como carregar botija de co2 com outra botija?


Recommended Posts

o titulo diz tudo: tenho uma botija de co2 de 20 kilos e quero carregar uma outra que tenho de 0.5 kilos como faço isso, que material preciso e que cuidados tenho de ter?

obrigado

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o titulo diz tudo: tenho uma botija de co2 de 20 kilos e quero carregar uma outra que tenho de 0.5 kilos como faço isso, que material preciso e que cuidados tenho de ter?

obrigado

 

À partida necessitas de um racord para CO2 que ligas a ambas as botijas.

Depois ao abrires as torneiras a diferença de pressão encarregar-se-á de encher a botija vazia.

 

Espera por melhores opiniões, mas penso que deves fazer o seguinte:

1)Com ambas as torneiras fechadas, liga o racord a ambas.

2)Abres a torneira da vazia.

3)Devagar vais abrindo a torneira da cheia e esperas que a vazia vá enchendo.

4)Qdo estiver cheia fechas as torneiras da botija, primeiro da botija maior e depois da mais pequena.

 

Repito, espera por segundas opiniões, de pessoal que já tenha feito isto, não comprometas a segurança.

 

Penso que podes adquirir este racord em lojas da especialidade.

 

abx

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tao sendo assim a pressao da de 20 kilos pode ser suportada pela mais pequena ( a de 0.5 kilos ) nao será preciso uma reduçao para nao rebentar a mais pequena? e como tiro a mangueira se esta com pressao? nao será preciso um escape no record?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Antes de escrever mais alguma coisa, deixem-me dizer que eu não sei como fazer um transvase, que pelo que sei, é disso que estão a falar.

Vou somente dar a minha opinião dos fenómenos que podem ou não ocorrer, com base na minha experiência e formação académica...

 

Quando vocês abrem uma garrafa que tem CO2 líquido a uma, supostamente vazia, o que vai acontecer, é que parte do CO2 líquido evapora e vai ocupar o espaço disponível (garrafa cheia mais garrafa vazia) até atingir a pressão de saturação do CO2, que para uma temperatura normal de trabalho, anda à volta dos 55~60 bar. Ou seja, na garrafa vazia o que vão ter é CO2 gasoso aos tais 55~60 bar... nada mais. Por isso, com um manómetro poderão medir uma pressão de 55~60 bar, mas na realidade só lá há CO2 gasoso. Daí que as garrafas se pesem antes e depois de serem carregadas, para evitar este problema.

 

Pelo que sei, a garrafa grande tem de ser invertida para haver um 'escorrimento' de CO2 líquido para a garrafa mais pequena.

Mas mais uma vez, como já disse, não sei se este é o processo correcto de fazer um transvase, daí que não aconselho ninguém a fazer isto que descrevi.

 

Quanto às pressões que cada botija aguenta, se são ambas feitas para conter CO2, então aguentam ambas a mesma pressão que será de 55~60 bar. Com um tranvase, da forma que eu penso que é feito, não conseguem atingir pressões maiores.

 

Quanto a pressão nas mangueiras, é uma questão pertinente à qual não sei a resposta.

Se alguém souber, gostaria que a esclarecesse, pois também eu estou curioso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não aconselho a fazer o transvase em casa, ou num outro sítio que não seja um local para o efeito! Na passada sexta feira, tive de carregar a minha botija de 0,5 kg, porque a de 7 está a dar as últimas. Dirigi-me, como é óbvio, a uma casa especializada, a Extintel, mais concretamente a sucursal na Figueira da Foz. O ambiente onde é feita a operação temo ambiente controlado, a nível de temperatura. Segundo explicação do técnico, a botija não pode aquecer durante a operação. Percebi entãoporuqe de cada vez que lá vou, nem que seja beber um cafézito, o dito técnico anda sempre de blusão. Pensava que era paranóia do gajo, mas afinal é porque está frio dentro da cabine onde eles fazem o transvase.

As mangueiras que utilizam são em tudo iguais às utilizadas nos hidráulicos das retro escavadoras, por exemplo. Não vi o processo completo, mas deu-me a sensação que antes de "carregar" a botija mais pequena, é feito vácuo à mesma.

Quando passar por lá, ou perto, ponho a questão ao técnico, se é seguro ou não fazer este tipo de operação em nossas casas, e quais as medidas de segurança indispensáveis a ter.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ele te vai dizer que não é seguro, o que até faz muito sentido!

Nestas coisas o melhor é sempre não arriscar.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não aconselho a fazer o transvase em casa, ou num outro sítio que não seja um local para o efeito! Na passada sexta feira, tive de carregar a minha botija de 0,5 kg, porque a de 7 está a dar as últimas. Dirigi-me, como é óbvio, a uma casa especializada, a Extintel, mais concretamente a sucursal na Figueira da Foz. O ambiente onde é feita a operação temo ambiente controlado, a nível de temperatura. Segundo explicação do técnico, a botija não pode aquecer durante a operação. Percebi entãoporuqe de cada vez que lá vou, nem que seja beber um cafézito, o dito técnico anda sempre de blusão. Pensava que era paranóia do gajo, mas afinal é porque está frio dentro da cabine onde eles fazem o transvase.

As mangueiras que utilizam são em tudo iguais às utilizadas nos hidráulicos das retro escavadoras, por exemplo. Não vi o processo completo, mas deu-me a sensação que antes de "carregar" a botija mais pequena, é feito vácuo à mesma.

Quando passar por lá, ou perto, ponho a questão ao técnico, se é seguro ou não fazer este tipo de operação em nossas casas, e quais as medidas de segurança indispensáveis a ter.

 

Cumps.

 

Boas!

 

Tal como no carregamento dos ar condicionado em que antes de carregar todo o sistema é necessário fazer vácuo para retirar todo o ar existente. O mesmo se passa com as nossas botijas de CO2, portanto convém não inventar antes que alguém se aleije...

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.