Recommended Posts

Publicado

Têm a turfa, o substrato fértil, tudo pronto, e iam colocar a Akadama com uns bons 6/7 cm, mas Akadama é nitidamente insuficiente. O que fariam? Comprar mais Akadama não é opção.

Pôem areão de rio em cima do substrato fértil, e por debaixo da Akadama?

Como faziam? É que o meu não chega para a camada que quero pôr.

Publicado:

seja lá o que queiras pôr, mete por baixo da akadama

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Vá lá pessoal, o que fariam?

Metiam um areão de rio por debaixo do substrato fértil para fazer altura, ou metiam-no em cima do substrato fértil, entre este e a Akadama?

Ou têm outra solução? O que será melhor?

Publicado:

Olá.

Luís, a meu ver, o melhor será colocar o areão de rio entre o substracto e a akadama,desde que ele não fique muito compactado e impeça a passagem das raízes das plantas para o fertilizante. Porquê?

Por um lado, seria melhor que logo abaixo da akadama estivesse o substracto fértil, mas nesse caso, a quantidade de akadama poderia ser insuficiente e fazer com que o fertilizante passasse facilmente para a coluna de água.

Daí que a meu ver, desde que o areão inerte não seja demasiado compacto e dificulte a propagação das raízes, o devas usar logo abaixo da akadama.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Era precisamente esse o meu medo: Que o fertilizante passasse para a coluna de água.

A ideia era precisamente de colocar uma boa camada de Akadama sobre o substrato fértil, de modo a dar uma boa margem se segurança num aqua um pouco acima de lowtech.

Mas sendo assim, outra questão se impôe: E será que as raizes vão chegar ao substrato se a camada intermédia for de uns 8 cm? Note-se que vou colocar uma rede por debaixo da Akadama.

Também estava a pensar em areão de rio desses que se vendem nos hipers.

Editado por Luis saleiro
Publicado:

Olá de novo.

E será que as raizes vão chegar ao substrato se a camada intermédia for de uns 8 cm? Note-se que vou colocar uma rede por debaixo da Akadama.

Bem... depende sempre da planta em questão e da granulometria do areão usado.

Se fosse eu, usaria uma granulometria não inferior a 2-3 mm de diâmetro. Mas não penses que as raízes têm obrigatoriamente que estar em contacto com o fertilizante para o absorver. Felizmente há uma coisa chamada difusão, que faz com que o fertilizante consiga dissolver-se na água e ir passando, mais ou menos lentamente para a coluna de água.

Para te dar um exemplo, no meu nano de 17 litros, a HC e a eleocharis, apesar de estarem plantados em areão vulcânico, têm raízes que chegam aos 10 cm de profundidade.

Quanto à rede, desculpa a minha frontalidade, mas para que queres essa porcaria?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Estou a pensar em separar a akadama do resto para puder aproveitar a akadama se algo correr mal, ou quando mudar o aqua (daqui a muito tempo, claro).

Já vi que achas que faço mal, o que farias? Quando desmanchas um aqua com estas caracteristicas, o que fazes para aproveitar a akadama? Ou não a aproveitas? Esta questão claro que é aberta também a outros utilizadores, tal como o tópico.

Eu gosto da frontalidade.

Publicado:

Olá.

Eu já usei 2 susbtractos não férteis (entenda-se, que não se gastam), e no final o que fiz foi deitar tudo fora (akadama mais areão de rio).

Eu sei que já salientaste bem isso, mas na minha opinião, compraria akadama, nem que fosse uns 4~5 litros da normal (à venda em grandes superfícies como o AKI) e colocaria ao invés do areão de rio. E assim, quando quisesses desmontar/refazer o layout, poderias fazê-lo sem grandes problemas...

Isto tudo para dizer o quê? Que usar 2 tipos de substractos 'fixadores' não vale nada a pena... quando fôr para desmontar, ou retiram tudo e deitam fora, ou têm muito cuidado e tentam separá-los o melhor possível desperdiçando o mínimo, ou então usam somente um tipo de substracto fixador e evitam qualquer tipo destes problemas...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Ok, entendido.

O que dizes faz bastante sentido, e muito provavelmente vou seguir o teu conselho.

Obrigado por partilhares experiências.