Recommended Posts

Publicado

Qual compravam:

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Fuji...epixs8000fd.asp

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Fuji...inepixs9100.asp

ou teem outra dentro do mesmo preço +-

pros da primeira, é muito recente, e portanto menos um ano que a 9100(9600 na europa)

estabilização de imagem que dizem que resulta bem

mais baratita mas nao muito

27-468mm nada mau...

com F2.8- 4.5

supermacro a 1cm 4 cm na outra

aceita SD's e SDHC (tenho uma porrada deles e portanto compensa no preço)

é mais leve 510g vs 750g, para andar ao pescoço/ombro um dia aida faz uma pequena diferença

vantagens da segunda:

maior sensor: 1/1.6" contra 1/2.35" , mas tecnologia de sensor mais antiga

mais 1 megapixel...

28-300 (10.7x)

vai aos 1/4000 contra 1/2000 mas sem estabilizador...

tem pior flash mas tem sapata para flash exterior

so tem CF, microdrive e XD (vou gastar mais)

Tem anel de zoom... (possivel grande vantagem para fotos rápidas)

ja agora...porque nao as SLR...quero uma lente que faça tudo, bem, nao quero que faça tudo como uma lente pro que custa mais que a maquina, e quero fazer tudo agora e nao quando tiver dinheiro para uma lente...

tambem nao quero andar com 3 lentes, 5 adaptadores, trocar lentes, cuidado com o sensor, olha agora ficava bem uma macro, agora era uma de longe....

venham de lá as opiniões...que ja encostei a ricoh....

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Do que li no teu post, mas o que se encontra no link digo o seguinte:

1 - Quanto maior for a distância focal (min => max) geralmente pior a qualidade da imagem na distância focal máxima.

2 - Existe um pormenor, não é pelo maior número de pixels que a máquina é melhor.

Os fps (frames por segundo), na 9600 é melhor, permitindo um maior número de fotos por segundo. Tem as suas vantagens quando queres fazer sequências.

Ambas têm uma abertura mínima de 2.8 a 27/28 mm e 4.5 a 300/468 mm.

Para fotos macro, por vezes tem vantagens uma maior distância do que demasiado perto.

Velocidade de 1/4000 nitidamente superior e melhor, mas tb te digo, se alguma vez usares essas velocidades é pq queres fotografar moscas em voo, e mesmo assim.....

O flash de facto é mais fraco (6m para 8m da outra), mas a vantagem de usar flash externo acaba logo com esse problema (mais uma despesa se o comprares).

O facto de poderes manualmente ajustar a distância focal (zoom se assim quiseres) pois torna-se muito mais rápido.

Pq não uma DSLR, pois é uma boa pergunta, mas com esse orçamento só irás encontrar algo em 2ª mão.

Nova tens a Nikon D40x e vem com uma lente 18-55, lente esta que apenas serve para paisagem e fotos casuais, mas tens sempre a possibilidade de comprar uma sigma 55-200 ou uma 70-300 f4 - f5.6 por mais uns 150€ (+/-) a 70-300.

Naturalmente existem outras lentes mais versáteis, 18-135mm da nikon ou 18-200mm, mas ai começa a entrar no ponto 1.

Depois dependendo do teu orçamento tb tens DSLR melhores que a D40, eu pessoalmente ando com uma D50 (mais antiga que a D40) e consigo fotos de melhor qualidade do que com a D40x (6.1 mp para 10 mp da D40).

Sensor sujo, é normal com a troca de lentes e não tens forma de escapar a isso. Kit de limpeza = 45€ (blower, liquido eclipe, pec-pads, swap, etc...)dura muito mais do que um ano.

Não sei se queres estender aqui as explicações, mas se quiseres outras fica o msn: ivofirmino@sapo.pt

Publicado:

Boas.

O Ivo já te deu algumas dicas.

Eu tenho a S9500, o modelo anterior à S9600. É basicamente a mesma coisa, exepto alguns pormenores.

Principais vantagens em relação à S8000:

Anel de zoom - Não imaginas a diferença para os botões, é abismal.

Flash externo - Nunca o comprei, mas agrada-me ter essa possibilidade.

Sensor maior - Logo menos ruído. Isto não tem nada a ver com os MegaPixeis, que a meu ver a diferença é irrelevante.

Desvantagens:

Zoom - 16,7x contra 10,7x. É uma diferença grande.

IS - É útil em algumas situações, em zooms a paisagens faz a diferença. Não funciona para imagens em movimento.

Memória - No teu caso compensa.

Software - O da 8000 já deve vir melhorado, penso eu.

Face Detection - É um gadget, mas pode eventualmente dar jeito.

No geral:

As bridge tentam o compromisso entre as reflex e as compactas. Em alguns aspectos conseguem, noutros não. Não há nada que chegue a uma boa reflex.

As principais diferenças que eu noto são no focus que embora a minha S9500 tenha focus manual com anel, na prática é muito difícil acertá-lo. O viewfinder é de lcd, e embora tenha uma boa definição tb não se compara ao viewfinder de uma reflex, onde a imagem vem através de um espelho directamente da lente.

Depois tens a questão das lentes, que podes trocar numa reflex e numa bridge não.

Agora depende do uso que pretendes dar à máquina... mas uma reflex é melhor em quase tudo, excepto no preço!

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Do que li no teu post, mas o que se encontra no link digo o seguinte:

1 - Quanto maior for a distância focal (min => max) geralmente pior a qualidade da imagem na distância focal máxima.

2 - Existe um pormenor, não é pelo maior número de pixels que a máquina é melhor.

1- certo, provavelmente nunc vou usar o máximo, mas... provavelmente os 300mm da que dá 468 são melhores que os 300 mm do que a que só faz 300

2- certo, e 1mp entre 8 ou 9 nao faz grande diferença.

Os fps (frames por segundo), na 9600 é melhor, permitindo um maior número de fotos por segundo. Tem as suas vantagens quando queres fazer sequências.

Ambas têm uma abertura mínima de 2.8 a 27/28 mm e 4.5 a 300/468 mm.

Para fotos macro, por vezes tem vantagens uma maior distância do que demasiado perto.

Velocidade de 1/4000 nitidamente superior e melhor, mas tb te digo, se alguma vez usares essas velocidades é pq queres fotografar moscas em voo, e mesmo assim.....

fps, a diferença parece-me minima e acho que nao vou fazer muitas sequências

abertura nos 27/28mm é identica mas... se uma tem 4.5 a 468mm vai ter menor nos 300mm comparativamente com a outra, o que é melhor, nao?

quanto ás macro, gostava muito da ricoh e do seu macro a 1cm que me permitiu tirar fotos muito boas em macro

e a velocidade é mais para "parar" peixes e conseguir as melhores "paradelas" possiveis ao que tirar, ou seja, menos arrasto possivel e novamente, se consegue ir aos 1/4000 muito mais facilmente me vai tirar a 1/2000 do que a outra, certo? ou é uma má inferencia?

O flash de facto é mais fraco (6m para 8m da outra), mas a vantagem de usar flash externo acaba logo com esse problema (mais uma despesa se o comprares).

acho que nao vou usar muitas vezes, especialmente para o uso que principal que lhe vou dar, fotografar aquarios, no entanto para a mesma atividade, poder meter um flash externo é capaz de ser uma vantagem se quiser fazer algumas experiencias.

O facto de poderes manualmente ajustar a distância focal (zoom se assim quiseres) pois torna-se muito mais rápido.

pois, é um ponto bastante importante, na focagem automatica tambem se verifica essa diferença de velocidade?

Pq não uma DSLR, pois é uma boa pergunta, mas com esse orçamento só irás encontrar algo em 2ª mão.

Nova tens a Nikon D40x e vem com uma lente 18-55, lente esta que apenas serve para paisagem e fotos casuais, mas tens sempre a possibilidade de comprar uma sigma 55-200 ou uma 70-300 f4 - f5.6 por mais uns 150€ (+/-) a 70-300.

Naturalmente existem outras lentes mais versáteis, 18-135mm da nikon ou 18-200mm, mas ai começa a entrar no ponto 1.

Depois dependendo do teu orçamento tb tens DSLR melhores que a D40, eu pessoalmente ando com uma D50 (mais antiga que a D40) e consigo fotos de melhor qualidade do que com a D40x (6.1 mp para 10 mp da D40).

Sensor sujo, é normal com a troca de lentes e não tens forma de escapar a isso. Kit de limpeza = 45€ (blower, liquido eclipe, pec-pads, swap, etc...)dura muito mais do que um ano.

Não sei se queres estender aqui as explicações, mas se quiseres outras fica o msn: ivofirmino@sapo.pt

acho que neste momento uma DSLR está fora de questão, apenas me estava a justificar para as meter de lado para já...sei que a diferença é muita, mas...a de dinheiro para o que eu quero tambem o é, e nao sei se justifica, pelo menos para já.

Boas.

O Ivo já te deu algumas dicas.

Eu tenho a S9500, o modelo anterior à S9600. É basicamente a mesma coisa, exepto alguns pormenores.

e o que achas da maquina? da qualidade das fotos? ouvi algumas pessoas falarem de algum grão...

Principais vantagens em relação à S8000:

Anel de zoom - Não imaginas a diferença para os botões, é abismal.

Flash externo - Nunca o comprei, mas agrada-me ter essa possibilidade.

Sensor maior - Logo menos ruído. Isto não tem nada a ver com os MegaPixeis, que a meu ver a diferença é irrelevante.

anel de zoom, pois... é uma das maiores diferenças para mim

flash externo- é como tu, para ter essa hipotese

sensor maior- foi o que me pareceu, por outro lado a outra tem mais 1 ano de tecnologia no sensor? será que faz diferença?

Desvantagens:

Zoom - 16,7x contra 10,7x. É uma diferença grande.

IS - É útil em algumas situações, em zooms a paisagens faz a diferença. Não funciona para imagens em movimento.

Memória - No teu caso compensa.

Software - O da 8000 já deve vir melhorado, penso eu.

Face Detection - É um gadget, mas pode eventualmente dar jeito.

zoom, é o principal

Is- já ouvi dizer que funciona muito bem, por ser duplo, optico e electronico

o resto são acrescimos, talvez o face detection nem tanto na eventual segunda utilização que lhe vou dar

No geral:

As bridge tentam o compromisso entre as reflex e as compactas. Em alguns aspectos conseguem, noutros não. Não há nada que chegue a uma boa reflex.

As principais diferenças que eu noto são no focus que embora a minha S9500 tenha focus manual com anel, na prática é muito difícil acertá-lo. O viewfinder é de lcd, e embora tenha uma boa definição tb não se compara ao viewfinder de uma reflex, onde a imagem vem através de um espelho directamente da lente.

Depois tens a questão das lentes, que podes trocar numa reflex e numa bridge não.

Agora depende do uso que pretendes dar à máquina... mas uma reflex é melhor em quase tudo, excepto no preço!

abx

as reflex para ja estao fora de questão, talvez sejam o proximo passo no futuro

obrigado pelas opiniões, mas faltou o mais importante, qual compravam? ou sugerem outros modelos

por 320€ (8000) e 350€ (a 9600)

ja agora estou a pensar comprar na pixmania...que me parece ter preços bem mais em conta.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

quais? :crazyeyes:

Publicado:

Qto a sugerir modelos é complicado, pq não conheço bem a S8000, só pelas specs.

É pena uma reflex estar fora de hipótese, mas se fosse eu provavelmente iria para a S9600. Para mim o anel de zoom manual faz toda a diferença. Sacrificava o zoom, é certo, mas o resto é capaz de compensar. Mesmo em termos de tempo de vida de bateria o anel de zoom é muito bom pq não gasta! E além disso é muito mais pro banana rock Só tenho pena que não consiga usar o anel de focus como o de zoom banana rock

Tenta ver algumas reviews das máquinas, compara fotos e tira as tuas próprias conclusões.

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:

Ivo, nesses dois sites, estão mais caras que na pixmania... banana rock

o problema das reviews é que são orientados para utilizadores que nao fotografam aquarios banana rock é um mundo á parte pelo que percebi até agora.

pois, o anel de zoom é o que me anda a por indeciso...

Publicado: (editado)

bem se fosse a ti investia um pouco mais e ia logo para uma reflex...

com uma lente 30-70mmm depois vais poupando vais comprando outras lentes!!

ñ sei quanto tencionas gastar... mas por 600 / 700 € já fazes uma boa compra... e bem melhor que esse tipo de makina!!! que sinseramanete tem sempre o inconveniente de falta de qualidade de imagem.... e falta de boas lentes!!!

uma reflex ficas bem melhor servido

Só reparei agora nos valores.... 350€.... pois por ai nem reflex em 2ª mão!!

mas se fosse a ti poupava!!!! mas tb ñ sei para que queres a makina!! se é so para "brincares" chega-te qualquer uma das que falas-te!!

sinceramente as diferencas das makinas que mostras.... são quase insegnificantes eu tenho uma d80 que vai ate aos 1/4000 velocidade que quase nunca uso a essas velucidades, e a essas velocidades ñ precisas de establisadores!! quer disser a 400mmm para 4000 de velocidade é o aconselhavel mas tb é aconselhavel pelo menos um mono pé para conseguires manter a imagem centrada...!!!

e vais andar a fotografar ralis para precisares dessas velocidades!! acho que ñ pois eu fotografo o campeneonato de velocidade todo terreno e ñ as uso!!!

oolha sei que te estao aconselhar a pixmania... mas toma atenção pois podes chegar ao representante portugues e ele disser que ñ te arranja a makina mesmo dentro da garantia pois a garantia ser de outro pais!!!!

a nikon ñ aceita material comprado atravez da pixmania!!

defacto é mais barato e se podes ficar sem a makina 1 mes para ela ir arranjar....

(desculpem as abreviações mas é mais forte que eu)

Editado por ptorres98
Publicado:
Ivo, nesses dois sites, estão mais caras que na pixmania... :D

Acontece, como referi.

Tenta por aqui: DWW

Em relação a fotos de aquários: Nas reviews uma das coisas que terás obrigatóriamente de ver é o ruido a ISOS Altos, quanto menor o ruido melhor, mas para qq situação.

Não podia concordar mais com o ptorres98

Publicado:

olha ainda hoje tive na pixmania... comprar um leitor de dvd daqueles muito caros de 30€.... LOL

e reparei que tava lá a d40 (ñ tenho a certeza se ñ seria a d40x) por 450€... com uma lente!! acho que era mesmo uma grande compra de for a d40... mesmo como acima menciono o prob que a pixmania tem!!! material deste genero convem comprar em sites 100% nacionais!!! ou em lojas!! uma grande loja é a colorfoto ate tem site mas na loja os precos geralmente são negociaveis....

Publicado:
olha ainda hoje tive na pixmania... comprar um leitor de dvd daqueles muito caros de 30€.... LOL

e reparei que tava lá a d40 (ñ tenho a certeza se ñ seria a d40x) por 450€... com uma lente!! acho que era mesmo uma grande compra de for a d40... mesmo como acima menciono o prob que a pixmania tem!!! material deste genero convem comprar em sites 100% nacionais!!! ou em lojas!! uma grande loja é a colorfoto ate tem site mas na loja os precos geralmente são negociaveis....

Nacional é bom concerteza, mas muito caro.

Pixmania, se vendem em portugal têm de garantir que cobrem os dois anos de garantia, a lei diz isso. Não me interessa onde é reparada, o que interessa é que o seja.

Na colorfoto o material na loja geralmente leva mais desconto que online, tenho experiencia disso.

fotoboom, redcoon, a loja que quiserem. Por motivos desconhecidos, lololololol, os logistas portugueses não querem garantir a reparação dentro da garantia se o equipamento for comprado fora da républica das bananas, se assim é torna-se simples, enviem para a loja de onde a compraram (espanha, alemanha, etc.....) reparam em melhor tempo e sem custos adicionais (portes excluidos).

A garantia é europeia logo tem de funcionar em qq pais membro da união.

Comprei uma lente de 400€ vinda de espanha e eles referiram logo que se tiver problemas que fale logo com eles e não com "portugal", por que motivo me disseram isso, pergunto eu????????? Interesse económico naturalmente e certamente por conhecerem a nossa realidade.

Publicado: (editado)
Nacional é bom concerteza, mas muito caro.

Pixmania, se vendem em portugal têm de garantir que cobrem os dois anos de garantia, a lei diz isso. Não me interessa onde é reparada, o que interessa é que o seja.

Na colorfoto o material na loja geralmente leva mais desconto que online, tenho experiencia disso.

fotoboom, redcoon, a loja que quiserem. Por motivos desconhecidos, lololololol, os logistas portugueses não querem garantir a reparação dentro da garantia se o equipamento for comprado fora da républica das bananas, se assim é torna-se simples, enviem para a loja de onde a compraram (espanha, alemanha, etc.....) reparam em melhor tempo e sem custos adicionais (portes excluidos).

A garantia é europeia logo tem de funcionar em qq pais membro da união.

Comprei uma lente de 400€ vinda de espanha e eles referiram logo que se tiver problemas que fale logo com eles e não com "portugal", por que motivo me disseram isso, pergunto eu????????? Interesse económico naturalmente e certamente por conhecerem a nossa realidade.

embora seja a fugir ao tema!! tive um porblema com a minha d80 comprada na pixmania!!

mas eu uso a makina por motivos profissionais!! ñ posso estar há espera 1 mes pela makina!! e decedi fazer barrulho!! mail para a nikon .jp .nl mais para a iberica(atlanta foto em portugal)... mais ainda para o instituto europeu do consumidor a relatar que a nijon hiberica ñ me queria reparar a makina!!! (email para conhecimento de todos!! resposta da nikon nl de onde era a garantia.. resumindo (isto é a tradusão integral)"dá um tempo a nikon hiberica para responder pois eles ñ sabem o que dissem"... passados 2 dias tinha a makina a ser reparada cá em portugal!!

durou 20 dias a reparação.. por falta de material.... (ccd novo...) se fosse para a holanda um mes minimo pela pixmania...

se queres que isto acontença tens de te mexer e ñ ser portugues.....

colorfoto representante a sigma é mais inflexivel(dissem mesmo que ñ reparam).... mas quer disser se o ppl se mexer eles tb o arranjam(acho eu)... os email's certos para os sitos certos!!

Editado por ptorres98