DE VOLTA AOS DISCUS


nunomart

Recommended Posts

Boas de pois de 12 anos de criaçao decidi ha uns meses fazer uma pausa devido a varios azares com esta especie,mas como a paixao e enorme por estes seres decidi voltar em grande desta vez com um aquario de 2,5m de 1000l , ja começou a ciclar ha 20 dias com agua de osmose , tenho tudo a postos para albergar um cardume de 20 discus , ja tenho 8 num aquario temporario , os parametros da agua estao exelentes ph a 6.5 que na minha zona e um milagre ,nitratos a 0 , amonia a 0 .

o set up e este :

aquario de 1000L

2 filtros heim profissional 3

2 termostatos de 300L

calha hqi de 500w

subtrato akadama

2 troncos

temperatura a 29 graus

 

fauna

 

20 Symphysodon spp (3 pigeons bllod ,4 neons blue, 3 white snow,6 azul turquesa,4snake skins)

 

cardume de 100 Paracheirodon axelrodi

cardume de 20 Hemigrammus rhodostomus

 

posto fotos hoje ainda

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez discófilo , para sempre discófilo lolol

Vejo que não aguentas-te , é um granda vicio lolol

 

Parabens por estares de volta aos janados dos discus e parabens pelo setup grandioso que ai tens

 

Um Abração

Joao Costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado joao vamos ver como vao correr as coisas , ja com osmose foi ai o meu problema todo ,as aguas do algarve sao muito duras , desta vez consegui estabelizar o ph tanto como a dureza.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois , mas apenas usaste água de osmose?? se sim ,tens aí a tua resposta, é que a água de osmose não tem poder tampao nehum, ou seja KH=0 , se não tens poder tampao a água ir-se-á destabilizar em pouco tempo e o ph irá baixar drasticamente, se executares tpas 3 x por semana em quantidades aceitaveis , como 1/3 do aqua , conseguirás manter os parametros estabilizados, mas isto se utilizares uma água com um kh a rondar os 2 e os 3ºdkh( para isso terás de efectuar mistura com água da torneira )

 

Eu por exemplo tenho na minha torneira uns parametros de ph 7.5 , kh 6 , gh 8 , faço a mistura de uma parte de osmose para duas de água da torneira, ou seja um total de 3 partes, ou seja num aquario de 30lt ,uso 20 lt de água da torneira + 10 lt de água de osmose , para obter um ph de 7 , um kh de 3 e um gh 4....e faço tpas dia sim dia não de 1/3

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joao foi presisamente o que eu pensei, fazer a mistura a 20% e que acho qua o ph a 6,5 e um bocado baixo , facilmente abaixaria para os 6 , ainda por cima tenho o co2 a funcionar, as ultimas mediçoes do ph foram 7.0 ha 30 m atras a dureza ainda nao medi, faço esta noite , o meu problema e que nesta altura do ano a agua vem com uns niveis incrveis de cloro ate cheira ao longe, o meu medo e esse , mas atençao Joao os meus azares com os discus nao se deveram a agua no passado mas sim a um rebentamento de uma aquario que me dezimou muitos discus ja com 13 cms , e uma morte de uma casal ja com 8 anos ,mas como sabes a agua a principal fonte para o susseso.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao cloro, recomendo que a água fique de um dia para o outro, para libertar o cloro, com uma pedra difusora para dar movimentoe com um bom acondicionador como o Aqutan da Sera. Caso o cheiro presista , pode ser caso de cloraminas( altamente toxicas para os nossos boys) , assim sendo podes utilizar o AquaPlus da Nutrafin que elimina cloro, cloraminas e aglutina metais pesados.....

Cas

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso é que foi azar. Pois é a osmose é um pau de dois bicos quando se baixa o kh em demasia, um colega meu perdeu uma belissima fêmea à conta disso, uma SAN MAREA lindíssima. Ficamos à espera dessas fotos, bem o aquário é qualquer coisa grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso é que foi azar. Pois é a osmose é um pau de dois bicos quando se baixa o kh em demasia, um colega meu perdeu uma belissima fêmea à conta disso, uma SAN MAREA lindíssima. Ficamos à espera dessas fotos, bem o aquário é qualquer coisa grande.

 

vou tira-las esta noite so me falta por o fundo em negro ,depois posto , pois e quanto ao kh e mesmo isso um pau de 2 bicos , esta semana vou ver como se porta o kh e o ph do aquario, mas o ph manteve-se a 7 durente estas 3 semanas , a ver vamos, perder uma SAN MAREA e obra, os meus foram cobaltos e turquesas, e o casal que era um turquesa e um piggeon.

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bla bla bla bla bla, primeiro atiças o pessoal e depois nada???????

 

Ai se o Fausto vê isto...ehehehehehehe

 

 

Venham de lá essas fotos e deixa-nos de rastos!!!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja te tinha avisado que a discumania" n tem cura...banana rock

1000 litros???? :puppydogeyes: entao e fotos?

 

abraço

Boas william tinhas razao , decidi montar desta vez uma coisa em grande vou mandar fotos logo quando puder , infelizmente morreu-me um familiar e vou ter que deixar as fotos para outro dia.

vi o teu aquario e fiquei com umas saudades , falei com um criador ca em baixo e voila fez-se luz logo que tenha possibilidade mostro o aquario (ainda sem discus).

 

 

boas pedro para ti tambem te digo gostei imenso do teu aquario inclusive o tronco e quase igual ao meu.

e e bom atiçar o pessoal hhehehehe

 

um abraço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno,

 

Avança com fotos assim que puderes que para tirar ideias po meu. eheeh :twisted:

Vou seguir o topico.

 

A respeito daquilo que agente tinha falado, nao consegui arranjar o passa-muros mas brevemente vou a lisboa e compro no sitio onde sei que ha.

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , só digo bem vindo de volta á mania dos Discos , mas ainda te falta o bixinhu dos Escalares :P .. de resto acho muito bem que voltes a ter Discos e boa sorte , que como tudo na vida tb faz falta nisto :D.um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas ainda nao coloquei fotos porque o bicho ainda nao esta acabado , depois da monragem tive de o desmontar , tive im problema com a tubagem da sump que me acabou por partir o vidro , mas ja esta tudo normalizado , esta semana façao a mudança dos discus para o aquario ai posto fotos.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , só digo bem vindo de volta á mania dos Discos , mas ainda te falta o bixinhu dos Escalares :P .. de resto acho muito bem que voltes a ter Discos e boa sorte , que como tudo na vida tb faz falta nisto ;).um abraço.

Jose Palma

 

boas netmaniac , nao falta nao , este aquario vai ser uma replica exata do rio amazonas , adoro os escalares e comprei 2 casais de puros altuns para fazer um pequeno cardume que vai andar em sintonia com os discus neste aquario, como muitos do forum sabem eu tenho o meu pai em manaus amazonas e como ja estive la e mergulhei la sei como vivem os discus ,vou tentar reproduzir ao maximo este biotopo ate os troncos vieram de la assim como o areao.

um grande abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas netmaniac , nao falta nao , este aquario vai ser uma replica exata do rio amazonas , adoro os escalares e comprei 2 casais de puros altuns para fazer um pequeno cardume que vai andar em sintonia com os discus neste aquario, como muitos do forum sabem eu tenho o meu pai em manaus amazonas e como ja estive la e mergulhei la sei como vivem os discus ,vou tentar reproduzir ao maximo este biotopo ate os troncos vieram de la assim como o areao.

um grande abraço

 

Mas que previlegio nuno e que inveja!!!! :P lolol ;) deve de ter sido muito porreiro mergulhar la.

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande sorte, Nuno!! Ou privilégio??

 

E fotos desse mergulho há???

Conta-nos o que viste!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande sorte, Nuno!! Ou privilégio??

 

E fotos desse mergulho há???

Conta-nos o que viste!!!!!!

 

tenho fotos sim senhor e vou partilhar com voçes de certeza aquilo e brutal, descobri um importador de peixes amazonicos ,e fiquei a saber de especies de peixes gatos que ninguem passa pela cabeça , discus entao BRUTAL, e um mundo ha parte , e por isso que digo para fazer um biotopo amazonico ,e so presiso raizes e troncos ,pois nas aguas dos discus nao ha praticamente plantas e a agua e turva turva ,quase negra, os gajos apanham discus como nos apanhamos sardinhas , oscares entao sao de 35 cms para cima , tenho de digitalizar as fotos que sao ainda em papel , e e um privilegio pois o meu pai casou com uma brasileira de manaus e foi para la viver ha 2 anos :D :D .

vou ver se digitalizo as imagens ainda hoje .

uma grande abraço a todos

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

, oscares entao sao de 35 cms para cima , tenho de digitalizar as fotos que sao ainda em papel , e e um privilegio

 

Companheiro Nuno....se der digitaliza também as tais fotos com os oscares e já agora, se tiveres um espacinho no vicio dos discos :) , diz-me lá se chegaste mesmo a ver os tipos a pescarem os Oscares e QUE TIPO DE OSCARES eram...eram todos selvagens ou havia outro tipo?

 

Obrigado Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro Nuno....se der digitaliza também as tais fotos com os oscares e já agora, se tiveres um espacinho no vicio dos discos :mrgreen: , diz-me lá se chegaste mesmo a ver os tipos a pescarem os Oscares e QUE TIPO DE OSCARES eram...eram todos selvagens ou havia outro tipo?

 

Obrigado Nuno

 

 

todos selvagem mas completamente negros , os gajos ate le davam um nome esquezito .

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais