Recommended Posts

Publicado

A identificação dos seres vivos é efectuada com base numa escala que observa o Reino, o Filo, a Classe, a Ordem, a Familia, o Género e diversas outras subdivisões.

A minha questão é: em que instante é que incluimos todos os peixes (excluindo os invertebrados)? É na classe? É no filo "Chordata"? E se considerar somente os peixes de água doce?

Tentei encontrar na web uma resposta mas não consegui...

PaJaBM

Publicado:
A identificação dos seres vivos é efectuada com base numa escala que observa o Reino, o Filo, a Classe, a Ordem, a Familia, o Género e diversas outras subdivisões.

A minha questão é: em que instante é que incluimos todos os peixes (excluindo os invertebrados)? É na classe? É no filo "Chordata"? E se considerar somente os peixes de água doce?

Viva

Segundo uma das classificações temos:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrata

Superclasse: Pisces

Classes: Cyclostomata (lampreia), Condriechthyes (peixes cartilagíneos) e Osteichthyes (peixes ósseos).

Esta é uma das classificações que se ensinava anteriormente no 12º ano. Há muitas variações. Podes ver uma aqui: http://sn2000.taxonomy.nl/Taxonomicon/ escolhendo "Browse classification".

Considerar apenas os peixes de água doce é que não sei se haverá algum taxon que o faça... a partir do momento em que tens uma classe com peixes ósseos tens lá peixes de água doce e salgada... mas nos cartilagíneos também (as raias são cartilagíneas).

Espero que tenha servido de ajuda.

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Publicado:

peixes são todos os animais pertencentes ao filo Cordata, subfilo Vertebrata não pertencentes à superclasse dos Tetrapoda

isso inclui os infrafilos Agnatha e Gnathostomata

destes dois o taxa dos Agnatha é o mais antigo e a ele pertencem os peixes "sem maxilas" como por exemplo as lampreias, têm tambem muitas especies primitivas ja extintas

o taxa dos Gnathostomata agrupa os peixes cartilagineos, classe dos Chondrichthyes, e ainda a superclasse dos peixes osseos, Osteichthyes, dentro desse taxa existem varias classes e subclasses

assim sendo e como tanto existem peixes de agua doce e salgada osseos ou cartilagineos não existe um agrupamento taxonomico que faça essa distinção, isso terá que ser feito através de uma classificaçao artificial

Publicado:

Obrigado pela ajuda!

Fiquei algo confuso com o facto de existirem diferentes classificações...

Tenho analisado a classificação que o site www.zipcodezoo.com divulga mas creio que, por vezes, trocam as "superclass" com as "class"... São eventuais erros que me confundem!

Há alguma classificação oficial? Ou mais utilizada? Aconselham-me algum site além do http://sn2000.taxonomy.nl/ já indicado?

PaJaBM

• 1 mês depois...
Publicado:

Por vezes há diversas nomenclaturas, considerando certos autores determinada espécie pertencente a uma determinada subordem e outros a uma ordem. Convem, por isso, sempre referir o autor após a classificação taxonomica.