Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, tudo bem?

Tava com ideias de fazer um tapete no meu aqua e a algum tempo comprei uma boa porçao de Echinodorus Tenellus, ja la vao uns 3 meses. Mas nesse tempo ela nao se tem desenvolvido, ate pelo contrario parece que tem vindo a diminnuir de quantidade.

O meu aqua é 120x40x50

A iluminaçao que tenho é:

2x38w - Arcadia Natural Sunlight

1x38w - Arcadia Original Tropical

ligadas durante 9horas.

Co2 de botija ligado 9h

fertelizaçao com nas TPA

Substrato fertelizante JBL AquaBasic

Tenho areao do rio, com +- 3/4mm

O que me aconcelham a a fazer? Ja estou quase a desistir de fazer o tapete.

cumprimentos

Editado por mulato
Publicado:
Pastilhas fertilizantes enterradas no substrato junto à planta.

Boas, obrigado pela resposta, isso ja eu fiz. Meti bolas da JBl. MAS ta na mesma

Publicado:

As bolas da JBL acho que não contém Macro nutrientes, compra numa grande superficie barras nutritivas para plantas de interior, partes aos bocadinhos aí do tamanho de uma unha e enterras. Digo isto por ser para as echinodorus, que ao contrário da grande maioria das plantas aquáticos absorvem os nutrientes maioritáriamente pelas raízes.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
As bolas da JBL acho que não contém Macro nutrientes, compra numa grande superficie barras nutritivas para plantas de interior, partes aos bocadinhos aí do tamanho de uma unha e enterras. Digo isto por ser para as echinodorus, que ao contrário da grande maioria das plantas aquáticos absorvem os nutrientes maioritáriamente pelas raízes.

Epa essa nao sabia, sempre a aprender. vou ja tratar disso. Mas essas barras nao contem nenhum tipo de componente prejudicial aos peixes.

Barras nutritivas para plantas de interior, vou ja a procura disso.

brigadao.

abraço

Publicado:

boas

eu tambem tenho echinodorus no meu aqua não tanta quantidade quanto a tua, já a tenho para ai á 3 meses e só agora começou a lançar runners.

durante o primeiro mes tambem tive esse problema, pensava que não pegava e agora ta a começar a desenvolver só faço fertilização na coluna de agua.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Tenho também há cerca de mês e meio uma pequena quantidade de tenellus e até agora cada pé ainda só lançou para aí 2 runners. Também só fertilizo na coluna de água.

Não chegaste a referir as fertilizações que fazes, mas partindo do princípio que o problema não está nas fertilizações na coluna de água, é seguir os conselhos.

P.S. : Não sei se acontece o mesmo convosco, mas assim que baixam os nitratos (~5) elas ganham logo uma coloração avermelhada, confirmando o que a malta diz aí no fórum.

One Fish Standing

Kurichiba

• 5 meses depois...
Publicado: (editado)
assim que baixam os nitratos (~5) elas ganham logo uma coloração avermelhada, confirmando o que a malta diz aí no fórum.

O que dizem? Quando há poucos nitratos fica vermelha? E quando há nitratos a mais? Muda de coloração também?

Custa a pegar... mas quando pega é quase uma praga!

Na loja disseram-me que era uma planta de crescimento lento... nyah

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Publicado:
O que dizem? Quando há poucos nitratos fica vermelha? E quando há nitratos a mais? Muda de coloração também?

Na loja disseram-me que era uma planta de crescimento lento... cheers

Nitratos perto de 5mg/L e concentrações mais elevadas de ferro ajudam a planta a ganhar uma certa coloração vermelha, mas nada por aí além.

Quanto à outra questão, depende das condições em que a tens mas normalmente pode-se considerar uma planta de crescimento rápido, sim.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado: (editado)

Upsss banana rock

A planta está a ser nutrida por uma bolinha da JBL. Vamos ver o seu crescimento...

Obrigado pela dica!

PS: Já agora! É uma planta que fornece bastante O2?

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi