pajabm Publicado Novembro 30, 2007 Publicado Novembro 30, 2007 A identificação dos seres vivos é efectuada com base numa escala que observa o Reino, o Filo, a Classe, a Ordem, a Familia, o Género e diversas outras subdivisões. A minha questão é: em que instante é que incluimos todos os peixes (excluindo os invertebrados)? É na classe? É no filo "Chordata"? E se considerar somente os peixes de água doce? Tentei encontrar na web uma resposta mas não consegui... PaJaBM
duxorum Publicado: Novembro 30, 2007 Publicado: Novembro 30, 2007 A identificação dos seres vivos é efectuada com base numa escala que observa o Reino, o Filo, a Classe, a Ordem, a Familia, o Género e diversas outras subdivisões. A minha questão é: em que instante é que incluimos todos os peixes (excluindo os invertebrados)? É na classe? É no filo "Chordata"? E se considerar somente os peixes de água doce? Tentei encontrar na web uma resposta mas não consegui... Viva Segundo uma das classificações temos: Reino: Animalia Filo: Chordata Subfilo: Vertebrata Superclasse: Pisces Classes: Cyclostomata (lampreia), Condriechthyes (peixes cartilagíneos) e Osteichthyes (peixes ósseos). Esta é uma das classificações que se ensinava anteriormente no 12º ano. Há muitas variações. Podes ver uma aqui: http://sn2000.taxonomy.nl/Taxonomicon/ escolhendo "Browse classification". Considerar apenas os peixes de água doce é que não sei se haverá algum taxon que o faça... a partir do momento em que tens uma classe com peixes ósseos tens lá peixes de água doce e salgada... mas nos cartilagíneos também (as raias são cartilagíneas). Espero que tenha servido de ajuda. Ricardo Nuno Santos Ricardo Nuno Santos APK-72 SAA-109 KT-40 KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219 Lista de Espécies e Fish Room: http://killies.no.sapo.pt (Última actualização: 24/10/2007)
gabrielgg Publicado: Dezembro 1, 2007 Publicado: Dezembro 1, 2007 peixes são todos os animais pertencentes ao filo Cordata, subfilo Vertebrata não pertencentes à superclasse dos Tetrapoda isso inclui os infrafilos Agnatha e Gnathostomata destes dois o taxa dos Agnatha é o mais antigo e a ele pertencem os peixes "sem maxilas" como por exemplo as lampreias, têm tambem muitas especies primitivas ja extintas o taxa dos Gnathostomata agrupa os peixes cartilagineos, classe dos Chondrichthyes, e ainda a superclasse dos peixes osseos, Osteichthyes, dentro desse taxa existem varias classes e subclasses assim sendo e como tanto existem peixes de agua doce e salgada osseos ou cartilagineos não existe um agrupamento taxonomico que faça essa distinção, isso terá que ser feito através de uma classificaçao artificial
pajabm Publicado: Dezembro 3, 2007 Autor Publicado: Dezembro 3, 2007 Obrigado pela ajuda! Fiquei algo confuso com o facto de existirem diferentes classificações... Tenho analisado a classificação que o site www.zipcodezoo.com divulga mas creio que, por vezes, trocam as "superclass" com as "class"... São eventuais erros que me confundem! Há alguma classificação oficial? Ou mais utilizada? Aconselham-me algum site além do http://sn2000.taxonomy.nl/ já indicado? PaJaBM
Prodigalizado Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 A identificação dos seres vivos é efectuada com base numa escala que observa o Reino, o Filo, a Classe, a Ordem, a Familia, o Género e diversas outras subdivisões. A minha questão é: em que instante é que incluimos todos os peixes (excluindo os invertebrados)? É na classe? É no filo "Chordata"? E se considerar somente os peixes de água doce? Tentei encontrar na web uma resposta mas não consegui... Por vezes há diversas nomenclaturas, considerando certos autores determinada espécie pertencente a uma determinada subordem e outros a uma ordem. Convem, por isso, sempre referir o autor após a classificação taxonomica.
Recommended Posts