Recommended Posts

Publicado

Boas,

Gostaria de lançar aqui um debate sobre um assunto que nos preocupa (penso eu) nesta epoca que se aproxima...a manutenção do aqua e seus habitantes durante as nossas tão merecidas férias.

Ok, voces podem dizer, pede a alguem que reponha agua e alimente os peixes. Mas, e se não houver essa possibilidade ?

No meu caso a reposição é feita por um sistema automatico da tunze mas o preço desse equipamento é elevado e para muita gente pode não ser uma opção viavel.

No que diz respeito á alimentação existem tambem equipamentos que deitam pequenas doses de flocos ou granulado. Mas tambem existem peixes que necessitam de cuidados acrescidos tal como o meu chelmon rostratus que só come comida congelada.

Penso que ao longo da nossa experiencia vamos desenvolvendo algumas tecnicas artesanais para solucionar estas situações e que podemos aqui partilhar entre nós.

Um abraço

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:

Oi pessoal,

A questão que o YellowTang coloca aqui faz todo o sentido e acho que é realmente um assunto que poderia ser "bem debatido".

Na minha opinião, relativamente à alimentação, existem alimentadores automáticos que fazem esse trabalho, uns melhores que outros mas isso não interessa... :)

Mas nestes alimentadores não "convém" colocar comida congelada... logo já temos um pequeno/grande problema... :) , como é que se vão alimentar os peixes que só comem comida congelada?

É logico que se tivermos um aquario bem estabilizado os peixes conseguem alimentar-se da comida que o proprio aquario proporciona certo? Mas por quanto tempo?

Relativamente à reposição de agua, aconselho a todos que não quiserem ou não têm dinheiro para comprar um aparelho "automático" que façam o seu próprio tal como eu fiz... :) Basta apenas um garrafão ou um recepiente , uma mangueira e uma torneira... e já está... simples e eficaz... :)

Abraços. :)

Gostava de ouvir mais opiniões.

kumanomi-01.gif

Abraço

Carlos Nascimento

|---> CjBorn <---|

Publicado:

O principal problema acho que é mesmo a alimentação.

Em água doce um peixe, que esteja bem alimentado, aguenta sem problemas uma semana sem comer. E em água salgada?

A ideia que tenho, e corrijam-me se estiver errado, é que na água salgada os peixes comem muito mais e mais vezes que os de água doce.

Os peixes de água doce, no seu habitat, passam a vida à procura de comida porque é escassa, tenho ideia que na água salgada não é tanto assim. Há muito mais variedade de comida e os peixes alimentam-se muito mais. Será?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:
A ideia que tenho, e corrijam-me se estiver errado, é que na água salgada os peixes comem muito mais e mais vezes que os de água doce.

Olá,

Num aquário estabilizado os peixes podem ser alimentados de semana a semana. A ideia que tenho é inversa à tua! Os peixes de água salgada precisam de menos alimento que os de água doce!

Os meus peixes comem apenas 1 vez por semana...

Abraço,

Diogo

PS - nas Férias deixo ficar um alimentador automático com flocos e a quantidade é reduzida ao mínimo possível. No caso de peixes mais exigentes, não conheçpo nenhum método!

Publicado:

Porque não experimentas fazer um sistema semelhante a um autoclismo?

Com uma boia, e quando baixar ele abre uma valvula e se puseres um garrafão mais alto que o aquario esta feito.

Renato Neves

Publicado:

Oi..

Diogo, isso de alimentar pouco os peixes nao e muito natural.. para alem disso e uma teoria que tem vndo a ser abandonada. Dantes, era pratica comum nao alimentar muito os peixes, devido a problemas com excesso de materia organica, destabilizacao da agua etc... mas a pouco e pouco como evoluir das tecnicas de manutencao de aquarios, bons escumadores, refugios, muita rocha viva...etc a maioria dos cientistas e investigadores comecaram-se a preocupar muito mas foi com a perfeita e correcta alimentacao de peixes e corais...

Os peixes na natureza estao sempre a procura de alimento e sempre a comer... esperimenta colocar uma folha grande de nori atada em uma pedra e vais facilmente reparar que comem dao umas voltas e depois comem mais e depois dao outra volta e comem mais um pouco e assim por diante...

os peixes nao devem comer demasiado, devem e comer bastantes vezes por dia devido ao seu processo digestivo. Ao comerem muito o sistema digestivo nao consegue acompanhar a ingestao de alimentos e acaba por os rejeitar nao aproveitando metade do que ingeriram.... repara no livro do Scott Michael...

ele fornece muitas dicas acerca da dieta de cada peixe e quantas vezes e que deveria em media comer por dia....

outra coisa muito importante, a variedade na alimentacao que e muitas vezes esquecida pela maioria dos aquariofilistas.

quanto as ferias...

o melhor e arranjar alguem para la ir a casa... se nao for possivel, o alimentador e uma alternativa e ja existem uns a venda que alimentam mais do que duas vezes por dia !!

Mas de qualquer das maneiras disseste uma coisa muito importante e que ja experimentei...

Num aquario bem equilibrado, os peixes conseguem-se desenrascar por 1, 2 semanas... apesar de nao ser perfeito e ate passarem alguma "fome" ...

Abraço...

Publicado:

Olá,

Marco - tens toda a razão no que dizes e eu também já tenho lido algumas coisas dizendo o que referes. Quando coloco aqui no fórum o que faço, não quer dizer que esteja correcto, mas é o que faço...

Tenho tido o cuidado de referir sempre que não há regras fixas! Neste caso os meus peixes aparentam boa saúde, mas como sabes o meu aqua está montado e equilibrado há já algum tempo, pelo que admito que estejam bem, pelo facto de se alimentarem da "bicharada" que existe no aqua.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Oi...

Quando coloco aqui no fórum o que faço, não quer dizer que esteja correcto, mas é o que faço...  
exacto, Diogo... tambem nao disse que nao era correcto.. apenas apresentei aqueles factos para complementar a duvida do Hugo quanto aos peixes marinhos.

era so por causa disso, nao me expliquei bem... :lol:

Abraço...

Publicado:

Oi pessoal,

o alimentador e uma alternativa e ja existem uns a venda que alimentam mais do que duas vezes por dia !!  

Marco isto só se pode fazer com flocos e granulado, mas com comida congelada? Como achas que se pode fazer... ? Ou não se faz ? :lol:

Talves "tentar" habituar os peixes que só comem "congelados" a comer outro tipo de comidas secas... pode ser que eles se habituem ou não... :lol:

Abraço.

kumanomi-01.gif

Abraço

Carlos Nascimento

|---> CjBorn <---|

Publicado:

Durante o período de férias deixo os peixes sem comer. Os alimentadores automáticos podem poluir a água do aquário e entupir.

Normalmente costumo alimentar bem os peixes pois gosto de os ver saudáveis. Quando estou em casa alimento-os 2 vezes por dia até eles cairem para o lado. Durante o período de alimentação tenho o cuidado de ver se todos comem e se não sobra comida. A alimentação é variada.

Quanto à reposição de água tenho um sistema automático.

Publicado:

Ola...

O Ricardo tem razao... com comida congelada e um perigo... a alternativa e descongelar e tentar secar os alimentos... mas ai acho que os peixes ja nao vao na conversa... mas e uma questao de experimentar !! :shock:

Abraço...