Aqua a morrer aos poucos =(


Ritaz

Recommended Posts

Boas...

 

Estou com um problema no meu aqua que já me está a levar à loucura por não saber o que se passa...

 

Em Agosto decidi que já era tempo de dar uma limpeza geral ao meu aquário. Ora peixes para um lado e toca de desmontar o aqua todo.

 

Depois da limpeza deixei o aqua a ciclar uns 3 dias, apliquei o produto para ajudar a implementação das bactérias e meti lá o meu Sae de 10cm para ajudar no ciclo.

 

A partir daí foi a desgraça... todos os dias a partir daí morre um a dois peixes por noite...

 

Na altura tinha uns 20 neons morreram todos... tenho vindo a comprar mais... morrem. Na semana passada comprei 5 já só tenho 4.

 

Tinha perto de 10 corys de várias espécies sobram 4...

 

Neons pretos, Rásboras e neons chineses sobram 2 ou 3...

 

E agora o mais estranho... Guppys... Do aquário anterior veio um alevim com perto de dois meses, eu comprei mais... Todas as semanas tenho comprado um trio... todos os finais de semana já não os tenho. Quando os meto no aqua estão todos muito bem, aguentam 2/3 dias começam a fechar as barbatanas e a ficar na superfície da água acabando por morrer no dia a seguir. Incrivelmente o único que continua de boa saúde é o alevim que já se revelou ser um macho.

 

Fazendo as contas o que me sobra do aqua anterior é o guppy macho, o SAE, as 4 corys, as duas Rasboras e um neon preto e um L18 que incrivelmente ainda resiste a isto tudo.

 

O meu aqua tem 1.20*40*50 (penso ser assim), tenho um rena a fazer filtração, bomba de oxigénio, plantas, um tronco (ou seja, tudo o que tinha antes)...

 

Fiz testes ao NO2 e dá-me zero. Faço tpa´s todas as semanas... Já apliquei o produto da nutrafin para ajudar no ciclo, apliquei para melhorar a saúde dos peixes e nada...

 

Desculpem o testamento mas é para perceberem um bocado o desenrolar da "historia". Se alguém me conseguir ajudar...

 

Obrigada

 

Bjos

Editado por Ritaz

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

possivelmente não deixaste o aquario ciclar mantem a água que tens durante os quinze dias depois vais fazendo tpas de quinze em 15 dias mas não faças tpas 50% .

Os peixes tão a morrer devido ao aquario estar mal ciclado.

Pra não te morrerem mais aumenta a temperatura do aqua pra os 28 graus e aumenta a oxigenaçao

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir a temperatura... Neste momento encontra-se a 26º, vou aumentar para os 28º...

 

Quanto à oxigenação... a bomba está no máximo. É uma Newair 3...

 

No primeiro mês não fiz qualquer tpa mesmo por causa do ciclo... Agora é que tenho feito por pensar que era falta disso...

 

Bjos

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir a temperatura... Neste momento encontra-se a 26º, vou aumentar para os 28º...

 

Quanto à oxigenação... a bomba está no máximo. É uma Newair 3...

 

No primeiro mês não fiz qualquer tpa mesmo por causa do ciclo... Agora é que tenho feito por pensar que era falta disso...

 

Bjos

 

Boas esqueci me de te dizer durante o tempo não compres mais peixes.

Reparaste se eles fazem alguma coisa quando estão a morrer?

boa aquariofilia

cumps JMG

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir a temperatura... Neste momento encontra-se a 26º, vou aumentar para os 28º...

 

Quanto à oxigenação... a bomba está no máximo. É uma Newair 3...

 

No primeiro mês não fiz qualquer tpa mesmo por causa do ciclo... Agora é que tenho feito por pensar que era falta disso...

 

Bjos

rita fizeste mal.. no meu ver primeiro deverias ter guardado a agua kd tiraste do aqua em agosto e dpx voltavas a colucar... pk assim ao colucares nova agua terias k ciclar de novo... dpx kd ciclas de novo deves fazer tpas mais frequentes e maiores para eliminares os nitritos ou nitratos :S agua um mes sem ser mudada era capaz de não tar em muito bom estado.. outra coisa espero k n tenhas limpo o aquario com detergente pk isso tb faz ma á qualidade da agua :/ mas msm assim não percebo pk tem vindo a morrer peixes até agora.. ja devia ter estabilizado.. mas pronto tenta falar com alguem mais expert.. abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas se nota nos guppys, alguns fecham as barbatanas no primeiro dia e andam à superfície, passa a noite e tá morto... Hoje durante a noite morreu-me um macho que tinha comprado, não fechou as barbatanas mas ontem andou muito à superfície...

 

ruiseta: Não pude aproveitar a água do aqua antigo pois esta já se encontrava muito amarela e suja... Quanto ao detergente não usei nenhum... foi tudo com agua e um esfregão para limpar os vidros...

 

Bjos

Editado por Ritaz

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o que tu tens provavelmente é amonia como colocas-te os peixes todos de uma vez e como o aqua não estava ciclado as bactérias não são suficientes para consumi-la toda.

tens plantas? elas tambem ajuvam no consumo da amonia.

aguarda mais um tempo sem comprar peixes e vai fazendo tpas, convinha teres um teste de amonia para ires controlando.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o que tu tens provavelmente é amonia como colocas-te os peixes todos de uma vez e como o aqua não estava ciclado as bactérias não são suficientes para consumi-la toda.

tens plantas? elas tambem ajuvam no consumo da amonia.

aguarda mais um tempo sem comprar peixes e vai fazendo tpas, convinha teres um teste de amonia para ires controlando.

 

Sim, ao inicio poderia ter sido isso. Mas já passaram 4 meses e as mortes continuam. Penso que 10 peixes num aqua de 200 e poucos Lt não produzam assim tanta amónia que a filtragem e as plantas não dêem conta dela... :)

 

sergio já tinha referido que não tinha usado detergente na lavagem do aquário. Só usei água.

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ao inicio poderia ter sido isso. Mas já passaram 4 meses e as mortes continuam. Penso que 10 peixes num aqua de 200 e poucos Lt não produzam assim tanta amónia que a filtragem e as plantas não dêem conta dela... banana rock

Olá Ritaz! Não se deve colocar logo tantos peixes,não deves fazer as contas ao volume do aquário,mas ao tamanho da colonia de bactérias que mora no filtro,que pode ainda ser pequena,pelas mais diversas razões,logo ao colocares muitos peixes o aqua entrou em colapso.No principio devemos colocar apenas um peixe ou então uns caracois durante 3 semanas,3 dias é muito pouco.

 

Deixa o aqua ciclar algumas semanas,mete alguns caracois lá dentro e dá-lhes de comida de vez em quando.Depois põe os peixes um a um.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ao inicio poderia ter sido isso. Mas já passaram 4 meses e as mortes continuam. Penso que 10 peixes num aqua de 200 e poucos Lt não produzam assim tanta amónia que a filtragem e as plantas não dêem conta dela... :snipersmile:

 

sergio já tinha referido que não tinha usado detergente na lavagem do aquário. Só usei água.

as colonias de bacterias quando se introduz muitos peixes de seguida não é suficiente para a produção de amonia, por isso é que se aconcelha a introdizir 1 ou 2 peixes de cada vez para manter o equilibrio do aqua.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ao inicio poderia ter sido isso. Mas já passaram 4 meses e as mortes continuam. Penso que 10 peixes num aqua de 200 e poucos Lt não produzam assim tanta amónia que a filtragem e as plantas não dêem conta dela... :crazyeyes:

 

sergio já tinha referido que não tinha usado detergente na lavagem do aquário. Só usei água.

 

Boas!

 

Podes descrever a filtragem que tens e as matérias que estás a utilizar?

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Agosto decidi que já era tempo de dar uma limpeza geral ao meu aquário. Ora peixes para um lado e toca de desmontar o aqua todo.

 

Depois da limpeza deixei o aqua a ciclar uns 3 dias, apliquei o produto para ajudar a implementação das bactérias e meti lá o meu Sae de 10cm para ajudar no ciclo.

 

A partir daí foi a desgraça... todos os dias a partir daí morre um a dois peixes por noite...

 

esse tipo de limpeza faz-se quando se pretende desmontar um aquário...

 

pela descrição penso que será evidente que a colónia de bactérias nitrificantes foi à vida

 

a partir daí, com a reposição dos peixes, o sistema entra em colapso e os seres vivos vão morrendo envenenados com excesso de amónia

 

o acelerador de bactérias funciona mas apenas quando se segue as instruções e se vai colocando um peixe novo semanalmente

 

foi um erro de principiante...

 

para tentar salvar os restantes, poderá agora colocar os habitantes num aquário de um conhecido ou pedir numa loja para os guardarem, durante um mês, e recomeçar de início a preparação do aquário, re-introduzindo um peixe por semana

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Quanto ao sistema de filtragem tenho um Rena XP2, com cerâmicas e esponja (o que já tinha antes).

 

Quanto a erro de principiante... realmente pode ter sido... Mas à 3 anos que tenho aquários, mudei de um de 60cm para um de metro e depois para este de 1.20 fazendo o que fiz com esta limpeza e não me aconteceu nada disto... Tive sorte das outras vezes :)

 

Quanto ao tipo de limpeza que foi tinha mesmo de ser assim... o aquário estava uma calamidade!! Não se aproveitava nada...

 

Bjos

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais