ruymar Publicado Novembro 26, 2007 Publicado Novembro 26, 2007 o titulo diz tudo: tenho uma botija de co2 de 20 kilos e quero carregar uma outra que tenho de 0.5 kilos como faço isso, que material preciso e que cuidados tenho de ter? obrigado Citar a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
cfatelo Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 (editado) o titulo diz tudo: tenho uma botija de co2 de 20 kilos e quero carregar uma outra que tenho de 0.5 kilos como faço isso, que material preciso e que cuidados tenho de ter?obrigado À partida necessitas de um racord para CO2 que ligas a ambas as botijas. Depois ao abrires as torneiras a diferença de pressão encarregar-se-á de encher a botija vazia. Espera por melhores opiniões, mas penso que deves fazer o seguinte: 1)Com ambas as torneiras fechadas, liga o racord a ambas. 2)Abres a torneira da vazia. 3)Devagar vais abrindo a torneira da cheia e esperas que a vazia vá enchendo. 4)Qdo estiver cheia fechas as torneiras da botija, primeiro da botija maior e depois da mais pequena. Repito, espera por segundas opiniões, de pessoal que já tenha feito isto, não comprometas a segurança. Penso que podes adquirir este racord em lojas da especialidade. abx Editado Novembro 26, 2007 por cfatelo Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Boas, Por questões de segurança, tenta não inventar e leva isso a uma casa autorizada. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ruymar Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 tao sendo assim a pressao da de 20 kilos pode ser suportada pela mais pequena ( a de 0.5 kilos ) nao será preciso uma reduçao para nao rebentar a mais pequena? e como tiro a mangueira se esta com pressao? nao será preciso um escape no record? Citar a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
Luís Fortunato Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Olá pessoal. Antes de escrever mais alguma coisa, deixem-me dizer que eu não sei como fazer um transvase, que pelo que sei, é disso que estão a falar. Vou somente dar a minha opinião dos fenómenos que podem ou não ocorrer, com base na minha experiência e formação académica... Quando vocês abrem uma garrafa que tem CO2 líquido a uma, supostamente vazia, o que vai acontecer, é que parte do CO2 líquido evapora e vai ocupar o espaço disponível (garrafa cheia mais garrafa vazia) até atingir a pressão de saturação do CO2, que para uma temperatura normal de trabalho, anda à volta dos 55~60 bar. Ou seja, na garrafa vazia o que vão ter é CO2 gasoso aos tais 55~60 bar... nada mais. Por isso, com um manómetro poderão medir uma pressão de 55~60 bar, mas na realidade só lá há CO2 gasoso. Daí que as garrafas se pesem antes e depois de serem carregadas, para evitar este problema. Pelo que sei, a garrafa grande tem de ser invertida para haver um 'escorrimento' de CO2 líquido para a garrafa mais pequena. Mas mais uma vez, como já disse, não sei se este é o processo correcto de fazer um transvase, daí que não aconselho ninguém a fazer isto que descrevi. Quanto às pressões que cada botija aguenta, se são ambas feitas para conter CO2, então aguentam ambas a mesma pressão que será de 55~60 bar. Com um tranvase, da forma que eu penso que é feito, não conseguem atingir pressões maiores. Quanto a pressão nas mangueiras, é uma questão pertinente à qual não sei a resposta. Se alguém souber, gostaria que a esclarecesse, pois também eu estou curioso. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
David Cabete Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Boas Não aconselho a fazer o transvase em casa, ou num outro sítio que não seja um local para o efeito! Na passada sexta feira, tive de carregar a minha botija de 0,5 kg, porque a de 7 está a dar as últimas. Dirigi-me, como é óbvio, a uma casa especializada, a Extintel, mais concretamente a sucursal na Figueira da Foz. O ambiente onde é feita a operação temo ambiente controlado, a nível de temperatura. Segundo explicação do técnico, a botija não pode aquecer durante a operação. Percebi entãoporuqe de cada vez que lá vou, nem que seja beber um cafézito, o dito técnico anda sempre de blusão. Pensava que era paranóia do gajo, mas afinal é porque está frio dentro da cabine onde eles fazem o transvase. As mangueiras que utilizam são em tudo iguais às utilizadas nos hidráulicos das retro escavadoras, por exemplo. Não vi o processo completo, mas deu-me a sensação que antes de "carregar" a botija mais pequena, é feito vácuo à mesma. Quando passar por lá, ou perto, ponho a questão ao técnico, se é seguro ou não fazer este tipo de operação em nossas casas, e quais as medidas de segurança indispensáveis a ter. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
cfatelo Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Penso que ele te vai dizer que não é seguro, o que até faz muito sentido! Nestas coisas o melhor é sempre não arriscar. abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
aquapego Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Boas Não aconselho a fazer o transvase em casa, ou num outro sítio que não seja um local para o efeito! Na passada sexta feira, tive de carregar a minha botija de 0,5 kg, porque a de 7 está a dar as últimas. Dirigi-me, como é óbvio, a uma casa especializada, a Extintel, mais concretamente a sucursal na Figueira da Foz. O ambiente onde é feita a operação temo ambiente controlado, a nível de temperatura. Segundo explicação do técnico, a botija não pode aquecer durante a operação. Percebi entãoporuqe de cada vez que lá vou, nem que seja beber um cafézito, o dito técnico anda sempre de blusão. Pensava que era paranóia do gajo, mas afinal é porque está frio dentro da cabine onde eles fazem o transvase. As mangueiras que utilizam são em tudo iguais às utilizadas nos hidráulicos das retro escavadoras, por exemplo. Não vi o processo completo, mas deu-me a sensação que antes de "carregar" a botija mais pequena, é feito vácuo à mesma. Quando passar por lá, ou perto, ponho a questão ao técnico, se é seguro ou não fazer este tipo de operação em nossas casas, e quais as medidas de segurança indispensáveis a ter. Cumps. Boas! Tal como no carregamento dos ar condicionado em que antes de carregar todo o sistema é necessário fazer vácuo para retirar todo o ar existente. O mesmo se passa com as nossas botijas de CO2, portanto convém não inventar antes que alguém se aleije... Abraço Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Recommended Posts