reefdiver Publicado: Dezembro 18, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2007 Thanks Pypo! Hoje decidi-me a montar o escumador. Deixo aqui umas imagens para me darem a vossa opinião sobre a disposição escolhida para a sump, ok? Obrigado! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 18, 2007 Share Publicado: Dezembro 18, 2007 Boas noites, a meu ver está porreiro... Agora tenho umas dúvidas: - qual o efeito dessa espuma azul no tubo por onde cai a água? - a mangueira verde, é a de retorno certo? não achas arriscado não teres uma ou mais abraçadeiras ( parece que não tens nada... )? e penso melhor colocares atrás do escumador, para não chatiar... lool - o escumador não está com pouca potência, ou seja não tem uma linha/marca para regulares para estar a "escumar" bem? Mas que SUMP arrumada.... Abrs Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 18, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2007 Boas noites, a meu ver está porreiro... Agora tenho umas dúvidas: - qual o efeito dessa espuma azul no tubo por onde cai a água? - a mangueira verde, é a de retorno certo? não achas arriscado não teres uma ou mais abraçadeiras ( parece que não tens nada... )? e penso melhor colocares atrás do escumador, para não chatiar... lool - o escumador não está com pouca potência, ou seja não tem uma linha/marca para regulares para estar a "escumar" bem? Mas que SUMP arrumada.... Abrs banana rock Boa noite Pypo! Obrigado pelos comments! A espuma azul é para reduzir o barulho da sump. A água não sai por aquele buraco, mas directamente em baixo. Do buraco com a espuma azul sai apenas ar...ou água se a outra saída entupir! A mangueira verde é mesmo a de retorno! É pá, tens toda a razão com as braçadeiras! Vou já comprar umas amanhã!! E sim, já a coloquei atrás do escumador para não chatear! O escumador não está com pouca potência...está...desligado Ainda estou apenas a circular água. Só em Janeiro é que vou colocar rocha viva, pelo que só nessa altura é que vou ligar definitivamente o escumador. Quanto à linha/marca do escumador...o meu modelo tem 2 opções: dry skimming (as bolhas devem ficar a 10-20% do volume do copo) ou wet skimming (as bolhas devem ficar a meio do copo)...penso que basicamente os 2 métodos fazem o mesmo trabalho...alguém me recomenda o que acha preferível??? dry ou wet skimming?? Abraço e obrigado pelos comentários! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 A espuma azul é para reduzir o barulho da sump. A água não sai por aquele buraco, mas directamente em baixo. Do buraco com a espuma azul sai apenas ar...ou água se a outra saída entupir! Ok, tem a sua lógica! No entanto precisas mesmo de 2 saídas de água para a SUMP?? ou melhor achas que algo vai entupir a saída no tubo? como tens as ligações no aqua principal? podes colocar fotos também? se algo entupir o tubo a 2ª saída não serve de muito... so se entupir ni final do tubo... De início penso que devas colocar a meio, pois vai apanhar mais porcaria... Depois é que podes dar mais margem!!!! Mas deixa-p ligado na mesma... Só a escumar a água! Abrs banana rock Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2007 A espuma azul é para reduzir o barulho da sump. A água não sai por aquele buraco, mas directamente em baixo. Do buraco com a espuma azul sai apenas ar...ou água se a outra saída entupir! Ok, tem a sua lógica! No entanto precisas mesmo de 2 saídas de água para a SUMP?? ou melhor achas que algo vai entupir a saída no tubo? como tens as ligações no aqua principal? podes colocar fotos também? se algo entupir o tubo a 2ª saída não serve de muito... so se entupir ni final do tubo... De início penso que devas colocar a meio, pois vai apanhar mais porcaria... Depois é que podes dar mais margem!!!! Mas deixa-p ligado na mesma... Só a escumar a água! Abrs Bom dia Pypo. É pá...sinceramente, espero nunca vir a precisar das 2 saídas de água para a sump. As ligações no aqua principal...não é fácil tirar fotos...vê os primeiros posts deste tópico, já tinha colocado umas fotos das ligações do aqua. De qualquer maneira, eu explico: no aqua tenho 2 furos: 1 para fazer o retorno da água da sump e outro para fazer a ligação com o tubo de descarga. Este que faz a ligação com o tubo de descarga também tem 2 saídas: uma lateral, por onde a água efectivamente desce para a sump e outra em cima que está tapada, apenas com um furo. Objectivo? Deixar sair o ar. Assim pelo tubo de descarga não desce ar, apenas água, o que reduz significativamente o barulho. Quanto ao furo para retorno da água ao aqua: Tinha o problema da saída ficar acima do nível da água, o que fazia um barulho desgraçado. A solução que encontrei foi comprar um joelho orientável, o que permite direccionar a saída de água abaixo do nível da água. Vou optar pela tua solução...deixar o copo cheio até meio - wet skimming. Valerá a pena deixar o escumador a bulir sem ter rocha viva? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Bom dia Pypo. É pá...sinceramente, espero nunca vir a precisar das 2 saídas de água para a sump. As ligações no aqua principal...não é fácil tirar fotos...vê os primeiros posts deste tópico, já tinha colocado umas fotos das ligações do aqua. De qualquer maneira, eu explico: no aqua tenho 2 furos: 1 para fazer o retorno da água da sump e outro para fazer a ligação com o tubo de descarga. Este que faz a ligação com o tubo de descarga também tem 2 saídas: uma lateral, por onde a água efectivamente desce para a sump e outra em cima que está tapada, apenas com um furo. Objectivo? Deixar sair o ar. Assim pelo tubo de descarga não desce ar, apenas água, o que reduz significativamente o barulho. Quanto ao furo para retorno da água ao aqua: Tinha o problema da saída ficar acima do nível da água, o que fazia um barulho desgraçado. A solução que encontrei foi comprar um joelho orientável, o que permite direccionar a saída de água abaixo do nível da água. Vou optar pela tua solução...deixar o copo cheio até meio - wet skimming. Valerá a pena deixar o escumador a bulir sem ter rocha viva? Boas, a meu ver não perdes nada se deixares escumador ligado... Só perdes electrecidade!!! Claro que quando colocares rocha verás o escumador a trabalhar de outra forma... abrs Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Boas! Acho que a bomba do escumador podia ficar na divisória do escumador. Normalmente a bomba fica ao pé do escumador e a saída é que fica na divisória antes. De resto acho que estás esclarecido. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Boas, nesta foto porquê tens o tubo de retorno tão comprido? Não sei, não preferes cortar mais quase há face da coluna seca? Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 O que esta a dizer era tipo assim: Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Boas Pedro, A minha ideia foi colocar a bomba a retirar água junto ao tubo de descarga. Já a saída fica na secção do meio, onde a água é mais parada. Achas que vale a pena mudar? Outra coisa...não instalei um equipamento com umas esponjas (para colocar por baixo do tubo de saída do escumador) para reduzir as microbolhas. Gostava de saber a tua opinião...devo preocupar-me com as microbolhas? devo utilizar o tal equipamento? Boas Pypo, Compreendo o teu ponto...não coloquei à face porque o aqua é grande e queria que a água saísse mais perto da extremidade do aqua (na outra extremidade tenho a bomba de circulação) e desta forma tenho uma maior circulação/movimentação de água. De qualquer forma, mais logo coloco uma foto, porque já não é o setup final. Cortei o tubo uns 10-15cm e coloquei um joelho orientável para que o retorno de água seja feito dentro de água (ok, ok...fiz o cálculo da água que ia descer para a pump, até à saída do joelho ficar fora de água!) Abraço e obrigado pelas dicas! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Boas quanto as bolhas, vês depois quando tiveres isso a trabalhar. Se não chegar bolhas ao aquario não existe problema. Não percebo é o porquê de não meter rocha viva. Como queres começar o ciclo sem ter algo para o começar? So agua e areão significam que teras de esperar mais 1 mes depois de colocar a rocha para teres o ciclo minimamente feito. O escumador tambem não precisa de estar ligado, pois no maximo so vai tirar pó! abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Boas quanto as bolhas, vês depois quando tiveres isso a trabalhar. Se não chegar bolhas ao aquario não existe problema. Não percebo é o porquê de não meter rocha viva. Como queres começar o ciclo sem ter algo para o começar? So agua e areão significam que teras de esperar mais 1 mes depois de colocar a rocha para teres o ciclo minimamente feito. O escumador tambem não precisa de estar ligado, pois no maximo so vai tirar pó! abraço Boas. Eu pensava que as microbolhas...não eram visíveis a olho nu...erro meu talvez. Quando ligar, logo vejo então! 1 mês só com água e areão...é o método Aquamagia, a loja que frequento assiduamente Razões? Com 400 litros de água adicionados ao aquário e com mais de 13kg de sal lá dentro, é necessário esperar para os cristais do sal se dissolverem completamente. Para além disso, pelo que me disseram, existem um conjunto de reacções químicas no início, que é melhor ocorrerem sem nada no aquário. De qualquer forma, vou investigar um pouco mais sobre este tema e depois dou novidades! Abraço e obrigado pela ajuda Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Olá, 1 mês só com água e areão...é o método Aquamagia, a loja que frequento assiduamente :D Razões? Com 400 litros de água adicionados ao aquário e com mais de 13kg de sal lá dentro, é necessário esperar para os cristais do sal se dissolverem completamente. Para além disso, pelo que me disseram, existem um conjunto de reacções químicas no início, que é melhor ocorrerem sem nada no aquário. Isso não faz qualquer sentido!!! Ao colocares a RV vais ter que reiniciar o ciclo de novo e perder tudo o que se passou para trás. A Rocha, mesmo que bem curada vai provocar picos de amónia e por isso não adianta nada teres água a correr! Conheço bem a Aquamagia e não consigo entender a lógica que apresentas - será que podes pedir para te explicarem melhor? O meu conselho (e vale o que vale) é que compres rapidamente Rocha Viva. Abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 O escumador tambem não precisa de estar ligado, pois no maximo so vai tirar pó! new_Eyecrazy.gif Deve tirar algo... quando faço TPA´s meto a água "nova" na sump e meto escumador a funcionar e não é que escuma.... :D uma vez rabujas, sempre rabujas... Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 21, 2007 Olá,Isso não faz qualquer sentido!!! Ao colocares a RV vais ter que reiniciar o ciclo de novo e perder tudo o que se passou para trás. A Rocha, mesmo que bem curada vai provocar picos de amónia e por isso não adianta nada teres água a correr! Conheço bem a Aquamagia e não consigo entender a lógica que apresentas - será que podes pedir para te explicarem melhor? O meu conselho (e vale o que vale) é que compres rapidamente Rocha Viva. Abraço, Diogo Olá Diogo, Compreendo o que dizes. Tenho pesquisado sobre o assunto, mas até agora não encontrei nada que justifique estar 1 mês apenas a correr água. Hoje em princípio vou passar pela Aquamagia e vou pedir um melhor esclarecimento sobre este assunto. A explicação que me deram foi: primeiro assegurar uma dissolução total do sal (que demora mais do que se pensa) e segundo garantir que algumas reacções químicas, específicas da água "nova", aconteciam antes de se colocar a rocha viva. Eu como iniciado em água salgada (embora tenha tido desde sempre aquários de água doce) adicionava ainda um terceiro ponto. Para um rookie, é importante deixar passar tempo, para nos sentirmos "confortáveis" com o novo aquário e equipamentos. Durante este período, deixar descer demais o nível da água na sump, depois tive que adicionar água OI para compensar. Pus sal, depois tive que por mais, depois ainda mais para chegar aos 1,023-1,024 g/l de densidade. Mexi em equipamentos, mudei, mudei de novo. Finalmente, tive necessidade de desligar o equipamento durante 1 hora para testar na prática se em caso de falta de luz podia dormir descansado ou nao... De qualquer modo, vou esclarecer e depois coloco aqui a justificação. Não duvido absolutamente nada da Aquamagia, visitei muitas lojas e para mim é sem dúvida a melhor - não só em conhecimentos técnicos, mas também no gosto e na paixão pela aquariofilia. De qualquer forma, falta apenas 1 semana para completar o prazo! está quase... Abraço...e bom Natal! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 O escumador tambem não precisa de estar ligado, pois no maximo so vai tirar pó! new_Eyecrazy.gif Deve tirar algo... quando faço TPA´s meto a água "nova" na sump e meto escumador a funcionar e não é que escuma.... uma vez rabujas, sempre rabujas... não fazes tpa´s com agua do mar? é claro que já traz material "escumavel" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 21, 2007 não fazes tpa´s com agua do mar? é claro que já traz material "escumavel" Boas Luís, Não sei se a pergunta era para mim. Eu ainda não fiz tpa's, estou apenas a circular água. Só as vou começar a fazer depois de introduzir rocha viva, o que com o período das festas, deve acontecer no início de 2008. Abraço...e bom Natal! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 Boas Luís, Não sei se a pergunta era para mim. Eu ainda não fiz tpa's, estou apenas a circular água. Só as vou começar a fazer depois de introduzir rocha viva, o que com o período das festas, deve acontecer no início de 2008. Abraço...e bom Natal! não era para ti! Era para o Pypo. Agora, a brincar um bocadinho, podes sempre meter aqueles Nemos de plastico dentro do aqua. Sempre tens alguma coisa la dentro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 21, 2007 não era para ti! Era para o Pypo. Agora, a brincar um bocadinho, podes sempre meter aqueles Nemos de plastico dentro do aqua. Sempre tens alguma coisa la dentro Muito engraçadinho Luís!! Foi a sugestão que me deram na aquamagia...uns nemos de plástico!! O Natal este ano vai ser em minha casa...vou ser bem gozado pelo pessoal todo! E de qualquer forma, mesmo pondo rocha viva lá dentro, não me safo do gozo...por isso, vou esperar até Janeiro para a rocha viva. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 não era para ti! Era para o Pypo. Agora, a brincar um bocadinho, podes sempre meter aqueles Nemos de plastico dentro do aqua. Sempre tens alguma coisa la dentro banana rock banana rock Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 22, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 22, 2007 Finalmente...a resposta completa! Porque esperar 1 mês antes de adicionar rocha viva! Pelas explicações que já dei anteriormente, mas principalmente porque ao contrário de muitos de vocês não usei água do mar mas sim água de OI com adição de sal red sea coral pro. Obviamente que o sal necessita de alguns dias para se dissolver totalmente. Especialmente em aquários de alguma dimensão...o meu já passa dos 300 litros. Mas o sal da Red Sea não é apenas sal. Tem ainda outros componentes necessários para os nossos aquários e que são acrescentados, de forma a tornar a água mais completa e "perfeita". O exemplo perfeito é mais simples é o cálcio, que no sal que referi vem em quantidades de 460ppm. Ora, a obtenção das % destes componentes demora o seu tempo, através de um conjunto de reacções químicas / iónicas, que lentamente levam os níveis de cálcio, magnésio, estrônsio e afins para os níveis reclamados pela Red Sea. É essencialmente por esta razão que é importante esperar antes de introduzir a rocha viva. Para ter um equilíbrio na água, e para a água de OI, entretanto salgada, através de um produto artificial, tenha tempo para maturar e para ficar no "ponto". Será que foi desta que ficaram convencidos? Espero que sim...de qualquer forma, já falta pouco tempo para a adição da rocha viva. Esperei 2 anos para ter este aquário...o que são mais umas semanitas! Abraços e bom Natal! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 22, 2007 Share Publicado: Dezembro 22, 2007 Boas, eu não fiquei assim muito convencido, também porque NUNCA usei/ fiz água para o meu aqua mas sim vou buscar ao grande mar!!!! Ao NATURAL é melhor... Bom NATAL e quem espera 2 anos espera umas semanas... Abrs Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 22, 2007 Share Publicado: Dezembro 22, 2007 Olá, Eu não fiquei nada convencido... antes pelo contrário!!! Na verdade deves esperar até mais de 1 mês para colocares os primeiros vivos, mas não faz qualquer sentido esperares 1 mês para colocar a Rocha Viva. Esta, vai ajudar em todos esses "equilibrios e reacções" que mencionas e não há qualquer problema se as coisas ainda não estiverem afinadas. A Rocha Viva não se vai ressentir por teres a densidade alta ou baixa, por teres o cálcio alto ou baixo e muito menos em relação a todos os outros parâmetros que mencionas. Se está a acabar, ok, mas devo dizer-te que perdeste 1 mês...!! Abraço e boas festas, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Costa Coelho Publicado: Dezembro 22, 2007 Share Publicado: Dezembro 22, 2007 Mas o sal da Red Sea não é apenas sal. Tem ainda outros componentes necessários para os nossos aquários e que são acrescentados, de forma a tornar a água mais completa e "perfeita". O exemplo perfeito é mais simples é o cálcio, que no sal que referi vem em quantidades de 460ppm. Ora, a obtenção das % destes componentes demora o seu tempo, através de um conjunto de reacções químicas / iónicas, que lentamente levam os níveis de cálcio, magnésio, estrônsio e afins para os níveis reclamados pela Red Sea. Boas reefdiver com essa explicação toda so me resta dizer uma coisa. Eexiste ja no mercado agua viva que ja vem pronta para pores no aquario e com esses sais todos dissolvidos. Enfim existem muitas formas de se montar um reef em que todas elas funcionam outras não, umas levam 6 meses outras mais rapidamente. Fica para pensares se continuares a usar esse metedo de agua com sal para fazeres uma tpa e melhor fazeres a agua com 1 mes de antecedencia para os sais se dissolverem todos( faz essa pergunta porque tambem gostava de saber o resposta gosto de aprender) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 23, 2007 Share Publicado: Dezembro 23, 2007 Boas reefdiver com essa explicação toda so me resta dizer uma coisa. Eexiste ja no mercado agua viva que ja vem pronta para pores no aquario e com esses sais todos dissolvidos. Enfim existem muitas formas de se montar um reef em que todas elas funcionam outras não, umas levam 6 meses outras mais rapidamente.Fica para pensares se continuares a usar esse metedo de agua com sal para fazeres uma tpa e melhor fazeres a agua com 1 mes de antecedencia para os sais se dissolverem todos( faz essa pergunta porque tambem gostava de saber o resposta gosto de aprender) Boas, realmente parece uma boa pergunta.... Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts