boas!

 

Não respondeste às questões que te coloquei, mas ainda te faço outra: vais adicionar CO2 com os NO3 a zero?!

O aquário é plantado? Se sim é melhor leres uns tópicos aqui no fórum (onde haveria de ser), sobre nutrientes.

Desculpa, só mais uma questão: qual a tua iluminação?

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Boas Carlos, não é um plantado completo mas sim tem algumas plantas que queria ver crescertens aqui o aqua http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78362

quanto a iluminação neste momento tenho 3 de 54 w de 10.000k e 1 de 54w de 6500k.

Turfa não tenho nem no filtro nem no substrato que é akadama.

Quanto ao controlar o CO2 antes de colocar foi pesquisando e vi que maior parte do pessoal colocava 1 bolha por segundo, o meu nem a isso chegou, mas andou lá perto e agora até tenho medo de o ligar.

Já agora podias-me dar umas luzes sobre qual é o problema de Co2 e No3 ... o problema que me está a acontecer é o Ph que vai por aí abaixo quando ligo o Co2.

Editado por chivas

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a marca dos testes que usas-te?

 

Acho os valores de Gh e Kh muito estranhos.

Normalmente o Kh deve andar entre 4 e 6 e o Gh até aos 15.

 

No teu caso o mais provável era o Kh estar em valores de 1 ou 2 face ao que te aconteceu.

 

O que dizem as instruções do teste?

 

O máximo que tive de Gh foi de 35 e mudei o areão do aquário porque tinha pedaços de conchas e estava a provocar a alteração destes valores.

 

JCBF

 

 

Acho que já percebi a questão.

 

O problema na interpretação dos resultados, está na escala de valores utilizada.

 

80 mg/litro, equivale a um Gh de 4,48

 

40 mg/litro equivale a um Kh de 2,24 dKh (graus alemães)

 

(vê qual o Kh da água a tua torneira)

 

O que deves fazer é elevar a dureza dos carbonatos do teu aquário, antes de introduzires o CO2. Para isso há produtos no mercado que são incrementadores do Kh. Com a introdução destes produtos regista-se também um ligeiro aumento do ph.

 

Vou-te dar um exemplo prático:

 

Comparemos o CO2 à força que alguém faz ao empurrar uma outra pessoa e o Kh à resistência que a pessoa empurrada oferece e o ph ao espaço a que a pessoa empurrada fica da pessoa que a empurrou, após ter sido empurrada.

 

Se a pessoa empurrada oferece resistência, é projectada a uma distância mais curta do que se não oferecer resistência. Ou seja, passando agora à nossa linguagem de aquas: no primeiro caso o ph varia menos, no segundo caso o ph varia mais.

 

O que temos de fazer é dotar a àgua da força necessária para oferecer resistência ao CO2.

 

Força nisso. Depois diz os resultados.

 

Se quiseres ver como se convertem os mg por litro em dkh, consulta WWW.saltaquarium.about.calculator.com

 

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já percebi a questão.

 

O problema na interpretação dos resultados, está na escala de valores utilizada.

 

80 mg/litro, equivale a um Gh de 4,48

 

40 mg/litro equivale a um Kh de 2,24 dKh (graus alemães)

 

(vê qual o Kh da água a tua torneira)

 

O que deves fazer é elevar a dureza dos carbonatos do teu aquário, antes de introduzires o CO2. Para isso há produtos no mercado que são incrementadores do Kh. Com a introdução destes produtos regista-se também um ligeiro aumento do ph.

 

Vou-te dar um exemplo prático:

 

Comparemos o CO2 à força que alguém faz ao empurrar uma outra pessoa e o Kh à resistência que a pessoa empurrada oferece e o ph ao espaço a que a pessoa empurrada fica da pessoa que a empurrou, após ter sido empurrada.

 

Se a pessoa empurrada oferece resistência, é projectada a uma distância mais curta do que se não oferecer resistência. Ou seja, passando agora à nossa linguagem de aquas: no primeiro caso o ph varia menos, no segundo caso o ph varia mais.

 

O que temos de fazer é dotar a àgua da força necessária para oferecer resistência ao CO2.

 

Força nisso. Depois diz os resultados.

 

Se quiseres ver como se convertem os mg por litro em dkh, consulta WWW.saltaquarium.about.calculator.com

JCBF

 

 

Boas é isso mesmo faltava-me multiplicar o valor por 0.056.

Acabei de medir agora mesmp na torneira(rede) então é assim GH 4.48 / KH 2.24 .

o que acham de colocar qualquer coisa calcaria no filtro para ajudar a subir um bocadinho o ph como conchas ou umas pedrinhas calcarias assim já poderia colocar o co2.

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas é isso mesmo faltava-me multiplicar o valor por 0.056.

Acabei de medir agora mesmp na torneira(rede) então é assim GH 4.48 / KH 2.24 .

o que acham de colocar qualquer coisa calcaria no filtro para ajudar a subir um bocadinho o ph como conchas ou umas pedrinhas calcarias assim já poderia colocar o co2.

 

Cpts,

Jorge

 

 

Essa poderá ser uma solução, mas não coloques CO2 antes de teres o Kh no mínimo a 4 a 5 dHh. Pode levar algum tempo até conseguires isso. Porque não experimentas um incrementador de Kh, subindo pouco a pouco o Kh, sem ser de forma brusca? penso que será a melhor solução ou pelo menos a mais rápida.

 

Eu também tinha o Kh a 2 dKh e o que fiz foi exactamente o que te estou a aconselhar. Agora não tentes subir logo tudo de uma vez.

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso com CO2 mantenho o pH a cerca de 6.9 com kH de 5.

Basta desligar o CO2 de noite que no dia seguinte já está nos 7,4, valor a que sai da torneira... isto dos parâmetros da água tem muito que se lhe diga!

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa poderá ser uma solução, mas não coloques CO2 antes de teres o Kh no mínimo a 4 a 5 dHh. Pode levar algum tempo até conseguires isso. Porque não experimentas um incrementador de Kh, subindo pouco a pouco o Kh, sem ser de forma brusca? penso que será a melhor solução ou pelo menos a mais rápida.

 

Eu também tinha o Kh a 2 dKh e o que fiz foi exactamente o que te estou a aconselhar. Agora não tentes subir logo tudo de uma vez.

 

JCBF

 

 

Mas assim é necessario andar sempre a colocar produtos para subir o ph, não é ? e se colocar no filtro pequena pedras calcarias ou algumas conchas partidas o ph depois de subir um pouco ira manter-se... acho eu...

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas assim é necessario andar sempre a colocar produtos para subir o ph, não é ? e se colocar no filtro pequena pedras calcarias ou algumas conchas partidas o ph depois de subir um pouco ira manter-se... acho eu...

 

Cpts,

Jorge

 

 

Boas!

 

Essa água é excelente para Discus, Mas como não vais fazer criação coloca uma ou duas pedras de origem calcária e vai controlando os valores. Com Kh 4 podes ligar o CO2 tipo 1 bolha de 5 em 5 segundos e depois analisas o pH. Se der para aumentar o nº de bolhas até chegares a 1 bolha de 3 em 3 segundos, penso que está óptimo, pois ainda não tens muitas plantas e convém não esquecer que os peixes emitem CO2 e necessitam de O2!

Outra questão é começares a fertilizar as plantas com NPK e micros assim como ferro claro. A fertilização com magnésio penso que também ajuda o Kh a subir e por conseguinte a "aguentar" mais CO2.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Essa água é excelente para Discus, Mas como não vais fazer criação coloca uma ou duas pedras de origem calcária e vai controlando os valores. Com Kh 4 podes ligar o CO2 tipo 1 bolha de 5 em 5 segundos e depois analisas o pH. Se der para aumentar o nº de bolhas até chegares a 1 bolha de 3 em 3 segundos, penso que está óptimo, pois ainda não tens muitas plantas e convém não esquecer que os peixes emitem CO2 e necessitam de O2!

Outra questão é começares a fertilizar as plantas com NPK e micros assim como ferro claro. A fertilização com magnésio penso que também ajuda o Kh a subir e por conseguinte a "aguentar" mais CO2.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Obrigado Carlos, vou fazer isso o uma pergunta talvez parva mas... o que é o NPK e MICROS.

 

 

Cpts,

Jorge

Editado por chivas

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correndo o risco de mandar uma bacurada..vou ajudar:)

 

NPK = N - Azoto; P - Fosforo; K - Potassio: NPK - combinação destes nitratos. - estes são Macro nutrientes.

 

 

Os micros, serão os Micro-nutrientes, entre eles:

 

Ferro ( Fe), Mangnesio ( Mn), Cobre ( Cu), Zinco ( Zn), etc..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correndo o risco de mandar uma bacurada..vou ajudar:)

 

NPK = N - Azoto; P - Fosforo; K - Potassio: NPK - combinação destes nitratos. - estes são Macro nutrientes.

Os micros, serão os Micro-nutrientes, entre eles:

 

Ferro ( Fe), Mangnesio ( Mn), Cobre ( Cu), Zinco ( Zn), etc..

 

 

OK, obrigado pela explicação.

 

Abraço

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.