Recommended Posts

Publicado

Olá,

Eu sou nova nestas andanças e já pus mais ou menos estas dúvidas num post, mas ninguém me respondeu, portanto agora tento um tópico...

Tenho um aquário com 60 l rena, o equipamento é o original que vinha com o aqua: luz, filtros, bomba, "estrelas de bactérias", aquecedor, etc.

A água está límpida.

temperatura 26º

ph 7.2

Nitratos, nitritos e dureza sem problemas (faço aqueles testes com 5 parâmetros, dos pauzinhos).

Plantas naturais a crescer bem e sem problemas.

2 coridoras albinas,

2 " limpa vidros

10 neons

3 guppy macho

7 guppy fêmea

1 caracol

2 alevins molly com 2 meses

pelo menos 6 alevins guppi

Problema:

tinha 3 mollies lyra que morreram. Primeiro o macho, dp uma fêmea que não teve alevins e agora a mãe dos pequenitos.

Não tinham nenhum sintoma aparente - nem pontos, nem manchas, nem feridas, nada, corpinho normal, escamas brilhantes e olhos límpidos.

Simplesmente começaram a ficar mto parados, no fundo, com dificuldades a respirar, a ofegar, depois contorciam-se, escondiam-se e morriam - o processo todo durou cerca de 3-4 dias para cada peixe.

Os alevins estão optimos (pelo menos, parecem).

Alguma ideia do que os matou?????

Tenho algum medo de que o aquário esteja um pouco sobrepovoado, porque me ofereceram peixes e eu não tive coragem de os deitar fora (claro!) e agora estão sempre a nascer mais. Será disso?

Mas se fosse não se notava nos testes??

O que faço?

Publicado:

a mim parece-me envenenamento, faz os testes de nitritos e nitratos ou amonia se tiveres.. eu aconselhava umas TPAs..

também me parecem alguns peixes a mais, mas isso é um pouco relativo, a meu ver.

fazes TPAs de quanto e de quanto em quanto tempo?

já agora dizes que fazes os testes de tiras, posta aqui os resultados de tudo o que essa tira tem, para te ajudarmos melhor.

www.meusoliloquio.blogspot.com

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Publicado:
fazes TPAs de quanto e de quanto em quanto tempo?

já agora dizes que fazes os testes de tiras, posta aqui os resultados de tudo o que essa tira tem, para te ajudarmos melhor.

faço os testes de 15 em 15 dias;

teste "5 em 1" da marca Tropical:

ùltimos resultados:

Nitratos 20 - "safe"

Nitritos - 0 - "safe"

dureza total (ºdGH) - 150 (8.0) - "safe"

alcalinidade total (ºdkH) - 120 - "ideal"

PH - 7.2

Obrigada pela ajuda.

O que pode estar a envenená-los?

E porque é que não afecta os alevins?

Não é suposto eles serem mais frágeis?

Publicado:

TPA´s-Trocas Parciais de Água, não sabias ficas já a saber :)

E como não sabias o que isto era, este deve ser o teu problema e a razão das mortes no teu aqua, por isso procura fazer o mais rapidamente possivel uma troca de água, e não te esqueças se a tua água for da torneira das 2 uma, ou deixas a água em repouso em algum recipiente pelo menos 24 horas ou adicionas directamente no aqua com um produto "aquasafe", para te ajudar a eliminar mais depressa os cloros e as propriedades nocivas para os peixes que a água da companhia tem. E claro fazes isto semanalmente, ou seja retiras cerca de 25% de água do teu áqua e repões a quantidade necessária para encheres o aqua, ahhhh, o mais parecida possivel em termos de temperatura e ph.

Qualquer dúvida estaremos todos cá para te ajudar :)

Fiquem bem :D

o peixinho ta molhado

Publicado:
TPA´s-Trocas Parciais de Água, não sabias ficas já a saber :)

E como não sabias o que isto era, este deve ser o teu problema e a razão das mortes no teu aqua

Hehe, :smilecolros:

Desculpem, eu só não sabia o que queria dizer a abreviatura, mas sim, faço trocas parciais de água (1/4) do aquário todos os 15 dias...

Enquanto o PH esteve um bocado alto, fazia com água de luso.

Agora faço com água da torneira, mas junto imediatamente o stress coat, na dose indicada!

Mudo o filtro de algodão quando faço as TPA e limpo os de esponja, com água do aquário, para não matar as bactérias.

Foi o que me aconselharam...

Não é assim que devo fazer, ou a questão mantém-se?

Publicado:

Há uns tempos disseram-me que não deveria ser colocada água do luso no aquário, mas não me lembro porque nem sei se é verdade.

Sinceramente, não acho que tenhas o aqua sobrepopulado.

Julgo que só faria bem passares a fazer TPA's semanais e não quinzenais.

Sabes os valores de amónias?

Publicado:
Sabes os valores de amónias?

Não, não tenho esse teste.

Quando souber, digo qqer coisa.

De qualquer forma, já se passou mais de uma semana e não morreu mais nenhum peixe, pelo contrário, nasceram cerca de 15 guppys :)

E os alevis mollie estão optimos, a crescer a olhos vistos, portanto se calhar não será nada da água, mas antes dos peixes???

Gracias

Publicado:

Já fiz o teste à amónia, tudo bem, quase 0.

Continuo sem saber o que se passou, mas o que é certo é que não morreu mais nenhum e os outros tão todos finos, sempre a nascerem guppys :)

Por agora não me vou preocupar mais, parece tudo bem, provavelmente era dos peixes, mas se tiverem mais ideias, pf partilhem.

Obrigada