Luis saleiro Publicado Novembro 26, 2007 Publicado Novembro 26, 2007 Têm a turfa, o substrato fértil, tudo pronto, e iam colocar a Akadama com uns bons 6/7 cm, mas Akadama é nitidamente insuficiente. O que fariam? Comprar mais Akadama não é opção. Pôem areão de rio em cima do substrato fértil, e por debaixo da Akadama? Como faziam? É que o meu não chega para a camada que quero pôr.
Fernando Freire Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 seja lá o que queiras pôr, mete por baixo da akadama "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Luis saleiro Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 E será que as raizes conseguem chegar ao substrato fértil se tiverem muita profundidade a perfurar?
Luis saleiro Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Vá lá pessoal, o que fariam? Metiam um areão de rio por debaixo do substrato fértil para fazer altura, ou metiam-no em cima do substrato fértil, entre este e a Akadama? Ou têm outra solução? O que será melhor?
Luís Fortunato Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Olá. Luís, a meu ver, o melhor será colocar o areão de rio entre o substracto e a akadama,desde que ele não fique muito compactado e impeça a passagem das raízes das plantas para o fertilizante. Porquê? Por um lado, seria melhor que logo abaixo da akadama estivesse o substracto fértil, mas nesse caso, a quantidade de akadama poderia ser insuficiente e fazer com que o fertilizante passasse facilmente para a coluna de água. Daí que a meu ver, desde que o areão inerte não seja demasiado compacto e dificulte a propagação das raízes, o devas usar logo abaixo da akadama. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis saleiro Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 (editado) Era precisamente esse o meu medo: Que o fertilizante passasse para a coluna de água. A ideia era precisamente de colocar uma boa camada de Akadama sobre o substrato fértil, de modo a dar uma boa margem se segurança num aqua um pouco acima de lowtech. Mas sendo assim, outra questão se impôe: E será que as raizes vão chegar ao substrato se a camada intermédia for de uns 8 cm? Note-se que vou colocar uma rede por debaixo da Akadama. Também estava a pensar em areão de rio desses que se vendem nos hipers. Editado Novembro 27, 2007 por Luis saleiro
Luís Fortunato Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Olá de novo. E será que as raizes vão chegar ao substrato se a camada intermédia for de uns 8 cm? Note-se que vou colocar uma rede por debaixo da Akadama. Bem... depende sempre da planta em questão e da granulometria do areão usado. Se fosse eu, usaria uma granulometria não inferior a 2-3 mm de diâmetro. Mas não penses que as raízes têm obrigatoriamente que estar em contacto com o fertilizante para o absorver. Felizmente há uma coisa chamada difusão, que faz com que o fertilizante consiga dissolver-se na água e ir passando, mais ou menos lentamente para a coluna de água. Para te dar um exemplo, no meu nano de 17 litros, a HC e a eleocharis, apesar de estarem plantados em areão vulcânico, têm raízes que chegam aos 10 cm de profundidade. Quanto à rede, desculpa a minha frontalidade, mas para que queres essa porcaria? Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis saleiro Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Estou a pensar em separar a akadama do resto para puder aproveitar a akadama se algo correr mal, ou quando mudar o aqua (daqui a muito tempo, claro). Já vi que achas que faço mal, o que farias? Quando desmanchas um aqua com estas caracteristicas, o que fazes para aproveitar a akadama? Ou não a aproveitas? Esta questão claro que é aberta também a outros utilizadores, tal como o tópico. Eu gosto da frontalidade.
Luís Fortunato Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Olá. Eu já usei 2 susbtractos não férteis (entenda-se, que não se gastam), e no final o que fiz foi deitar tudo fora (akadama mais areão de rio). Eu sei que já salientaste bem isso, mas na minha opinião, compraria akadama, nem que fosse uns 4~5 litros da normal (à venda em grandes superfícies como o AKI) e colocaria ao invés do areão de rio. E assim, quando quisesses desmontar/refazer o layout, poderias fazê-lo sem grandes problemas... Isto tudo para dizer o quê? Que usar 2 tipos de substractos 'fixadores' não vale nada a pena... quando fôr para desmontar, ou retiram tudo e deitam fora, ou têm muito cuidado e tentam separá-los o melhor possível desperdiçando o mínimo, ou então usam somente um tipo de substracto fixador e evitam qualquer tipo destes problemas... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis saleiro Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Ok, entendido. O que dizes faz bastante sentido, e muito provavelmente vou seguir o teu conselho. Obrigado por partilhares experiências.
Recommended Posts