JCBF Publicado Novembro 27, 2007 Publicado Novembro 27, 2007 Boas, Relativamente aos valores de referência para iluminação, que apontam para 0,5 a 1 Wat por litro, fico sempre na dúvida se no cálculo do número de Wats necessários se considera o volume do aquário ou a quantidade efectiva de água, que necessáriamente é menor dedido ao hardscape. Alguém quer dar uma dica? JCBF Citar
cfatelo Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Boas,Relativamente aos valores de referência para iluminação, que apontam para 0,5 a 1 Wat por litro, fico sempre na dúvida se no cálculo do número de Wats necessários se considera o volume do aquário ou a quantidade efectiva de água, que necessáriamente é menor dedido ao hardscape. Alguém quer dar uma dica? JCBF Mais importante do que isso são outros factores, tais como a altura do aquário, p.ex. Um aquário mais alto necessita obrigatoriamente de muito mais luz que um mais baixo para o mesmo volume de água. Mas essa regra não é uma regra, é apenas uma referência. Mas podes sempre considerar o valor mais alto, ou seja, o valor bruto de volume. abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
paulosaints Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 A referencia usada 1W por L tem como base as tipicas lampadas fluorescentes T8. Hoje em dia é preciso ter cuidado quando se emprega essa regra, pois já existem vários tipos de lampada como T5, PLL, HQI e etc, lampadas estas que são muito mais eficientes que as T8. Sendo mais eficientes, a regra do 1W por L já nao faz sentido. Pessoalmente eu tenho como referencia para um aquario de 200L, com 50cm de altura de coluna de agua uma HQI 150w ou 4XT5 39W. Outra coisa a ter em conta é que mesmo para as T8 a regra do 1W por L deixa de fazer sentido para cima dos 200L. Ela será mais aplicavel entre os 50 e os 140L... Paulo Citar
Vasco Matos Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 (editado) Eu para um aqua de 5L colocava 20W de luz, 20L - 50W ; 50L - 60W ; 100L - 100W ; 200L - 150W ; 500L - 300W A regra 1W - 1L é mesmo para aquas de 100L ou perto.Claro que isto dos Watts tem muito que se lhe diga,pois deveriamos era falar de Lumens ou Lux. Editado Novembro 27, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts