carl0os Publicado Novembro 27, 2007 Publicado Novembro 27, 2007 (editado) Boas...antes de mais desculpem estar sempre a fazer perguntas..mas voces sabem e eu nao...a questao e a seguinte...eu sempre tive ciclideos com areia da praia no aquario...o aquario era pequeno e tinha muita areia...a areia fazia me subir o pH o que era bom pois eles davam-se bem com o aquario alto...Agora eu adequiri um aquario(360lts) so com discus e pos no fundo cerca de 20kg de areia da praia so para agarrar algumas plantidas e tapar o fundo...a minha duvida e a seguinte faz mal aos discus? os testes de pH que eu fiz nao sao expilcidos o da treta da me um pH de 8...e um de de folha que me deram...que e utilizado na marinha para testes da agua da-me pH de 7 / 7.5....qual sera o mais certo? Obrigado Editado Novembro 27, 2007 por carl0os
Nuno Figueiredo Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Boas...antes de mais desculpem estar sempre a fazer perguntas..mas voces sabem e eu nao...a questao e a seguinte...eu sempre tive ciclideos com areia da praia no aquario...o aquario era pequeno e tinha muita areia...a areia fazia me subir o pH o que era bom pois eles davam-se bem com o aquario alto...Agora eu adequiri um aquario(360lts) so com discus e pos no fundo cerca de 20kg de areia da praia so para agarrar algumas plantidas e tapar o fundo...a minha duvida e a seguinte faz mal aos discus? os testes de pH que eu fiz nao sao expilcidos o da treta da me um pH de 8...e um de de folha que me deram...que e utilizado na marinha para testes da agua da-me pH de 7 / 7.5....qual sera o mais certo? Obrigado sendo uma agua "normal" com ph normal, usando essa areia da praia, vai fazer sempre que suba o teu ph. ir até ph 8 não é nada dificil, até provavelmente sera o que esta certo. :aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!
João Nuno Cruz Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Meu caro, Antes de mais convem saber qual o pH normal da tua água, para perceber qual o impacto que a areia da praia poderá ter na água. A areia da praia é constituida na sua maioria por sílica, teoricamente inofensiva para peixes e plantas, contudo, tem um grande teor de elementos calcáreos (restos de conchas e carapaças) que poderão fazer aumentar o pH da água e, mais importante do que o pH, a sua dureza. Digo isto porque referes que o aquário tem ou terá só discus! Ora é sabido que os Discus provêm de água extremamente moles e de pH baixo... e poderás estar a criar condições exactamente opostas, pH elevado e dureza média a alta. Se o pH pode não ser muito crítico (há quem mantenha discus em pH de 7 e 7,5, se bem que não concordo) já a dureza da água poderá ser um problema a partir do momento que interfere com os mecanismos de osmoregulação dos peixes que estão "preparados" para lidar com concentrações de sais na água muito reduzidos. Não é por acaso que muitas das pessoas que mantêm Discus e outros peixes de águas moles e de baixo pH, utilizam água destilada ou sistemas de osmose inversa para as TPA's. A areia da praia é mais adequada para aquários de ciclideos africanos e marinhos e não é, certamente, a melhor opção para quem quer manter plantas! Abraço, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
netmaniac Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Olá, bem areia da praia e ciclideos americanos , não combinam nesses termos que referes , quanto ás plantas bem é sabido que a areia da praia é rica em minerais .O crescimento de plantas se forem de ph acido é morte certa ás plantitas , assim como aos peixitos , porque garantido que o ph vai subir acima de 8. Usa-se como foi dito em ciclideos africanos . ou quem quer ter molinésias outra forma de criar ph alcalino para elas é adicionar parte de areia de praia ao substrato , assim como algumas variantes de invertebrados (nossos amigos red cherrys) gostam de ph alcalino , mas Discos não , e apesar de poderem estar bem a ph altos , leva o seu periodo de habituação mas não é o ideal , mesmo em discos de cativeiro ,sabendo que há quem os tenha assim em ph alcalino mas ronda os 7,4 , nada de 8´s pra cima , isso é morte certa chama-se alcalinose , pode ser rápido ou lenta consoante o peixe . Solução , retira pelo menos metade dessa areia e mete substrato(a JBL tem um excelente caro mas ideal) no meio pode ser até turfa que compras no aki 3 euros 20L (demora mais a deixar de largar detritos na água) com uma dose de areao ao teu gosto , podes comprar areia do rio tb no AKI , 2,5 euros 25kg , ou branca de rio tb , se bem que os discos gostam de coisas mais sombrias . Podes também adicionar turfa no filtro ( tem propria para filtros compras em loja de aquariofilia) , e eu uso folhas de amendoeira da india que também ajuda em várias coisas , além de baixar o PH , sendo uma folha que inicia o processo de decomposição , faz isso , e mata muita bicheza da água pelas suas propriedades .um abraço , espero que ajude estas dicas. Jose Palma
carl0os Publicado: Novembro 28, 2007 Autor Publicado: Novembro 28, 2007 (editado) Boas...obrigado pelas dicas...acho que vou mesmo entao passar para areia do rio e alguma turfa...ja agora como e que aplico a turfa? Outra questao se eu por pedra do rio e nao areia?Sempre a mais sombrio. desculpem la outra vez as perguntas..pareço um garoto na idade dos porques :D Obrigado Editado Novembro 28, 2007 por carl0os
netmaniac Publicado: Novembro 28, 2007 Publicado: Novembro 28, 2007 Boas...obrigado pelas dicas...acho que vou mesmo entao passar para areia do rioe alguma turfa...ja agora como e que aplico a turfa? Outra questao se eu por pedra do rio e nao areia?Sempre a mais sombrio. desculpem la outra vez as perguntas..pareço um garoto na idade dos porques Obrigado Olá , no problem .... pergunta há vontade. A turfa tens duas versões que escrevi, os sacos de terra (turfa) para vasos , que funciona como substrato para plantas , fica no meio da areia da praia e da areia de rio e o que compras para meter em filtros externos .São próprias para se meter num dos copos do filtro externo. Quanto as pedras de rio atenção de que rio e zona , porque existe zonas de águas calcárias, = pedras calcárias na zona desse rio. Podes testar o que metes no aqua de decors desse tipo metendo num balde de água da torneira e sabendo os parametros que tem a dita água ao metere lá algo dentro em 24horas testas e vÊs se a água muda de PH , por exemplo, dureza de carbonatos KH, e Dureza geral GH , estes testes são importantes , como o de amonia , fosfato, nitrites, nittratos, co2, ferro , todos estes testes vão ser de grande uso porque pelo que percebi queres ter Discos num plantado, um bom desafio . Podes também comprar pedrinhas de silica preta que ajudam a escurecer o fundo , mas a areia de rio normal é acastanhada , sem problemas .um abraço. Jose Palma
carl0os Publicado: Novembro 28, 2007 Autor Publicado: Novembro 28, 2007 Olá , no problem .... pergunta há vontade. A turfa tens duas versões que escrevi, os sacos de terra (turfa) para vasos , que funciona como substrato para plantas , fica no meio da areia da praia e da areia de rio e o que compras para meter em filtros externos .São próprias para se meter num dos copos do filtro externo. Quanto as pedras de rio atenção de que rio e zona , porque existe zonas de águas calcárias, = pedras calcárias na zona desse rio. Podes testar o que metes no aqua de decors desse tipo metendo num balde de água da torneira e sabendo os parametros que tem a dita água ao metere lá algo dentro em 24horas testas e vÊs se a água muda de PH , por exemplo, dureza de carbonatos KH, e Dureza geral GH , estes testes são importantes , como o de amonia , fosfato, nitrites, nittratos, co2, ferro , todos estes testes vão ser de grande uso porque pelo que percebi queres ter Discos num plantado, um bom desafio :D . Podes também comprar pedrinhas de silica preta que ajudam a escurecer o fundo , mas a areia de rio normal é acastanhada , sem problemas .um abraço. Jose Palma Obrigado...Ja fiquei esclarecido...agora vou ver os preço e a qualidade do material que encontro...depois dou novidades.
Recommended Posts