Ajuda - Discus não comem


marcosantos

Recommended Posts

Boas preciso de ajuda! Na sexta feira comprei 2 discus vermelho turquesa bem lindos, mas eles não se têm alimentado como deve ser. Ao principio pensei que fosse só timidês. Os flocos caiam e eles não se interessavam mt, à excepção de um dos discus, mas como não nadava o suficientemente rápido, acabava por não apanhar os flocos. Ontem, 2a feira decidi comprar outra comida, comprei granulado mas a mesma coisa. Dei tambem artémia congelada, que foi a única comida que um dos discus, conseguiu apanhar.

 

Este comportamento é normal? Eu pensei que fossem ter o apetite aguçado como os outros peixes.

 

O ph da àgua está entre os 6.5 e 7. A temperatura é de 29º. O co2 está no ponto, nem muito nem pouco. Os nitritos estavam um pc altos e por isso troquei uns 35Litros de agua (mais 20L na sexta passada), limpei o filtro todo e hoje eram quase nulos.

 

Há àlguma coisa que me falte fazer? O que os peixes têm?

 

Muito obrigado pela vossa atenção

 

--ms

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola para começar é normal os discus demorarem a comer ate se ambientarem ao novo aquario...depois...antes de se colocar discus num aquario deve-se desparasita-los num aquario hospital se nao vai passar alguns meses a tratar todos os discus devido a parasitas indesejados...ja agora sabes qual o PH da agua de onde eles vieram..e podes ser mais preciso em relaçao ao teu PH? ....nao entendi quando disseste que tinhas limpo o filtro todo? o que fizeste e como o fizeste? parece-me que podes ter cometido um pequeno erro por ai...ja agora que tamanho tem o aquario e quantos peixes tens nele...abraço joao ferreira...

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola para começar é normal os discus demorarem a comer ate se ambientarem ao novo aquario...depois...antes de se colocar discus num aquario deve-se desparasita-los num aquario hospital se nao vai passar alguns meses a tratar todos os discus devido a parasitas indesejados...ja agora sabes qual o PH da agua de onde eles vieram..e podes ser mais preciso em relaçao ao teu PH? ....nao entendi quando disseste que tinhas limpo o filtro todo? o que fizeste e como o fizeste? parece-me que podes ter cometido um pequeno erro por ai...ja agora que tamanho tem o aquario e quantos peixes tens nele...abraço joao ferreira...

 

Os discus foram desparasitados na loja. Até os trouxe um dia mais tarde pq estavam a ser desparasitados.

O meu aquário é de 120L, e tem 2 escalares adultos, 1 ramirezi balão, 10 neons, e agora 2 discus. Quanto ao ph não sei o da loja. A escala do testes que tenho não é mais precisa, mas deve estar nuns 6,7 ou 6,8 pq está entre as cores do 6,5º e 7º. Visto que os nitritos estavam altos, retirei 35L, limpando o areão ao mesmo tempo e já que não limpava o filtro exterior à um mês, limpei as esponjas e a lã na própria àgua que tinha retirado do aquario.

 

Noto também que num dos discus uma das guelras funciona mais rápido que a outra, mas n me parece ofegante.

 

Obrigadão pela atenção

 

--ms

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola novamente ..realmente acho que deves aguardar mais uns dias para ver se eles estão a ambientar-se bem...de qualquer maneria tp´as regulares sao sempre beneficas...e faz com que os discus tenham mais apetite ...ja agora a que temperatura tens o aquario...pq podes sempre aumentar gradualmente a temperatura para 31 graus..sensivelmente do aquario para que eles começem a ter tb mais apetite...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso para mim deve ter a ver com a mudança, principalmente devido aos parametros da água, devem ser diferentes. Calma eles vão comer, podes elevar a temperatura a 32º e deitar umas vitaminas na água ou alho, o que é mau são os escalares, eles são muito rápidos a comer e talvez vejam os Discos como intrusos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso para mim deve ter a ver com a mudança, principalmente devido aos parametros da água, devem ser diferentes. Calma eles vão comer, podes elevar a temperatura a 32º e deitar umas vitaminas na água ou alho, o que é mau são os escalares, eles são muito rápidos a comer e talvez vejam os Discos como intrusos.

 

Estou um pc mais descansado assim. Porquê aumentar a temperatura? Qual é a função do alho? Sei que é um excelente antibiótico natural!!

 

--ms obrigado pela dica

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aumento da temperatura torna-os mais hiperactivos, aumenta-lhes a actividade metabolica (podes ver por esse campo), tem cuidado pois podes não ter peixes no aqua que aguentem esse tipo de temperaturas. O Alho serve como profilaxia ao aparecimento de parasitas externos/internos

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura altera-lhes o metabolismo e aumenta o apetite, assim como o alho, as vitaminas para além de nutrirem o peixe, também abrem o apetite. Cuidado com a temperatura, as coridoras não gostam de valores acima dos 29º e as plantas também não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é normal nao comerem. comprei escalares ao netmaniac e com ph igual ao dele um dos escalares teve 42 dias que desde artemia congelada a granulado e flocos o que apanhava deitava para fora como se nao gostasse. a poucos dias começou a que nem um "leao". sempre pensei que fosse desta paramelhor mas safou-se.

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso para mim deve ter a ver com a mudança, principalmente devido aos parametros da água, devem ser diferentes. Calma eles vão comer, podes elevar a temperatura a 32º e deitar umas vitaminas na água ou alho, o que é mau são os escalares, eles são muito rápidos a comer e talvez vejam os Discos como intrusos.

 

Oi! Parece que a receita resultou. Um dos discus já parece estar mais interessado na comida. hoje já mordiscou no granulado e até nos flocos. O outro é que anda lá metido na vida dele, e não quer nada com a comida.

 

Fiz como disses-te, pus um alho no aquário, adicionei tb um pc de sal à àgua (li num site de discus para fazer isso). Quanto tempo deixo lá o alho? O Aquário ficou um pc branco. Terá sido do alho ou do sal?

 

Já agora com que alimentas os peixes? Eu tenho folcos normais da tetra, granulado para discus da JBL, artémia, e ofereceram-me um granulado congelado. Estou a alimentá-los bem? (estaria se comessem, eh eh eh)

 

Mt obrigadão pela ajuda que deste (deram). Agora vou aguardar para que amanhã esteja mais espevitados

 

Abraço

 

--ms

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz como disses-te, pus um alho no aquário, adicionei tb um pc de sal à àgua (li num site de discus para fazer isso). Quanto tempo deixo lá o alho? O Aquário ficou um pc branco. Terá sido do alho ou do sal?

 

 

Puseste um alho inteiro no aquário??? O alho normalmente adiciona-se à comida, e em pequenas quantidades. Eventualmente, se for um preparado específico de gotas, podes adicionar algumas à agua. Mas nunca um alho inteiro! Tira de lá isso antes que fiques com discus e escalares à Bulhão Pato.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais