Joedguma Publicado Novembro 25, 2007 Publicado Novembro 25, 2007 (editado) Caros amigos. Apesar de este ser o meu primeiro post, desde que me inscrevi neste site, a consulta é quase diária. Já há mais de 17 anos que estava afastado deste hobby, mas o tempo livre que entretanto arranjei ( e conseguir convencer a mulher ), fizeram-me regressar a este maravilhoso "mundo". Comecei como quase toda a gente. Primeiro com um aquario oferecido de 80x40x50 ( com o vidro de trás partido, colado com silicone ) e que durou cerca de 2 anos, até, alguns anos depois acabar por eu próprio contruir o meu aquário em vidro de 12mm com 150x60x60 e caixilho em aço inox. Este aquário ainda hoje o guardo e logo que mude de casa irei usá-lo, pois por têr sido eu a construí-lo, tem um valor pessoal inestimável. Mas como este aquário é grande e vivo num apartamento, tive que optar por um panorâmico de 120x31x45. - Apesar deste aquário vir equipado com aqueles filtros "colados" na parte interior do aquário, ajudado por uma bomba de àgua, resolvi pôr o meu antigo Fluval 403 a funcionar. Ora, aqui começam as minhas dúvidas. O Fluval tem 3 compartimentos para matéria filtrante, enquanto o filtro "interno" tem uma esponja e espaço por cima da mesma de cerca de 25 cm para se pôr lá o que quiser. Ora no meu "tempo" as matérias filtrantes reduziam-se à turfa, carvão activado, algumas resinas e pouco mais. Entretanto apareceram outros tipos de matérias, como argilas, bioballs, cerâmicas, etc. Comprei o Sera Siporax e Sera Biobox. Agora a minha dúvida é: - Devo pôr os dois no fluval (por que ordem?); pôr as biobox no interno e o siporax no fluval ou utilizar outro tipo de matérias filtrantes? O aquário será tipicamente comunitário, com guppis, espadas, gouramis, mollys, corrydoras, otocinclus, etc. - Em relação à iluminação também já estou a tratar de alterar a calha, uma vez que vem equipada com 2 tubos T8 de 30W. Estou a pensar retirar os tubos T8 e aplicar 4 lâmpadas compactas de 36W cada. o que dizem? Quais os espectros que devo escolher? - Em relação ao CO2, já arranjei um extintor de co2 de 5Kg, faltando comprar o resto do material. Desculpem o testamento, mas não encontrei no fórum o local para fazer apresentações. Se o mesmo existe peço imensa desculpa. Um bem haja a todos. Atentamente José Martins Editado Novembro 25, 2007 por Joedguma Citar
João Abóbora Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 Bem vindo ao Fórum Estás no bom caminho. Quanto ás dúvidas... As matérias filtrantes nunca usei essas não sei se são boas ou não Estás a pensar em fazer um plantado com plantas exigentes ou com plantas de baixa manutenção? Independente disso, eu optava por 3 t5 em vez das compactas. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
aquapego Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 (editado) Boas e sê bem vindo! Eu também concordo com o João. As T5 sempre dão outra luz...e já dá para colocar plantas mais exigentes. Em relação às matérias filtrantes eu conheço a cerâmica Siporax da Sera. Não sei que quantidade compraste, mas eu colocava tanto as biobolas como a Siporax no interno e comprava Ehfisubstrat PRO para o externo. Força nisso! Carlos Salgueiro. Editado Novembro 26, 2007 por aquapego Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
rasputin Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Viva, Olha eu tenho um Fluval 305 e coloquei as seguintes matérias filtrantes: Fluval305 visto de cima Disposição das matérias filtrantes por gaveta Secção 1 - 2 x Espuma (vêm de origem) + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda (ver figura) Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica Gaveta 4 e 5 - Siporax (3 sacos de 200g que vêm de origem, repartidos pelas duas secções da gaveta) Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g (vêm de origem 3), um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro) Espero ter ajudado Citar AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts) SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W) HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305
aquapego Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Viva, Olha eu tenho um Fluval 305 e coloquei as seguintes matérias filtrantes: Fluval305 visto de cima Disposição das matérias filtrantes por gaveta Secção 1 - 2 x Espuma (vêm de origem) + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda (ver figura) Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica Gaveta 4 e 5 - Siporax (3 sacos de 200g que vêm de origem, repartidos pelas duas secções da gaveta) Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g (vêm de origem 3), um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro) Espero ter ajudado Boas! Excelente resposta. Uma imagem vale mais que mil palavras, por conseguinte só fazia uma alteração: RETIRA o carvão activo que não tem interesse e substitui por mais Siporax ou Ehfisubstrat PRO. Boa filtragem. Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Joedguma Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 (editado) Obrigado a todos pelas respostas. Em relação à filtragem, vou seguir os vossos conselhos, mas em relação à iluminação a calha que tenho não me permite colocar 3 T5. Estão instaladas 2 T8 e já não tenho espaço para mais. A calha é igual à do membro William ( se não estou enganado ) em que os balastros ficam dentro do perfil de alumínio, onde vão apertar as 2 lampadas ( uma de cada lado ). Assim, a escolha para mais luz, sem têr que fazer alterações à tampa do aquário, passa pela colocação das compactas. Nestas quais são as combinações de espectros que me aconselham? A intenção é têr um aquário agradável e bem plantado. De início irei apostar nas plantas de crescimento rápido ( para competirem com as algas ), mas mais tarde queria aventurar-me nas plantas mais difíceis. Em relação ao substracto, já aqui ouvi falar na akadama. Será que vale a pena para um aquário comunitário ou será preferível o Sera Floradepot. Em relação ao Siporax, comprei 2 caixas, pois os copos do Fluval são grandes. Desde já o meu obrigado. Editado Novembro 27, 2007 por Joedguma Citar
rasputin Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Boas! Excelente resposta. Uma imagem vale mais que mil palavras, por conseguinte só fazia uma alteração: RETIRA o carvão activo que não tem interesse e substitui por mais Siporax ou Ehfisubstrat PRO. Boa filtragem. Carlos Salgueiro. O carvão activo coloquei para fazer uma primeira limpeza da água, dado estar com algumas impurezas pois montei o aqua recentemente. Irei tirá-lo daqui a uns tempos tipo umas duas semanas, conforme o estado da água. Citar AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts) SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W) HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305
rasputin Publicado: Dezembro 7, 2007 Publicado: Dezembro 7, 2007 Após alguma pesquisa deparei-me com algumas duvidas na ordem das matérias filtrantes que coloquei no meu FLUVAL 305. Alguém pode dar um feedback? Neste momento está assim (conforme mensagens anteriores): Secção 1 - 2 x Espuma + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica Gaveta 4 e 5 - Siporax (nas duas secções da gaveta) Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g, um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro) Dúvidas: Secção 1 - 2 x Espuma + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda--> Em vez da lã de vidro, colocar mais uma placa de espuma, ou até SERA Biofibres (acho que é assim que se chama) Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica --> Colocar apenas areia vulcânica Gaveta 4 e 5 - Siporax (nas duas secções da gaveta) --> Penso não haver dúvidas Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g, um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro) --> Colocar antes pela ordem Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Lã de vidro + Carvão (2 sacos de 70g, um por cada secção da gaveta). Futuramente o carvão sairá para dar lugar a mais areia vulcânica Já agora, deve-se atafulhar as gavetas com os vários materiais ou deve-se deixar os materiais à solta? Que sugestões fazem, relativamente aos materiais a usar/ordem de colocação? Citar AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts) SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W) HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305
rasputin Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Pensei que haveria interessados em colocar mais dúvidas sobre o assunto e responder a esta questão.... Citar AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts) SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W) HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305
Recommended Posts