fjabrantes Publicado Novembro 29, 2007 Publicado Novembro 29, 2007 boas antes de eventualmente me aventurar na agua salgada do qual nao tenho experiencia, queria tirar duvidas em relaçao ao equipemento necessario. - o minimo necessario pelo que percebo sao o escumador, bombas de circulaçao, termostato,densimetro. estou correcto ? funçao do escumador é a filtragem ?ja sei que rocha viva tb o faz. -mas depois ouço falar em : sump, reactor de kalc, osmose, nestes e que tenho duvidas para que servem e se é necessario ? -imaginemos que queria transformar o meu aqua de 80 cm de 125 litros da aquatlantis 80x40x55, em nanoreef, do que precisava ? - termostato ja tenho - uma bomba de circulaçao de 1000 litros hora da biobox tb ja tenho - o filtro externo 2211 ,nao será necessario ? precisarei de escumador e mais bombas de circulaçao,densimetro ? o tempo ate o aqua estar pronto para habitar sao 2 meses ? e mais facil manter que um agua doce ? repor aguas de evaporaçao,problemas mais comuns em salgada? e se for um aquario maior tipo 1,20/1,50 aqueles grandes da aquatlantis será necessario tb so escumador e bombas ? se alguem tiver a amabilidade de responder agradecia..
FilipeASilva Publicado: Novembro 29, 2007 Publicado: Novembro 29, 2007 boas, o mínimo para começares é rocha viva, escumador, termostato, densimetro e bombas de circulação! As bombas de circulação devem ser 20a30 vezes o volume do aqua A sump deves ter, não é obrigatório...pois podes esconder a grande parte do material como termostato e sump,etc... O reactor de kalk pode ser mais tarde, entretanto podes colocar uma garrafa pinga pinga com uma torneirinha daquelas das bombas de ar (regular) lá dentro tens agua de osmose e kalk, somente metes a trabalhar durante a noite!!! A água de osmose é para colocares quando agua doce evapora no teu aqua!!!! Podes colocar filto externo, mas tira esponjas todas!!! Cumps Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
algarveboy20 Publicado: Novembro 29, 2007 Publicado: Novembro 29, 2007 Como sempre aqui vai uma pergunta para quem é verdinho nisto... o que é "sump"? Cumps José Fernandes
FilipeASilva Publicado: Novembro 29, 2007 Publicado: Novembro 29, 2007 Como sempre aqui vai uma pergunta para quem é verdinho nisto... o que é "sump"? Cumps José Fernandes Uma SUMP é um aquário de dimensões inferiores que normalmente coloca-se debaixo do aqua principal para efeitos de guardar escumador, termostato,reactores,etc... Serve assim como um "filtro" por onde a água está em constante movimento... Visto que a mesmo tem ligação de retorno para o aqua principal , fazendo assim um ciclo! Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
fjabrantes Publicado: Novembro 29, 2007 Autor Publicado: Novembro 29, 2007 entao pelo que percebi, se nao tiver sump, o escumador tem que ficar a vista em cima ? é isso ? o que faz o reactor de kalk ? é obrigatorio ? a agua de osmose é feita no aparelho de osmose inversa, corrige-me se me enganei ? entao e se nao tiver reactor de kalk e osmose ? mas a sump é toda aquela parte de baixo onde se esconde o material ? desculpa mas sou mesmo basico em agua salgada e queria começar a tirar duvidas para começar daqui a uns meses organizar a montagem do nanoreef.
FilipeASilva Publicado: Novembro 29, 2007 Publicado: Novembro 29, 2007 (editado) entao pelo que percebi, se nao tiver sump, o escumador tem que ficar a vista em cima ? é isso ?o que faz o reactor de kalk ? é obrigatorio ? a agua de osmose é feita no aparelho de osmose inversa, corrige-me se me enganei ? entao e se nao tiver reactor de kalk e osmose ? mas a sump é toda aquela parte de baixo onde se esconde o material ? desculpa mas sou mesmo basico em agua salgada e queria começar a tirar duvidas para começar daqui a uns meses organizar a montagem do nanoreef. Boas, exacto tem de ficar há vista! Fica preso no aqua... Hang on O reactor de kalk faz estabilizar o PH do aqua visto que durante a noite o PH desce! Exacto a osmose inversa é isso mesmo! Se não tiveres água de osmose é difícil, visto que este aparelho de osmose tira tudo o que é de mau da água, purificando-a! Clica aqui e vê: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...;hl=pinga+pinga Sump: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=76351 Editado Novembro 29, 2007 por pypo Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Recommended Posts