Recommended Posts

Publicado

vou fazer um plantado, e estou muito confuso em qual substrato a colocar no aqua, sera um plantado com 600 lt e discus.

ja li montes de coisas no forum, mas estou confuso, tava a pensar em colocar:

terra vegetal, misturada com humus e leca, tudo isso com 5 cm , e depois 5 cm de areião.

ja agora ajundem me na iluminação, meu aqua esta preparado para colocar 8 lampadas de 60 cm., quais devo colocar e se devo colocar todas.

agradeço desde ja a atenção.

ate++

Pablo Leandro

Pablo Leandro

ate ++

Publicado:

Opa, tudo bem? Sua pergunta eh um pouco ampla, mas vou tentar dar minha opiniao.

1o: Sobre os discus, o habitat natural deles, o rio amazonas e suas diversas afluentes, possuem aguas turvas, e a vegetacao SOBRE o rio eh, geralmente, densa, o que impede a passagem de muita luz para a agua. Portanto, os discus preferem um ambiente um pouco escuro. Se voce proporcionar isso a eles, otimo. No entanto, discus "'de raça", sao criados em cativeiros e aguentam, normalmente, iluminacao intensa, tao necessaria para criar plantas, principalmente as mais dificeis.

Quanto ao substrato, sua ideia eh otima, mas cuidado para lavar BEM o humus, depois "cozinha-lo" para que morram todos os ovos de minhoca, as minhocas e demiais nutrientes que possam contaminar seu aqua. Eh o substrato mais nutritivo que tem. Nao esqueca tambem de uma boa camada inerte acima do humus, para isola-lo do contato com a agua.

Essas lampadas de 60cm, tem qntos W de iluminacao? Tlvz ate precise de mais. Outra coisa indispensavel eh a injecao de CO2.

Bem, amplamente falando, eh isso ai.

Qualquer coisa, e so postar.

ok?

Abracos!

Publicado:

olá desaconselho o uso desse tipo de substrato.

Porque vai depender das plantas, se quiseres ter plantas caulences esquece, como é que vais fazer para as podar. Isso é bom para plantas que nunca as vais desenraizar, acaules, as echinodorus ou para uns tapete de glossostigma.

Por exemplo uma cabomba que é uma planta de caule, como muitas outras, nem sequer forma raizes que a consigam prender ao areão, isto porque a maioria dessas planta se alimenta atravez da coluna de água e não atravez da raiz.

Não percebi o uso da leca, qual o beneficio que tem?

26675160.img.jpg

Publicado:

olá sergio,

olá desaconselho o uso desse tipo de substrato.  
Como sabes eu sou de opinião contraria mas até tens alguma razão no que dizes das plantas caulescentes. é sempre chato ter de andar a plantar e desplantar sem remexer o solo. Mas nem sempre é tão mau e adubo no solo é quase indispensavel para um crescimento vigoroso de umas echinodorus por exmplo que ficam espetaculo no aqua.

Por exemplo uma cabomba que é uma planta de caule, como muitas outras, nem sequer forma raizes que a consigam prender ao areão,

Agora isto... n concordo nada. Tentei desenterrar as minhas cambombas e nem imaginas a porcaria que fiz por causa das enormes ( mas finas ) raizes. E arragavam bastante bem a argila e o humus...

Em relação aos watts precisas de mais se queres um belo plantado

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Discordamos de forma saudável. :wink:

Nunca tive cabombas, apenas dei o exemplo pelo que leio. É possivel que ela perante essas condições desenvolva as raizes, as plantas também crescem para baixo.

Agora que não é uma planta que precise disso não o é de facto. Quanto às que precisam, não há qualquer problema em colocar uma parte do substratos com nutrição atravez das raizes, basta colocar uma pastilha de adubo.

26675160.img.jpg

Publicado:

Opa, Sergio, tudo bem? Deixe eu discordar um pouquinho de voce..hehe..:wink:

No meu aqua, com substrato de laterita humus tratado e areia fina, nao utilizo nenhum fertilizante liquido ou pastilha. Logo no comeco do aqua, coloquei 2 cabomba rubra(ou cabomba furcata, vermelha, piauhyensis, etc), e, durante a 1a semana nao niotei o crescimento delas.

No entanto, qual foi minha surpresa, na 2 semana, eu podei-as e obtive 6 mudas(isso mesmo, fiquei com 8 mudas da planta em 1 semana praticamente)e hoje ela esta uma praga no meu aqua(praga boa, vale dizer :P)

A unica conclusao que cheguei eh que ela esta tirando nutrientes do subtrato(assim como outras planta de caule como rotala macrandra, ludwigia arcuata, higrophila difformis, glossostigma, entre outras). A unica coisa que acredito que elas tirem da agua eh o co2.

Acho que qualquer discussao eh super saudavel para crescermos cada vez mais no aquarismo e estou sempre aberto a ideias novas.

ok?:?

Abracos!

Publicado:

Bem deixem-me falar de um assunto que não foi ainda mencionado, a leca.

Não tens vantagem nenhuma em usar leca no aquário, bem pelo contrário - ELA FLUTUA!

8 x 18W é curto, num aquário de 600L aconselho em vez de ter o aqua fechado, mantê-lo aberto e apontar no mínumo duas HQI de 150W, bom bom seria duas de 250W.

Não entendo no entanto a razão de ser de ferver o humus de minhoca, qual é o problema de ficarem minhocas vivas? é bem melhor que minhocas cozidas a apodrecer.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

O humus é matéria em decomposição, se ficarem minhocas a apodrecer n tem mal nenhum... se ficarem vivas acho que tb n tem mal nenhum cheers

O pedro tem razão em relação á luz... é muito pouco mesmo.

Rafael, o que acontece é que as tuas cabombas vão buscar os nutrientes á coluna de água que se escapam do substracto. Memso que tenhas uma boa camada de areão ha sempre muitos nutrientes que vêm para a coluna de água. Deste modo as cabombas retiram daí o que necessitam. Assim como as outras plantas...

Sergio, tens razão as pastilhas de fundo dão sempre uma ajuda bastante grande. Não é a mesma coisa mas ajuda muito. Talvez ainda melhor que as pastilhas será colocar a dita planta ( uma echinodorus p.e. ) num vaso com mistura de humus e argila dentro do aqua. Deste modo a planta cresce super saudavel e a contaminação com nutrientes é reduzida.

Um abraço!

Nuno Silva