Recommended Posts

Publicado

boas

antes de eventualmente me aventurar na agua salgada do qual nao tenho experiencia,

queria tirar duvidas em relaçao ao equipemento necessario.

- o minimo necessario pelo que percebo sao o escumador, bombas de circulaçao, termostato,densimetro.

estou correcto ? funçao do escumador é a filtragem ?ja sei que rocha viva tb o faz.

-mas depois ouço falar em : sump, reactor de kalc, osmose, nestes e que tenho duvidas para que servem

e se é necessario ?

-imaginemos que queria transformar o meu aqua de 80 cm de 125 litros da aquatlantis 80x40x55, em nanoreef,

do que precisava ?

- termostato ja tenho

- uma bomba de circulaçao de 1000 litros hora da biobox tb ja tenho

- o filtro externo 2211 ,nao será necessario ?

precisarei de escumador e mais bombas de circulaçao,densimetro ?

o tempo ate o aqua estar pronto para habitar sao 2 meses ?

e mais facil manter que um agua doce ? repor aguas de evaporaçao,problemas mais comuns em salgada?

e se for um aquario maior tipo 1,20/1,50 aqueles grandes da aquatlantis será necessario tb so escumador e bombas ?

se alguem tiver a amabilidade de responder agradecia..

Publicado:

boas, o mínimo para começares é rocha viva, escumador, termostato, densimetro e bombas de circulação!

As bombas de circulação devem ser 20a30 vezes o volume do aqua

A sump deves ter, não é obrigatório...pois podes esconder a grande parte do material como termostato e sump,etc...

O reactor de kalk pode ser mais tarde, entretanto podes colocar uma garrafa pinga pinga com uma torneirinha daquelas das bombas de ar (regular) lá dentro tens agua de osmose e kalk, somente metes a trabalhar durante a noite!!!

A água de osmose é para colocares quando agua doce evapora no teu aqua!!!!

Podes colocar filto externo, mas tira esponjas todas!!!

Cumps

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:
Como sempre aqui vai uma pergunta para quem é verdinho nisto... o que é "sump"?

Cumps

José Fernandes

Uma SUMP é um aquário de dimensões inferiores que normalmente coloca-se debaixo do aqua principal para efeitos de guardar escumador, termostato,reactores,etc...

Serve assim como um "filtro" por onde a água está em constante movimento...

Visto que a mesmo tem ligação de retorno para o aqua principal , fazendo assim um ciclo!

Coral Gigante! (clica)

Publicado:

entao pelo que percebi, se nao tiver sump, o escumador tem que ficar a vista em cima ? é isso ?

o que faz o reactor de kalk ? é obrigatorio ?

a agua de osmose é feita no aparelho de osmose inversa, corrige-me se me enganei ?

entao e se nao tiver reactor de kalk e osmose ?

mas a sump é toda aquela parte de baixo onde se esconde o material ?

desculpa mas sou mesmo basico em agua salgada e queria começar a tirar duvidas para começar daqui a uns meses

organizar a montagem do nanoreef.

Publicado: (editado)
entao pelo que percebi, se nao tiver sump, o escumador tem que ficar a vista em cima ? é isso ?

o que faz o reactor de kalk ? é obrigatorio ?

a agua de osmose é feita no aparelho de osmose inversa, corrige-me se me enganei ?

entao e se nao tiver reactor de kalk e osmose ?

mas a sump é toda aquela parte de baixo onde se esconde o material ?

desculpa mas sou mesmo basico em agua salgada e queria começar a tirar duvidas para começar daqui a uns meses

organizar a montagem do nanoreef.

Boas, exacto tem de ficar há vista!

Fica preso no aqua... Hang on

O reactor de kalk faz estabilizar o PH do aqua visto que durante a noite o PH desce!

Exacto a osmose inversa é isso mesmo!

Se não tiveres água de osmose é difícil, visto que este aparelho de osmose tira tudo o que é de mau da água, purificando-a!

Clica aqui e vê: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...;hl=pinga+pinga

Sump: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=76351

Editado por pypo

Coral Gigante! (clica)