Nitratos, solicito explicação.


psaudade

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho constantemente no meu aquário nitratos elevadissimos, acima de 80mg/l. Já testei a água da torneira e os nitratos encontram-se a 0, logo o problema não provém da água da rede.

 

Valores de: Amónia = 0, Nitritos = 0.025, Fe = 0.5, Po4 = 0.025, PH=6.5, GH=8 gotas (correspondente a 140mg/l)

 

Do que já conversei e li, os nitratos são consumidos pelas plantas, logo não existiria razão para valores tão elevados. O aquário é plantado.

 

2050853366_9dcfd5da54.jpg

 

Plantado V4.0

 

Neste link vem inclusivé referido que com fauna ambundante os nitratos acabam por existir tb abundantemente.

 

Aquário: 75 litros úteis +/-

Filtragem: 600litros/h

Iluminação: 102w

Co2: Injectado 2 Bolhas/segundo

 

Fauna existente:

4 Discos 5 cm cada.

2 Ottos (3cm)

3 SAE (2cm)

1 SAE 6 Neons (3cm)

N alevins de guppies (- 1 cm) - Para despachar

4 Caridinas japonicas

N red cherry's

 

Devido aos discos rápidamente irei mudar para um outro aquário 120x45x60 (320 litros).

 

Continuando o problema. O excesso de nitratos é algo que já ocorria, mesmo quando não tinha tanta fauna, o mais que pode ter acontecido é um potenciar deste excesso.

 

Tudo isto também para dizer que tenho um boom de algas. Pois o excesso de nitratos também é um factor para esse boom.

As plantas têm um bom crescimento e não apresentam problemas de folhas amarelas, desde que cumpra as TPA exigidas, 20% 3x/semana.

 

Que soluções adoptar de forma a equilibrar os nitratos????

- Só com TPA?

- Redução da fauna existente?

- Introdução de plantas que requeiram ainda mais nitratos?

 

Aproveitando a deixa, existe um produto de resina que permite reduzir a dureza Geral (GH), aconselham esse produto?

 

Informo ainda que o PH da água se mantém entre os 6.5 e 7, utilizando as conchas no filtro.

 

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo:

Eu diria que isso é resultado da poluição decorrente da sobre população do aqua e dos consequentes dejectos em excesso.

Também pode ser agravado por excesso de alimentação.

No curto prazo, iria por quatro soluções complementares até equilibrar:

1. Redução da alimentação;

2. TPA diárias de 20%;

2. Resinas fizadoras de nitratos (as da JBL ou Rena funcionam razoavelmente bem);

A longo prazo:

1. Pensava em reduzir a quantidade de peixes;

2. Introduzia plantas de crescimento rápido (as cabombas funcionam bem).

Um abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Há um produto excelente para isso, chama-se TPA.

Muda 20% diáriamente e daqui por uma semana testa e "bota" aqui os valores.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WindRider,

1. Redução da alimentação;

Já realizado

2. TPA diárias de 20%;

Irei então aumentar as TPA

2. Resinas fizadoras de nitratos (as da JBL ou Rena funcionam razoavelmente bem);

A longo prazo:

Desconhecia, mas irei considerar essa hipotese caso nenhuma das outras funcione.

1. Pensava em reduzir a quantidade de peixes;

A redução de peixes é algo a considerar e que já se encontra em andamento, pelo menos com os guppies.

2. Introduzia plantas de crescimento rápido (as cabombas funcionam bem).

Ainda tinha lá uns pés de valisnéria, vou ver como ela pega

 

Fernando Freire,

tens 4 discus num aquário de 75cm, e mais uns animais... queres milagres???

Milagres só em Fátima e mesmo assim.......

 

Tenho consciência de que os discos geram muita matéria orgânica, mas tal como disse no 1º post "Devido aos discos rápidamente irei mudar para um outro aquário 120x45x60 (320 litros)." .

Mas este problema já ocorria antes de ter os discos e mais uma vez, tal como disse no primeiro post "O excesso de nitratos é algo que já ocorria, mesmo quando não tinha tanta fauna, o mais que pode ter acontecido é um potenciar deste excesso."

 

João Machado,

Há um produto excelente para isso, chama-se TPA.

Muda 20% diáriamente e daqui por uma semana testa e "bota" aqui os valores.

 

De facto as TPA são o melhor remédio e sabendo que a água da rede não tem nitratos assim irei acatar o vosso conselho.

 

----------------------------------------------

 

Vou levantar ainda mais uma questão:

 

Tenho ainda um Nano de 15 litros a funcionar só com red's.

Filtro cascata + 25w, iluminação 9W

Flora: Musgo de Java, rotala e cabomba (tudo cresce muito bem)

Substrato: Akadama + Sera FloraDepot

Red's: 6 adultos e muitos alevins (se posso chamar de alevins a filhotes de red's)

TPA's 2 em 2 dias de 20%.

 

Por que raio tenho os nitratos elevadissimos???? Será que os red's libertam tb muita matéria orgânica????

Fertilização: Produto da Sera sem nitratos ou fosfatos, com todos os macro. 5 gotas em cada TPA.

O sera floradepot tb não tem nitratos nem fosfatos.

 

Obrigado a todos pelas respostas, agradecendo mais uma vez que me esclareçam sobre este último ponto.

Cumps,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para eliminar hipóteses, já mediste a água que colocas nas TPA?

No meu caso a água da companhia vem com NO3 a 5.

 

Abraço,

Sérgio Costa

 

1º Paragrafo do primeiro post :"Tenho constantemente no meu aquário nitratos elevadissimos, acima de 80mg/l. Já testei a água da torneira e os nitratos encontram-se a 0, logo o problema não provém da água da rede."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A papa para discus manda os nitratos e fosfatos para a estratosfera...

 

Eu qdo introduzi discus fazia TPAs de 15/20% diárias e mesmo assim as algas começaram a desenvolver-se imenso!

 

A solução que encontrei foi a redução da alimentação, mais plantas de crescimento rápido para absorver nitratos/fosfatos, adição de potássio para ajudar à absorção de nitratos/fosfatos e dupliquei a iluminação no aqua pela mesma razão.

 

Pelo teu setup, estás bem em termos de iluminação e as plantas que tens tb te deviam absorver os nutrientes em excesso, mas se conseguires mete mais plantas de crescimento rápido. Portanto, o excesso de nitratos deve vir da população em excesso do aqua aliada à alimentação dos discus...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A papa para discus manda os nitratos e fosfatos para a estratosfera...

 

Eu qdo introduzi discus fazia TPAs de 15/20% diárias e mesmo assim as algas começaram a desenvolver-se imenso!

 

A solução que encontrei foi a redução da alimentação, mais plantas de crescimento rápido para absorver nitratos/fosfatos, adição de potássio para ajudar à absorção de nitratos/fosfatos e dupliquei a iluminação no aqua pela mesma razão.

 

Pelo teu setup, estás bem em termos de iluminação e as plantas que tens tb te deviam absorver os nutrientes em excesso, mas se conseguires mete mais plantas de crescimento rápido. Portanto, o excesso de nitratos deve vir da população em excesso do aqua aliada à alimentação dos discus...

 

abx

 

Ora boas,

 

A alimentação tb é dada num copo próprio de forma a que não existam restos da mesma no substrato.

Estava a dar o fertilizante da Sera, o Florena. E pela composição não tem nem potássio nem outro tipo de componentes necessários ao crescimento saudável das plantas. Arranjei o da JBL que já contém todos esses nutrientes, vou ver no que dá. Ainda não vou aplicar.

 

De qualquer das forma vou continuar com os conselhos aqui dados.

Editado por psaudade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ainda um Nano de 15 litros a funcionar só com red's.

Filtro cascata + 25w, iluminação 9W

Flora: Musgo de Java, rotala e cabomba (tudo cresce muito bem)

Substrato: Akadama + Sera FloraDepot

Red's: 6 adultos e muitos alevins (se posso chamar de alevins a filhotes de red's)

TPA's 2 em 2 dias de 20%.

Por que raio tenho os nitratos elevadissimos????

 

Para essa já não tenho resposta.

Eles não caem do céu.

Só pode ser do susbtracto.

Quais são os valores?

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

A alimentação tb é dada num copo próprio de forma a que não existam restos da mesma no substrato.

Estava a dar o fertilizante da Sera, o Florena. E pela composição não tem nem potássio nem outro tipo de componentes necessários ao crescimento saudável das plantas. Arranjei o da JBL que já contém todos esses nutrientes, vou ver no que dá.

 

De qualquer das forma vou continuar com os conselhos aqui dados.

 

 

Boas!

 

Podes explicar como e esse copo e se tiveres fotos podes colocar? Estava interessado.

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Podes explicar como e esse copo e se tiveres fotos podes colocar? Estava interessado.

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

 

O copo não é mais do que aqueles alimentadores para artémia e larvas de mosquito, se perguntares por isso numa loja sabem o que é.

 

Podes ver AQUI, Na foto gera do aquário está lá o tal copo/alimentador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ocorreu-me, de repente, uma pergunta: por acaso descongelas a comida completamente antes de a meter no cone, certo?

É que se não o fazes estão explicados os 80 mg/l

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ocorreu-me, de repente, uma pergunta: por acaso descongelas a comida completamente antes de a meter no cone, certo?

É que se não o fazes estão explicados os 80 mg/l

Abraço.

PBL

 

Em tempos não o fazia, mas a partir do momento em que li isso no forum (assunto não relacionado com nitratos) passei a fazer o descongelamento (faço isso à cerca de 2 meses).

 

Já agora explica a razão de associares a comida congelada aos nitratos, sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em tempos não o fazia, mas a partir do momento em que li isso no forum (assunto não relacionado com nitratos) passei a fazer o descongelamento (faço isso à cerca de 2 meses).

 

Já agora explica a razão de associares a comida congelada aos nitratos, sff.

 

Põe a comida a descongelar dentro de uma embalagem, aproveita o líquido que escorre, junta a água necessária para perfazer o necessário para fazer o teste e mede Po4 e No3.

Vais ter de cortar com muita água destilada até conseguires ler os valores.

Aquilo é uma bomba de poluentes.

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.