Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Como alguns sabem, o nick Octopus, nao e em vao. Desde o brincar com polvos octoctones no Cabo Raso, ate anteriores aquarios de Cefalopodes da nossa costa, nomeadamente chocos e polvos, chegou a altura de uma coisa diferente. Diferente no aspecto e,........... na concepcao. Desta vez, proponho-me montar um sistema mortal de........... Tetradotoxina. Eis o bicho - Hapalochlaena Maculosa, o extremamente venenoso Polvo de Aneis Azuis.

blue20ring20octopus.jpg

O aquario, foi o Hugocc que me deu, visto te-lo encontrado algures............. ele que diga. :cool2:

O maior desafio desta montagem, prende-se com duas questoes. 1 - A ausencia do mais infimo buraco por onde o polvo possa escapar, ( mesmo no chao, e um perigo para a curiosidade dos meus 2 caes ). 2 - Estabilizar o sistema, mantendo SEMPRE, a Amonia a 0. No caso dos Cefalopodes, nomeadamente nos polvos, uma quantidade infima de Amonia, destroi-lhes o sistema respiratorio, causando a morte do animal. Logo, aquando da introducao do animal, o sistema tem que estar perfeitamente maturado, e, minimamente sem oscilacoes de parametros.

Mais uma vez, o desenrolar dos acontecimentos, sera documentado com fotos. A estructura metalica de suporte do aquario, ja esta a ser feita, desta vez, noutra oficina do Estadio do Restelo. O " Patas " esta a tratar do assunto. Amanha, coloco aqui as primeiras fotos.

 

Agora, o Setup.

 

Tanque -------------------------------100 x 30 x 37 com coluna seca e furo de 28 mm - 110 litros

Sump --------------------------------- 60 x 30 x 32 com refugio

Escumador --------------------------- DIY , nao e Hugo ?????

Iluminacao do tanque --------------- 1 x 30 w T8 actinica + 2 x 39 w T5 14000K

Iluminacao do refugio --------------- 2 x15 w Pc Daylight

Bomba do retorno ------------------- Sicce Multi 1300 --- 1200 l/h com elevacao a 1.70 m

Aquecimento ------------------------- 1 x 150w

Circulacao ---------------------------- 2 x 600 l/h + fluxo do retorno. Os polvos, nao necessitam de

muita circulacao. Em caso de aparecimento de algas indesejaveis,

ou outras situacoes associadas, a circulacao sera incrementada.

Substracto ----------------------------- Areao de coral partido

Dsb no refugio ------------------------ Cerca de 9 kg de areia viva

Rocha viva ---------------------------- Cerca de 10 kg. Eventualmente, poderei colocar + 2 ou 3 kg de

Rocha morta.

 

A este sistema, sera associado um pequeno tanque para manter caranguejos e camaroes da nossa costa, para alimento do Sr. dos Aneis " Azuis ". Este tanque, tera uma pequena bomba de circulacao de 580 l/h, um escumador Airlift 60, um termostato de 50 w e o respectivo " marisco ".

Por agora, acho que e tudo. Se me lembrar de mais alguma coisa, acrescento.

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Publicado:

Boas Paulo para mim o projecto não e novidade como sabes em tudo te tenho ajudado a que este vá em frente. Desde o aquario e ja que referiste, foi encontrado no lixo e aparentemente sem um unico risco, ate a aquisição do bicho vai passar por quem sabemos. O escumador vai andar para a frente ja tenho o material todo por isso e so termos tempo, vai ficar inovador nunca visto.

 

Quanto ao resto em manter o bicho não podia estar mais bem entregue melhor que tu em questões de cefalópodes nao conheço (nao fiques inchado) :bad-words:

 

Quanto a quer saber de novidades nao for querer saber VOU PARTICIPAR e nao so :drinking:

Publicado:
boas!

Sou muito novato nisto, e desculpem a minha ignorância mas o que é "areia viva"?

Cumps

José Fernandes

 

Boas, Jose,

A ignorancia, nao e nao saber. E nao perguntar.

Areia chamada viva, e areia colonizada com bacterias, que aceleram a estabilizacao e maturacao dos aquarios salgados. Alguma duvida que tenhas, pergunta. Estas a vontade.

Quanto ao resto em manter o bicho não podia estar mais bem entregue melhor que tu em questões de cefalópodes nao conheço (nao fiques inchado)

Hugo, nao tenho nada que ficar inchado. A minha preocupacao e o bicho nao ficar mirrado no chao, ao lado dos caes, mortos.

Abraco,

paulo

Publicado:

Boas,

Ja agora, aqui fica o " registo criminal " do bichano.

 

POLVO DE ANEIS AZUIS ( Hapalochlaena Maculosa)

 

Reino -------------- Animalia

Filo ----------------- Mollusca

Classe ------------ Cephalopoda

Ordem ------------ Octopoda

Familia ----------- Octopodidae

Genero ----------- Hapalochlaena

Especie ---------- H. Maculosa

 

O polvo de aneis azuis, habita os recifes de coral da Australia. Em adulto, atinge o maximo de 20 cm. A sua dieta, consiste em pequenos caranguejos e camaroes. Eventualmente, consegue apanhar peixes que passam perto de si.

O polvo de aneis azuis, provoca com a sua mordida, uma injeccao de Tetradotoxina. A Tetradotoxina e um veneno que actua no sistema nervoso central e periferico, bloqueando estes sistemas, e, activando os quimioreceptores, provocando a depressao dos centros respiratorio e vasomotores na Medula Oblongata.

A dose toxica em humanos, e muito baixa ( aprox. 1 mg.) o equivalente a cabeca de um alfinete.

PROPRIEDADES FISICO-QUIMICAS DA TTX

· Fórmula molecular: C11H17N3O8

· Peso Molecular= 319,31

· Ponto de Fusão = 220ºC

· Estável a temperaturas extremas

· pka (água) = 8,76

· pka (sol. hidroalcoólica 50%) = 9,4

· Solubilidade: solúvel em ácido acético diluído, ligeiramente solúvel em água, éter, etanol; praticamente insolúvel noutros solventes orgânicos.

· [α] D25 = -8,64º

MECANISMO INTERACTIVO

A tetrodotoxina é uma neurotoxina que actua por bloqueio dos canais de sódio dependentes da voltagem presentes nas membranas das células nervosas, ao nível periférico e central. Devido a este bloqueio, os iões Na+ ficam impossibilitados de atravessar o canal e não ocorre a despolarização da célula. Como resultado, a geração do potencial de acção é afectada e a propagação do impulso nervoso fica impedida.

Para além da sua interferência na transmissão neuromuscular, a toxina causa vasodilatação periférica e hipotensão, de um modo dependente da dose.

TTX E CANAIS DE SODIO

Os canais de sódio são constituídos por uma única cadeia peptídica com 4 unidades repetidas, cada qual formada por 6 hélices transmembranares. Essas unidades formam um poro transmembranar pelo qual vão passar os iões Na+.

A ligação da TTX ao domínio I da proteína está favorecida devido às interacções entre os resíduos de aminoácidos do canal iónico e os grupos funcionais da neurotoxina.

Os estudos realizados com a TTX permitiram diferenciar canais de sódio sensíveis à TTX (TTX-s Na+ channel) e canais resistentes à TTX (TTX-r Na+ channel). A TTX liga-se aos primeiros com uma afinidade de 5-15 nM enquanto que os segundos têm uma afinidade na ordem dos µM. As células nervosas que possuem canais TTX-resistentes estão localizadas principalmente no tecido cardíaco enquanto que as que contêm os canais TTX-sensíveis estão espalhadas pelo resto do corpo.

O bloqueio ocorre por ligação da TTX ao domínio I da proteína do canal de sódio, localizado no lado extracelular desse canal. Apesar de ser uma molécula maior do que o ião Na+, a ligação da TTX é favorecida por apresentar uma carga positiva no átomo de N. Deste modo, a entrada no canal é facilitada e aí vai ocorrer a ligação a um grupo lateral glutamato da cadeia peptídica. Numa segunda fase, há alteração na conformação dos peptídeos, o que fortalece ainda mais a ligação electrostática da TTX às proteínas.

A diferença na ligação entre o Na+ e a TTX reside no facto dos iões Na+ se ligarem reversivelmente numa escala de nanossegundos, enquanto que a TTX demora dezenas de segundos. Em consequência, a troca iónica do Na+ é afectada, a propagação do potencial de acção pelas células nervosas fica impedida e os músculos ficam paralisados.

 

 

Diagnóstico e Tratamento

Sintomas

 

A sintomatologia da intoxicação caracteriza-se por paralisia flácida crescente. A dificuldade respiratória manifesta-se cerca de 15 minutos apos a mordida. A vítima apresenta dispneia que piora se não for dada assistência médica. À medida que o oxigénio vai sendo cada vez menos, desenvolve-se cianose. A paralisia vai sempre aumentando, atingindo os músculos respiratórios, e da falência respiratória resulta disfunção cardíaca, com bradicardia e hipotensão, disfunção do sistema nervoso central, com redução da actividade mental podendo alcançar o coma, e convulsões.

A vítima fica, então, completamente paralisada, mas pode estar consciente, e nalguns casos mesmo lúcida, até momentos antes da morte, que acontece, normalmente, por asfixia.

A rapidez e a severidade da manifestação dos efeitos clínicos da TTX relacionam-se directamente com a quantidade de toxina injectada. As vítimas de envenenamento intenso rapidamente manifestam paralisia flácida.

Se os sintomas se desenvolvem na primeira hora, é sinal de envenenamento severo com prognóstico de morte. A morte ocorre, normalmente, entre as 4 e as 6 horas após a mordida, podendo acontecer a partir dos primeiros 20 minutos até um máximo de 8 horas. Se a vítima sobrevive às primeiras 24 horas, o prognóstico é bom e há uma grande probabilidade de recuperação total; 50 a 80 por cento das vítimas morrem nas primeiras 24 horas.

 

 

Tratamento

A linha de acção do tratamento passa pela observação e monitorização cuidada dos efeitos clínicos de forma a que a insuficiência respiratória e a falência cardíaca sejam adequadamente tratadas. A admissão da vítima na unidade de cuidados intensivos é requerida para os casos de intoxicação moderada e severa, para prevenir complicações relacionadas com efeitos cardiovasculares, falência respiratória e coma.

O doente poderá precisar de intubação endotraqueal para oxigenação e protecção no caso de fraqueza muscular com falência respiratória. A disfunção cardíaca pode ser prevenida com administração intravenosa (IV) de fluidos, vasoconstritores e anti-arrítmicos.

Está em estudo a eficácia de agentes colinérgicos para restaurar a actividade motora. A neostigmina inibe a degradação da acetilcolina pela acetilcolinesterase, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos na junção neuromuscular. A dose para adulto é de 0,5mg por via intramuscular (IM) e a dose pediátrica é de 0,02mg/kg IV ou 0,04mg/kg IM.

O tratamento apenas ajuda a reverter os sintomas, já que não se descobriu ainda um antídoto eficaz contra a TTX. No entanto, está em fase de desenvolvimento um fármaco, a 4-aminopiridina (4-AP), que poderá ser usado como antídoto. Um estudo realizado há dez anos, revelou que a 4-AP repõe os níveis normais de respiração e frequência cardíaca em 30 minutos de administração a animais de laboratório envenenados com TTX que se encontravam no ponto de menor actividade cardio-respiratória. Estudos posteriores mostraram que a 4-AP é um bloqueador dos canais de potássio que contraria os sintomas do envenenamento por TTX; a dose terapêutica mais eficaz para os animais de laboratório foi definida como 2mg/kg. A pesquisa com a 4-AP continua com o objectivo de aperfeiçoar os efeitos provocados pelo fármaco, para que tenha aplicação na intoxicação por TTX em humanos.

Publicado:

Bem, meus caros amigos, cá temos a prova que a idade não traz juizo!!! :D

 

 

No que eu puder ajudar, apita. E depois quero ver isso!! A uma distancia segura, claro!

 

abraço

Publicado:

Boas,

 

Posso levar a minha sogra a tua casa?

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Publicado:
Boas,

 

Posso levar a minha sogra a tua casa?

Coitado do polvo... banana rock

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:
Coitado do polvo... banana rock

 

 

Realmente! Pensando melhor!

 

Ela não quer ir comigo ver o tanque des tubarões, que hei de fazer!

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Publicado:

Boas,

Bem, meus caros amigos, cá temos a prova que a idade não traz juizo!!!

Luis, se a idade trouxesse juizo, estaria no outro Forum , e nao aqui. Sinto-me bem no meio dos putos sem juizo como eu. banana rock

Granda maluco lololol

Eu á que não punha lá as unhas lolol

Joao, de facto, nao convem pores as unhas. Como es dos doces, aconselho-te a teres corta-unhas. As piranhas. :)

E onde vais arranjar o venenoso?

O Hugo ja respondeu. Tambem nao sabia que ja ca estava. Ainda nao o vi, nem quero ver tao depressa. Senao, comeco a montar tudo a correr e sai borrada.

depois posso passar aí para fazer umas "festinhas"?

Claro, Arty. As festinhas que quiseres. Eu ate moro pertinho do S. Francisco Xavier. :(

Posso levar a minha sogra a tua casa?
Coitado do polvo...

Mario, a tua sogra chama-se Esperanca? Se assim for, nao podes traze-la. E sempre a ultima a morrer. Como diz o Alexandre, coitado do polvo. Se a tua sogra tiver 30 anos, podes trazer e levas o polvo.

Pisga-te !!! Tens o antidoto disso não tens?

Antrax,

Está em estudo a eficácia de agentes colinérgicos para restaurar a actividade motora. A neostigmina inibe a degradação da acetilcolina pela acetilcolinesterase, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos na junção neuromuscular. A dose para adulto é de 0,5mg por via intramuscular (IM) e a dose pediátrica é de 0,02mg/kg IV ou 0,04mg/kg IM.

O tratamento apenas ajuda a reverter os sintomas, já que não se descobriu ainda um antídoto eficaz contra a TTX.

 

Abraco,

Paulo

Publicado:

Boas,

Ja que querem saber de onde veio o polvo, eu vou contar.

Aqui ha tempos, um membro abriu um Topico a dizer que tinha um animal esquisito no aquario. Achava que era um ofiuro, por ter visto um braco comprido com uns aneis azuis. Eu disse-lhe que se de facto fosse um Ofiuro, ficava com ele. Um outro membro, disse que era um animal rarissimo, e que deveria ser doado ao Oceanario. So nao percebi se era para o da Expo, ou o de Cascais. Entretanto, o fulano que tinha o ser esquisito, disse que se de facto fosse um ofiuro, era meu, que mo dava com muito prazer. Era um animal inofensivo.... e tal....... ! Passados uns dias, fiquei desolado, quando me disse que afinal, nao era um ofiuro, mas sim, um insignificante polvo de aneis azuis. Baaa! Ok, eu fico com ele. Contrariado, mas fico. E pronto !!! banana rock

Perceberam ?? Ok! Qualquer semelhanca com a realidade, nao corresponde a verdade. Pura ficcao.

No entanto, leiam a historia ao contrario.

Agora, a serio. O Polvo e importado e com Cites. Comigo e com importador, tudo dentro da legalidade.

Abraco,

Paulo

Publicado:
O Hugo ja respondeu. Tambem nao sabia que ja ca estava. Ainda nao o vi, nem quero ver tao depressa. Senao, comeco a montar tudo a correr e sai borrada.

 

 

Abraco,

Paulo

Neste post não disse, nem que cá estava nem de que proveniência. Mas isso não interessa até porque deve estar escondido da mulher dele, porque se ela sabe ainda faz um arroz banana rock

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:
Neste post não disse, nem que cá estava nem de que proveniência. Mas isso não interessa até porque deve estar escondido da mulher dele, porque se ela sabe ainda faz um arroz :)

 

hugocc

O venenoso ja ca esta e reservado

 

From Deutchland. Se a mulher dele fizer arroz, vamos ter que ir a um funeral. Ao do Hugo.

 

Abraco,

Paulo

Publicado:
Neste post não disse, nem que cá estava nem de que proveniência. Mas isso não interessa até porque deve estar escondido da mulher dele, porque se ela sabe ainda faz um arroz :)

 

Nem mais Alexandre mas nao tenho o venenoso em casa senão era ele para o tacho e eu para a rua. O polvo esta em quarentena e la vai ficar ate o octopus ter tudo em ordem ate la sou eu o dono do bicho

Publicado:

O que me dizem a um arroz de polvo para Domingo?

 

Até podes convidar a sogra para te preparar o almoço :silly:

 

Agora a sério...é um animal belíssimo! Confesso que não conhecia, sou mergulhador e inclusivamente já mergulhei várias vezes na Austrália...ainda bem que não me cruzei com uma coisinha destas... 80% das vítimas morrem nas primeiras 24 horas???

 

;)

 

Boa sorte para o novo "brinquedo"

 

Abraço

Publicado:

Ora Boas. love you

 

Ainda bem que estás a andar com isso para a frente, sem duvida um projecto com muito exotismo, perigo, e beldades há mistura.

 

Esse Polvo é sem duvida uma maravilha da Natureza.

 

Espero estar presente na montagem desse Escumador..... bigsmile:ohmy:

 

Em relação ás perguntas que têm feito sobre antidotos, acho que se deveria explicar melhor, não vá alguém encontrar uma coisa destas nas lojas e depois querem levar para casa, e não sabem os cuidados a ter ( antes de o por no Aqua ).

 

A quem queira ter um polvo destes, há-que ter muito cuidado pois o veneno que se encontra no "dente" do polvo é mortal e mata em apenas uns minutos.

 

Antes de adquirir o animal, deve-se ir a um laboratório, veterinário, etc, para se informarem onde é que podem fazer um antidoto. Esse antidoto tem que ser feito com o veneno do Polvo ( apenas e só do exemplar que temos em casa ), aconcelha-se a ter o nº de antidotos como o nº de pessoas existentes em casa ( no caso de algum acidente ).

 

Isto simplificando....

 

 

Agora, Octopus.:

 

No que respeita a circulação, tens razão, eles não precisam de muita, mas precisam sim de uma água muito rica em oxigénio, ou seja, tens que ter os niveis de ORP da tua água sempre no 320/350, digo eu, no minimo, sendo o máximo os 400...

 

Caso o Escumador que vais fazer seja o mesmo que existe já planeado em Papel ( que eu vi :lol: ), por norma, todos desse "género", têm como sua caracteristica principal, o aumento de ORP ( bem mais que um Escumador "convencional" ) sem recorrer ao uso de Ozonizadores.

 

Se assim for, podes manter a circulação como tens planeado. Caso contrário, colocaria mais circulação.

 

Abraço

Publicado:

MELHOR NÃO LEVO NADA................

.....................................................

.....................................................

.....................................................

......................................................

......................................................

.................AINDA ENVENENA O COITADINHO DO POLVO....

bigsmile